PROFESSORAS: Kátia Fuzzo e Simone Menatti
DISCIPLINA: Eletiva, Cartola de ideias
TURMA :6 e 7 ano A/B
CONTEÚDOS:
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
·
Desenvolver o interesse pelas disciplinas de
Português e História;
·
Melhorar o rendimento escolar;
·
Contribuir para o letramento, produção de texto,
leitura e interpretação de textos e imagens;
·
Ampliar o conhecimento, vocabulário e o
repertório cultural do aluno por meio de atividades lúdicas, pesquisas e
processo criativo;
·
Estimular a empatia e cooperação a partir do
trabalho em agrupamentos produtivos;
· Confeccionar
um fanzine utilizando alfabeto móvel, colagens, desenhos, papertoy e sarau
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Leitura de texto curto, uma história da Turma da Mônica e/ou uma
animação, desenvolver atividades de passatempo que desenvolvem a atitude
historiadora e o letramento. Após resolver os passatempos os alunos poderão
enviar as respostas por registros fotográficos ou por formulário do google.
Blog da escola;
App do whatsapp;
Registro fotográfico;
Formulário do google.Link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7NMV9LnkreCmVTZRJXK0HJWWEUWZceruaM3b_o5NDOpV7Cg/viewform?usp=sf_link
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Participação nos aplicativos e blog, entrega do
registro fotográfico ou formulário do google com a atividade realizada.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:29/06/2020 a 06/07/2020
PROFESSORAS: Kátia Fuzzo e Simone Menatti
2. VALIDADO EM:
Atividade da
disciplina Eletiva – Cartola de ideias
Leia sobre a HISTÓRIA DO PAPEL E SUA IMPORTÂNCIA, depois
responda as atividades do passatempo com carinho!!!
História do Papel
Nos primórdios de sua história, o ser humano registrava suas atividades
gravando símbolos, desenhos e palavras em pedras ou em metais. Isso fez com
que, ao contrário da tradição oral, a comunicação gráfica dos registros não se
extinguisse com o tempo.
O papel também
vem sendo utilizado para contar a história da humanidade. Tem como origem mais
remota o papiro planta nativa dos pântanos egípcios, que provavelmente começou
a ser utilizada para gravações três milênios antes de Cristo.
Tal como é conhecido hoje, o papel remonta à China do
século II. Sua invenção foi anunciada ao Imperador Ho Ti pelo oficial da corte
Cai Lun (T´sai Lun), no ano 150. Desde então, o invento influencia a vida de
bilhões de pessoas desde aquela época.
Por mais
de 600 anos, os chineses mantiveram sigilo sobre o primeiro sistema de
fabricação de papel,
que usava fibras de árvores e trapos de tecidos cozidos e esmagados. A massa
resultante era espalhada sobre uma peneira com moldura de bambu e um pano
esticado e submetida ao sol para um processo natural de secagem.
O segredo foi desvendado no ano 751, quando o exército árabe
atacou a cidade de Samarcanda, dominada pelo império chinês naquela época.
Técnicos de uma fábrica de papel foram presos e levados para Bagdá, onde se
começou a fabricar papel, também sem se revelar a técnica. Até que, no século
XI, a novidade foi introduzida pelos árabes na Espanha e espalhou-se pelo
Ocidente.
Salto importante foi dado por Johannes Gutenberg, em 1440, ao
inventar a imprensa e tornar os livros acessíveis ao grande público, o que
demandou quantidades maiores de papel.
Durante boa parte de sua história, o papel foi fabricado
manualmente. A primeira máquina para fazer papel foi inventada na França por
Nicholas-Louis Robert em 1799. Pouco tempo depois, os irmãos Fourdrinier
apresentaram o método de produção contínua de papel, aperfeiçoado na
Inglaterra.
A tecnologia foi aprimorada ao longo do tempo. Na segunda metade
do século XIX, quando a madeira substituiu trapos na produção de papel. Os avanços na
composição química do papel transformaram
a sua fabricação, que ganhou escala industrial. As máquinas se modernizaram e
atingiram alto grau de automação e produtividade.
No Brasil, o papel começou
a ser fabricado em 1809, no Rio de Janeiro. E chegou a São Paulo com o
desenvolvimento industrial proporcionado pela vinda de imigrantes europeus para
trabalhar na cultura do café. Em sua bagagem, eles trouxeram conhecimento sobre
o processo de produção de papel. O Brasil é um importante produtor mundial de
papel.
O papel é
um dos produtos mais consumidos no mundo e, há séculos, faz parte do cotidiano
da humanidade. Como meio básico de educação, comunicação e informação para a
maioria das pessoas, compõe livros, jornais, revistas, documentos e cartas e,
assim, contribui para a transmissão do conhecimento.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROFESSORAS: Kátia Fuzzo e Simone Menatti
DISCIPLINA: Eletiva, Cartola de ideias
TURMA :6 e 7 ano A/B
CONTEÚDOS:Realização de fanzine sobre a quarentena.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
·
Desenvolver o interesse pelas disciplinas de
Português e História;
·
Melhorar o rendimento escolar;
·
Contribuir para o letramento, produção de texto,
leitura e interpretação de textos e imagens;
·
Ampliar o conhecimento, vocabulário e o
repertório cultural do aluno por meio de atividades lúdicas, pesquisas e
processo criativo;
·
Estimular a empatia e cooperação a partir do
trabalho em agrupamentos produtivos;
·Confeccionar
um fanzine utilizando alfabeto móvel, colagens, desenhos, papertoy e sarau
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Após
participarem da aula do app do CMSP, com interação no whatsapp e no aplicativo,
bem como retirada de dúvida durante o “plantão de dúvidas, INOVA”
pré-estabelecidos ao longo da semana, o aluno deverá acessar e responder as
atividades solicitadas e aprofundar seus conhecimentos utilizando como material
de apoio o blog da escola.
Através da produção de um Fanzine procuramos desenvolver as disciplinas
de Português e História, fortalecendo o letramento, podendo nos ajudar a encontrar uma boa solução para uma
situação de defasagem dos conteúdos. A construção do conhecimento se dará na
interação dos alunos com atividades lúdicas, retomadas das habilidades a partir
da leitura e interpretação de textos e imagens. O protagonismo juvenil será
incentivado participando ativamente do próprio aprendizado, mediante a produção
jornalísticaRECURSOS:
App do CMSP;
Blog da escola;
App do whatsapp;
Registro fotográfico;
Vídeos do youtube;
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Participação nos aplicativos e blog, entrega do registro fotográfico com a atividade realizada.
Nº DE AULAS PREVISTAS:04 aulas
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:16/06/2020 a 30/06/2020
PROFESSORAS: Kátia Fuzzo e Simone Menatti
2. VALIDADO EM:
NOME: _______________________________________ ANO:
_____________________
Atividade para o blog
Pra quem perdeu a aula do CMSP sobre a criação de um
fanzine, vai o link: https://youtu.be/ST-I3yMLOi0
Reflita e responda: Qual a importância da liberdade de
imprensa?
Atividade, mão na massa!
Seu desafio, na eletiva “Cartola de ideias”, será criar seu
próprio fanzine! Você precisará de papel e muita criatividade!
Pensando nesse momento diferente que estamos vivendo você
está livre para expressar seus sentimentos, seu guia de sobrevivência para a
quarentena... Vale dar dicas de filmes, contar sobre um canal que acompanha no
youtube, uma receita que funcionou, ou não...
O importante é expressar-se!!! Demonstrar o seu olhar com criatividade
e capricho.
5 passos para fazer um Fanzine perfeito
2.Escolha um tema. Parece fácil falar, mas algo que sempre ouço dos meus professores é: “escolha um tema sintético, faça uma pauta que tenha um tema bem definido para não passar por nada de forma rasa e entrar profundamente no tema escolhido”. Logo, pense bem.
3. Qual será o estilo do seu fanzine? As
histórias em quadrinhos são a principal pedida, além de assuntos ligados à
política. Elabore uma capa bem atrativa!
4. Por fim pense nas cores que utilizará, separe as
revistas para fazer colagens e pense no conteúdo de acordo com o tema escolhido.
O essencial, para algo bem programado, é separar uma folha de caderno para
anotar o que terá de conteúdo em cada uma das páginas. Pense antes, procure nas
revistas imagens que pareçam com o que pensou e se não encontrar, desenhe. Nada
de sair procurando em revistas antes porque acabará encontrando imagens legais
mas que por fim não terão muito a ver com o tema inicial.
5. Arrume uma mesa com um espaço bom para
separar as imagens que achar, seus lápis de cor, canetas e, se preferir, os
textos digitados. Tem pessoas que escolhem escrever histórias ou falar
de um tema específico com texto e colar nas folhas. Outro detalhe importante é
deixar espaço para margem a fim de ficar mais organizado.
Bom Trabalho!!!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eletiva:
Cartola de ideias
Professoras:
Simone e Kátia
Vídeo: Gutenberg- O pai da imprensa
Assista os vídeos abaixo e após responda as questões.
Atividades
1-Quem foi
Gutenberg?
2- Qual a
importância da imprensa ?
3- Qual foi a
técnica que Gutenberg desenvolveu?
4- Como eram
escritos os livros ?
5- O que levou o número de alfabetizados?
6- Qual foi a obra
mais conhecida de Gutenberg ?
Sem comentários:
Enviar um comentário