Eletiva - Cartola de Ideias







PROFESSORAS: Kátia Fuzzo e Simone Menatti 


 DISCIPLINA: Eletiva, Cartola de ideias

 TURMA :6 e 7 ano A/B

CONTEÚDOS:

  HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·         Desenvolver o interesse pelas disciplinas de Português e História;
·         Melhorar o rendimento escolar;
·         Contribuir para o letramento, produção de texto, leitura e interpretação de textos e imagens;
·         Ampliar o conhecimento, vocabulário e o repertório cultural do aluno por meio de atividades lúdicas, pesquisas e processo criativo;
·         Estimular a empatia e cooperação a partir do trabalho em agrupamentos produtivos;

·                             Confeccionar um fanzine utilizando alfabeto móvel, colagens, desenhos, papertoy e sarau

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Leitura de texto curto, uma história da Turma da Mônica e/ou uma animação, desenvolver atividades de passatempo que desenvolvem a atitude historiadora e o letramento. Após resolver os passatempos os alunos poderão enviar as respostas por registros fotográficos ou por formulário do google.

RECURSOS:

Blog da escola;
App do whatsapp;
Registro fotográfico;

Formulário do google.Link: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7NMV9LnkreCmVTZRJXK0HJWWEUWZceruaM3b_o5NDOpV7Cg/viewform?usp=sf_link 

 AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Participação nos aplicativos e blog, entrega do registro fotográfico ou formulário do google com a atividade realizada.

Nº DE AULAS PREVISTAS:04 aulas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:29/06/2020 a 06/07/2020

PROFESSORAS: Kátia Fuzzo e Simone Menatti 


2.    VALIDADO EM:














Atividade da disciplina Eletiva – Cartola de ideias 

Leia sobre a HISTÓRIA DO PAPEL E SUA IMPORTÂNCIA, depois responda as atividades do passatempo com carinho!!!

História do Papel


Nos primórdios de sua história, o ser humano registrava suas atividades gravando símbolos, desenhos e palavras em pedras ou em metais. Isso fez com que, ao contrário da tradição oral, a comunicação gráfica dos registros não se extinguisse com o tempo.
papel também vem sendo utilizado para contar a história da humanidade. Tem como origem mais remota o papiro planta nativa dos pântanos egípcios, que provavelmente começou a ser utilizada para gravações três milênios antes de Cristo.
Tal como é conhecido hoje, o papel remonta à China do século II. Sua invenção foi anunciada ao Imperador Ho Ti pelo oficial da corte Cai Lun (T´sai Lun), no ano 150. Desde então, o invento influencia a vida de bilhões de pessoas desde aquela época.
Por mais de 600 anos, os chineses mantiveram sigilo sobre o primeiro sistema de fabricação de papel, que usava fibras de árvores e trapos de tecidos cozidos e esmagados. A massa resultante era espalhada sobre uma peneira com moldura de bambu e um pano esticado e submetida ao sol para um processo natural de secagem.
O segredo foi desvendado no ano 751, quando o exército árabe atacou a cidade de Samarcanda, dominada pelo império chinês naquela época. Técnicos de uma fábrica de papel foram presos e levados para Bagdá, onde se começou a fabricar papel, também sem se revelar a técnica. Até que, no século XI, a novidade foi introduzida pelos árabes na Espanha e espalhou-se pelo Ocidente.
Salto importante foi dado por Johannes Gutenberg, em 1440, ao inventar a imprensa e tornar os livros acessíveis ao grande público, o que demandou quantidades maiores de papel.
Durante boa parte de sua história, o papel foi fabricado manualmente. A primeira máquina para fazer papel foi inventada na França por Nicholas-Louis Robert em 1799. Pouco tempo depois, os irmãos Fourdrinier apresentaram o método de produção contínua de papel, aperfeiçoado na Inglaterra.
A tecnologia foi aprimorada ao longo do tempo. Na segunda metade do século XIX, quando a madeira substituiu trapos na produção de papel. Os avanços na composição química do papel transformaram a sua fabricação, que ganhou escala industrial. As máquinas se modernizaram e atingiram alto grau de automação e produtividade.
No Brasil, o papel começou a ser fabricado em 1809, no Rio de Janeiro. E chegou a São Paulo com o desenvolvimento industrial proporcionado pela vinda de imigrantes europeus para trabalhar na cultura do café. Em sua bagagem, eles trouxeram conhecimento sobre o processo de produção de papel. O Brasil é um importante produtor mundial de papel.
papel é um dos produtos mais consumidos no mundo e, há séculos, faz parte do cotidiano da humanidade. Como meio básico de educação, comunicação e informação para a maioria das pessoas, compõe livros, jornais, revistas, documentos e cartas e, assim, contribui para a transmissão do conhecimento.





























































































































































































































































































































































































































-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROFESSORAS: Kátia Fuzzo e Simone Menatti 


 DISCIPLINA: Eletiva, Cartola de ideias

 TURMA :6 e 7 ano A/B

CONTEÚDOS:Realização de fanzine sobre a quarentena.

  HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:


·         Desenvolver o interesse pelas disciplinas de Português e História;
·         Melhorar o rendimento escolar;
·         Contribuir para o letramento, produção de texto, leitura e interpretação de textos e imagens;
·         Ampliar o conhecimento, vocabulário e o repertório cultural do aluno por meio de atividades lúdicas, pesquisas e processo criativo;
·         Estimular a empatia e cooperação a partir do trabalho em agrupamentos produtivos;

 ·Confeccionar um fanzine utilizando alfabeto móvel, colagens, desenhos, papertoy e sarau

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:


        Após participarem da aula do app do CMSP, com interação no whatsapp e no aplicativo, bem como retirada de dúvida durante o “plantão de dúvidas, INOVA” pré-estabelecidos ao longo da semana, o aluno deverá acessar e responder as atividades solicitadas e aprofundar seus conhecimentos utilizando como material de apoio o blog da escola.
       Através da produção de um Fanzine procuramos desenvolver as disciplinas de Português e História, fortalecendo o letramento, podendo nos ajudar a encontrar uma boa solução para uma situação de defasagem dos conteúdos. A construção do conhecimento se dará na interação dos alunos com atividades lúdicas, retomadas das habilidades a partir da leitura e interpretação de textos e imagens. O protagonismo juvenil será incentivado participando ativamente do próprio aprendizado, mediante a produção jornalística



 RECURSOS:
         
App do CMSP;
Blog da escola;
App do whatsapp;
Registro fotográfico;

Vídeos do youtube;

 AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Participação nos aplicativos e blog, entrega do registro fotográfico com a atividade realizada.

Nº DE AULAS PREVISTAS:04 aulas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:16/06/2020 a 30/06/2020


PROFESSORAS: Kátia Fuzzo e Simone Menatti 


2.    VALIDADO EM:




NOME: _______________________________________ ANO: _____________________



Atividade para o blog















Pra quem perdeu a aula do CMSP sobre a criação de um fanzine, vai o link: https://youtu.be/ST-I3yMLOi0













Reflita e responda: Qual a importância da liberdade de imprensa?
Atividade, mão na massa!
Seu desafio, na eletiva “Cartola de ideias”, será criar seu próprio fanzine! Você precisará de papel e muita criatividade!
Pensando nesse momento diferente que estamos vivendo você está livre para expressar seus sentimentos, seu guia de sobrevivência para a quarentena... Vale dar dicas de filmes, contar sobre um canal que acompanha no youtube, uma receita que funcionou, ou não...
O importante é expressar-se!!! Demonstrar o seu olhar com criatividade e capricho.

5 passos para fazer um Fanzine perfeito

1. Para fazer um Fanzine é necessário uma folha mais grossa, para ser a capa, vale até pensar em folhas coloridas, e outras três folhas. Para que fique no tamanho menor vale dobrar as folhas ao meio e juntá-las formando um caderninho. No total teremos folhas para ilustrar e, vai por mim, parece pouco mas é muita coisa! Tem pessoas que preferem usar o sulfite dobrado duas vezes, mas aí vai do tamanho que você preferir utilizar.

















2.Escolha um tema. Parece fácil falar, mas algo que sempre ouço dos meus professores é: “escolha um tema sintético, faça uma pauta que tenha um tema bem definido para não passar por nada de forma rasa e entrar profundamente no tema escolhido”. Logo, pense bem.
















3. Qual será o estilo do seu fanzine? As histórias em quadrinhos são a principal pedida, além de assuntos ligados à política. Elabore uma capa bem atrativa!




















4. Por fim pense nas cores que utilizará, separe as revistas para fazer colagens e pense no conteúdo de acordo com o tema escolhido. O essencial, para algo bem programado, é separar uma folha de caderno para anotar o que terá de conteúdo em cada uma das páginas. Pense antes, procure nas revistas imagens que pareçam com o que pensou e se não encontrar, desenhe. Nada de sair procurando em revistas antes porque acabará encontrando imagens legais mas que por fim não terão muito a ver com o tema inicial.

















5. Arrume uma mesa com um espaço bom para separar as imagens que achar, seus lápis de cor, canetas e, se preferir, os textos digitados. Tem pessoas que escolhem escrever histórias ou falar de um tema específico com texto e colar nas folhas. Outro detalhe importante é deixar espaço para margem a fim de ficar mais organizado.


Bom Trabalho!!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eletiva: Cartola de ideias

Professoras: Simone e Kátia

Vídeo: Gutenberg- O pai da imprensa

Assista os vídeos abaixo e após responda as questões.












Atividades

1-Quem foi Gutenberg?

2- Qual a importância da imprensa ?

3- Qual foi a técnica que Gutenberg desenvolveu?

4- Como eram escritos os livros ?

5- O que levou  o número de alfabetizados?

6- Qual foi a obra mais conhecida de Gutenberg ?

Sem comentários:

Enviar um comentário