Ciências 8º Ano



AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS

NOME:____________________________________Nº____   8º ANO_______
                                                                                                                        
PROFESSORA: MARIANA                                                             29/05/2020



1) São consideradas fontes de energia renováveis todo recurso que tem a capacidade de se refazer ou não é limitado. Com base nessa informação, abaixo estão listadas fontes de energias renováveis, exceto:


(A) energia hidrelétrica
(B) gás natural
(C) energia eólica             
(D) energia solar

2) As fontes não renováveis podem esgotar-se totalmente em prazos variáveis (pequeno, médio e longo prazo) de acordo com a extração, consumo e disponibilidade.
Das alternativas abaixo, qual delas lista apenas fontes renováveis de energia?
(A) biocombustíveis, petróleo e carvão mineral.
(B)energia solar, energia eólica e urânio.
(C)urânio, gás natural e energia hidrelétrica.
(D) energia hidrelétrica, energia solar e biocombustíveis.


3) A civilização moderna está voltada para um alto consumo de energia que é utilizada nas indústrias, nos transportes, nos eletrodomésticos e nas telecomunicações. Nessa busca por energia, o homem vai atrás de várias fontes, tais como,
I. combustíveis fósseis.
II. energia hidrelétrica.
III. energia nuclear.
IV. etanol.
V. energia eólica (energia dos ventos).

Desses 5 tipos :
(A) apenas um é renovável.
(B) apenas dois são renováveis.
(C) apenas três são renováveis.
(D) apenas quatro são renováveis.

   
4) Impacto apresentado nesse ambiente tem sido intensificado pela :

(A) Intervenção direta do homem ao impermeabilizar o solo urbano.
(B)  Irregularidade das chuvas decorrentes do fenômeno climático El Niño.
(C)  Queima de combustíveis fósseis como o carvão, o petróleo e o gás natural.
(D)  Vaporização crescente dos oceanos devido ao derretimento das geleiras.

5)Assinale a alternativa que completa ,correta e respectivamente , o texto a seguir.

Os primeiros ferros de passar roupas eram grandes , pesados , feitos de ferro e funcionavam com carvão a brasa.
Os modelos de hoje são mais leves , feirtos, em sua maioria , de aço e de plástico e tem rendimento muito superior ao dos antigos.
O funcionamento do ferro elétrico atual pode ser caracteriado por uma transformação de _______ em _______ , por meio de uma resistência elétrica.          








   (A)  Energia térmica em energia elétrica
   (B)   Energia elétrica em energia luminosa
   (C)   Força elétrica em força térmica
   (D)  Energia elétrica em energia térmica






_____________________________________________________________
DISCIPLINA: CIÊNCIAS

ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

PROFESSORA: MARIANA

PERÍODO: 18/MAIO A 25/MAIO

TEMA: Energia – Fontes de energia e impactos socioambientais.

NUMERO DE AULAS PREVISTAS: 4 AULAS

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
- Seguir o roteiro , com texto explicativo sobre o conteúdo a ser desenvolvido;
- Assistir os vídeos de apoio para melhor entendimento;
-Registrar as respostas no caderno

 RECURSOS:
 -Materiais necessário para resolver os exercícios propostos (material escolar);
 - link dos vídeo .
  https://www.youtube.com/watch?v=kUK_V4EtYRg                
       
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: 
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas presenciais ( registro no caderno).





Fontes renováveis de energia

Fontes renováveis de energia, como energia solar, eólica e energia da biomassa, são fontes energéticas inesgotáveis que provocam menos impactos negativos ao meio ambiente.
Fontes renováveis de energia são recursos energéticos que podem regenerar-se em um curto espaço de tempo, sendo considerados, portanto, inesgotáveis. São ainda uma alternativa ao modelo energético mundial, que se limita ao uso de combustíveis fósseis.
O uso de fontes energéticas ampliou a capacidade de produção do homem, principalmente no contexto da Revolução Industrial. Nessa fase, iniciou-se o uso de tecnologias e maquinários em larga escala. A principal fonte de energia utilizada nesse contexto foi o carvão mineral, considerado um combustível fóssil. Desde então, a matriz energética no mundo é dependente desse tipo de combustível, também conhecido como energia convencional ou não renovável.
Fontes renováveis e não renováveis de energia
As fontes não renováveis de energia são recursos energéticos que não se regeneram a curto ou a médio prazo, portanto, podem esgotar-se. A obtenção dessas energias causa impactos ambientais negativos, por exemplo, a queima de carvão mineral libera à atmosfera gases poluentes, que contribuem para o aumento do aquecimento global. As fontes não renováveis, também chamadas de fontes convencionais energéticas, constituem o modelo energético mundial, ou seja, são as fontes mais usadas para obtenção de energia. Os combustíveis fósseis e seu processo de queima agravam os problemas ambientais.                                                                                                                                As fontes de energia renováveis são consideradas uma alternativa ao modelo energético atual, visto que seu uso causa menos impactos negativos ao meio ambiente. Algumas fontes de energia renováveis são consideradas limpas e têm bom custo-benefício. Além disso, podem regenerar-se em um curto espaço de tempo.
Observe abaixo alguns exemplos de fontes de energia renováveis e não renováveis:
Vantagens e desvantagens do uso de fontes renováveis de energia
Ampliar o modelo energético atual é uma necessidade diante do agravamento de problemas ambientais causados por gases poluentes liberados à atmosfera por meio da queima de combustíveis fósseis. Aquecimento global, efeito estufa e alterações climáticas são exemplos de danos causados ao meio ambiente. O uso de fontes renováveis é uma alternativa para geração de energia limpa, que causa menos danos ao meio ambiente. Veja abaixo algumas vantagens e desvantagens do uso dessas fontes de energia:
1. Vantagens
·         Os danos ao meio ambiente são mínimos comparados aos danos causados pelo uso de fontes não renováveis de energia.
·         As fontes renováveis de energia são, geralmente, consideradas limpas, poluem menos que as fontes convencionais e regeneram-se a curto prazo na natureza.
·         Quando comparadas ao uso de energia nuclear, que pode gerar acidentes, as fontes renováveis oferecem riscos bem menores.
·         A utilização das fontes renováveis de energia pode diminuir a dependência do uso de combustíveis fósseis como principais fontes energéticas.
·         Algumas fontes renováveis de energia, como a solar e a eólica, são capazes de produzir energia a baixo custo. Essas fontes de energia poderão tornar-se mais viáveis à medida que houver avanços nas tecnologias demandadas por elas.

2. Desvantagens
·         A maioria das fontes renováveis de energia é considerada limpa. Apesar disso, algumas delas podem causar problemas ao meio ambiente. Um exemplo é a energia eólica, cujos aerogeradores provocam mudanças nas paisagens dos locais em que são instalados, além de influenciarem o fluxo migratório de aves da região.
·         Os biocombustíveis apresentam alguns problemas em relação ao seu uso. Um deles está relacionado com a intensificação do desmatamento. O uso da biomassa para geração de energia por meio da queima de vegetais necessita da ampliação de áreas de cultivo, ocasionando, consequentemente, desmatamentos. Outro problema relaciona-se ao uso dos recursos hídricos. A prática agrícola é responsável por boa parte do consumo de água no mundo. Se a agricultura for ampliada, a demanda da água também será, podendo impactar os recursos hídricos.
·         Apesar de limpas e apresentarem bom custo-benefício, as fontes renováveis de energia demandam uso de tecnologias avançadas para que sejam viabilizadas economicamente. Sendo assim, a população ainda não tem acesso a todas essas fontes.

Tipos de fontes renováveis de energia














A energia solar representa uma fonte de energia limpa e com ótimo custo-benefício.
1. Energia solar
A energia solar pode gerar energia elétrica de duas formas: direta e indiretamente. A primeira opção ocorre por meio de painéis de células fotovoltaicas compostas por pequenas lâminas recobertas por um material condutor. Essas lâminas, quando expostas à luz solar, convertem-na em energia elétrica. A forma indireta é obtida por meio de usinas construídas em áreas com intensa insolação, nas quais são instalados vários coletores solares.

Essa fonte de energia é considerada limpa, inesgotável e abundante, principalmente em países próximos aos trópicos, como México, Brasil, Estados Unidos, Paraguai e Bahamas. Seu uso requer avanços tecnológicos que o viabilizem economicamente para que a população possa aproveitá-lo. 





A energia obtida por meio de usinas hidráulicas é considerada limpa e barata, contudo, provoca
impactos ambientais.

2. Energia hidráulica
Antigamente, a energia hidráulica era usada para movimentar moinhos. O uso da hidreletricidade por meio de turbinas e geradores elétricos começou a difundir-se na segunda metade do século XIX. É considerada uma fonte de energia barata, limpa, segura e com renovação a curto prazo.
Apesar das vantagens de seu uso, essa fonte de energia provoca danos ambientais nas áreas em que as usinas são construídas. Além disso, se essas áreas são povoadas, as comunidades acabam sendo afetadas, pois precisam deslocar-se para outros lugares. A construção da represa também causa impactos na biodiversidade, prejudicando espécies vegetais e animais.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade
Outro problema dessa fonte de energia está relacionado aos índices pluviométricos, visto que, em épocas de seca, a geração de energia elétrica é reduzida.
Aerogeradores eólicos usados para geração de energia eólica, considerada limpa e inesgotável.


3. Energia eólica
O uso do vento para obtenção de energia iniciou-se na década de 1980. O aproveitamento desse recurso natural depende da sua intensidade e abundância. Por não poluir o meio ambiente, a energia eólica é considerada uma fonte de energia limpa. Além disso, possui um bom custo-benefício.
O aproveitamento desse tipo de energia ocorre por meio de aerogeradores eólicos, capazes de converter a energia cinética dos ventos em energia elétrica. De acordo com a Revista Exame, no ano de 2017, cerca de 18% da energia gerada nos Estados Unidos proveio de fontes renováveis de energia, como a eólica.

Apesar de não causar danos ao meio ambiente com emissão de gases poluentes, a instalação de aerogeradores pode provocar modificações na paisagem e prejudicar o fluxo migratório de aves. Ademais, sua viabilização demanda avanços tecnológicos, visto que o custo de aerogeradores ainda é alto.
A produção de biocombustíveis acontece por meio do aproveitamento da biomassa, obtida pela queima de vegetais, como a madeira.



4. Biocombustíveis
A produção dos biocombustíveis, como etanol e biogás, acontece por meio do aproveitamento da biomassa, ou seja, por meio da queima de matéria orgânica vegetal e animal. Os processos para geração de energia elétrica por meio do uso da biomassa são fermentação, combustão direta, gaseificação, entre outros.
Os biocombustíveis são considerados fontes de energia menos poluentes do que as fontes convencionais. Além disso, são renováveis, visto que se regeram a curto prazo.
Os biocombustíveis produzidos por meio da biomassa são:
→ Etanol, produzido por meio da cana-de-açúcar e do eucalipto;
→  Biodiesel, produzido a partir de gorduras vegetais;
→  Biogás, obtido por meio de reações anaeróbicas da matéria orgânica.
Apesar das vantagens de seu uso, esse tipo de fonte de energia apresenta algumas desvantagens. Uma delas está associada ao desmatamento, visto que, para que esses combustíveis sejam produzidos, é necessário ampliar áreas de cultivo, intensificando, consequentemente, o desmatamento. Outro problema é que a expansão da prática agrícola demanda aumento do uso de água, o que afeta os recursos hídricos.
O aproveitamento dos oceanos para obtenção de energia provém do deslocamento das massas de água, que acumulam energia.


5. Energia dos oceanos
A força desencadeada pelo deslocamento das massas de águas oceânicas gera energia e é, por isso, aproveitada na obtenção energética. Essa energia pode ser obtida por meio da energia das ondas, da energia das marés, da energia das correntes marítimas e da energia térmica dos oceanos.
A energia dos oceanos é uma fonte considerada limpa por não impactar negativamente o meio ambiente. Apesar disso, ainda requer avanços tecnológicos que viabilizem economicamente seu uso.
Vista panorâmica da estação de energia geotérmica instalada na Nova Zelândia.

6. Energia geotérmica
O calor produzido no interior da Terra é responsável pelo fornecimento de energia geotérmica. Esse calor é transformado em energia elétrica por meio de usinas geotérmicas instaladas em áreas com intensas atividades vulcânicas, nas quais a água e o vapor quente gerados em profundidades menores são capazes de aflorar na superfície. O calor é, então, utilizado para produção de vapor, que move as turbinas nas usinas geotermais. Os geradores presentes nas usinas transformam a energia cinética em energia elétrica.
As vantagens do uso desse tipo de energia estão relacionadas ao seu baixo custo de manutenção e ao não impacto ao solo. Contudo, as desvantagens estão relacionadas à emissão de dióxido de enxofre, altamente prejudicial à saúde, durante a produção de energia. Nessas áreas, também são comuns afundamentos de terra e contaminação de lagos presentes nos locais em que usinas geotérmicas são instaladas.
Fontes renováveis de energia no Brasil
Pouco mais de 40% da energia produzida no Brasil é gerada por fontes renováveis de energia. Segundo dados da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em primeiro lugar, encontra-se o uso da energia hidráulica, responsável por 64% da produção de energia no país. Em segundo lugar, está a energia produzida por meio da biomassa, correspondendo a 9,1% da produção energética.
Quando o assunto é energia solar, o Brasil possui grande potencial, visto que estamos em localização privilegiada quanto à irradiação dos raios solares. De acordo com números fornecidos pelo Correio Braziliense, o uso da energia solar na matriz energética brasileira atingiu, em 2018, a marca de 1 gigawatt.
De acordo com a EBC, no que diz respeito à geração de energia eólica, sua obtenção mostra-se promissora no Brasil em decorrência da dinâmica dos ventos, principalmente nas regiões Nordeste e Sul. Cerca de 8,1% da energia produzida no país é obtida por meio da energia eólica.
Segundo o International Business Times, até o fim do ano de 2018, o Brasil será líder mundial no mercado de biomassa, ultrapassando os Estados Unidos.


Fontes renováveis de energia são consideradas matrizes alternativas inesgotáveis de energia que provocam menos danos ao meio ambiente.

                                                                            ATIVIDADES
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA

1 – Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?
(a) Óleo diesel
(b) Gasolina
(c) Carvão mineral
(d) Gás natural
(e)Vento

2-    Marque a alternativa que indica as principais fontes ou tipos de energias renováveis:
(a) Petróleo, biomassa, eólica e solar
(b) Gás natural, petróleo, nuclear e hidroelétrica
(c) Biomassa, eólica, petróleo e gás natural
(d) Eólica, hidroelétrica, solar e biomassa
(e) Hidroelétrica, solar, petróleo e gás natural

3-A respeito das fontes renováveis de energia, recursos energéticos que podem regenerar-se em curto espaço de tempo, responda V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:
( ) São exemplos de fontes renováveis de energia: energia solar, energia eólica, energia geotérmica, xisto betuminoso e biomassa.
( ) Os danos provocados pelo uso de fontes renováveis de energia são mínimos se comparados aos das fontes de energia não renováveis
( ) Apesar de serem consideradas fontes de energia limpa, algumas fontes renováveis de energia causam impactos no ambiente, como o uso da biomassa, que provoca aumento do desmatamento.
( ) O Brasil ainda não é conhecido pelo uso de fontes renováveis de energia porque estes demandam avanços tecnológicos.
Assinale a sequência correta:
(a) VFVV
(b) FVFV
(c) FVVF
(d) VFFV


4-Faça a correta correlação entre os conceitos e as definições a respeito das fontes renováveis de energia. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
1. Energia geotérmica
2. Energia eólica
3. Energia solar
( ) Esse tipo de energia pode ser obtido de duas formas: diretamente, por meio de painéis de células fotovoltaicas, ou indiretamente, por meio de usinas com coletores.
( ) O calor produzido no interior do planeta Terra é responsável pelo fornecimento desse tipo de energia.
( ) O aproveitamento desse tipo de energia ocorre por meio de aerogeradores.
(a) 3,1,2
(b) 2,1,3
(c) 1,3,2
(d) 3,2,1




RESPONDA ÀS QUESTÕES


1- Quais são as vantagens e desvantagens das energias renováveis  ?
   

2-Cite as vantagens e desvantagens
a)Usinas hidrelétricas

b)Energia solar

c)Energia eólica

d)Energia geotérmica

e)Energia da biomassa


__________________________________________________________________


DISCIPLINA: Ciências

ÁREA: Ciências da Natureza e Matemática

PROFESSORA:  Mariana Guastalli

PERÍODO: 11/MAIO A 18/MAIO

TEMA:  Tipos de energia 

Nº DE AULAS PREVISTAS: 04

ROTEIRO:   MMR_ Ação de Retomada no início das atividades.
Resolva a situação problema apresentada no início da atividade.                                                          Busque uma estratégia de resolução. Registre em seu caderno o procedimento utilizada
Leia com atenção as atividades propostas; observe os experimentos realizados na atividade para responder as questões apresentadas; volte ao texto sempre que necessário.

 RECURSOS:
https://www.youtube.com/watch?v=V6c_j0-VEOs
https://www.youtube.com/watch?v=qX5ZBB_TvhQ
https://www.youtube.com/watch?v=wPO2F3Jom38
https://www.youtube.com/watch?v=VNyJ6X_Qnzg

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Fazer os registro no caderno de classe, fotografar e enviar através o WhaspApp, e verificação ao retorno dos registros.


PRATICANDO  MATEMÁTICA: MMR

SITUAÇÃO PROBLEMA

Em 50 minutos de exercícios físicos perco 1600 calorias. Quantas calorias perderei em 2 horas mantendo o mesmo ritmo?  




















Resposta:_________________________


                                                                                                                                    ROTEIRO
Para relembrar fontes de energia : https://www.youtube.com/watch?v=6r0EgxExbEU


Transformações de energia elétrica

Antes de iniciar o tema transformações precisamos saber quais são os tipos de energia. A energia ocorre na natureza de diversas formas, e podemos identificar a presença dela nas várias atividades que realizamos.
Os tipos mais comuns que encontramos no nosso dia a dia são:

Energia mecânica – É a energia relacionada ao movimento, um corpo possui energia mecânica se está se movendo ou possui um movimento “ em potencial” quando, por exemplo, está a uma certa altura em relação ao solo. Neste caso, basta deixa –ló cair que ele entra em movimento.

Energia elétrica: é a energia que “compramos” das empresas de energia elétrica. É usada, por exemplo, para alimentar os aparelhos elétricos das nossas casas, mover motores das indústrias, fazer funcionar nossos celulares e acender lâmpadas. Tudo que “ligamos na tomada” ou que funciona por bateria usa energia elétrica.

Energia Térmica: Se pudéssemos olhar com grande ampliação o que compõe os materiais que nos cercam para ver de que eles são feitos, encontraríamos algo que poderia ser interpretado como partículas muito pequenas. Essas partículas estão em constante estado de agitação, vibrando, girando e deslocando –se o tempo todo. Essa energia do movimento das moléculas que constituem determinado corpo é denominada energia térmica. É transferida de um corpo para outro em forma de calor.

Energia Sonora: É um tipo de energia que nossas orelhas podem detectar, ela chega até nos por um fenômeno denominado ondas sonoras, que são determinados tipos de vibrações que ocorrem em meio matérias, como o ar.

Energia luminosa: é um tipo de energia que nossos olhos podem detectar ela chega até nós por uns fenômenos chamados de ondas eletromagnéticas, que são determinados tipos de vibrações que são transmitidos no vácuo e atravessam alguns materiais, como o caso da luz solar.


Energia Química: Como vimos antes os materiais são feitos de partículas. A energia que mantém as partículas ligadas é denominada energia química. Ela é liberada em fenômenos como a combustão, por exemplo, e também por meio dos alimentos que consumimos, os quais fornecem energia que nos matem vivos.





Responda as questões:










2). Assinale a alternativa incorreta:
(  ). Um exemplo de descarga elétrica na natureza são os raios;
(  ) O peixe enguia produz eletricidade no seu corpo e a utiliza para dar choque como defesa, assim consegue escapar de  muitos perigos e capturar alimento facilmente.
(  ) A energia do sol não pode ser transformada em energia elétrica.
(  ). Aproveita – se a energia dos ventos para, através de geradores, para produzir energia elétrica.


3) Indique as transformações de energia que estão ocorrendo nos seguintes aparelhos, quando em funcionamento:











4) dê exemplo das seguintes transformações:

a) Energia elétrica em energia mecânica;

b)Energia elétrica em energia luminosa;

c)Energia elétrica em energia térmica.


5) classifique os tipos de energia que predominam nos fenômenos descritos abaixo.

a) uma bola rolando no chão
b) água fervendo
c) uma fogueira
d) digestão de um alimento
e) uma buzina tocando



______________________________________________________________



DISCIPLINA: Ciências

ÁREA: Ciências da Natureza e Matemática

PROFESSORA:  Mariana Guastalli

PERÍODO: 04/MAIO A 08/MAIO
CONTEÚDOS:   Fontes renováveis e não renováveis de energia.
     
       HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS

(EF08CI01)- Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

RECURSOS:   
- Computador/ celular – acesso ao roteiro.
- vídeo no you tube , link esta na etapa desenvolvimento.

- Caderno para resolução das atividades.

 AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
 Registro escrito no caderno,debates em grupo de WhatsApp da classe , blog da escola.



ROTEIRO


Para o ínicio da aula assistam o vídeo : 
https://www.youtube.com/watch?v=bdgYTLW4ec4 (Esse vídeo fala sobre fontes de energia).

 Em seguida responda as questões propostas sobre o conteúdo proposto:

1)Comente a seguinte justificativa:“Atualmente o ser humano deixou de ser totalmente dependente da natureza”.



2) Observe as imagens e identifique o recurso natural utilizado na geração de energia.




3)Aponte as vantagens do Brasil na produção de energia proveniente das seguintes fontes.
Energia Hidrelétrica:


Energia Solar:


Energia Eólica:

4) O etanol e a gasolina são combustíveis oferecidos nas bombas dos postos , utilizando o conceito de fontes renováveis e não renováveis , classifique estes combustíveis e de onde é sua origem.



5)      Você sabe de onde vem a energia que chega até sua casa ? Pesquise.





_______________________________________________________________


DISCIPLINA: Ciências

ÁREA: Ciências da Natureza e Matemática

PROFESSORA:  Mariana Guastalli

PERÍODO:27/ABR A 30/ABR

TEMA: Saúde emocional

ROTEIRO:
- Leitura  e reflexão do texto;
-Faça um pequeno relatório sobre:  Como você tem se sentido neste período de afastamento social?


MATERIAL DE APOIO:

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas presenciais ( registro no caderno).






ROTEIRO

             


  Muito se fala sobre a necessidade de higiene total para se prevenir da contaminação por Covid-19, mas os cuidados com a saúde vão muito além da parte física. É preciso cuidar também da saúde mental durante a quarentena.
  Para ajudar a identificar aspectos que precisam ser observados sobre nossa saúde mental listamos abaixo algumas questões a serem observadas e sugerimos possibilidades de enfrentamento. O vírus não pode afetar o seu psicológico, mas as suas atitudes assumidas nesse momento sim, então, vamos lá!Redes Sociais – não procure informações relativas à doença freneticamente, o que for importante chegará até você. Uma ou duas vezes ao dia é suficiente.
  Sintomas Físicos – Dores de cabeça e musculares são comuns em período de tensão e estresse. Falta de ar, dores abdominais acompanhadas de diarreia ou não podem ser de causa emocional geralmente relacionados à ansiedade. Além disso, taquicardia, indisposição, dentre outros podem aparecer. Procure verificar se o sintoma tem uma causa identificada, não se medique sem ser extremamente necessário. Mesmo na quarentena é possível fazer exercícios, alimentar-se bem, fazer algo para relaxar, mais do que uma vez ao dia. A tendência é que esses sintomas melhorem.
  Preocupações exageradas e/ou pensamentos recorrentes – pensamentos relacionados à doença ou de que algo muito ruim vai acontecer devem ser substituídos por pensamentos mais positivos, otimistas. No primeiro momento parece difícil, mas tente, você vai conseguir dominar seu pensamentos!
  Rotina – é necessário mesmo diante da ausência da rotina habitual, organizarmos uma rotina em casa. Não cumprir minimamente uma rotina, como dormir o dia todo pode aumentar a sensação de distanciamento e ociosidade.
  Lazer –Fazer o que gosta sim! Quantas vezes você desejou ter um tempo livre para ler aquele livro ou ver aquele filme? Além disso, aprender uma atividade diferente também pode ser uma opção legal, como pintura, música, dança… a internet pode ser uma excelente aliada.
 Cuidados pessoais – Mantenha os hábitos de higiene, uma boa alimentação e tire o pijama…
 Contatos próximos – Converse com o vizinho, com os familiares, mesmo que em algum momento tenham suas diferenças ninguém é tão ruim, dê uma chance a eles! Lembrando que precisamos seuir as orientações , neste momento podemos fazer chamadas de vídeo , ou mesmo uma troca de mensagem.
 Converse – Fale sobre o que lhe incomoda! Se não quiser falar com a família chame um amigo nas redes sociais, mas não sofra sozinho, muitas pessoas gostam de você e querem te dar apoio. Na correria da vida moderna não estamos mais habituados a olhar para nós mesmos e nesse momento em que desaceleramos nosso ritmo nos deparamos com o que mais nos incomoda, assim, perceba como essa é uma oportunidade de aprendermos com nossa fraqueza, conhecermos nossas limitações e buscar uma forma de superá-las.
Caso tenha outras dúvidas ou não encontre alguém para conversar procure a escola, seus professores. Texto: Danieli Vieceli, psicóloga do IFC Campus Videira




















Sem comentários:

Enviar um comentário