DISCIPLINA: Geografia
ÁREA: Ciências Humanas
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º BIMESTRE
Professora: Sirlene
Data da entrega: 29/05/2020
"FAÇA A PROVA COM CARINHO E ATENÇÃO"
❤❤❤
NOME:__________________________________Nº_____ ANO/SÉRIE:_________
APROFUNDAMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=VEEs_HkBjKg
OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS
DA EURÁSIA E OS PROCESSOS DE REGIONALIZAÇÃO
ANÁLISE DE
TEXTOS, MAPAS E IMAGENS: ESTADOS TRANSCONTINENTAIS
TURQUIA
A Turquia é um país que ocupa uma posição
geográfica única, encontrando-se parcialmente na Ásia e parcialmente na Europa.
Ao longo de sua história, atuou como uma barreira e uma ponte entre os dois
continentes. Sua capital é Ancara. A Turquia está situada no cruzamento dos
Bálcãs, do Cáucaso, do Oriente Médio e do leste do Mediterrâneo. Está entre os
maiores países da região em termos de território e população, e sua área
territorial é maior que a de qualquer Estado europeu. A quase totalidade do
país está na Ásia, compreendendo a península oblonga da Ásia Menor – também
conhecida como Anatólia (Anadolu) – e, no leste, parte de uma região montanhosa
às vezes conhecida como a Altitude Armênia. O restante – a Trácia Turca
(Trakya) – fica no extremo sudeste da Europa, um pequeno remanescente de um
império que outrora se estendia por grande parte dos Bálcãs. Uma longa sucessão
de entidades políticas existiu na Ásia Menor ao longo dos séculos. As tribos
turquemenas invadiram a Anatólia no século XI, fundando o império seljúcida.
Durante o século XIV, o Império Otomano iniciou uma longa expansão, atingindo
seu auge durante o século XVII. A moderna república turca, fundada em 1923,
após o colapso do Império Otomano, é uma democracia nacionalista, secular e
parlamentar.
Fonte:
IBGE Países – Turquia. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2019.
MAPA DA TURQUIA
MAPA DE ISTAMBUL EUROPEIA E ISTAMBUL ASIÁTICA
RÚSSIA
A Rússia é um país que se estende por uma
vasta área da Europa Oriental e do norte da Ásia. Outrora a mais proeminente
república da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a Rússia
tornou-se um país independente após a dissolução da União Soviética em dezembro
de 1991. A Rússia é uma terra de superlativos. De longe o maior país do mundo,
se estende por todo o norte da Ásia e pelo terço oriental da Europa, abrangendo
11 fusos horários e incorporando uma grande variedade de ambientes e formas geográficas.
A Rússia contém o rio mais longo da Europa, o Volga, e seu maior lago, Ladoga.
A Rússia também abriga o lago mais profundo do mundo, o Baikal, e o país
registrou a temperatura mais baixa do mundo fora dos polos norte e sul. Os
habitantes da Rússia são bastante diversos. A maioria é de etnia russa, mas
também há mais de 120 outros grupos étnicos presentes, falando muitas línguas e
seguindo diferentes tradições religiosas e culturais. A maior parte da
população russa está concentrada na parte europeia do país, especialmente na
região fértil ao redor de Moscou, sua capital. O clima da Rússia é extremo, com
invernos que muitas vezes salvaram o país de invasores estrangeiros. Embora o
clima acrescente uma camada de dificuldade à vida diária, a terra é uma fonte
generosa de culturas e materiais, incluindo vastas reservas de petróleo, gás e
metais preciosos.
Fonte:
IBGE Países – Rússia. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2019.
Entre Europa e
Ásia, identidade russa ainda é enigma para estudiosos
Desde o século 19, a natureza da civilização
russa atiça as mentes da intelectualidade daquele país. O extenso território e
a história conturbada geram dúvidas quanto à verdadeira essência do povo russo:
seria a Rússia um país europeu, uma mistura de Europa e Ásia ou uma civilização
única, não podendo ser categorizada simplesmente como ocidental ou oriental?
Fonte: Jornal da USP.
Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2019.
_____________________________________________________________________AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º BIMESTRE
Professora: Sirlene
Data da entrega: 29/05/2020
"FAÇA A PROVA COM CARINHO E ATENÇÃO"
❤❤❤
NOME:__________________________________Nº_____ ANO/SÉRIE:_________
1) A partilha do
continente africano no final do século XIX pelos colonizadores europeus, criou
as chamadas fronteiras artificiais. Grande parte destas fronteiras foi mantida
após o processo de independência dos países africanos.
Com base nesse contexto, na análise do mapa e nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar o que se segue.
I- A definição
de fronteiras artificiais refere-se ao fato de que diversas nações e grupos
étnicos, muitos deles rivais, foram colocados dentro de um mesmo território
colonial, não respeitando as suas diferenças.
II- Com o
processo de descolonização da África e a manutenção das fronteiras artificiais,
intensificaram-se os conflitos pela disputa entre as etnias sobre o território.
III- Dentro
dessas fronteiras artificiais, no período entre as Grandes Guerras Mundiais, os
Estados Unidos e a União Soviética, interessados em aumentar sua influência no
continente africano, financiaram e estimularam os conflitos.
IV- Além das
fronteiras artificiais, outros fatores que têm motivado os conflitos dentro do
território africano são os de ordem socioeconômica (pobreza e epidemias) e
ambiental (desertificação e estresse hídrico).
Estão corretas:
a) I, II e III
b) I, II e IV
c) II, III e IV
d) I, II, III e
IV
2) A Alemanha já foi dividida
entre Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental através da
construção de um muro, o Muro de Berlim. A ordem de construção do muro foi dada
em 13 de agosto de 1961 pelo lado oriental,
visando impedir o tráfego de civis de um lado para o outro. O lado leste
(comunista) fechou suas fronteiras, dividindo a cidade em dois durante 28 anos
e partindo famílias ao meio. O Muro de Berlim
existiu ao longo de quase três décadas e foi responsável por conter o fluxo de
pessoas que se mudavam da Alemanha Oriental para a Alemanha Ocidental.
Estima-se que, durante a existência do muro, mais de 100 pessoas tenham morrido
tentando cruzá-lo. O Muro de Berlim foi abaixo em 1989, quando o bloco
comunista começou a ruir no leste europeu. A Alemanha Oriental abriu o
muro em meio a uma maciça pressão de manifestantes e à abertura política na
União Soviética.
(O Tempo, 14/08/2011, p.15)
A construção do Muro de Berlim, em
1961, visava:
a) impedir um ataque militar das
potências capitalistas contra a zona de ocupação soviética.
b) reafirmar a divisão da Alemanha
ocorrida após a Segunda Guerra Mundial.
c) impedir o fluxo de pessoas para a
Alemanha Ocidental capitalista.
d) encerrar a polarização ideológica
entre capitalismo e comunismo na Alemanha.
3)
Atualmente vivemos em um mundo globalizado, tal
realidade tem interferido diretamente em nossas vidas, mesmo que não
percebamos, diversas mudanças acontecem. Sem dúvida, as tecnologias com as
quais contamos hoje geram muitos benefícios para cotidiano das pessoas, uma vez
que a sociedade atual tem acesso a uma série de produtos e serviços que
facilitam sua vida, além disso, a todo instante novos produtos são criados para
satisfazer as necessidades que vão surgindo. Assinale a alternativa que indica a característica da
Globalização representada pela tirinha:
Carlos
Ruas. Um Sábado Qualquer. Disponível em: Um sábado qualquer.
a) Mercantilização da
Economia
b) Formação de Acordos
Econômicos
c) Cartelização
d) Expansão das empresas
globais
4)
Não há um consenso entre os pesquisadores sobre a
divisão dos continentes terrestres, pois há divisões geológicas, que consideram
a estrutura dos continentes. Mas, há também divisões políticas, que foram
historicamente criadas pela humanidade. Quando se observa o Mapa Múndi, logo
pode-se perceber que os continentes terrestres estão separados na superfície
pelos oceanos.
Em
relação a um continente específico, existem algumas
formas de conceituar esse grande bloco de massa continental que
engloba grandes porções, principalmente da parte setentrional do Globo
Terrestre, formando um grande continente único.
Após a leitura do texto e análise o mapa abaixo,
responda a qual continente estamos nos referindo?
a)
América
b)
África
c)
Eurásia
d)
Oceania
5-
Existem países cujos territórios estão geograficamente em mais de um continente
terrestre, são os chamados países transcontinentais. Segundo
a contagem da Organização das Nações Unidas (ONU), existem 193 países no mundo.
Estes países são muito variados em sua extensão territorial, alguns deles são
ilhas, outros são territórios ultramarinos, alguns deles, inclusive, não têm
sua independência reconhecida oficialmente. Sobre os Estados transcontinentais
responda:
Quais países
têm partes de seus territórios tanto na Europa quanto na Ásia?
a) Rússia,
Cazaquistão e Turquia
b) Rússia
e Turquia
c) Rússia
e Cazaquistão
d) Cazaquistão
e Turquia
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PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 18 a 22 de maio de 2020
PROFESSORA: Sirlene
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais
TEMA: Componentes físico-naturais da Eurásia e os processos de Regionalização.
PROFESSORA: Sirlene
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais
TEMA: Componentes físico-naturais da Eurásia e os processos de Regionalização.
Estados transcontinentais.
ROTEIRO:
- Leitura e
análise de textos (Material de apoio);
- Leitura e
análise dos mapas da Turquia. (Material de apoio);
- Responda as
atividades em seu caderno. (Não é necessário copiar
as questões, apenas responda)
- Se
necessário pesquise no link do material de apoio.
MATERIAL DE APOIO:
- Textos:
Turquia, Rússia e Entre Europa e Ásia, identidade russa ainda é enigma
para estudiosos
- Textos:
Turquia, Rússia e Entre Europa e Ásia, identidade russa ainda é enigma
para estudiosos
. (Abaixo)
- Mapas: Turquia,
Istambul Europeia e Asiática; (Abaixo)
- Imagens: Ponte
- Istambul Europeia e Asiática, Praça Vermelha e Catedral de São Basílio –
Rússia.
- Mapa da
Rússia;
-
Vídeos para aprofundamento – Turquia e A História da Rússia.
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).
APROFUNDAMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=VEEs_HkBjKg
OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS
DA EURÁSIA E OS PROCESSOS DE REGIONALIZAÇÃO
ANÁLISE DE
TEXTOS, MAPAS E IMAGENS: ESTADOS TRANSCONTINENTAIS
TURQUIA
A Turquia é um país que ocupa uma posição
geográfica única, encontrando-se parcialmente na Ásia e parcialmente na Europa.
Ao longo de sua história, atuou como uma barreira e uma ponte entre os dois
continentes. Sua capital é Ancara. A Turquia está situada no cruzamento dos
Bálcãs, do Cáucaso, do Oriente Médio e do leste do Mediterrâneo. Está entre os
maiores países da região em termos de território e população, e sua área
territorial é maior que a de qualquer Estado europeu. A quase totalidade do
país está na Ásia, compreendendo a península oblonga da Ásia Menor – também
conhecida como Anatólia (Anadolu) – e, no leste, parte de uma região montanhosa
às vezes conhecida como a Altitude Armênia. O restante – a Trácia Turca
(Trakya) – fica no extremo sudeste da Europa, um pequeno remanescente de um
império que outrora se estendia por grande parte dos Bálcãs. Uma longa sucessão
de entidades políticas existiu na Ásia Menor ao longo dos séculos. As tribos
turquemenas invadiram a Anatólia no século XI, fundando o império seljúcida.
Durante o século XIV, o Império Otomano iniciou uma longa expansão, atingindo
seu auge durante o século XVII. A moderna república turca, fundada em 1923,
após o colapso do Império Otomano, é uma democracia nacionalista, secular e
parlamentar.
Fonte:
IBGE Países – Turquia. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2019.
MAPA DA TURQUIA
MAPA DE ISTAMBUL EUROPEIA E ISTAMBUL ASIÁTICA
VISTA
DA PONTE QUE LIGA ISTAMBUL EUROPEIA E ASIÁTICA
RÚSSIA
A Rússia é um país que se estende por uma
vasta área da Europa Oriental e do norte da Ásia. Outrora a mais proeminente
república da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a Rússia
tornou-se um país independente após a dissolução da União Soviética em dezembro
de 1991. A Rússia é uma terra de superlativos. De longe o maior país do mundo,
se estende por todo o norte da Ásia e pelo terço oriental da Europa, abrangendo
11 fusos horários e incorporando uma grande variedade de ambientes e formas geográficas.
A Rússia contém o rio mais longo da Europa, o Volga, e seu maior lago, Ladoga.
A Rússia também abriga o lago mais profundo do mundo, o Baikal, e o país
registrou a temperatura mais baixa do mundo fora dos polos norte e sul. Os
habitantes da Rússia são bastante diversos. A maioria é de etnia russa, mas
também há mais de 120 outros grupos étnicos presentes, falando muitas línguas e
seguindo diferentes tradições religiosas e culturais. A maior parte da
população russa está concentrada na parte europeia do país, especialmente na
região fértil ao redor de Moscou, sua capital. O clima da Rússia é extremo, com
invernos que muitas vezes salvaram o país de invasores estrangeiros. Embora o
clima acrescente uma camada de dificuldade à vida diária, a terra é uma fonte
generosa de culturas e materiais, incluindo vastas reservas de petróleo, gás e
metais preciosos.
Fonte:
IBGE Países – Rússia. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2019.
Entre Europa e
Ásia, identidade russa ainda é enigma para estudiosos
Desde o século 19, a natureza da civilização
russa atiça as mentes da intelectualidade daquele país. O extenso território e
a história conturbada geram dúvidas quanto à verdadeira essência do povo russo:
seria a Rússia um país europeu, uma mistura de Europa e Ásia ou uma civilização
única, não podendo ser categorizada simplesmente como ocidental ou oriental?
Fonte: Jornal da USP.
Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2019.
Com
base nos textos e mapas responda as questões em seu caderno:
1) Podemos afirmar que
a Turquia e a Rússia são considerados Estados Transcontinentais? Explique sua
resposta.
2) A Turquia é um país
que ocupa uma posição geográfica única, encontrando-se parcialmente na Ásia e
parcialmente na Europa. A partir da leitura da imagem e do mapa é possível
identificar qual cidade deste país se localiza em dois continentes? Indique a
cidade e explique por que podemos considerar que ela se situa em uma
localização estratégica.
3) Comente a afirmação
“[...] Seria a Rússia um país europeu,
uma mistura de Europa e Ásia ou uma civilização única, não podendo ser
categorizada simplesmente como ocidental ou oriental?”.
VÍDEOS
PARA APROFUNDAMENTO:
Assista
aos vídeos nos link abaixo para aprimorar seu conhecimento:
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 11 a 18 de maio de 2020
PROFESSORA: Sirlene
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais
TEMA: Componentes físico-naturais da Eurásia e os processos de Regionalização.
ROTEIRO:
- Leitura e
análise dos textos: O que é a Eurásia; (Abaixo)
- Leitura e
análise dos mapas da Eurásia. (Abaixo)
- Responda as
atividades em seu caderno. (Não é necessário copiar
as questões, apenas responda)
- Se
necessário pesquise no link do material de apoio.
MATERIAL DE APOIO:
- Textos: O que
é a Eurásia? Características Físicas e naturais. (Abaixo)
- Mapas: Eurásia
Político e Eurásia Físico; (Abaixo)
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).
APROFUNDAMENTO:
OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS
DA EURÁSIA E OS PROCESSOS DE REGIONALIZAÇÃO
O que é
Eurásia?
Não há um consenso
entre os pesquisadores sobre a divisão dos continentes terrestres, pois há
divisões geológicas, que consideram a estrutura dos continentes. Mas, há também
divisões políticas, que foram historicamente criadas pela humanidade.
Quando se observa o
Mapa Múndi, logo pode-se perceber que os continentes terrestres estão separados
na superfície pelos oceanos.
Um exemplo disso é
a separação entre a América e a África, continentes estes que são separados
pelo Oceano Atlântico.
No entanto, ao
olhar para os continentes europeu e asiático, é possível ver que não
há um oceano os separando.
Portanto, eles são
geologicamente ligados. Esse bloco único de massa continental é chamado de Eurásia.
Mapa
da Eurásia
O que
significa Eurásia?
O termo Eurásia é uma união dos conceitos
de Europa e Ásia, que
são dois grandes continentes terrestres.
Existem algumas formas de conceituar a Eurásia, mas a mais
comum é aquela que considera que há um grande bloco de massa
continental que engloba as porções europeia e asiática, formando
um grande continente único.
Características
físicas
Localização e extensão
A Eurásia é uma grande massa continental formada pelos
territórios da Europa e da Ásia.
Eles são separados pelos Montes Urais,
uma cadeia montanhosa localizada na região, bem como pelo Rio Ural, pelo Mar
Negro e pelo Mar Cáspio.
A extensão territorial da Eurásia é de 54.760.000
quilômetros quadrados. A Eurásia está localizada nos hemisférios Norte e
Oriental do globo.
Clima
Por conta da vasta extensão territorial da Eurásia, há uma
grande variedade de climas presentes.
Na porção europeia são predominantes os climas oceânico,
continental e o mediterrâneo.
Já na porção asiática, são predominantes os climas
siberiano, mediterrâneo, desértico e de monções.
Relevo
No continente asiático estão presentes extensas planícies
e planaltos. Há também áreas elevadas, com mais de 3 mil metros de
altitude, como é o caso do Planalto do Tibete.
Há ainda cadeias montanhosas, como a
Cordilheira do Himalaia. Há na Ásia também depressões absolutas, que são
aquelas que estão abaixo do nível do mar.
Já na porção europeia, estão presentes as planícies, os
planaltos e as montanhas.
Destacam-se no território as Cadeias das Ilhas Britânicas e
os Montes Escandinavos, os Alpes, os Pirineus, os Balcãs e Cárpatos, também os
Montes Urais e a Cadeia do Cáucaso.
Hidrografia
São importantes cursos d’água os rios Ob, Ienissei, Lena e
Kolima. Ainda, o Tarim e os rios Amu Daria e Sir Daria.
Destacam-se também o rio Amarelo e o Yangzi, o Brahmaputra,
o Ganges e o Indo, bem como o Tigre e o Eufrates (Ásia).
São importantes rios o Danúbio, Elba, Loire, Reno, Ródano e Volga (Europa).
A porção da Europa é limitada pelos oceanos Glacial Ártico
(norte), Atlântico (oeste), pelo mar Mediterrâneo e pelo mar Negro.
Já a porção asiática é limitada pelos oceanos Ártico
(norte), Índico (sul) e Pacífico (leste).
ATIVIDADES:
1)
Indique no mapa os nomes dos oceanos e exemplifique a sua importância na
divisão dos continentes.
2) Você conhece outros critérios de divisão dos
continentes? Justifique sua resposta.
3) Leia e analise com atenção o mapa físico da
EURÁSIA:
Observe e analise o mapa – Planisfério Físico, em
especial a região destacada. Em seguida, responda às questões propostas.
b) Identifique os principais componentes físico-naturais da Eurásia.
c) Identifique
no mapa as fronteiras naturais entre Europa e Ásia e cite 03 (três) exemplos.
Se necessário, pesquise no site: https://super.abril.com.br/blog/oraculo/por-que-asia-e-europa-sao-continentes-diferentes-se-ficam-juntos/
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 04 a 11 de maio de 2020
PROFESSORA: Sirlene
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais
TEMA: Globalização e as desigualdades mundiais.
ROTEIRO:
- Leitura e análise dos textos 1, 2
e 3; (Abaixo)
- Resolva as questões com base nos
textos 1, 2 e 3. (Abaixo)
- Leia o texto: OS DESAFIOS PARA REDUZIR AS DESIGUALDADES NO MUNDO
GLOBALIZADO. (Abaixo)
- Assista o vídeo: ODS
(Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), através do link (Material de
Apoio).
- Preencha as lacunas
da atividade 2 no seu Caderno do Aluno, ou no caderno de classe.
- Faça as palavras
cruzadas em seu caderno de classe ou no seu Caderno do Aluno(apostila).
MATERIAL DE APOIO:
- Textos retirados do Caderno do
Aluno. (Abaixo)
https://www.youtube.com/watch?v=RkRpbUt1fCM&list=PLAvMMJyHZEaFnbAHb_0limdkGL5Z_HBIi&index=17
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).
APROFUNDAMENTO:
LEIA E OBSERVE COM ATENÇÃO:
Texto
1
Para o secretário-geral da
Organização das Nações Unidas (ONU) António Guterres, a globalização e o
progresso tecnológico geraram um avanço econômico sem precedentes, mas os
benefícios não atingiram todas as pessoas. Ele citou dados mostrando que as
oito pessoas mais ricas do mundo têm uma fortuna que corresponde aos bens
somados de 3,6 bilhões de pessoas. [...] As crianças na África Subsaariana têm
14 vezes mais chance de morrer antes de completar cinco anos do que as que
vivem em países desenvolvidos.[...] Em seu discurso,
afirmou que é preciso também integrar paz, desenvolvimento sustentável e
direitos humanos, e fez um alerta: a desigualdade “é alta e está crescendo”.
Fonte: ONU News.
Nações Unidas querem resposta global no combate a conflitos (publicado em 24
jan. 2017). Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2017/01/1574961-nacoes-unidas-querem-resposta-globalno-combate-conflitos>. Acesso em: 24 set. 2019. Texto adaptado especialmente para o
Material de Apoio ao Currículo Paulista.
Texto 2
Vivemos
em um mundo interconectado, mas temos que aceitar o fato de que a globalização
está perdendo lentamente seu brilho”, declarou Modi no seu discurso de abertura
na 48ª edição do Fórum Econômico Mundial. [...] Perante o descontentamento em
várias partes da sociedade com as consequências da globalização, as forças do
protecionismo se levantam contra elas, acrescentou. “A sua intenção não é
somente evitar a globalização em si, senão reverter seu desenvolvimento
natural. O resultado são novos tipos de tarifas e barreiras não tarifárias,
acordos e negociações bilaterais e multilaterais”, completou. Para o premiê
indiano, o primeiro a dirigir-se ao Fórum de Davos desde 1997, o “isolamento
não é a resposta” ao descontentamento com a globalização, mas “aceitar a mudança
e formular políticas ágeis e flexíveis de acordo com os tempos mutáveis”. Modi
também defendeu que as potências cooperem em um mundo fraturado e que a
concorrência entre nações não crie um muro entre elas. Na sua opinião, o maior
desafio que o mundo deve enfrentar é a mudança climática, mas criticou a falta
de solidariedade dos países ricos com os que estão em vias de desenvolvimento.
“Todo mundo fala da redução de emissões, mas muito poucos países respaldam suas
palavras com financiamento” para ajudar às nações em vias de desenvolvimento e
emergentes a desenvolver as tecnologias necessárias, lamentou. Nesse sentido, o
premiê indiano explicou que seu país pretende gerar até 2020 um total de 175
gigawatts de energia renovável, dos quais já conseguiu um terço nos últimos
três anos. Por fim, Modi considerou o terrorismo o segundo maior desafio para a
comunidade internacional, enquanto o isolacionismo e a proteção ficam em
terceiro.
Fonte: Agência Brasil. Globalização está perdendo
seu brilho, diz primeiro-ministro da Índia, em Davos (publicado em 23/01/2018).
Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2019. (Adaptado).
Texto
3
A globalização acabou?
Muitos analistas acreditam que sim, mas o colunista Pedro Dallari não concorda
com essa tese. Segundo ele, o fenômeno da globalização não pode ser analisado
sob um prisma puramente econômico, como querem alguns, pois implica em muitos
outros fatores, como a questão dos direitos humanos, a qual se disseminou em
todo o planeta de uma forma acelerada. Além do mais, há o fato inquestionável
de que o século 20 conheceu um desenvolvimento científico e tecnológico sem
precedentes na história da humanidade, o que teve como consequência uma maior
interatividade entre os seres humanos e, como resultado, a adoção de regras de
conduta que tendem a ser uniformes no mundo todo. A globalização, para Dallari,
é um fenômeno irreversível.
Fonte:
Jornal da USP. A globalização chegou ao fim? (por Pedro Dallari e publicado em
15/02/2017). Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2019.
ATIVIDADE
1 – Com base nos textos 1, 2 e 3 responda as questões abaixo:
a) Como você define a globalização?
b) Destaque 03 (três) características do processo de globalização.
c) A facilidade no acesso à informação e ao modo de vida de outras
culturas influencia o cotidiano das pessoas em diferentes regiões do mundo,
provocando mudanças nos costumes, nos hábitos e comportamentos alimentares, nas
vestimentas, entre outros. Cite exemplos da influência de outras culturas no
seu modo de vida.
d) Para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU)
António Guterres, a globalização aumenta a desigualdade. Você concorda com essa
afirmação? No seu cotidiano você percebe evidências do aumento da desigualdade?
Justifique sua resposta.
e) É possível integrar paz, desenvolvimento sustentável e direitos
humanos em um mundo globalizado? Justifique sua resposta.
f ) Você acredita que a globalização é irreversível? Justifique sua
resposta.
g) Elabore uma charge retratando a globalização em uma folha avulsa
e/ou no seu caderno. Lembre-se que a charge tem como intenção principal fazer
uma crítica por meio do humor e se destaca pela criatividade e pela abordagem
de temas atuais.
Texto:
OS DESAFIOS PARA REDUZIR AS DESIGUALDADES NO MUNDO GLOBALIZADO
Você já ouviu falar em ODM e OTDS? O que
representa a Agenda 2030 para os diferentes países no contexto da globalização?
No fim da Guerra Fria, quando as
agências oficiais de assistência ao desenvolvimento tiveram cortes em seu
orçamento – e os países que precisavam da cooperação sofreram os efeitos da
diminuição dos recursos –, a ONU e a Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico (OCDE) passaram a discutir metas de bem-estar
econômico, desenvolvimento social e sustentabilidade. Em 2000, 189 nações firmaram um compromisso para combater a
extrema pobreza e outros problemas sociais. Esse pacto levou ao desenvolvimento
dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Anos depois, em 2015, os ODM inspiraram a criação de uma agenda mundial composta de 17 objetivos e 169 metas
a serem atingidos até 2030, intitulada de Agenda 2030 e os 17 Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS).
3 CARVALHO, P.G.M.;
BARCELLOS, F.C. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM: Uma avaliação
crítica.
Revista Sustentabilidade em
Debate. 2013. Disponível em: <http://www.estrategiaods.org.br/o-que-sao-osods/historia/>. Acesso em: 24 set 2019.
ATIVIDADE 1 – Faça uma pesquisa sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e liste-os em seu caderno.
DISCIPLINA: História e Geografia
ÁREA: Ciências Humanas
PROFESSOR(A): Alexandre, Sirlene e Valdenice
PERÍODO: 27/ABR A 30/ABR
TEMA: Os Indígenas no Brasil (Atividade referente à Semana do Índio – Projeto da Área de Humanas).
ROTEIRO:
- Leitura e análise dos textos: Índio ou indígena; e É índio ou não é índio? (Abaixo);
- Leitura e análise de Mapa Conceitual (Material de Apoio);
- Análise de vídeos (Aprofundamento);
- Atividades baseadas na análise dos textos (Abaixo);
MATERIAL DE APOIO:
- Mapa Conceitual.(Abaixo)
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).
APROFUNDAMENTO:
Atividades - Museu Histórico “Índia Vanuíre”:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=233304571096113&id=304173486288153&sfnsn=wiwspwa&extid=crR434o1eCiDw5eY&d=w&vh=eLeia os textos abaixo com atenção:
Índio ou indígena?
*“(...) Índio e não é a mesma coisa? Pois é. Não, não é. Digam o que disserem, mas ser um indígena é pertencer a um povo específico; Munduruku, por exemplo. Ser “índio” é pertencer a quê? É trazer consigo todos os adjetivos não apreciados em qualquer ser humano. Ela é uma palavra preconceituosa, racista, colonialista, etnocêntrica, eurocêntrica.” (São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019.)
É índio ou não é índio? Daniel Munduruku
Certa feita tomei o metrô rumo à praça da Sé. Eram meus primeiros dias em São Paulo, e eu gostava de andar de metrô e ônibus. Tinha um gosto especial em mostrar-me para sentir a reação das pessoas quando me viam passar. Queria poder ter a certeza de que as pessoas me identificavam como índio a fim de dar minha autoimagem.
Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima abaixo quando entrei no metrô:
Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima abaixo quando entrei no metrô:
- Você viu aquele moço? Parece que é índio – disse a senhora A.
- É, parece. Mas eu não tenho tanta certeza assim. Não viu que ele usa calça jeans? Não é possível que ele seja índio usando roupa de branco. Acho que ele não é índio de verdade – disse a senhora B.
- É, pode ser. Mas você viu o cabelo dele? É lisinho, lisinho. Só índio tem cabelo assim, desse jeito. Acho que ele é índio sim – defendeu-me a senhora A.
- Sei não. Você viu que ele usa relógio? Índio vê a hora olhando pro tempo. O relógio do índio é o sol, a lua, as estrelas... Não é possível que ele seja índio – argumentou a senhora B.
- Mas ele tem o olho puxado – disse a senhora A.
- E também usa sapatos e camisa – ironizou a senhora B.
- Mas tem as maçãs do rosto muito salientes. Só os índios têm o rosto desse jeito. Não, ele não nega. Só pode ser índio e, parece, dos puros.
- Não acredito. Não existem mais índios puros – afirmou cheia de sabedoria a senhora B. – afinal, como um índio poderia estar andando de metrô? Índio de verdade mora na floresta, carrega arco e flechas, caça e pesca e planta mandioca. Acho que não é índio coisa nenhuma.
- Você viu o colar que ele está usando? Parece que é de dentes. Será que é dentes de gente?
- Você não disse que não achava que ele era índio? E agora parece que você está com medo?
- Por via das dúvidas...
- O que você acha de falarmos com ele?
- E se ele não gostar?
- Paciência... Ao menos nós teremos informações mais precisas, você não acha?
- É, acho, mas confesso que não tenho muita coragem de iniciar um diálogo com ele. Você pergunta? – disse a senhora B, que a esta altura já se mostrava um tanto constrangida.
- Eu pergunto.
Eu estava ouvindo a conversa de costas para as duas e de vez em quando ria com vontade. De repente senti um leve toque de dedos em meu ombro. Virei-me. Infelizmente elas demoraram a chamar-me. Meu ponto de desembarque estava chegando:
Olhei para elas sorri e disse:
- Sim!
(Extraído do livro Histórias de Índio. Companhia das Letrinhas. SP, 1996. São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019. 112p)
ATIVIDADES:
1) Após a leitura dos textos e análise dos vídeos,
faça um artigo de opinião sobre a questão indígena no Brasil: O povo indígena
tem seus direitos garantidos?
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