Nome:_________________________________________ANO/SÉRIE:__________________
Período de 26 de junho a 13 de julho. Tecnologia
Objetivos:
Destacar a importância de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais.
Promover a comunicação, o acesso e a disseminação de informações, produzir conhecimentos, resolver problemas, exercendo protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Entender que a utilização de tecnologia em sala de aula abrange uma gama de possibilidades que vai além das atividades plugadas, abrindo espaço para o uso da criatividade e do protagonismo através de atividades desplugadas.
Narrativa Digital - Storytelling
Vamos pensar um pouquinho...
Contar e ouvir histórias sempre fez parte da história da humanidade. Provavelmente aquele que chamamos de homem “pré-histórico” assentava-se ao redor de fogueiras e contava histórias, narrava fatos do seu cotidiano, relatava suas aventuras.
A narrativa é uma sequencia de ação que geralmente tem um início, meio e fim, portanto uma história a ser contada com personagens, foco narrativo, espaço (lugar) e tempo.
Todos nós gostamos de ouvir uma boa história. Mas nosso cérebro reage de forma diferente às narrativas.
Contar história é algo lúdico que na escola é realizado desde as séries iniciais e vai se perdendo ao longo do tempo, porém estudos apontam que ouvir histórias ativam no cérebro áreas diferentes do que quando se fala e vê imagens num power point ou quadro-negro, principalmente as áreas ligadas a imaginação do que está sendo narrado.
A proposta da narrativa digital é combinar a antiga arte de contar histórias com recursos das chamadas tecnologias digitais de informação e comunicação. As narrativas são elaboradas na perspectiva de linguagens múltiplas, lançado mão de recursos de. É possível ainda a narração, que deve ser gravada pelo contador de estórias. Prontas, as narrativas são publicadas na internet e tornam-se acessíveis a muitos.
A proposta da narrativa digital é combinar a antiga arte de contar histórias com recursos das chamadas tecnologias digitais de informação e comunicação. As narrativas são elaboradas na perspectiva de linguagens múltiplas, lançado mão de recursos de. É possível ainda a narração, que deve ser gravada pelo contador de estórias. Prontas, as narrativas são publicadas na internet e tornam-se acessíveis a muitos.
Se na narrativa tradicional a forma de comunicação é praticamente apenas a fala do contador de histórias, as histórias digitais são contadas com recursos das linguagens múltiplas, criadas em computador e colocadas na internet.
As histórias digitais podem variar em tamanho. Porém, na sua maioria, as histórias utilizadas na educação geralmente duram algo entre 2 e 10 minutos. Com esse tempo consideramos o chamado ciclo de atenção do ouvinte.
Exemplo:Assista ao vídeo para se aprofundar mais do assunto:
Agora é sua vez!
Esse será um tempo para o exercício da criatividade, um momento para a expressão da estética, deixando a imaginação dos alunos correr solta.
Sua tarefa é pensar numa narrativa digital para conscientização das pessoas a respeito do momento que estamos vivendo. (pandemia Covid-19, Frio – Campanha do Agasalho, Crise econômica, etc)
Você pode fazer como no vídeo apresentado no exemplo e escolher histórias conhecidas como base para sua narrativa.
Veja o passo-a-passo para ajudar na sua organização.
Conclusão
Em resumo vimos que a narrativa digital, também conhecida por digital storytelling, define-se como sendo uma ferramenta digital que apoia os alunos na criação de trabalhos escolares (histórias). Esta ferramenta é bastante poderosa, interativa e muitas vezes presente em formato atraente e emocionalmente envolvente.
Você utilizará os conhecimentos adquiridos nesse roteiro e elaborarão um roteiro para a Narrativa e enviarão para a correção, posteriormente farão um vídeo para sua narrativa.
Vai ficar Show!
Referências
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
PROFESSORA: Cláudia Valéria Martins Granata Ravelli
PERÍODO: 15 de junho a 19 de junho
Atividades: 7º ano
Você sabe o que é um PODCAST?
Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações. ... Diferente dos feeds de texto, os podcasts são feeds de áudio, ou seja, "textos para ouvir".
Agora é a sua vez!!
Em seu caderno, escreva um texto curto incentivando seus familiares, amigos, colegas a participarem deste ato de solidariedade. Atenção: Seu texto deverá constar o período de arrecadação e o local. Em seguida, grave um podcast (áudio) pelo celular. Não se esqueça do cuidado com o uso da linguagem.
Período de arrecadação: 15 de junho a 15 de julho
Local: E E. Profª Maria Helena Basso Antunes
Envie seu podcast pelo WhatsApp a sua professora.
Participe.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROFESSOR: Cláudia
Valéria Martins Granata Ravelli
TURMA: 7º
anos
CONTEÚDOS: CYBERBULLYING
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
EF69LP07B - Textos em diferentes gêneros, considerando sua
adequação ao contexto de produção e circulação.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Como ponto de apoio ás atividades on
line e pelas dificuldades apresentadas, sigo com o tema em busca de trabalhar a
conscientização de nossos alunos.
Começamos com questionamento sobre o
tema, que os alunos deverão responder no caderno. Em seguida 05 links foram
disponibilizados para que possam pesquisar, ouvir sobre o tema. Formando conceitos
protagonistas que possam fazer a diferença no ambiente escolar e na vida
cotidiana de cada um.
Foram orientados a formarem grupos
virtuais composto por até 4 colegas para elaborarem a narrativa através das
imagens disponibilizadas no Blog,
Os gêneros textuais são de livre
escolha, porém deverão utilizar ferramentas digitais para a realização dessa
atividade e ser encaminhada ao professor.
TEMA:
CYBERBULLYING
Leia
com atenção
“Todo mundo já ouviu falar de alguém que sofre ou que praticou o CYBERBULLYING. Debocham uns dos outros, criam os apelidos mais estranhos, reparam nas mínimas “imperfeições” – e não perdoam nada. Na escola, isso é bastante comum. Implicância, discriminação e agressões verbais e físicas são muito mais frequentes do que o desejado. Esse comportamento não é novo, mas o modo como pesquisadores, médicos e professores o encaram vem mudando. Há cerca de 15 anos, essas provocações passaram a ser vistas como uma forma de violência e ganharam nome: bullying (palavra do inglês que pode ser traduzida como “intimidar” ou “amedrontar”).
Sua principal característica é que a agressão (física, moral ou
material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação
específica. Mais recentemente, a tecnologia deu nova cara ao problema. E-mails
ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com
fotos e textos constrangedores para a vítima foram batizados de cyberbullying.
Aqui, no Brasil, vem aumentando rapidamente o número de casos de violência desse
tipo.”
(SANTOMAURO, 2010)
Agora é
a sua vez
Responda
em seu caderno
O que
compreende por CYBERBULLYING?
Faça uma
pesquisa utilizando estes links como apoio. E anote em seu caderno as
informações que considera importantes.
Nesta
página você encontra uma sequência de imagens. Você deverá produzir uma
narrativa (história) com a finalidade de CONSCIENTIZAR as pessoas a não praticarem mais. Você pode criar um grupo de colegas, pelo
whatsapp, utilizar o áudio do seu celular, vídeo. Seja criativo, há vários
gêneros textuais que podem ser trabalhados: Notícia, poema, paródia, Dicas para
aqueles que sofrem ou até mesmo os que praticam.
RECURSOS:
https://novaescola.org.br/conteudo/1530/cyberbullying-a-violencia-virtual
https://www.significados.com.br/cyberbulliyng/
https://www.youtube.com/watch?v=psieH5qBIpk
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem
PERÍODOD DE REALIZAÇÃO: 04/05/2020 a 08/05/2020https://novaescola.org.br/conteudo/1530/cyberbullying-a-violencia-virtual
https://www.significados.com.br/cyberbulliyng/
https://www.youtube.com/watch?v=psieH5qBIpk
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem
2.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
- As atividades serão desenvolvidas e enviadas
ao professor por e-mail ou foto/imagem, áudio, vídeo da atividade pelo whatsapp,
para verificação da resolução das atividades.
- Será registrada em uma tabela a entrega das
atividades enviadas para cada estudante com o valor de pontos que somará na
avaliação;
Nº DE AULAS
PREVISTAS : 01
PROFESSOR:
VALIDADO EM:04/05/2020
Observação: As atividades de tecnologia desta semana são continuidade da semana passada , portanto continuem com o mesmo roteiro .
SAIBA MAIS EM
https://new.safernet.org.br/content/infografico-bullying
Acesse
a página acima e responda
1) Você
sabe o que é bullying? Como saber se a ofensa feita a minha pessoa é bullying
ou não?
4) De acordo com a página estudada, o que devemos fazer
quando presenciarmos ou formos vítimas dessa violência do Ciberbullying?
Sem comentários:
Enviar um comentário