Arte 9º Ano

AVALIAÇÃO BIMESTRAL

Nome _______________________________________________nº____9º Ano _____

Disciplina: ARTE

Professora: Suzel

Período: 29/05/20

Tema: Linguagem da Música

1)TODA COMUNIDADE CONFIGURA UM CONTEXTO SOCIOCULTUTAL COMPOSTO POR ELEMENTOS DIFERENTES ENTRE SI E QUE SÃO QUASE INDISSOCIÁVEIS. QUAIS SÃO ELES EM RELAÇÃO AS  DIMENSÕES DA VIDA? (AULA DO CMSP DE ARTE )

A) DIMENSÃO POLÍTICA, CULTUTAL, HISTÓRICA E ÉTICA;
B) DIMENSÃO SOCIAL, CULTUTAL, HISTÓRICA E ÉTICA;
C) DIMENSÃO SOCIAL, ECONÔMICA  , HISTÓRICA E ÉTICA;
D) DIMENSÃO SOCIAL, CULTUTAL, HISTÓRICA E ESTÉTICA;
Justifique sua resposta: 


2 ) DE ACORDO COM A DEFINIÇÃO DE GÊNERO E ESTILO ASSINALE A ALTERNATIVA QUE EXEMPLIFICA ESTE CONCEITO (AULA DO CMSP DE ARTE ):



A) Sertanejo raiz (ou música caipira),romântico, dançante,Sertanejo universitário;
B) MPB –SAMBA samba-enredo, Samba-exaltação ,Samba de Breque ,Samba de Gafieira;
D) ROCK, FESTAS JUNINAS, QUADRILHAS, MÚSICAS FOLCLÓRICAS.

Justifique sua resposta


3)   SEGUNDO O COMPOSITOR  A MÚSICA ¨ÁGUAS DE MARÇO REPRESENTA UM MOMENTO VIVIDO

A canção foi lançada inicialmente no compacto simples e depois no álbum Matita Perê, no ano seguinte O autor compôs uma versão em língua inglesa, que manteve a estrutura e a metáfora central do significado da letra.

A canção chegou a inspirar uma campanha publicitária da empresa Coca-Cola na década de 1980, com um arranjo mais próximo do rock e outros versos. A versão em inglês da música foi também utilizada, já na década de 1990, como tema publicitário para o lançamento do Ayala Center, nas Filipinas.
Em 2001, foi nomeada como a melhor canção brasileira de todos os tempos em uma pesquisa de 214 jornalistas brasileiros, músicos e outros artistas do Brasil, conduzida pelo jornal Folha de São Paulo. Na pesquisa realizada pela edição brasileira da revista Rolling Stone, em 2009, a canção ocupa o segundo lugar, atrás de Construção, de Chico Buarque de Holanda.

RESPONDA: QUEM FOI O COMPOSITOR DA MÚSICA ¨ ÁGUAS DE MARÇO ¨, 1972 ?

   A) CHICO BUARQUE 
   B) ROBERTO CARLOS           
   C) NUNO RAMOS           
    D) TOM JOBIM

Justifique sua resposta. 

4)   NO INÍCIO DO SÉCULO XIX FOI CRIADO O METRÔNOMO,  INSTRUMENTO  PARA DETERMINAR O ANDAMENTO DA  MÚSICA.  DESPERTOU O INTERESSE DE COMPOSITORES COMO ANTONIO  SALIERI  E LUDWIG VAN BEETHOVEN, PORQUE, TENDO UMA MEDIDA PADRÃO PARA DETERMINAR O ANDAMENTO DE SUAS COMPOSIÇÕES – BATIMENTOS POR MINUTO ( BPM ),   O INSTRUMENTO GARANTIRIA QUE O INTÉRPRETE EXECUTASSE AS MÚSICAS NA VELOCIDADE MAIS PRÓXIMA POSSÍVEL DA IMAGINADA PELO COMPOSITOR .

 QUAL  O  NOME  DESSE   INSTRUMENTO  DE ACORDO COM O TEXTO?



A)  RELÓGIO  
 B)  ELETRÔNICO                  
 C)  METRÔNOMO       
 D)  CRAVO     


Justifique sua resposta


5)ASSINALE ABAIXO QUAIS SÃO OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA MUSICA:


(A) TIMBRE, ALTURA, DURAÇÃO  ,RITMO, INTENSIDADE,MELODIA.
(B) TIMBRE, ALTURA, GRAVE  ,RITMO, INTENSIDADE,MELODIA.
(C) TIMBRE, ALTURA, DURAÇÃO  ,AGUDO, INTENSIDADE,MELODIA.
(D) TIMBRE, ALTURA, DURAÇÃO ,RITMO, LONGO,MELODIA.


Boa prova!!!!




  NOME:_______________________________________________nº ______ série________

   NÚMERO DE AULAS:  4 AULAS

  TEMA: MÚSICA

ATIVIDADE:

LEIA COM ATENÇÃO AS ATIVIDADES , PROCURE  A PALAVRA CHAVE E RESPONDA AS QUESTÕES, COPIANDO A ALTERNATIVA CORRETA, DE ACORDO COM O TEXTO.

1)   SEGUNDO O COMPOSITOR TOM JOBIM, A MÚSICA ¨ÁGUAS DE MARÇO ¨ É UMA OBRA SINGELA E SIMPLES. MAS É MUITO COMPLEXA PELA VARIAÇÃO HARMÔNICA PARA POUCAS NOTAS, PELO RITMO CONTÍNUO DA CHUVA, PELA LETRA QUE DESCREVE O MOVIMENTO DAS ÁGUAS MORRO ABAIXO. 
A SOLIDÃO DA ESPERA DE QUE A CHUVA DIMINUA PARA CONTINUAR A OBRA. 
A ENXURRADA QUE DESCE MORRO ABAIXO, LEVANDO PAU E PEDRA. O POUCO SOL QUE BRILHA NO VIDRO MOLHADO, 
A NOITE QUE CHEGA SEM A CHUVA IR EMBORA. 
A CONVERSA `A BEIRA DO RIO, A PESCARIA, A ESPERA, 
EM MEIO ÀS IMAGENS DAS ÁRVORES , DO TOCO, DO NÓ DA MADEIRA. O CANTO DO PÁSSARO MATITA - PERÊ,  DO VENTO, DO TAMANHO DA RIBANCEIRA.  
AS VIGAS DA CASA, A IMAGEM DO VÃO, 
A ESPERA DA FESTA DA CUMEEIRA   (QUANDO SE TERMINA O TELHADO, SE FESTEJA COM UM BARRIL DE CHOPE). TUDO PELO PROJETO DA CASA, 
PROMESSA DA VIDA NO CORAÇÃO. 
TUDO ISSO RELATADO DURANTE A CONSTRUÇÃO DA CASA NO SEU SÍTIO.

1. QUEM FOI O COMPOSITOR DA MÚSICA ¨ ÁGUAS DE MARÇO ¨, 1972 ?
   A) CHICO BUARQUE 
   B) ROBERTO CARLOS           
   C) NUNO RAMOS           
    D) TOM JOBIM


 NO INÍCIO DO SÉCULO XIX FOI CRIADO O METRÔNOMO,  INSTRUMENTO  PARA DETERMINAR O ANDAMENTO DA  MÚSICA.  DESPERTOU O INTERESSE DE COMPOSITORES COMO ANTONIO  SALIERI  E LUDWIG VAN BEETHOVEN, PORQUE, TENDO UMA MEDIDA PADRÃO PARA DETERMINAR O ANDAMENTO DE SUAS COMPOSIÇÕES – BATIMENTOS POR MINUTO ( BPM ),   O INSTRUMENTO GARANTIRIA QUE O INTÉRPRETE EXECUTASSE AS MÚSICAS NA VELOCIDADE MAIS PRÓXIMA POSSÍVEL DA IMAGINADA PELO COMPOSITOR. .

2. QUAL  O  NOME  DESSE   INSTRUMENTO  DE ACORDO COM O TEXTO?
    
 A)  RELÓGIO                          C)  METRÔNOMO  
 B)  ELETRÔNICO                   D)  CRAVO        
      
   
 3)   COMO ESTUDIOSO DA LITERATURA BRASILEIRA UNIVERSAL,    TOM JOBIM, MÚSICO, MAESTRO ,COMPOSITOR E ARRANJADOR, FOI BUSCAR  O TÍTULO DA MÚSICA ÁGUAS DE MARÇO NO POEMA ¨ O CAÇADOR DE ESMERALDAS  ¨, DE OLAVO BILAC. O QUE O MÚSICO BUSCOU NO POEMA PARA COMPLETAR SUA MÚSICA  ?
    

4)  NO CADERNO (COMO MODELO ABAIXO) REPRESENTE A LINGUAGEM DA MÚSICA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO (DESENHO). 
PINTE MISTURANDO AS CORES.  PINTE A BORDA EM PRETO


AVALIAÇÃO: ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES NO CADERNO, SE POSSÍVEL PRINTADAS E ENVIADAS VIA WHATTSAPP. 
                                                                     
 Bons estudos!!!
                                                          Professora Suzel

     ♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪

Período: De 04 de maio à 11 de maio.

LINGUAGEM: Música
OBJETO DE CONHECIMENTO:Contextos e práticas.

Para ampliar seu conhecimento musical referente às principais mudanças da música brasileira no século XX, propomos que você assista um vídeo, mas para isso fará algumas anotações, assim poderá registrar essas evoluções, orientados pelo roteiro das perguntas abaixo:

As principais mudanças da Música Popular Brasileira, no séc XX:        https://youtu.be/SJEUKIovU1o


       a)    Qual manifesto propunha romper com as expressões artísticas no início do séc. XX? Comente.

b)    Qual foi o gênero musical tipicamente brasileiro, que inspirou muitas outras produções da época e quais instrumentos eram utilizados?

c)    Outros gêneros musicais foram sendo incorporados à cultura brasileira. Quais foram? E por quem foram representados na época?


Pesquise os gêneros musicais citados nas suas respostas para ouvir em um link do YouTube.
Cole um link de cada exemplo aqui.

Você pode continuar a pesquisa e se aprofundar mais sobre o assunto.

Bons estudos!!!
Professora:Suzel Maglimar Cabrera Dezan

       ♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪




2 comentários: