Nome:_________________________________________ANO/SÉRIE:__________________
Período de 26 de junho a 13 de julho. Tecnologia
Objetivos:
Destacar a importância de compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais.
Promover a comunicação, o acesso e a
disseminação de informações, produzir conhecimentos, resolver problemas,
exercendo protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Entender que a utilização de tecnologia em
sala de aula abrange uma gama de possibilidades que vai além das atividades
plugadas, abrindo espaço para o uso da criatividade e do protagonismo através
de atividades desplugadas.
Narrativa
Digital - Storytelling
Vamos pensar um pouquinho...
Contar e ouvir histórias sempre fez parte
da história da humanidade. Provavelmente aquele que chamamos de homem
“pré-histórico” assentava-se ao redor de fogueiras e contava histórias, narrava
fatos do seu cotidiano, relatava suas aventuras.
A narrativa é uma sequencia de ação que
geralmente tem um início, meio e fim, portanto uma história a ser contada com
personagens, foco narrativo, espaço (lugar) e tempo.
Todos
nós gostamos de ouvir uma boa história. Mas nosso cérebro reage de forma
diferente às narrativas.
Contar história é algo lúdico que na
escola é realizado desde as séries iniciais e vai se perdendo ao longo do
tempo, porém estudos apontam que ouvir histórias ativam no cérebro áreas
diferentes do que quando se fala e vê imagens num power point ou quadro-negro,
principalmente as áreas ligadas a imaginação do que está sendo narrado.
A proposta da narrativa
digital é combinar a antiga arte de contar histórias com recursos das chamadas
tecnologias digitais de informação e comunicação. As narrativas são elaboradas
na perspectiva de linguagens múltiplas, lançado mão de recursos de. É possível
ainda a narração, que deve ser gravada pelo contador de estórias. Prontas, as
narrativas são publicadas na internet e tornam-se acessíveis a muitos.
Se na narrativa tradicional a forma de comunicação é
praticamente apenas a fala do contador de histórias, as histórias digitais são
contadas com recursos das linguagens múltiplas, criadas em computador e
colocadas na internet.
As histórias digitais podem variar em tamanho. Porém, na
sua maioria, as histórias utilizadas na educação geralmente duram algo entre 2
e 10 minutos. Com esse tempo consideramos o chamado ciclo de atenção do ouvinte.
Exemplo:
Assista ao vídeo para se aprofundar mais
do assunto:
Agora é sua
vez!
Esse será um tempo para o exercício da criatividade, um
momento para a expressão da estética, deixando a imaginação dos alunos correr solta.
Sua tarefa é pensar numa narrativa digital para
conscientização das pessoas a respeito do momento que estamos vivendo.
(pandemia Covid-19, Frio – Campanha do Agasalho, Crise econômica, etc)
Você pode fazer como no vídeo apresentado no exemplo e
escolher histórias conhecidas como base para sua narrativa.
Veja o passo-a-passo para ajudar na sua organização.
Conclusão
Em resumo
vimos que a narrativa digital,
também conhecida por digital storytelling,
define-se como sendo uma ferramenta digital que apoia os alunos na criação de trabalhos escolares
(histórias). Esta ferramenta é bastante poderosa, interativa e muitas vezes
presente em formato atraente e emocionalmente envolvente.
Você utilizará
os conhecimentos adquiridos nesse roteiro e elaborarão um roteiro para a
Narrativa e enviarão para a correção, posteriormente farão um vídeo para sua
narrativa.
Vai ficar
Show!
Referências
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
PROFESSORA: Cláudia Valéria Martins Granata Ravelli
PERÍODO: 15 de junho a 19 de junho
Atividades: 6º ano
Você sabe o que é um PODCAST?
Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet,
cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir
informações. ... Diferente dos feeds de texto, os podcasts são
feeds de áudio, ou seja, "textos para ouvir".
https://www.youtube.com/watch?v=
https://mundopodcast.com.br/artigos/o-que-e-podcast/
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROFESSORA: Bruna /Cláudia Valéria
PERÍODO: 06/MAIO A 13/MAIO
https://mundopodcast.com.br/artigos/o-que-e-podcast/
Vamos participar
Agora é a sua vez!!
Em seu caderno, escreva um texto
curto incentivando seus familiares, amigos, colegas a participarem deste ato de
solidariedade. Atenção: Seu texto deverá constar o período de arrecadação e o
local. Em seguida, grave um podcast (áudio)
pelo celular. Não se esqueça do cuidado com o uso da linguagem.
Período de arrecadação: 15 de junho
a 15 de julho
Local: E E. Profª Maria Helena
Basso Antunes
Envie seu podcast pelo WhatsApp a
sua professora.
Participe.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROFESSORA: Bruna /Cláudia Valéria
TEMA:
Comportamento Ético nas Redes Sociais
PERÍODO: 06/MAIO A 13/MAIO
ROTEIRO:
Qual a importância do comportamento adequado nas
redes sociais.
1º Passo) Assista ao vídeo: Comportamento Ético nas
Redes Sociais - Parte 1 - O que não fazer.
Clique
nesse link : https://youtu.be/Yr4Cboj_K20
2º Passo) faça em seu caderno um resumo sobre o que
você entendeu sobre o vídeo.
3º Passo) tire uma foto e me mande por e-mail.
MATERIAL DE APOIO:
Relembre
Aula do 6º Ano Centro de Mídias:
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
A avaliação dessa atividade será
feita através do atendimento via WhatsApp no horário pré-estabelecido. (16h-16h30).
É necessário tirar uma foto do
texto produzido e enviar para o
APROFUNDAMENTO:
Para
aprofundamento você pode assistir a segunda parte do vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7omjWKJxBAA Acesso em: 03/05/2020.
MODELO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA
PROFESSOR: Cláudia Valéria Martins Granata Ravelli/ Bruna
TURMA: 6º anos
CONTEÚDOS: CYBERBULLYING
DISCIPLINA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: EF69LP07B - textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
“Todo mundo já ouviu falar de alguém que sofre ou que praticou o CYBERBULLYING. Debocham uns dos outros, criam os apelidos mais estranhos, reparam nas mínimas “imperfeições” – e não perdoam nada. Na escola, isso é bastante comum. Implicância, discriminação e agressões verbais e físicas são muito mais frequentes do que o desejado. Esse comportamento não é novo, mas o modo como pesquisadores, médicos e professores o encaram vem mudando. Há cerca de 15 anos, essas provocações passaram a ser vistas como uma forma de violência e ganharam nome: bullying (palavra do inglês que pode ser traduzida como “intimidar” ou “amedrontar”).
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE – PARTE DIVERSIFICADA
EEEI
MARIA HELENA BASSO ANTUNES
PROFESSOR: Cláudia Valéria Martins Granata Ravelli/ Bruna
TURMA: 6º anos
CONTEÚDOS: CYBERBULLYING
DISCIPLINA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: EF69LP07B - textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Como ponto de apoio ás atividades on
line e pelas dificuldades apresentadas, sigo com o tema em busca de trabalhar a
conscientização de nossos alunos.
Começamos com questionamento sobre o
tema, que os alunos deverão responder no caderno. Em seguida 05 links foram
disponibilizados para que possam pesquisar, ouvir sobre o tema. Formando
conceitos protagonistas que possam fazer a diferença no ambiente escolar e na
vida cotidiana de cada um.
Foram orientados a formarem grupos
virtuais composto por até 4 colegas para elaborarem a narrativa através das
imagens disponibilizadas no Blog,
Os gêneros textuais são de livre
escolha, porém deverão utilizar ferramentas digitais para a realização dessa
atividade e ser encaminhada ao professor.
TEMA:
CYBERBULLYING
Leia
com atenção
“Todo mundo já ouviu falar de alguém que sofre ou que praticou o CYBERBULLYING. Debocham uns dos outros, criam os apelidos mais estranhos, reparam nas mínimas “imperfeições” – e não perdoam nada. Na escola, isso é bastante comum. Implicância, discriminação e agressões verbais e físicas são muito mais frequentes do que o desejado. Esse comportamento não é novo, mas o modo como pesquisadores, médicos e professores o encaram vem mudando. Há cerca de 15 anos, essas provocações passaram a ser vistas como uma forma de violência e ganharam nome: bullying (palavra do inglês que pode ser traduzida como “intimidar” ou “amedrontar”).
Sua principal característica é que a agressão (física, moral ou
material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação
específica. Mais recentemente, a tecnologia deu nova cara ao problema. E-mails
ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com
fotos e textos constrangedores para a vítima foram batizados de cyberbullying.
Aqui, no Brasil, vem aumentando rapidamente o número de casos de violência
desse tipo.”
(SANTOMAURO, 2010)
Agora é
a sua vez
Responda
em seu caderno
O que
compreende por CYBERBULLYING?
Faça uma
pesquisa utilizando estes links como apoio. E anote em seu caderno as
informações que considera importantes.
Nesta
página você encontra uma sequência de imagens. Você deverá produzir uma
narrativa (história) com a finalidade de CONSCIENTIZAR as pessoas a não praticarem mais. Você pode criar um grupo de colegas, pelo
whatsapp, utilizar o áudio do seu celular, vídeo. Seja criativo, há vários
gêneros textuais que podem ser trabalhados: Notícia, poema, paródia, Dicas para
aqueles que sofrem ou até mesmo os que praticam.
RECURSOS:
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
-
As atividades serão desenvolvidas e enviadas ao professor por e-mail ou
foto/imagem, áudio, vídeo da atividade pelo whatsapp, para verificação da
resolução das atividades.
- Será
registrada em uma tabela a entrega das atividades enviadas para cada estudante
com o valor de pontos que somará na avaliação;
Nº DE AULAS PREVISTAS: 01
PERÍODOD DE REALIZAÇÃO: 06/05/2020 a 13/05/2020
PROFESSORA: Cláudia
Valéria Martins Granata Ravelli/ Bruna
VALIDADO EM: 04/05/2020
Sem comentários:
Enviar um comentário