Tecnologia 9º Ano




Nome: ____________________________________ ANO/SÉRIE: ______________ 

Período de 29/06 à 13/07/2020




























Olá! A proposta de atividade desta semana é um desafio!

Sim, o desafio de aquecer os corações que necessitam do calor de belas palavras para se alegrar neste momento tão frágil de muitas angústias e incertezas em que vivemos devido ao distanciamento por causa da pandemia que aflige o mundo todo, estamos longe da escola, dos amigos, dos parentes, mas podemos estarmos próximos espiritualmente e por que não levar uma mensagem de carinho, amor, sonho, esperança às pessoas através do encantamento das palavras materializadas em lindas poesias e poemas.

Lembre-se que “Quando recitamos um poema é nossa alma que canta ao mundo seus mais profundos sentimentos”.

Existem muitos poetas famosos que deixaram sua marca em nossa históriaCarlos Drummond de AndradeJoão Cabral de Melo NetoManuel Bandeira; Ferreira GullarVinicius de Moraes; Clarice Lispector; Cora Coralina; Cecília Meireles; entre outros. Foram pessoas de alma simples que conseguiam ver o que os outros não conseguiam enxergar, conseguiam despertar os mais profundos sentimentos com suas poesias, desde lágrimas a sorrisos, sonhos e fantasias. Foram homens e mulheres que carregavam o dom de transportar para uma simples folha de papel palavras transformadoras para nossas vidas.


Para inspirá-los, vamos assistir aos vídeos:

Tempo de Amar: Tony Ramos declama poesia de Fernando Pessoa https://youtu.be/a0FD0nh2TVE

O amor bate na aorta - Drica Moraes (Carlos Drummond de Andrade)

Poema O Teu Riso de Pablo Neruda recitado por Luma Carvalho

Vale citar também as Poesias Concretas

Poesia concreta é um tipo de poesia vanguardista, de carácter experimental, basicamente visual, que procura estruturar o texto poético escrito a partir do espaço do seu suporte, sendo ele a página de um livro ou não, buscando a superação do verso como unidade rítmico-formal. 
Principais características são: Uso da linguagem verbal e não-verbal; Experimentalismo poético; Poesia visual; Efeitos gráficos, sonoros e semânticos; Aspectos geométricos; Supressão do verso e estrofe; Desaparecimento do eu-lírico; Eliminação da poesia intimista e
Racionalismo.

Exemplos

















Como Escrever um Poema da Escola da Poesia Concreta:


Então! Agora é sua vez de despertar o poeta que existe em você!

Vocês vão criar um vídeo recitando um poema do poeta de sua escolha e recitá-lo como no exemplo dos vídeos dos atores acima, ou que tal brincar com as palavras criando uma poesia concreta, para isso você vai usar o link: https://pt.wikihow.com/Escrever-um-Poema-da-Escola-da-Poesia-Concreta - Como Escrever um Poema da Escola da Poesia Concreta, que mostrará o passo a passo.

Os vídeos e as poesias concretas criadas serão apresentados para os alunos dos 6º e 7º anos como motivação e incentivo à leitura e escrita de poemas e poesias e postados no facebook da escola.

Lembre-se de concentração na hora da leitura, treine várias vezes em voz alta dando vida, entonação e sentimento as palavras para que elas realmente possam atingir o coração de quem as ouve. Escolha um cenário de fundo que irá colaborar com o momento.



Bom trabalho!


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

PROFESSORA: MÁRCIA R. NASCIMENTO

PERÍODO: 15 de junho a 19 de junho

Atividades:
 9º ano













Você sabe o que é um PODCAST?

Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações. ... Diferente dos feeds de texto, os podcasts são feeds de áudio, ou seja, "textos para ouvir".

https://www.youtube.com/watch?v=

https://mundopodcast.com.br/artigos/o-que-e-podcast/

Vamos participar
























Agora é a sua vez!!

  Em seu caderno, escreva um texto curto incentivando seus familiares, amigos, colegas a participarem deste ato de solidariedade. Atenção: Seu texto deverá constar o período de arrecadação e o local. Em seguida, grave um podcast (áudio) pelo celular. Não se esqueça do cuidado com o uso da linguagem.

Período de arrecadação: 15 de junho a 15 de julho

Local: E E. Profª Maria Helena Basso Antunes

Envie seu podcast pelo WhatsApp a sua professora.



Participe.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DISCIPLINA TECNOLOGIA

PROFESSORAMÁRCIA R. NASCIMENTO  

PERÍODO: 06/MAIO A 13/MAIO


TEMAComportamento Ético nas Redes Sociais

ROTEIRO:


Vídeo: Comportamento Ético nas Redes Sociais - Parte 1 - O que não fazer

Assista ao vídeo e responda:


       1)      Apesar de qualquer assunto poder ser postado nas Redes Sociais, o que você deve fazer antes de postá-lo?

    - Acessar a link na atividade

MATERIAL DE APOIO: Vídeo no canal do YOUTUBE e página na internet BIT.LY/INFOBULLYNG

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
A avaliação dessa atividade será feita através do atendimento via WhatsApp no horário pré-estabelecido.
É necessário tirar uma foto do texto produzido e enviar para o e-mail: marciaronasc@gmail.com

APROFUNDAMENTO: O aprofundamento das aulas do aplicativo CMSP com ajuda dos vídeos e do endereço da internet https://new.safernet.org.br/content/infografico-bullying

Validação: 05/05/2020

Vídeo: Comportamento Ético nas Redes Sociais - Parte 1 - O que não fazer
Assista ao vídeo e responda:
      2    )      Apesar de qualquer assunto poder ser postado nas Redes Sociais, o que você deve fazer antes de postá-lo?        

Agora vamos fazer um estudo de caso. Baseado em tudo o que você aprendeu sobre a segurança, privacidade e a questão da violência na internet (cyberbullying), como você reagiria diante dessa situação abaixo.

           Imagine que uma colega de sua sala fale para você que viu uma foto , com palavrões e ofensas, dizendo que a recebeu por meio de um aplicativo de whatsApp. Ela conta que está sendo vítima de cyberbullying praticado por alguns estudantes da escola, também sofre maus-tratos em casa, está muito deprimida e até praticando automutilação.

3) Qual seria sua atitude com essa colega diante desse caso? Quais conselhos você daria à ela?







Observação: As atividades de tecnologia desta semana são continuidade da semana passada , portanto continuem com o mesmo roteiro .


SAIBA MAIS EM 


                                         BIT.LY/INFOBULLYING













Acesse a página acima e responda

1) Você sabe o que é bullying? Como saber se a ofensa feita a minha pessoa é bullying ou não?



 2) O que é Ciberbullying?


3) Explique como é ter empatia.


4) De acordo com a página estudada, o que devemos fazer quando presenciarmos ou formos vítimas dessa violência do Ciberbullying?



Sem comentários:

Enviar um comentário