Geografia 9º Ano



DISCIPLINA: Geografia
ÁREA: Ciências Humanas

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º BIMESTRE
Professora: Sirlene

Data da entrega: 29/05/2020

"FAÇA A PROVA COM CARINHO E ATENÇÃO"
❤❤❤



NOME:__________________________________Nº_____ ANO/SÉRIE:_________

1) A partilha do continente africano no final do século XIX pelos colonizadores europeus, criou as chamadas fronteiras artificiais. Grande parte destas fronteiras foi mantida após o processo de independência dos países africanos. 

Com base nesse contexto, na análise do mapa e nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar o que se segue.
I- A definição de fronteiras artificiais refere-se ao fato de que diversas nações e grupos étnicos, muitos deles rivais, foram colocados dentro de um mesmo território colonial, não respeitando as suas diferenças.
II- Com o processo de descolonização da África e a manutenção das fronteiras artificiais, intensificaram-se os conflitos pela disputa entre as etnias sobre o território.
III- Dentro dessas fronteiras artificiais, no período entre as Grandes Guerras Mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética, interessados em aumentar sua influência no continente africano, financiaram e estimularam os conflitos.
IV- Além das fronteiras artificiais, outros fatores que têm motivado os conflitos dentro do território africano são os de ordem socioeconômica (pobreza e epidemias) e ambiental (desertificação e estresse hídrico).
Estão corretas:
a) I, II e III
b) I, II e IV
c) II, III e IV
d) I, II, III e IV


2) A Alemanha já foi dividida entre Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental através da construção de um muro, o Muro de Berlim. A ordem de construção do muro foi dada em 13 de agosto de 1961 pelo lado oriental, visando impedir o tráfego de civis de um lado para o outro. O lado leste (comunista) fechou suas fronteiras, dividindo a cidade em dois durante 28 anos e partindo famílias ao meio. O Muro de Berlim existiu ao longo de quase três décadas e foi responsável por conter o fluxo de pessoas que se mudavam da Alemanha Oriental para a Alemanha Ocidental. Estima-se que, durante a existência do muro, mais de 100 pessoas tenham morrido tentando cruzá-lo. O Muro de Berlim foi abaixo em 1989, quando o bloco comunista começou a ruir no leste europeu. A Alemanha Oriental abriu o muro em meio a uma maciça pressão de manifestantes e à abertura política na União Soviética.
(O Tempo, 14/08/2011, p.15)
A construção do Muro de Berlim, em 1961, visava:
a) impedir um ataque militar das potências capitalistas contra a zona de ocupação soviética.
b) reafirmar a divisão da Alemanha ocorrida após a Segunda Guerra Mundial.
c) impedir o fluxo de pessoas para a Alemanha Ocidental capitalista.
d) encerrar a polarização ideológica entre capitalismo e comunismo na Alemanha.



3) Atualmente vivemos em um mundo globalizado, tal realidade tem interferido diretamente em nossas vidas, mesmo que não percebamos, diversas mudanças acontecem. Sem dúvida, as tecnologias com as quais contamos hoje geram muitos benefícios para cotidiano das pessoas, uma vez que a sociedade atual tem acesso a uma série de produtos e serviços que facilitam sua vida, além disso, a todo instante novos produtos são criados para satisfazer as necessidades que vão surgindo. Assinale a alternativa que indica a característica da Globalização representada pela tirinha:
Carlos Ruas. Um Sábado Qualquer. Disponível em: Um sábado qualquer.

a) Mercantilização da Economia
b) Formação de Acordos Econômicos
c) Cartelização
d) Expansão das empresas globais


4) Não há um consenso entre os pesquisadores sobre a divisão dos continentes terrestres, pois há divisões geológicas, que consideram a estrutura dos continentes. Mas, há também divisões políticas, que foram historicamente criadas pela humanidade. Quando se observa o Mapa Múndi, logo pode-se perceber que os continentes terrestres estão separados na superfície pelos oceanos.
Em relação a um continente específico, existem algumas formas de conceituar esse grande bloco de massa continental que engloba grandes porções, principalmente da parte setentrional do Globo Terrestre, formando um grande continente único. 

Após a leitura do texto e análise o mapa abaixo, responda a qual continente estamos nos referindo?
a) América
b) África
c) Eurásia
d) Oceania


5- Existem países cujos territórios estão geograficamente em mais de um continente terrestre, são os chamados países transcontinentais. Segundo a contagem da Organização das Nações Unidas (ONU), existem 193 países no mundo. Estes países são muito variados em sua extensão territorial, alguns deles são ilhas, outros são territórios ultramarinos, alguns deles, inclusive, não têm sua independência reconhecida oficialmente. Sobre os Estados transcontinentais responda:
Quais países têm partes de seus territórios tanto na Europa quanto na Ásia?

a) Rússia, Cazaquistão e Turquia
b) Rússia e Turquia
c) Rússia e Cazaquistão
d) Cazaquistão e Turquia


❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤


PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 18 a 22 de maio de 2020

PROFESSORA: Sirlene

NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais

TEMA: Componentes físico-naturais da Eurásia e os processos de Regionalização.

             Estados transcontinentais.

ROTEIRO: 
- Leitura e análise de textos (Material de apoio);
- Leitura e análise dos mapas da Turquia. (Material de apoio);
- Responda as atividades em seu caderno. (Não é necessário copiar as questões, apenas responda)

- Se necessário pesquise no link do material de apoio.


MATERIAL DE APOIO:

- Textos: Turquia, Rússia e Entre Europa e Ásia, identidade russa ainda é enigma para estudiosos

. (Abaixo)
- Mapas: Turquia, Istambul Europeia e Asiática; (Abaixo)
- Imagens: Ponte - Istambul Europeia e Asiática, Praça Vermelha e Catedral de São Basílio – Rússia.
- Mapa da Rússia;
- Vídeos para aprofundamento – Turquia e A História da Rússia.
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=VEEs_HkBjKg



OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA EURÁSIA E OS PROCESSOS DE REGIONALIZAÇÃO

 

ANÁLISE DE TEXTOS, MAPAS E IMAGENS: ESTADOS TRANSCONTINENTAIS

 

TURQUIA

A Turquia é um país que ocupa uma posição geográfica única, encontrando-se parcialmente na Ásia e parcialmente na Europa. Ao longo de sua história, atuou como uma barreira e uma ponte entre os dois continentes. Sua capital é Ancara. A Turquia está situada no cruzamento dos Bálcãs, do Cáucaso, do Oriente Médio e do leste do Mediterrâneo. Está entre os maiores países da região em termos de território e população, e sua área territorial é maior que a de qualquer Estado europeu. A quase totalidade do país está na Ásia, compreendendo a península oblonga da Ásia Menor – também conhecida como Anatólia (Anadolu) – e, no leste, parte de uma região montanhosa às vezes conhecida como a Altitude Armênia. O restante – a Trácia Turca (Trakya) – fica no extremo sudeste da Europa, um pequeno remanescente de um império que outrora se estendia por grande parte dos Bálcãs. Uma longa sucessão de entidades políticas existiu na Ásia Menor ao longo dos séculos. As tribos turquemenas invadiram a Anatólia no século XI, fundando o império seljúcida. Durante o século XIV, o Império Otomano iniciou uma longa expansão, atingindo seu auge durante o século XVII. A moderna república turca, fundada em 1923, após o colapso do Império Otomano, é uma democracia nacionalista, secular e parlamentar.

Fonte: IBGE Países – Turquia. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2019.

 


MAPA DA TURQUIA




MAPA DE ISTAMBUL EUROPEIA E ISTAMBUL ASIÁTICA


VISTA DA PONTE QUE LIGA ISTAMBUL EUROPEIA E ASIÁTICA


RÚSSIA

A Rússia é um país que se estende por uma vasta área da Europa Oriental e do norte da Ásia. Outrora a mais proeminente república da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a Rússia tornou-se um país independente após a dissolução da União Soviética em dezembro de 1991. A Rússia é uma terra de superlativos. De longe o maior país do mundo, se estende por todo o norte da Ásia e pelo terço oriental da Europa, abrangendo 11 fusos horários e incorporando uma grande variedade de ambientes e formas geográficas. A Rússia contém o rio mais longo da Europa, o Volga, e seu maior lago, Ladoga. A Rússia também abriga o lago mais profundo do mundo, o Baikal, e o país registrou a temperatura mais baixa do mundo fora dos polos norte e sul. Os habitantes da Rússia são bastante diversos. A maioria é de etnia russa, mas também há mais de 120 outros grupos étnicos presentes, falando muitas línguas e seguindo diferentes tradições religiosas e culturais. A maior parte da população russa está concentrada na parte europeia do país, especialmente na região fértil ao redor de Moscou, sua capital. O clima da Rússia é extremo, com invernos que muitas vezes salvaram o país de invasores estrangeiros. Embora o clima acrescente uma camada de dificuldade à vida diária, a terra é uma fonte generosa de culturas e materiais, incluindo vastas reservas de petróleo, gás e metais preciosos.

Fonte: IBGE Países – Rússia. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2019.



Entre Europa e Ásia, identidade russa ainda é enigma para estudiosos

Desde o século 19, a natureza da civilização russa atiça as mentes da intelectualidade daquele país. O extenso território e a história conturbada geram dúvidas quanto à verdadeira essência do povo russo: seria a Rússia um país europeu, uma mistura de Europa e Ásia ou uma civilização única, não podendo ser categorizada simplesmente como ocidental ou oriental?

Fonte: Jornal da USP. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2019.


Com base nos textos e mapas responda as questões em seu caderno:
1) Podemos afirmar que a Turquia e a Rússia são considerados Estados Transcontinentais? Explique sua resposta.
2) A Turquia é um país que ocupa uma posição geográfica única, encontrando-se parcialmente na Ásia e parcialmente na Europa. A partir da leitura da imagem e do mapa é possível identificar qual cidade deste país se localiza em dois continentes? Indique a cidade e explique por que podemos considerar que ela se situa em uma localização estratégica.
3) Comente a afirmação “[...] Seria a Rússia um país europeu, uma mistura de Europa e Ásia ou uma civilização única, não podendo ser categorizada simplesmente como ocidental ou oriental?”.


VÍDEOS PARA APROFUNDAMENTO:
Assista aos vídeos nos link abaixo para aprimorar seu conhecimento:





_____________________________________________________________________

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 11 a 18 de maio de 2020

PROFESSORA: Sirlene

NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais

TEMA: Componentes físico-naturais da Eurásia e os processos de Regionalização.

ROTEIRO: 
- Leitura e análise dos textos: O que é a Eurásia; (Abaixo)
- Leitura e análise dos mapas da Eurásia. (Abaixo)
- Responda as atividades em seu caderno. (Não é necessário copiar as questões, apenas responda)

- Se necessário pesquise no link do material de apoio.

MATERIAL DE APOIO:
- Textos: O que é a Eurásia? Características Físicas e naturais. (Abaixo)
- Mapas: Eurásia Político e Eurásia  Físico; (Abaixo)


COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:




OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA EURÁSIA E OS PROCESSOS DE REGIONALIZAÇÃO

 


O que é Eurásia?

A Eurásia é formada por 90 países, sendo 43 da Europa e 47 da Ásia (Foto: depositphotos)

Não há um consenso entre os pesquisadores sobre a divisão dos continentes terrestres, pois há divisões geológicas, que consideram a estrutura dos continentes. Mas, há também divisões políticas, que foram historicamente criadas pela humanidade.
Quando se observa o Mapa Múndi, logo pode-se perceber que os continentes terrestres estão separados na superfície pelos oceanos.
Um exemplo disso é a separação entre a América e a África, continentes estes que são separados pelo Oceano Atlântico.
No entanto, ao olhar para os continentes europeu e asiático, é possível ver que não há um oceano os separando.
Portanto, eles são geologicamente ligados. Esse bloco único de massa continental é chamado de Eurásia.

Mapa da Eurásia

Localização da Eurásia no Mapa Múndi (Foto: Reprodução Wikimedia)

 

O que significa Eurásia?

O termo Eurásia é uma união dos conceitos de Europa e Ásia, que são dois grandes continentes terrestres.
Existem algumas formas de conceituar a Eurásia, mas a mais comum é aquela que considera que há um grande bloco de massa continental que engloba as porções europeia e asiática, formando um grande continente único.

 

Características físicas

 

Localização e extensão

A Eurásia é uma grande massa continental formada pelos territórios da Europa e da Ásia.
Eles são separados pelos Montes Urais, uma cadeia montanhosa localizada na região, bem como pelo Rio Ural, pelo Mar Negro e pelo Mar Cáspio.
A extensão territorial da Eurásia é de 54.760.000 quilômetros quadrados. A Eurásia está localizada nos hemisférios Norte e Oriental do globo.

 

Clima

Por conta da vasta extensão territorial da Eurásia, há uma grande variedade de climas presentes.
Na porção europeia são predominantes os climas oceânico, continental e o mediterrâneo.
Já na porção asiática, são predominantes os climas siberiano, mediterrâneo, desértico e de monções.

 

Relevo

No continente asiático estão presentes extensas planícies e planaltos. Há também áreas elevadas, com mais de 3 mil metros de altitude, como é o caso do Planalto do Tibete.
Há ainda cadeias montanhosas, como a Cordilheira do Himalaia. Há na Ásia também depressões absolutas, que são aquelas que estão abaixo do nível do mar.
Já na porção europeia, estão presentes as planícies, os planaltos e as montanhas.
Destacam-se no território as Cadeias das Ilhas Britânicas e os Montes Escandinavos, os Alpes, os Pirineus, os Balcãs e Cárpatos, também os Montes Urais e a Cadeia do Cáucaso.

 

Hidrografia

São importantes cursos d’água os rios Ob, Ienissei, Lena e Kolima. Ainda, o Tarim e os rios Amu Daria e Sir Daria.
Destacam-se também o rio Amarelo e o Yangzi, o Brahmaputra, o Ganges e o Indo, bem como o Tigre e o Eufrates (Ásia). São importantes rios o Danúbio, Elba, Loire, Reno, Ródano e Volga (Europa).
A porção da Europa é limitada pelos oceanos Glacial Ártico (norte), Atlântico (oeste), pelo mar Mediterrâneo e pelo mar Negro.
Já a porção asiática é limitada pelos oceanos Ártico (norte), Índico (sul) e Pacífico (leste).

ATIVIDADES:

1) Indique no mapa os nomes dos oceanos e exemplifique a sua importância na divisão dos continentes.

2) Você conhece outros critérios de divisão dos continentes? Justifique sua resposta.                            


3) Leia e analise com atenção o mapa físico da EURÁSIA:

Observe e analise o mapa – Planisfério Físico, em especial a região destacada. Em seguida, responda às questões propostas.


a) Que tipo de variável foi utilizada na elaboração da legenda do mapa? Justifique sua resposta.



















b) Identifique os principais componentes físico-naturais da Eurásia. (Ex.: Cadeia de Montanhas, rios, mares, lagos etc).

c) Identifique no mapa as fronteiras naturais entre Europa e Ásia e cite 03 (três) exemplos. Se necessário, pesquise no site: https://super.abril.com.br/blog/oraculo/por-que-asia-e-europa-sao-continentes-diferentes-se-ficam-juntos/



___________________________________________________________________

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 04 a 11 de maio de 2020

PROFESSORA: Sirlene

NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais

TEMA: Globalização e as desigualdades mundiais.

ROTEIRO: 

- Leitura e análise dos textos 1, 2 e 3; (Abaixo)
- Resolva as questões com base nos textos 1, 2 e 3. (Abaixo)
- Leia o texto: OS DESAFIOS PARA REDUZIR AS DESIGUALDADES NO MUNDO GLOBALIZADO. (Abaixo)
- Assista o vídeo: ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), através do link (Material de Apoio).
- Preencha as lacunas da atividade 2 no seu Caderno do Aluno, ou no caderno de classe.

- Faça as palavras cruzadas em seu caderno de classe ou no seu Caderno do Aluno(apostila).


MATERIAL DE APOIO:
- Textos retirados do Caderno do Aluno. (Abaixo)

https://www.youtube.com/watch?v=RkRpbUt1fCM&list=PLAvMMJyHZEaFnbAHb_0limdkGL5Z_HBIi&index=17

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:


LEIA E OBSERVE COM ATENÇÃO:

Texto 1
Para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) António Guterres, a globalização e o progresso tecnológico geraram um avanço econômico sem precedentes, mas os benefícios não atingiram todas as pessoas. Ele citou dados mostrando que as oito pessoas mais ricas do mundo têm uma fortuna que corresponde aos bens somados de 3,6 bilhões de pessoas. [...] As crianças na África Subsaariana têm 14 vezes mais chance de morrer antes de completar cinco anos do que as que vivem em países desenvolvidos.[...] Em seu discurso, afirmou que é preciso também integrar paz, desenvolvimento sustentável e direitos humanos, e fez um alerta: a desigualdade “é alta e está crescendo”.

Fonte: ONU News. Nações Unidas querem resposta global no combate a conflitos (publicado em 24 jan. 2017). Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2017/01/1574961-nacoes-unidas-querem-resposta-globalno-combate-conflitos>. Acesso em: 24 set. 2019. Texto adaptado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

Texto 2
Vivemos em um mundo interconectado, mas temos que aceitar o fato de que a globalização está perdendo lentamente seu brilho”, declarou Modi no seu discurso de abertura na 48ª edição do Fórum Econômico Mundial. [...] Perante o descontentamento em várias partes da sociedade com as consequências da globalização, as forças do protecionismo se levantam contra elas, acrescentou. “A sua intenção não é somente evitar a globalização em si, senão reverter seu desenvolvimento natural. O resultado são novos tipos de tarifas e barreiras não tarifárias, acordos e negociações bilaterais e multilaterais”, completou. Para o premiê indiano, o primeiro a dirigir-se ao Fórum de Davos desde 1997, o “isolamento não é a resposta” ao descontentamento com a globalização, mas “aceitar a mudança e formular políticas ágeis e flexíveis de acordo com os tempos mutáveis”. Modi também defendeu que as potências cooperem em um mundo fraturado e que a concorrência entre nações não crie um muro entre elas. Na sua opinião, o maior desafio que o mundo deve enfrentar é a mudança climática, mas criticou a falta de solidariedade dos países ricos com os que estão em vias de desenvolvimento. “Todo mundo fala da redução de emissões, mas muito poucos países respaldam suas palavras com financiamento” para ajudar às nações em vias de desenvolvimento e emergentes a desenvolver as tecnologias necessárias, lamentou. Nesse sentido, o premiê indiano explicou que seu país pretende gerar até 2020 um total de 175 gigawatts de energia renovável, dos quais já conseguiu um terço nos últimos três anos. Por fim, Modi considerou o terrorismo o segundo maior desafio para a comunidade internacional, enquanto o isolacionismo e a proteção ficam em terceiro.
Fonte: Agência Brasil. Globalização está perdendo seu brilho, diz primeiro-ministro da Índia, em Davos (publicado em 23/01/2018). Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2019. (Adaptado).

Texto 3
A globalização acabou? Muitos analistas acreditam que sim, mas o colunista Pedro Dallari não concorda com essa tese. Segundo ele, o fenômeno da globalização não pode ser analisado sob um prisma puramente econômico, como querem alguns, pois implica em muitos outros fatores, como a questão dos direitos humanos, a qual se disseminou em todo o planeta de uma forma acelerada. Além do mais, há o fato inquestionável de que o século 20 conheceu um desenvolvimento científico e tecnológico sem precedentes na história da humanidade, o que teve como consequência uma maior interatividade entre os seres humanos e, como resultado, a adoção de regras de conduta que tendem a ser uniformes no mundo todo. A globalização, para Dallari, é um fenômeno irreversível.
Fonte: Jornal da USP. A globalização chegou ao fim? (por Pedro Dallari e publicado em 15/02/2017). Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2019.


ATIVIDADE 1 – Com base nos textos 1, 2 e 3 responda as questões abaixo:
a) Como você define a globalização?
b) Destaque 03 (três) características do processo de globalização.
c) A facilidade no acesso à informação e ao modo de vida de outras culturas influencia o cotidiano das pessoas em diferentes regiões do mundo, provocando mudanças nos costumes, nos hábitos e comportamentos alimentares, nas vestimentas, entre outros. Cite exemplos da influência de outras culturas no seu modo de vida.
d) Para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) António Guterres, a globalização aumenta a desigualdade. Você concorda com essa afirmação? No seu cotidiano você percebe evidências do aumento da desigualdade? Justifique sua resposta.
e) É possível integrar paz, desenvolvimento sustentável e direitos humanos em um mundo globalizado? Justifique sua resposta.
f ) Você acredita que a globalização é irreversível? Justifique sua resposta.
g) Elabore uma charge retratando a globalização em uma folha avulsa e/ou no seu caderno. Lembre-se que a charge tem como intenção principal fazer uma crítica por meio do humor e se destaca pela criatividade e pela abordagem de temas atuais.


Texto: OS DESAFIOS PARA REDUZIR AS DESIGUALDADES NO MUNDO GLOBALIZADO

Você já ouviu falar em ODM e OTDS? O que representa a Agenda 2030 para os diferentes países no contexto da globalização?
No fim da Guerra Fria, quando as agências oficiais de assistência ao desenvolvimento tiveram cortes em seu orçamento – e os países que precisavam da cooperação sofreram os efeitos da diminuição dos recursos –, a ONU e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) passaram a discutir metas de bem-estar econômico, desenvolvimento social e sustentabilidade. Em 2000, 189 nações firmaram um compromisso para combater a extrema pobreza e outros problemas sociais. Esse pacto levou ao desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Anos depois, em 2015, os ODM inspiraram a criação de uma agenda mundial composta de 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, intitulada de Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
3 CARVALHO, P.G.M.; BARCELLOS, F.C. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM: Uma avaliação crítica.
Revista Sustentabilidade em Debate. 2013. Disponível em: <http://www.estrategiaods.org.br/o-que-sao-osods/historia/>. Acesso em: 24 set 2019.

ATIVIDADE 1 – Faça uma pesquisa sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e liste-os em seu caderno.



______________________________________________________________

DISCIPLINA História e Geografia

ÁREA: Ciências Humanas

PROFESSOR(A)Alexandre, Sirlene e Valdenice

PERÍODO: 27/ABR A 30/ABR


TEMA: Os Indígenas no Brasil (Atividade referente à Semana do Índio – Projeto da Área de Humanas).

ROTEIRO:
- Leitura e análise dos textos: Índio ou indígena; e É índio ou não é índio? (Abaixo);
- Leitura e análise de Mapa Conceitual (Material de Apoio);
- Análise de vídeos (Aprofundamento);
- Atividades baseadas na análise dos textos (Abaixo);

MATERIAL DE APOIO:
- Mapa Conceitual.(Abaixo)

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:

MAPA CONCEITUAL:


Leia os textos abaixo com atenção:

Índio ou indígena?
*“(...) Índio e não é a mesma coisa? Pois é. Não, não é. Digam o que disserem, mas ser um indígena é pertencer a um povo específico; Munduruku, por exemplo. Ser “índio” é pertencer a quê? É trazer consigo todos os adjetivos não apreciados em qualquer ser humano. Ela é uma palavra preconceituosa, racista, colonialista, etnocêntrica, eurocêntrica.” (São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019.)
É índio ou não é índio? Daniel Munduruku
Certa feita tomei o metrô rumo à praça da Sé. Eram meus primeiros dias em São Paulo, e eu gostava de andar de metrô e ônibus. Tinha um gosto especial em mostrar-me para sentir a reação das pessoas quando me viam passar. Queria poder ter a certeza de que as pessoas me identificavam como índio a fim de dar minha autoimagem.
Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima abaixo quando entrei no metrô:
- Você viu aquele moço? Parece que é índio – disse a senhora A.
- É, parece. Mas eu não tenho tanta certeza assim. Não viu que ele usa calça jeans? Não é possível que ele seja índio usando roupa de branco. Acho que ele não é índio de verdade – disse a senhora B.
- É, pode ser. Mas você viu o cabelo dele? É lisinho, lisinho. Só índio tem cabelo assim, desse jeito. Acho que ele é índio sim – defendeu-me a senhora A.
- Sei não. Você viu que ele usa relógio? Índio vê a hora olhando pro tempo. O relógio do índio é o sol, a lua, as estrelas... Não é possível que ele seja índio – argumentou a senhora B.
- Mas ele tem o olho puxado – disse a senhora A.
- E também usa sapatos e camisa – ironizou a senhora B.
- Mas tem as maçãs do rosto muito salientes. Só os índios têm o rosto desse jeito. Não, ele não nega. Só pode ser índio e, parece, dos puros.
- Não acredito. Não existem mais índios puros – afirmou cheia de sabedoria a senhora B. – afinal, como um índio poderia estar andando de metrô? Índio de verdade mora na floresta, carrega arco e flechas, caça e pesca e planta mandioca. Acho que não é índio coisa nenhuma.
- Você viu o colar que ele está usando? Parece que é de dentes. Será que é dentes de gente?
- Você não disse que não achava que ele era índio? E agora parece que você está com medo?
- Por via das dúvidas...
- O que você acha de falarmos com ele?
- E se ele não gostar?
- Paciência... Ao menos nós teremos informações mais precisas, você não acha?
- É, acho, mas confesso que não tenho muita coragem de iniciar um diálogo com ele. Você pergunta? – disse a senhora B, que a esta altura já se mostrava um tanto constrangida.
- Eu pergunto.
Eu estava ouvindo a conversa de costas para as duas e de vez em quando ria com vontade. De repente senti um leve toque de dedos em meu ombro. Virei-me. Infelizmente elas demoraram a chamar-me. Meu ponto de desembarque estava chegando:
Olhei para elas sorri e disse:
- Sim!
                                                                                                          (Extraído do livro Histórias de Índio. Companhia das Letrinhas. SP, 1996. São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019. 112p)

ATIVIDADES:

1) Após a leitura dos textos e análise dos vídeos, faça um artigo de opinião sobre a questão indígena no Brasil: O povo indígena tem seus direitos garantidos?



Sem comentários:

Enviar um comentário