AVALIAÇÃO BIMESTRAL
Nome _______________________________________________nº____9º Ano _____
Professora: Suzel
Período: 29/05/20
Tema: Linguagem da Música
3) SEGUNDO O COMPOSITOR A MÚSICA ¨ÁGUAS DE MARÇO REPRESENTA UM MOMENTO VIVIDO
Justifique sua
resposta.
4) NO INÍCIO DO SÉCULO XIX FOI CRIADO O METRÔNOMO, INSTRUMENTO PARA DETERMINAR O ANDAMENTO DA MÚSICA. DESPERTOU O INTERESSE DE COMPOSITORES COMO ANTONIO SALIERI E LUDWIG VAN BEETHOVEN, PORQUE, TENDO UMA MEDIDA PADRÃO PARA DETERMINAR O ANDAMENTO DE SUAS COMPOSIÇÕES – BATIMENTOS POR MINUTO ( BPM ), O INSTRUMENTO GARANTIRIA QUE O INTÉRPRETE EXECUTASSE AS MÚSICAS NA VELOCIDADE MAIS PRÓXIMA POSSÍVEL DA IMAGINADA PELO COMPOSITOR .
Boa prova!!!!
1)TODA COMUNIDADE CONFIGURA UM CONTEXTO
SOCIOCULTUTAL COMPOSTO POR ELEMENTOS DIFERENTES ENTRE SI E QUE SÃO QUASE
INDISSOCIÁVEIS. QUAIS SÃO ELES EM RELAÇÃO AS DIMENSÕES DA VIDA?
(AULA DO CMSP DE ARTE )
A)
DIMENSÃO POLÍTICA, CULTUTAL, HISTÓRICA E ÉTICA;
B)
DIMENSÃO SOCIAL, CULTUTAL, HISTÓRICA E ÉTICA;
C)
DIMENSÃO SOCIAL, ECONÔMICA , HISTÓRICA E
ÉTICA;
D)
DIMENSÃO SOCIAL, CULTUTAL, HISTÓRICA E ESTÉTICA;
Justifique sua resposta:
2 ) DE ACORDO COM A DEFINIÇÃO
DE GÊNERO E ESTILO ASSINALE
A ALTERNATIVA QUE EXEMPLIFICA ESTE CONCEITO (AULA
DO CMSP DE ARTE ):
A) Sertanejo raiz (ou música caipira),romântico,
dançante,Sertanejo universitário;
B) MPB –SAMBA samba-enredo, Samba-exaltação ,Samba
de Breque ,Samba de Gafieira;
C)SAMBA ,
Músicas da
Ditadura Militar, Bossa Nova ,Tropicalismo;
D) ROCK,
FESTAS JUNINAS, QUADRILHAS, MÚSICAS FOLCLÓRICAS.
Justifique sua
resposta
3) SEGUNDO O COMPOSITOR A MÚSICA ¨ÁGUAS DE MARÇO REPRESENTA UM MOMENTO VIVIDO
A canção foi lançada inicialmente
no compacto simples e depois no álbum Matita Perê, no ano seguinte
O autor compôs uma versão em língua inglesa, que manteve a estrutura e a
metáfora central do significado da letra.
A canção chegou a inspirar uma campanha publicitária da empresa Coca-Cola na década de 1980, com um arranjo mais próximo do rock e outros versos. A versão em inglês da música foi também utilizada, já na década de 1990, como tema publicitário para o lançamento do Ayala Center, nas Filipinas.
Em 2001, foi nomeada como a melhor canção brasileira de todos os tempos em uma pesquisa de 214 jornalistas brasileiros, músicos e outros artistas do Brasil, conduzida pelo jornal Folha de São Paulo. Na pesquisa realizada pela edição brasileira da revista Rolling Stone, em 2009, a canção ocupa o segundo lugar, atrás de Construção, de Chico Buarque de Holanda.
A canção chegou a inspirar uma campanha publicitária da empresa Coca-Cola na década de 1980, com um arranjo mais próximo do rock e outros versos. A versão em inglês da música foi também utilizada, já na década de 1990, como tema publicitário para o lançamento do Ayala Center, nas Filipinas.
Em 2001, foi nomeada como a melhor canção brasileira de todos os tempos em uma pesquisa de 214 jornalistas brasileiros, músicos e outros artistas do Brasil, conduzida pelo jornal Folha de São Paulo. Na pesquisa realizada pela edição brasileira da revista Rolling Stone, em 2009, a canção ocupa o segundo lugar, atrás de Construção, de Chico Buarque de Holanda.
RESPONDA: QUEM FOI O
COMPOSITOR DA MÚSICA ¨ ÁGUAS DE MARÇO ¨, 1972 ?
A) CHICO BUARQUE
B) ROBERTO CARLOS
C) NUNO RAMOS
D) TOM JOBIM
4) NO INÍCIO DO SÉCULO XIX FOI CRIADO O METRÔNOMO, INSTRUMENTO PARA DETERMINAR O ANDAMENTO DA MÚSICA. DESPERTOU O INTERESSE DE COMPOSITORES COMO ANTONIO SALIERI E LUDWIG VAN BEETHOVEN, PORQUE, TENDO UMA MEDIDA PADRÃO PARA DETERMINAR O ANDAMENTO DE SUAS COMPOSIÇÕES – BATIMENTOS POR MINUTO ( BPM ), O INSTRUMENTO GARANTIRIA QUE O INTÉRPRETE EXECUTASSE AS MÚSICAS NA VELOCIDADE MAIS PRÓXIMA POSSÍVEL DA IMAGINADA PELO COMPOSITOR .
QUAL
O NOME DESSE
INSTRUMENTO DE ACORDO COM O
TEXTO?
A)
RELÓGIO
B) ELETRÔNICO
C)
METRÔNOMO
D) CRAVO
Justifique sua
resposta
5)ASSINALE ABAIXO QUAIS SÃO OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA MUSICA:
(A) TIMBRE, ALTURA, DURAÇÃO ,RITMO, INTENSIDADE,MELODIA.
(B) TIMBRE, ALTURA, GRAVE ,RITMO, INTENSIDADE,MELODIA.
(C) TIMBRE, ALTURA, DURAÇÃO ,AGUDO, INTENSIDADE,MELODIA.
(D) TIMBRE, ALTURA, DURAÇÃO ,RITMO, LONGO,MELODIA.
(B) TIMBRE, ALTURA, GRAVE ,RITMO, INTENSIDADE,MELODIA.
(C) TIMBRE, ALTURA, DURAÇÃO ,AGUDO, INTENSIDADE,MELODIA.
(D) TIMBRE, ALTURA, DURAÇÃO ,RITMO, LONGO,MELODIA.
Boa prova!!!!
NOME:_______________________________________________nº ______ série________
NÚMERO DE
AULAS: 4 AULAS
TEMA: MÚSICA
ATIVIDADE:
LEIA COM ATENÇÃO AS ATIVIDADES , PROCURE A PALAVRA CHAVE E RESPONDA AS QUESTÕES, COPIANDO A ALTERNATIVA CORRETA, DE ACORDO COM O TEXTO.
1)
SEGUNDO O COMPOSITOR TOM JOBIM, A MÚSICA ¨ÁGUAS DE MARÇO ¨ É UMA OBRA
SINGELA E SIMPLES. MAS É MUITO COMPLEXA PELA VARIAÇÃO HARMÔNICA PARA POUCAS
NOTAS, PELO RITMO CONTÍNUO DA CHUVA, PELA LETRA QUE DESCREVE O MOVIMENTO DAS
ÁGUAS MORRO ABAIXO.
A SOLIDÃO DA ESPERA
DE QUE A CHUVA DIMINUA PARA CONTINUAR A OBRA.
A ENXURRADA QUE DESCE MORRO
ABAIXO, LEVANDO PAU E PEDRA. O POUCO SOL QUE BRILHA NO VIDRO MOLHADO,
A NOITE
QUE CHEGA SEM A CHUVA IR EMBORA.
A CONVERSA `A BEIRA DO RIO, A PESCARIA, A
ESPERA,
EM MEIO ÀS IMAGENS DAS ÁRVORES , DO TOCO, DO NÓ DA MADEIRA. O CANTO DO
PÁSSARO MATITA - PERÊ, DO VENTO, DO
TAMANHO DA RIBANCEIRA.
AS VIGAS DA CASA,
A IMAGEM DO VÃO,
A ESPERA DA FESTA DA CUMEEIRA
(QUANDO SE TERMINA O TELHADO, SE FESTEJA COM UM BARRIL DE CHOPE). TUDO
PELO PROJETO DA CASA,
PROMESSA DA VIDA NO CORAÇÃO.
TUDO ISSO RELATADO DURANTE A
CONSTRUÇÃO DA CASA NO SEU SÍTIO.
1. QUEM FOI O
COMPOSITOR DA MÚSICA ¨ ÁGUAS DE MARÇO ¨, 1972 ?
A) CHICO BUARQUE
B) ROBERTO CARLOS
C) NUNO RAMOS
D) TOM JOBIM
NO INÍCIO DO
SÉCULO XIX FOI CRIADO O METRÔNOMO,
INSTRUMENTO PARA DETERMINAR O
ANDAMENTO DA MÚSICA. DESPERTOU O INTERESSE DE COMPOSITORES COMO
ANTONIO SALIERI E LUDWIG VAN BEETHOVEN, PORQUE, TENDO UMA
MEDIDA PADRÃO PARA DETERMINAR O ANDAMENTO DE SUAS COMPOSIÇÕES – BATIMENTOS POR
MINUTO ( BPM ), O INSTRUMENTO
GARANTIRIA QUE O INTÉRPRETE EXECUTASSE AS MÚSICAS NA VELOCIDADE MAIS PRÓXIMA
POSSÍVEL DA IMAGINADA PELO COMPOSITOR. .
2. QUAL O
NOME DESSE INSTRUMENTO
DE ACORDO COM O TEXTO?
A) RELÓGIO C) METRÔNOMO
B) ELETRÔNICO D) CRAVO
3) COMO ESTUDIOSO DA LITERATURA BRASILEIRA
UNIVERSAL, TOM JOBIM, MÚSICO, MAESTRO
,COMPOSITOR E ARRANJADOR, FOI BUSCAR O
TÍTULO DA MÚSICA ÁGUAS DE MARÇO NO POEMA ¨ O CAÇADOR DE ESMERALDAS ¨, DE OLAVO BILAC. O QUE O MÚSICO BUSCOU
NO POEMA PARA COMPLETAR SUA MÚSICA ?
PARA RESPONDER, ACESSE O LINK: https://docplayer.com.br/9136897-O-cacador-de-esmeraldas.html
4) NO CADERNO (COMO MODELO ABAIXO) REPRESENTE A LINGUAGEM DA MÚSICA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO (DESENHO).
PINTE
MISTURANDO AS CORES. PINTE A BORDA EM
PRETO
AVALIAÇÃO: ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES NO CADERNO, SE POSSÍVEL PRINTADAS E ENVIADAS VIA WHATTSAPP.
Bons
estudos!!!
Professora Suzel
♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪
Período: De 04 de maio à 11 de maio.
LINGUAGEM: Música
OBJETO DE CONHECIMENTO:Contextos e práticas.
Para
ampliar seu conhecimento musical referente às principais mudanças da
música brasileira no século XX, propomos que você assista um vídeo, mas para
isso fará algumas anotações, assim poderá registrar essas evoluções, orientados
pelo roteiro das perguntas abaixo:
As principais
mudanças da Música Popular Brasileira, no séc XX: https://youtu.be/SJEUKIovU1o
a) Qual manifesto propunha romper com as expressões
artísticas no início do séc. XX? Comente.
b) Qual foi o gênero musical tipicamente brasileiro,
que inspirou muitas outras produções da época e quais instrumentos eram
utilizados?
c) Outros gêneros musicais foram sendo incorporados à
cultura brasileira. Quais foram? E por quem foram representados na época?
Pesquise os gêneros
musicais citados nas suas respostas para ouvir em um link do YouTube.
Cole um link de
cada exemplo aqui.
Você pode continuar
a pesquisa e se aprofundar mais sobre o assunto.
Bons
estudos!!!
Professora:Suzel Maglimar Cabrera Dezan
♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪
É bem fácil de fazer uma mascara legal!!!
ResponderEliminarShow
ResponderEliminar