Tecnologia 6º Ano





Nome:_________________________________________ANO/SÉRIE:__________________



Período de 26 de junho a 13 de julho. Tecnologia

Objetivos:
Destacar a importância de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais.
Promover a comunicação, o acesso e a disseminação de informações, produzir conhecimentos, resolver problemas, exercendo protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Entender que a utilização de tecnologia em sala de aula abrange uma gama de possibilidades que vai além das atividades plugadas, abrindo espaço para o uso da criatividade e do protagonismo através de atividades desplugadas.

Narrativa Digital - Storytelling

Você já ouviu falar em Narrativa Digital?
Vamos pensar um pouquinho...
Contar e ouvir histórias sempre fez parte da história da humanidade. Provavelmente aquele que chamamos de homem “pré-histórico” assentava-se ao redor de fogueiras e contava histórias, narrava fatos do seu cotidiano, relatava suas aventuras.
A narrativa é uma sequencia de ação que geralmente tem um início, meio e fim, portanto uma história a ser contada com personagens, foco narrativo, espaço (lugar) e tempo.

E por que fazer vídeos na escola?
Todos nós gostamos de ouvir uma boa história. Mas nosso cérebro reage de forma diferente às narrativas.
Contar história é algo lúdico que na escola é realizado desde as séries iniciais e vai se perdendo ao longo do tempo, porém estudos apontam que ouvir histórias ativam no cérebro áreas diferentes do que quando se fala e vê imagens num power point ou quadro-negro, principalmente as áreas ligadas a imaginação do que está sendo narrado.
A proposta da narrativa digital é combinar a antiga arte de contar histórias com recursos das chamadas tecnologias digitais de informação e comunicação. As narrativas são elaboradas na perspectiva de linguagens múltiplas, lançado mão de recursos de. É possível ainda a narração, que deve ser gravada pelo contador de estórias. Prontas, as narrativas são publicadas na internet e tornam-se acessíveis a muitos.
Se na narrativa tradicional a forma de comunicação é praticamente apenas a fala do contador de histórias, as histórias digitais são contadas com recursos das linguagens múltiplas, criadas em computador e colocadas na internet.
As histórias digitais podem variar em tamanho. Porém, na sua maioria, as histórias utilizadas na educação geralmente duram algo entre 2 e 10 minutos. Com esse tempo consideramos o chamado ciclo de atenção do ouvinte.

Exemplo:
Assista ao vídeo para se aprofundar mais do assunto:


Agora é sua vez!
Esse será um tempo para o exercício da criatividade, um momento para a expressão da estética, deixando a imaginação dos alunos correr solta.
Sua tarefa é pensar numa narrativa digital para conscientização das pessoas a respeito do momento que estamos vivendo. (pandemia Covid-19, Frio – Campanha do Agasalho, Crise econômica, etc)
Você pode fazer como no vídeo apresentado no exemplo e escolher histórias conhecidas como base para sua narrativa.
Veja o passo-a-passo para ajudar na sua organização.


















Conclusão
Em resumo vimos que a narrativa digital, também conhecida por digital storytelling, define-se como sendo uma ferramenta digital que apoia os alunos na criação de trabalhos escolares (histórias). Esta ferramenta é bastante poderosa, interativa e muitas vezes presente em formato atraente e emocionalmente envolvente.
Você utilizará os conhecimentos adquiridos nesse roteiro e elaborarão um roteiro para a Narrativa e enviarão para a correção, posteriormente farão um vídeo para sua narrativa.
Vai ficar Show!


Referências


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

PROFESSORA: Cláudia Valéria Martins Granata Ravelli

PERÍODO: 15 de junho a 19 de junho

Atividades:
6º ano



Você sabe o que é um PODCAST?

Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações. ... Diferente dos feeds de texto, os podcasts são feeds de áudio, ou seja, "textos para ouvir".
  https://www.youtube.com/watch?v=    

https://mundopodcast.com.br/artigos/o-que-e-podcast/


Vamos participar









































Agora é a sua vez!!

  Em seu caderno, escreva um texto curto incentivando seus familiares, amigos, colegas a participarem deste ato de solidariedade. Atenção: Seu texto deverá constar o período de arrecadação e o local. Em seguida, grave um podcast (áudio) pelo celular. Não se esqueça do cuidado com o uso da linguagem.

Período de arrecadação: 15 de junho a 15 de julho

Local: E E. Profª Maria Helena Basso Antunes

Envie seu podcast pelo WhatsApp a sua professora.


Participe.



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROFESSORA: Bruna /Cláudia Valéria 


TEMA: Comportamento Ético nas Redes Sociais


PERÍODO: 06/MAIO A 13/MAIO


ROTEIRO: 

                  Qual a importância do comportamento adequado nas redes sociais.
    
1º Passo) Assista ao vídeo: Comportamento Ético nas Redes Sociais - Parte 1 - O que não fazer.
Clique nesse link :  https://youtu.be/Yr4Cboj_K20

2º Passo) faça em seu caderno um resumo sobre o que você entendeu sobre o vídeo.
3º Passo) tire uma foto e me mande por e-mail.

MATERIAL DE APOIO:
Relembre Aula do 6º Ano Centro de Mídias:

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
A avaliação dessa atividade será feita através do atendimento via WhatsApp no horário pré-estabelecido. (16h-16h30).
É necessário tirar uma foto do texto produzido e enviar para o        

APROFUNDAMENTO:
Para aprofundamento você pode assistir a segunda parte do vídeo. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=7omjWKJxBAA Acesso em: 03/05/2020.




ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE – PARTE DIVERSIFICADA
EEEI MARIA HELENA BASSO ANTUNES

                                          MODELO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA


PROFESSOR: Cláudia Valéria Martins Granata Ravelli/ Bruna

TURMA: 6º anos

CONTEÚDOS: CYBERBULLYING

DISCIPLINA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: EF69LP07B - textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:


Como ponto de apoio ás atividades on line e pelas dificuldades apresentadas, sigo com o tema em busca de trabalhar a conscientização de nossos alunos.
Começamos com questionamento sobre o tema, que os alunos deverão responder no caderno. Em seguida 05 links foram disponibilizados para que possam pesquisar, ouvir sobre o tema. Formando conceitos protagonistas que possam fazer a diferença no ambiente escolar e na vida cotidiana de cada um.
Foram orientados a formarem grupos virtuais composto por até 4 colegas para elaborarem a narrativa através das imagens disponibilizadas no Blog,
Os gêneros textuais são de livre escolha, porém deverão utilizar ferramentas digitais para a realização dessa atividade e ser encaminhada ao professor.

TEMA: CYBERBULLYING

Leia com atenção

       “Todo mundo já ouviu falar de alguém que sofre ou que praticou o CYBERBULLYING. Debocham uns dos outros, criam os apelidos mais estranhos, reparam nas mínimas “imperfeições” – e não perdoam nada. Na escola, isso é bastante comum. Implicância, discriminação e agressões verbais e físicas são muito mais frequentes do que o desejado. Esse comportamento não é novo, mas o modo como pesquisadores, médicos e professores o encaram vem mudando. Há cerca de 15 anos, essas provocações passaram a ser vistas como uma forma de violência e ganharam nome: bullying (palavra do inglês que pode ser traduzida como “intimidar” ou “amedrontar”).
         Sua principal característica é que a agressão (física, moral ou material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação específica. Mais recentemente, a tecnologia deu nova cara ao problema. E-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima foram batizados de cyberbullying. Aqui, no Brasil, vem aumentando rapidamente o número de casos de violência desse tipo.”
                                                                                                   (SANTOMAURO, 2010)

Agora é a sua vez




Responda em seu caderno
O que compreende por CYBERBULLYING?







Faça uma pesquisa utilizando estes links como apoio. E anote em seu caderno as informações que considera importantes.






  Nesta página você encontra uma sequência de imagens. Você deverá produzir uma narrativa (história) com a finalidade de CONSCIENTIZAR  as pessoas a não praticarem mais.  Você pode criar um grupo de colegas, pelo whatsapp, utilizar o áudio do seu celular, vídeo. Seja criativo, há vários gêneros textuais que podem ser trabalhados: Notícia, poema, paródia, Dicas para aqueles que sofrem ou até mesmo os que praticam.





RECURSOS:






AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

- As atividades serão desenvolvidas e enviadas ao professor por e-mail ou foto/imagem, áudio, vídeo da atividade pelo whatsapp, para verificação da resolução das atividades.
 - Será registrada em uma tabela a entrega das atividades enviadas para cada estudante com o valor de pontos que somará na avaliação;

Nº DE AULAS PREVISTAS: 01

PERÍODOD DE REALIZAÇÃO: 06/05/2020 a 13/05/2020

PROFESSORA: Cláudia Valéria Martins Granata Ravelli/ Bruna

VALIDADO EM: 04/05/2020




Sem comentários:

Enviar um comentário