DISCIPLINA: Geografia
ÁREA: Ciências Humanas
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º BIMESTRE
Professora Valdenice
Data da entrega: 29/05/2020
NOME:__________________________________Nº_____ ANO/SÉRIE:_________
APROFUNDAMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=zlkRUxOiq2Y
ATIVIDADES:
______________________________________________________________
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º BIMESTRE
Professora Valdenice
Data da entrega: 29/05/2020
NOME:__________________________________Nº_____ ANO/SÉRIE:_________
1. Agora assinale a alternativa que a relação
curiosidades e continente está correta.
(A) 1-B; 2-E; 3-A; 4-C; 5-F; 6-D
(B) 1-B; 2-A; 3-A; 4-E; 5-D; 6-F
(C) 1-C; 2-D; 3-A; 4-B; 5-F; 6-E
(D) 1-B; 2-E; 3-D; 4-C; 5-F; 6-A
LEIA COM
ATENÇÃO
“A paisagem existe,
através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém
coexistindo no momento atual”.
2. A
partir da afirmativa do autor acima citado, é correto afirmar:
(A) Espaço e paisagem se diferenciam porque
o espaço é uma produção social, enquanto na paisagem predominam os elementos da
dinâmica natural.
(B) Na paisagem podemos
observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que
nos revelam sucessivos passados.
(C) A
paisagem é forma estática, por isso jamais pode revelar as relações sociais do
passado que produziram as formas geográficas do presente.
(D) A paisagem tem significado apenas
panorâmico, pois é destituída de conteúdo social, o que nos permite contemplar
as formas, mas jamais analisar a sua essência.
3. Com base nos mapas a seguir e em seus conhecimentos sobre a divisão
regional brasileira realizada pelo IBGE, assinale a alternativa correta:
Mapa da porcentagem de domicílios com televisão no território
nacional¹
(A) A quantidade de televisores no Brasil não reflete os níveis de
desenvolvimento econômico das respectivas regiões brasileiras.
(B) O Centro-Oeste brasileiro é a região que possui, proporcionalmente,
a menor quantidade de televisores em suas casas.
(C) O Amapá é o único estado da região Norte que apresenta mais de 85%
de seus domicílios com aparelhos de TV.
(D) A região Sudeste é que possui maior quantidade de televisores nos domicílios
de seus estados.
LEIA COM ATENÇÃO
4. Os domínios morfoclimáticos brasileiros
são conjuntos espaciais de grandes dimensões que apresentam características
interativas próprias de relevo, solos, condições climáticas, vegetação e
recursos hídricos. Com esse enfoque, analise os itens abaixo e, a seguir,
assinale a alternativa CORRETA.
I. O domínio amazônico representa
extensas áreas florestais contínuas e importante reserva de biodiversidade do
mundo.
II. O domínio do Cerrado,
caracterizado por Savana tropical, predomina nos planaltos e chapadões do
Brasil Central, ocorrendo também em pequenas áreas isoladas no domínio
Amazônico.
III. Entre os domínios morfoclimáticos
ocorrem extensas faixas de transição denominadas de mares de morros.
IV. O domínio da Caatinga ocorre no semiárido
nordestino e tem sido comumente descrito como pobre em espécies.
(A) Apenas I e II estão corretos.
(B) Apenas I, II e III estão corretos.
(C) Apenas
I, II e IV estão corretos.
(D) Apenas I, III e IV estão
corretos.
LINGUAGEM GRÁFICA – OBSERVAR O GRÁFICO
5. O
povo brasileiro está vivendo mais.
As causas do aumento da expectativa
de vida do povo brasileiro são:
A) as campanhas de
vacinação e os avanços na medicina.
B) a modernização
agrícola e a falta de saneamento básico.
C) o baixo nível de
escolaridade e o uso de anticoncepcionais.
D) a ruralização da sociedade e a
alimentação orgânica.
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PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 18 a 22 de maio de 2020
PROFESSORA: Valdenice
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais
TEMA: Mapas temáticos
PROFESSORA: Valdenice
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais
TEMA: Mapas temáticos
ROTEIRO:
- Leitura e análise de Mapa
Temático (Material de Apoio);
- Análise do texto (Abaixo);
-
Atividades baseadas na análise dos textos (Abaixo);
MATERIAL DE APOIO:
- Mapa Temático. (Abaixo)
-
Site (abaixo)
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).
APROFUNDAMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=zlkRUxOiq2Y
ATIVIDADES:
1) Cartografia Temática
A cartografia temática tem como
objetivo gerar a representação das informações geográficas referentes a um ou
vários fenômenos (físicos ou sociais) de todo o planeta ou de uma parte dele.
Como exemplo de mapas temáticos, podemos citar os geológicos, de vegetação,
climáticos, etc. A representação dos fenômenos ou temas é ajustada às
referências físicas que figuram em uma base cartográfica.
Para o desenvolvimento de
habilidades relacionadas à cartografia temática, propomos algumas questões para
retomada de conceitos:
a) Para você, o que é um mapa?
b) Quais fenômenos do espaço
geográfico podem ser representados por meio de um mapa?
2) Leitura
de análise de mapa:
a) Do que trata o título do mapa?
b) O que está representado no
mapa?
c) Como você identifica o
fenômeno apresentado no mapa?
d) O fenômeno está representado
por meio de qual(s) simbologia(s)?
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 11 a 18 de maio de 2020
PROFESSORA: Valdenice
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais
TEMA: Mapas Temáticos
PROFESSORA: Valdenice
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais
TEMA: Mapas Temáticos
- Climas
do Brasil;
- Domínios
morfoclimáticos;
- Regionalização do
Brasil – IBGE.
ROTEIRO:
-
Leitura e análise de mapas temáticos: (Abaixo);
- Atividades baseadas
na análise dos mapas:(Abaixo).
MATERIAL DE APOIO:
-
Mapas Temáticos.
-
Questões objetivas e dissertativas.
https://www.youtube.com/watch?v=K4zjjZVmIV0
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).
APROFUNDAMENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=xDHtnBysXfY
ATIVIDADES:
Observe os mapas e o link do material de apoio com atenção:
Leia as atividades com atenção e encontre a
alternativa correta
Você pode pesquisar no site acima (link - Material de Apoio)
1-Com
relação ao clima e a vegetação dos domínios morfoclimáticos brasileiros no
clima semiárido, temos:
A)
Caatinga B) Pradarias
C) Mata Atlântica D)
Amazônia
2-O
domínio das araucárias restringe-se aos estados da Região:
A)
Norte B) Centro oeste C) Nordeste D) Sul
3-A
paisagem é formada por relevo acidentado, ou seja, há uma grande incidência de
planaltos, serras e morros arredondados que sofreram desgastes erosivos. O
texto refere-se:
A)
Mata Atlântica B) Mares
de Morros C)
Pradarias D) Cerrado
4-Relacione
a região com as características:
( ) É a mais industrializada e
urbanizada do Brasil
(A)
Região Sudeste ( ) Presença numerosa de
imigrantes europeus
(B)
Região Sul ( ) Seu clima é frio e diferente
do restante do país
( ) Possui as maiores metrópoles do Brasil
5-Qual
a região com maior número de estados e quais são eles?
6-Que
aspectos são levados em consideração para a regionalização pelo IBGE?
7-O
que é IBGE e qual sua função?
_____________________________________________________________________
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 04 a 11 de maio de 2020
PROFESSORA: Valdenice
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais
TEMA: Espaço Global - Os Países mais extensos do mundo
ROTEIRO:
- Leitura e análise de Mapa
Político (Material de Apoio);
- Análise do material do site
(Aprofundamento);
-
Atividades baseadas na análise dos textos (Abaixo);
MATERIAL DE APOIO:
- Mapa Político - Planisfério. (Abaixo)
-
Site - link (aporofundament)
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).
APROFUNDAMENTO:
https://escolaeducacao.com.br/mapa-mundi/
LEIA E OBSERVE COM ATENÇÃO:
Os Países mais extensos do mundo
O
Brasil possui um grande território que, ao lado de outros países, formam um
conjunto dos cinco maiores países em extensão territorial.
a)
Observe
o Planisfério Político e visualize os maiores países do mundo em extensão
territorial.
DISCIPLINA: História e Geografia
ÁREA: Ciências Humanas
PERÍODO: 27/ABR A 30/ABR
PROFESSOR(A): Simone e Valdenice
TEMA: Os Indígenas no Brasil (Atividade referente à Semana do Índio – Projeto da Área de Humanas).
ROTEIRO:
- Leitura e análise dos textos: Índio ou indígena; e É índio ou não é índio? (Abaixo);
- Leitura e análise de Mapa Conceitual (Material de Apoio);
- Análise de vídeos (Aprofundamento);
- Atividades baseadas na análise dos textos (Abaixo);
MATERIAL DE APOIO:
- Mapa Conceitual.(Abaixo)
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).
APROFUNDAMENTO:
Atividades - Museu Histórico “Índia Vanuíre”:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=233304571096113&id=304173486288153&sfnsn=wiwspwa&extid=crR434o1eCiDw5eY&d=w&vh=e
MAPA CONCEITUAL:
MAPA CONCEITUAL:
Leia os textos abaixo com atenção:
Índio ou indígena?
*“(...) Índio e não é a mesma coisa? Pois é. Não, não é. Digam o que disserem, mas ser um indígena é pertencer a um povo específico; Munduruku, por exemplo. Ser “índio” é pertencer a quê? É trazer consigo todos os adjetivos não apreciados em qualquer ser humano. Ela é uma palavra preconceituosa, racista, colonialista, etnocêntrica, eurocêntrica.” (São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019.)
É índio ou não é índio? Daniel Munduruku
Certa feita tomei o metrô rumo à praça da Sé. Eram meus primeiros dias em São Paulo, e eu gostava de andar de metrô e ônibus. Tinha um gosto especial em mostrar-me para sentir a reação das pessoas quando me viam passar. Queria poder ter a certeza de que as pessoas me identificavam como índio a fim de dar minha autoimagem.
Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima abaixo quando entrei no metrô:
Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima abaixo quando entrei no metrô:
- Você viu aquele moço? Parece que é índio – disse a senhora A.
- É, parece. Mas eu não tenho tanta certeza assim. Não viu que ele usa calça jeans? Não é possível que ele seja índio usando roupa de branco. Acho que ele não é índio de verdade – disse a senhora B.
- É, pode ser. Mas você viu o cabelo dele? É lisinho, lisinho. Só índio tem cabelo assim, desse jeito. Acho que ele é índio sim – defendeu-me a senhora A.
- Sei não. Você viu que ele usa relógio? Índio vê a hora olhando pro tempo. O relógio do índio é o sol, a lua, as estrelas... Não é possível que ele seja índio – argumentou a senhora B.
- Mas ele tem o olho puxado – disse a senhora A.
- E também usa sapatos e camisa – ironizou a senhora B.
- Mas tem as maçãs do rosto muito salientes. Só os índios têm o rosto desse jeito. Não, ele não nega. Só pode ser índio e, parece, dos puros.
- Não acredito. Não existem mais índios puros – afirmou cheia de sabedoria a senhora B. – afinal, como um índio poderia estar andando de metrô? Índio de verdade mora na floresta, carrega arco e flechas, caça e pesca e planta mandioca. Acho que não é índio coisa nenhuma.
- Você viu o colar que ele está usando? Parece que é de dentes. Será que é dentes de gente?
- Você não disse que não achava que ele era índio? E agora parece que você está com medo?
- Por via das dúvidas...
- O que você acha de falarmos com ele?
- E se ele não gostar?
- Paciência... Ao menos nós teremos informações mais precisas, você não acha?
- É, acho, mas confesso que não tenho muita coragem de iniciar um diálogo com ele. Você pergunta? – disse a senhora B, que a esta altura já se mostrava um tanto constrangida.
- Eu pergunto.
Eu estava ouvindo a conversa de costas para as duas e de vez em quando ria com vontade. De repente senti um leve toque de dedos em meu ombro. Virei-me. Infelizmente elas demoraram a chamar-me. Meu ponto de desembarque estava chegando:
Olhei para elas sorri e disse:
- Sim!
(Extraído do livro Histórias de Índio. Companhia das Letrinhas. SP, 1996. São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019. 112p)
ATIVIDADES:
a) Que tipo de pensamento “as senhoras” do texto têm sobre os indígenas?
b) Você concorda com essas ideias? Justifique.
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