Projeto de Vida





NOME: _______________________________________ ANO/SÉRIE: ______

Atividade de Projeto de Vida – semana 23 a 30 de junho.

Campanha do Agasalho – Inverno de 2020




















Olá alunos! Nossa escola está realizando a campanha do agasalho, vamos ajudar a manter e incentivar ações solidárias?
Como atividade de PV nessa semana, a ideia é responder: Qual a importância da solidariedade?
E quem vai responder?
 Façam essa pergunta ao idoso que está passando esse momento mais pertinho de você.
Escreva em um papel sulfite o nome da pessoa escolhida, idade e a sua resposta para a pergunta.



Para isso é preciso que entendam e consigam explicar essa palavra mágica:
solidariedade
so·li·da·ri·e·da·de
1 Qualidade, característica, condição ou estado de solidário.

2 Sentimento de amor ou compaixão pelos necessitados ou injustiçados, que impele o indivíduo a prestar-lhes ajuda moral ou material.

3 Ligação recíproca entre duas ou mais coisas ou pessoas, que são dependentes entre si.

4 Responsabilidade recíproca entre os membros de uma comunidade, de uma classe ou de uma instituição.

5 Apoio em favor de uma causa ou de um movimento.

6 Compartilhamento de ideias, de doutrinas ou de sentimentos.

7 Reciprocidade de interesses e obrigações.

8 JUR Compromisso jurídico entre as partes de uma obrigação, sejam eles credores ou devedores.

9 SOCIOL Estado ou situação de um grupo que resulta do compartilhamento de atitudes e sentimentos, tornando o grupo uma unidade mais coesa e sólida, com a capacidade de resistir às pressões externas.

Não esqueçam de avisar os entrevistados que essa atividade é uma ação para a campanha do agasalho da escola e pode ser veiculada em uma das nossas redes sociais. Caso tenham dúvidas perguntem aos professores pelo whats.

Boa semana e um inverno quentinho para todos!!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ATIVIDADE :        “Projeto de Vida”

Professora : Suzel Maglimar Cabrera Dezan

TURMA: 6º / 7º / 8º / 9º

 Nome:............................................................................número......Série..........
             Fazer bem e não olhar a quem.  (Provérbio popular)
                                Texto para reflexão

Um edredom por uma oportunidade de ter um futuro


















Presos na estação de trem enquanto esperavam o próximo trem, o casal Charlotte e Taylor tremiam muito de frio. Era uma espera longa (cerca de 4 horas) e cada minuto que passava parecia uma eternidade para os jovens que já não suportavam a temperatura negativa que fazia.
De repente, ambos viram se aproximar um morador de rua, um rapaz jovem, que lhes disse: "vocês podem ficar com meu casaco e edredom. Está muito frio e vocês vão acabar congelando".
Assim, os três começaram a conversar e o casal descobriu que o seu novo "amigo" se chamava Joey. Após horas de bate-papo, a jovem ficou chocada com a ideia de simplesmente ir embora e deixar aquele simpático rapaz ali naquela estação congelante, Então o convidaram para morar com eles até conseguir um emprego.
A vida de Joey mudou drasticamente em apenas uma semana. Uma oportunidade, apenas isso, foi suficiente para mudar toda a história deste rapaz, que já não tinha esperanças em conseguir ter uma vida mais feliz e digna.
O bem gera o bem. Não quebre a corrente e transmita toda a bondade que você recebe para o próximo. Esta é uma das lições mais importantes que os três amigos aprenderam com esta emocionante experiência.

Responda:
Qual a lição que aprendemos com a leitura do texto?


Após esta leitura :

“Um edredom por uma oportunidade de ter um futuro”  Observamos que o garoto que vivia nas ruas , mesmo sem ter nada ajudou o casal que passava frio , e em troca lhe deram uma oportunidade, por isso temos a nossa oportunidade de ajudar ao próximo também com a campanha do agasalho da E.E Maria Helena Basso Antunes.






























Esperamos por você!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROFESSORA:Simone Menatti

DISCIPLINA:Projeto de Vida

TURMA: 8 ano A/B

    CONTEÚDOS:“Eu, nós e o mundo”

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: 

Habilidade: Aprender a autoavaliar-se e a fazer planos, estabelecendo metas e compromissos pessoais e coletivos; aprender a escutar, a perceber a si próprio e ao outro; aprender a expressar-se de maneira clara (oralmente e por escrito).
     
      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
  
      Após participarem da aula do app do CMSP, com interação no whatsapp e no aplicativo, bem como retirada de dúvida durante o “plantão de dúvidas, INOVA” pré-estabelecidos ao longo da semana, o aluno deverá acessar e responder as atividades solicitadas e aprofundar seus conhecimentos utilizando como material de apoio o blog da escola.

 RECURSOS:

App do CMSP;
Blog da escola;
App do whatsapp;
Registro fotográfico;
Caderno do aluno.

 AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Participação nos aplicativos e blog, entrega do registro fotográfico com a atividade realizada.

      Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas

      PERÍODOD DE REALIZAÇÃO:18/05/2020 a 25/05/2020

      PROFESSORA: Simone Menatti
     

      VALIDADO EM : 15-05-2020 PCG

Atividade para o blog da escola.

Leia a tirinha com atenção e desenvolva uma redação sobre como você pensa em transformar esse mundo em um lugar melhor. Não esqueça de colocar título e escrever com argumentos, começo, meio e fim. Boa reflexão!


--------------------------------------------------------------------------------------------------
PROFESSORASimone Menatti

DISCIPLINA: Projeto de Vida

TURMA: 9 ano A/B

    CONTEÚDOS:“Meus sonhos e expectativas em relação ao ensino médio”

     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: 

Habilidade: Confeccionar um painel informações sobre escolas de ensino médio e continuidade dos estudos; conhecer o Ensino Médio; fazer escolhas a respeito da continuidade dos estudos; pesquisar escolas do Ensino médio.
      
      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
  
     Após participarem da aula do app do CMSP, com interação no whatsapp e no aplicativo, bem como retirada de dúvida durante o “plantão de dúvidas, INOVA” pré-estabelecidos ao longo da semana, o aluno deverá acessar e responder as atividades solicitadas e aprofundar seus conhecimentos utilizando como material de apoio o blog da escola.

 RECURSOS:

App do CMSP;
Blog da escola;
App do whatsapp;
Registro fotográfico;
Vídeos do youtube;
Caderno do aluno.

      AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Participação nos aplicativos e blog, entrega do registro fotográfico com a atividade realizada.

      Nº DE AULAS PREVISTAS:   02 aulas

      PERÍODOD DE REALIZAÇÃO: 18/05/2020 a 25/05/2020

      PROFESSORA: Simone Menatti
     


VALIDADO EM : 15-05-2020 PCG



Atividade para o blog da escola.

“Eu e meu propósito”







Refletindo sobre a tirinha, de tijolinho em tijolinho, podemos construir pontes...  Quais tijolinhos estão usando para construir a ponte que os levará aos seus objetivos?

Assista aos vídeos abaixo sobre trajetórias de superação

https://youtu.be/Ev4saqlVezs



E aí? Gostaram?
Façam uma redação apontando seus tijolinhos, como estão construindo suas pontes e onde planejam chegar. Não esqueçam de colocar um título coeso, dar um começo (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão).
Boa reflexão!!!  


------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    
PROFESSORA: kÁTIA FUZZO MASSAROTTI

    DISCIPLINA:Projeto de Vida

    CONTEÚDOS:“Eu, nós e o mundo.” 

     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: 

     Foco: Desenvolvimento de valores. Desenvolvimento do autoconhecimento, a prática da gestão dos seus projetos, a ampliação da visão de mundo e a valorização dos estudos.
      
      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
  
       Após esta habilidade ser trabalhada em aula pelo CMSP será solicitado aos estudantes uma produção sobre o que aprenderam nesta aula;
        Será enviado via blog da unidade escolar atividades contemplando estes conteúdos;
        Promover a formação integral do estudante.
       Atividade:

Quem você vê no espelho?

Construa um autoretrato que apresente quem você é!
a)    Você pode se fotografar, desenhar, utilizar colagens e outros recursos que você conheça.
b)    A ideia é conseguir identificar o que você gosta e quem te influencia (família, amigos, mídia).
c)    Com este exercício você conseguirá saber um pouco sobre você, para descobrir suas potencialidades.

      RECURSOS:

Utilize o texto acima para desenvolver e aprofundar seus conhecimentos interpretando-o e fazendo suas anotações, pesquisando os temas que lhe atraírem ou provocarem dúvidas.
Para realização do autoretrato sugiro a visualização do vídeo do CMSP abaixo, muita criatividade e capricho:

      AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação será realizada considerando a participação e engajamento do aluno nos grupos de comunicação como o whats e o blog da escola, bem como a entrega de atividades nas datas combinadas.

      Nº DE AULAS PREVISTAS:  04 aulas

      PERÍODOD DE REALIZAÇÃO: 06/05/2020 a 13/05/2020

      PROFESSORA: Simone Menatti
     
      VALIDADO EM : 04/05/2020




Sem comentários:

Enviar um comentário