Geografia 7º Ano


DISCIPLINA: Geografia
ÁREA: Ciências Humanas

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º BIMESTRE
Professora Valdenice

Data da entrega: 29/05/2020


NOME:__________________________________Nº_____ ANO/SÉRIE:_________



1. Agora assinale a alternativa que a relação curiosidades e continente está correta.
(A)  1-B;    2-E;    3-A;    4-C;    5-F;    6-D
(B)   1-B;    2-A;    3-A;    4-E;    5-D;   6-F
(C)   1-C;   2-D;    3-A;    4-B;    5-F;    6-E
(D)  1-B;    2-E;    3-D;    4-C;    5-F;    6-A

*      LEIA COM ATENÇÃO
*       
“A paisagem existe, através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual”.

2. A partir da afirmativa do autor acima citado, é correto afirmar:
(A) Espaço e paisagem se diferenciam porque o espaço é uma produção social, enquanto na paisagem predominam os elementos da dinâmica natural.

(B) Na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados.

(C) A paisagem é forma estática, por isso jamais pode revelar as relações sociais do passado que produziram as formas geográficas do presente.

(D) A paisagem tem significado apenas panorâmico, pois é destituída de conteúdo social, o que nos permite contemplar as formas, mas jamais analisar a sua essência.


3. Com base nos mapas a seguir e em seus conhecimentos sobre a divisão regional brasileira realizada pelo IBGE, assinale a alternativa correta:
Mapa da porcentagem de domicílios com televisão no território nacional¹

(A) A quantidade de televisores no Brasil não reflete os níveis de desenvolvimento econômico das respectivas regiões brasileiras.
(B) O Centro-Oeste brasileiro é a região que possui, proporcionalmente, a menor quantidade de televisores em suas casas.
(C) O Amapá é o único estado da região Norte que apresenta mais de 85% de seus domicílios com aparelhos de TV.
(D) A região Sudeste é que possui maior quantidade de televisores nos domicílios de seus estados.


*                  LEIA COM ATENÇÃO

4. Os domínios morfoclimáticos brasileiros são conjuntos espaciais de grandes dimensões que apresentam características interativas próprias de relevo, solos, condições climáticas, vegetação e recursos hídricos. Com esse enfoque, analise os itens abaixo e, a seguir, assinale a alternativa CORRETA.
I. O domínio amazônico representa extensas áreas florestais contínuas e importante reserva de biodiversidade do mundo.
II. O domínio do Cerrado, caracterizado por Savana tropical, predomina nos planaltos e chapadões do Brasil Central, ocorrendo também em pequenas áreas isoladas no domínio Amazônico.
III. Entre os domínios morfoclimáticos ocorrem extensas faixas de transição denominadas de mares de morros.
IV. O domínio da Caatinga ocorre no semiárido nordestino e tem sido comumente descrito como pobre em espécies.
(A) Apenas I e II estão corretos.                    (B) Apenas I, II e III estão corretos.
(C) Apenas I, II e IV estão corretos.               (D) Apenas I, III e IV estão corretos.


LINGUAGEM GRÁFICA – OBSERVAR O GRÁFICO
5.   O povo brasileiro está vivendo mais.

As causas do aumento da expectativa de vida do povo brasileiro são:

A) as campanhas de vacinação e os avanços na medicina.
B) a modernização agrícola e a falta de saneamento básico.
C) o baixo nível de escolaridade e o uso de anticoncepcionais.
D) a ruralização da sociedade e a alimentação orgânica. 

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PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 18 a 22 de maio de 2020

PROFESSORA: Valdenice

NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais

TEMA: Mapas temáticos

ROTEIRO: 
- Leitura e análise de Mapa Temático (Material de Apoio);
- Análise do texto (Abaixo);
- Atividades baseadas na análise dos textos (Abaixo);

MATERIAL DE APOIO:
- Mapa Temático. (Abaixo)
- Site (abaixo)

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=zlkRUxOiq2Y


ATIVIDADES:

1) Cartografia Temática
A cartografia temática tem como objetivo gerar a representação das informações geográficas referentes a um ou vários fenômenos (físicos ou sociais) de todo o planeta ou de uma parte dele. Como exemplo de mapas temáticos, podemos citar os geológicos, de vegetação, climáticos, etc. A representação dos fenômenos ou temas é ajustada às referências físicas que figuram em uma base cartográfica.
Para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à cartografia temática, propomos algumas questões para retomada de conceitos:

a) Para você, o que é um mapa?
b) Quais fenômenos do espaço geográfico podem ser representados por meio de um mapa?


2) Leitura de análise de mapa:
a) Do que trata o título do mapa?
b) O que está representado no mapa?
c) Como você identifica o fenômeno apresentado no mapa?
d) O fenômeno está representado por meio de qual(s) simbologia(s)? 


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PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 11 a 18 de maio de 2020

PROFESSORA: Valdenice

NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais

TEMA: Mapas Temáticos
- Climas do Brasil;
- Domínios morfoclimáticos;
- Regionalização do Brasil – IBGE.

ROTEIRO: 

- Leitura e análise de mapas temáticos: (Abaixo);
- Atividades baseadas na análise dos mapas:(Abaixo).

MATERIAL DE APOIO:
- Mapas Temáticos.
- Questões objetivas e dissertativas.
https://www.youtube.com/watch?v=K4zjjZVmIV0

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=xDHtnBysXfY


ATIVIDADES:

Observe os mapas e o link do material de apoio com atenção:




Leia as atividades com atenção e encontre a alternativa correta
Você pode pesquisar no site acima (link - Material de Apoio)


1-Com relação ao clima e a vegetação dos domínios morfoclimáticos brasileiros no clima semiárido, temos:
A) Caatinga                B) Pradarias                  C) Mata Atlântica                D) Amazônia

2-O domínio das araucárias restringe-se aos estados da Região:
A) Norte                     B) Centro oeste                      C) Nordeste                D) Sul

3-A paisagem é formada por relevo acidentado, ou seja, há uma grande incidência de planaltos, serras e morros arredondados que sofreram desgastes erosivos. O texto refere-se:
A) Mata Atlântica            B) Mares de Morros         C) Pradarias               D) Cerrado

4-Relacione a região com as características:
                                                           (   ) É a mais industrializada e urbanizada do Brasil
(A) Região Sudeste                           (   ) Presença numerosa de imigrantes europeus
(B) Região Sul                                   (   ) Seu clima é frio e diferente do restante do país
                                                           (   ) Possui as maiores metrópoles do Brasil
           
5-Qual a região com maior número de estados e quais são eles?

6-Que aspectos são levados em consideração para a regionalização pelo IBGE?

7-O que é IBGE e qual sua função?


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PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 04 a 11 de maio de 2020


PROFESSORA: Valdenice


NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais


TEMA: Espaço Global  -  Os Países mais extensos do mundo 

ROTEIRO: 
- Leitura e análise de Mapa Político (Material de Apoio);
- Análise do material do site (Aprofundamento);
- Atividades baseadas na análise dos textos (Abaixo);


MATERIAL DE APOIO:
- Mapa Político - Planisfério. (Abaixo)
- Site - link (aporofundament)

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:

https://escolaeducacao.com.br/mapa-mundi/


LEIA E OBSERVE COM ATENÇÃO:

  Os Países mais extensos do mundo
*      O Brasil possui um grande território que, ao lado de outros países, formam um conjunto dos cinco maiores países em extensão territorial.

a)      Observe o Planisfério Político e visualize os maiores países do mundo em extensão territorial.

b) Converse com seus familiares, consulte o site e preencha o quadro abaixo com o nome dos dez países mais extensos e o respectivo continente de cada um.
NOME DOS PAÍSES
CONTINENTES






















c)Cite os nomes dos países que estão no mesmo continente que o Brasil.


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DISCIPLINA História e Geografia


ÁREA: Ciências Humanas


PERÍODO: 27/ABR A 30/ABR


PROFESSOR(A): Simone e Valdenice


TEMA: Os Indígenas no Brasil (Atividade referente à Semana do Índio – Projeto da Área de Humanas).


ROTEIRO:
- Leitura e análise dos textos: Índio ou indígena; e É índio ou não é índio? (Abaixo);
- Leitura e análise de Mapa Conceitual (Material de Apoio);
- Análise de vídeos (Aprofundamento);
- Atividades baseadas na análise dos textos (Abaixo);

MATERIAL DE APOIO:
- Mapa Conceitual.(Abaixo)

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:
Atividades - Museu Histórico “Índia Vanuíre”:

Leia os textos abaixo com atenção:

Índio ou indígena?
*“(...) Índio e não é a mesma coisa? Pois é. Não, não é. Digam o que disserem, mas ser um indígena é pertencer a um povo específico; Munduruku, por exemplo. Ser “índio” é pertencer a quê? É trazer consigo todos os adjetivos não apreciados em qualquer ser humano. Ela é uma palavra preconceituosa, racista, colonialista, etnocêntrica, eurocêntrica.” (São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019.)
É índio ou não é índio? Daniel Munduruku
Certa feita tomei o metrô rumo à praça da Sé. Eram meus primeiros dias em São Paulo, e eu gostava de andar de metrô e ônibus. Tinha um gosto especial em mostrar-me para sentir a reação das pessoas quando me viam passar. Queria poder ter a certeza de que as pessoas me identificavam como índio a fim de dar minha autoimagem.
Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima abaixo quando entrei no metrô:
- Você viu aquele moço? Parece que é índio – disse a senhora A.
- É, parece. Mas eu não tenho tanta certeza assim. Não viu que ele usa calça jeans? Não é possível que ele seja índio usando roupa de branco. Acho que ele não é índio de verdade – disse a senhora B.
- É, pode ser. Mas você viu o cabelo dele? É lisinho, lisinho. Só índio tem cabelo assim, desse jeito. Acho que ele é índio sim – defendeu-me a senhora A.
- Sei não. Você viu que ele usa relógio? Índio vê a hora olhando pro tempo. O relógio do índio é o sol, a lua, as estrelas... Não é possível que ele seja índio – argumentou a senhora B.
- Mas ele tem o olho puxado – disse a senhora A.
- E também usa sapatos e camisa – ironizou a senhora B.
- Mas tem as maçãs do rosto muito salientes. Só os índios têm o rosto desse jeito. Não, ele não nega. Só pode ser índio e, parece, dos puros.
- Não acredito. Não existem mais índios puros – afirmou cheia de sabedoria a senhora B. – afinal, como um índio poderia estar andando de metrô? Índio de verdade mora na floresta, carrega arco e flechas, caça e pesca e planta mandioca. Acho que não é índio coisa nenhuma.
- Você viu o colar que ele está usando? Parece que é de dentes. Será que é dentes de gente?
- Você não disse que não achava que ele era índio? E agora parece que você está com medo?
- Por via das dúvidas...
- O que você acha de falarmos com ele?
- E se ele não gostar?
- Paciência... Ao menos nós teremos informações mais precisas, você não acha?
- É, acho, mas confesso que não tenho muita coragem de iniciar um diálogo com ele. Você pergunta? – disse a senhora B, que a esta altura já se mostrava um tanto constrangida.
- Eu pergunto.
Eu estava ouvindo a conversa de costas para as duas e de vez em quando ria com vontade. De repente senti um leve toque de dedos em meu ombro. Virei-me. Infelizmente elas demoraram a chamar-me. Meu ponto de desembarque estava chegando:
Olhei para elas sorri e disse:
- Sim!
                                                                                                          (Extraído do livro Histórias de Índio. Companhia das Letrinhas. SP, 1996. São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019. 112p)

ATIVIDADES:

a) Que tipo de pensamento “as senhoras” do texto têm sobre os indígenas?
b) Você concorda com essas ideias? Justifique.



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