AVALIAÇÃO BIMESTRAL
Nome ____________________________________________________nº____8Ano _____
Professora: Suzel
Período: 29/05/20
Tema: Elementos constitutivos da música.
1)ASSINALE ABAIXO QUAIS SÃO OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA MUSICA
Justifique sua resposta:
Justifique sua resposta:
Justifique sua resposta:
Justifique sua resposta:
Boa prova!!!!
1)ASSINALE ABAIXO QUAIS SÃO OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA MUSICA
A) TIMBRE,
ALTURA, DURAÇÃO ,RITMO,
INTENSIDADE,MELODIA.
B) TIMBRE,
ALTURA, GRAVE ,RITMO,
INTENSIDADE,MELODIA.
C) TIMBRE,
ALTURA, DURAÇÃO ,AGUDO,
INTENSIDADE,MELODIA.
D) TIMBRE,
ALTURA, DURAÇÃO ,RITMO, LONGO,MELODIA.
2) LEIA O TEXTO E RESPONDA.
O GRUPOBRASILEIRO DE PERCUSSÃO CORPORAL
BARBATUQUES FUNDADO EM 1996 SOB A DIREÇÃO DO MÚSICO
FERNANDO BARBA, TEM SEU TRABALHO ARTÍSTICO RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE,
CONSISTE EM PRODUZIR SONS A PARTIR DE PALMAS, ESTALOS DE BOCA, TAPAS E BATIDAS
NO PEITO, SAPATEADO, USO DAS CORDAS VOCAIS ETC. DAÍ A EXPRESSÃO “ PERCUSSÃO
CORPORAL “. PRODUZIDOS EM CONJUNTO PELOS
INTEGRANTES DO GRUPO, ESSES SONS RESULTAM EM UMA “ ORQUESTRA DE RODA ¨ EM QUE
TODOS OS MÚSICOS TOCAM O MESMO INSTRUMENTO E NELE IMPROVISAM.
QUAL
É O NOME DO GRUPO E SUA ORIGEM?
A) BARBATUQUES, DE ORIGEM BRASILEIRA, GRUPO
DE PERCUSSÃO CORPORAL.
B) STOMP, GRUPO DE ORIGEM AMERICANA.
C) BARBATUQUES, GRUPO DE ORIGEM AMERICANA.
D) STOM, GRUPO DE ORIGEM ITALIANA E APRESENTA INSTRUMENTOS MUSICAIS.
3) NA IMAGEM ACIMA, UMA FOTOGRAFIA, O GRUPO FAZ
APRESENTAÇÕES MUSICAIS USANDO SONS, O
SUPORTE É O CORPO E É ATRAVÉS DE PALMAS, ASSOBIOS, ESTALOS DE LÍNGUA, PÉS, BATIDAS NO PEITO,ETC.
QUA É O SUPORTE UTILIZADO POR
ELES NAS APRESENTAÇÕES, JÁ QUE ELES NÃO USAM
INSTRUMENTOS MUSICAIS?
A)( ) O SUPORTE SÃO OS PÉS.
B)
( ) O SUPORTE É O CORPO
C)(
) O SUPORTE SÃO AS MÃOS
D)( ) O SUPORTE SÃO AS PERNAS.
4)MÚSICA
É UMA DAS LINGUAGENS DA ARTE. E POR SER UMA LINGUAGEM, POSSUI UM SISTEMA
SIMBÓLICO DE REPRESENTAÇÃO .
ESSE
SISTEMA É COMPOSTO POR ELEMENTOS E REGRAS QUE PERMITEM INFINITAS
COMBINAÇÕES. NA MÚSICA TEMOS MATRIZ INDIGENA, MATRIZ AFRICANA
E MATRIZ AFRO-BRASILEIRA. (AULA DO CMSP DE ARTE )
QUAIS OS DIFERENTES TIPOS DE INSTRUMENTOS DE MATRIZ
AFRICANA.
A) IDIOFONES
E MEMBRAFONES;
B) IDIOFONES, AEROFONES E MEMBRAFONES;
C) IDIOFONES
E AEROFONES ;
Justifique sua resposta
5)TODA COMUNIDADE CONFIGURA UM CONTEXTO
SOCIOCULTUTAL COMPOSTO POR ELEMENTOS DIFERENTES ENTRE SI E QUE SÃO QUASE INDISSOCIÁVEIS.
QUAIS SÃO ELES EM RELAÇÃO AS DIMENSÕES DA VIDA?
(AULA DO CMSP DE ARTE )
A)
DIMENSÃO POLÍTICA, CULTUTAL, HISTÓRICA E ÉTICA;
B)
DIMENSÃO SOCIAL, CULTUTAL, HISTÓRICA E ÉTICA;
C)
DIMENSÃO SOCIAL, ECONÔMICA , HISTÓRICA E
ÉTICA;
D)
DIMENSÃO SOCIAL, CULTUTAL, HISTÓRICA E ESTÉTICA;
Boa prova!!!!
NOME DO ALUNO:_____________________________nº______ série________
NÚMERO DE
AULAS: 4 AULAS
TEMA: MÚSICA
1) LEIA O TEXTO E RESPONDA.
O GRUPO BRASILEIRO DE PERCUSSÃO CORPORAL
BARBATUQUES FUNDADO EM 1996 SOB A DIREÇÃO DO MÚSICO
FERNANDO BARBA, TEM SEU TRABALHO ARTÍSTICO RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE,
CONSISTE EM PRODUZIR SONS A PARTIR DE PALMAS, ESTALOS DE BOCA, TAPAS E BATIDAS
NO PEITO, SAPATEADO, USO DAS CORDAS VOCAIS ETC. DAÍ A EXPRESSÃO “ PERCUSSÃO
CORPORAL “. PRODUZIDOS EM CONJUNTO PELOS
INTEGRANTES DO GRUPO, ESSES SONS RESULTAM EM UMA “ ORQUESTRA DE RODA ¨ EM QUE
TODOS OS MÚSICOS TOCAM O MESMO INSTRUMENTO E NELE IMPROVISAM.
QUAL
É O NOME DO GRUPO E SUA ORIGEM?
A) BARBATUQUES, DE ORIGEM BRASILEIRA, GRUPO
DE PERCUSSÃO CORPORAL.
B)
STOMP, GRUPO DE ORIGEM AMERICANA.
C) BARBATUQUES, GRUPO DE ORIGEM AMERICANA.
D) STOM, GRUPO DE ORIGEM ITALIANA E APRESENTA INSTRUMENTOS MUSICAIS.
2) NA IMAGEM ACIMA, UMA FOTOGRAFIA, O GRUPO FAZ
APRESENTAÇÕES MUSICAIS USANDO SONS, O
SUPORTE É O CORPO E É ATRAVÉS DE PALMAS, ASSOBIOS, ESTALOS DE LÍNGUA, PÉS, BATIDAS NO PEITO,ETC.
QUAl É O SUPORTE UTILIZADO POR
ELES NAS APRESENTAÇÕES, JÁ QUE ELES NÃO USAM INSTRUMENTOS MUSICAIS?
A)( ) O SUPORTE SÃO OS PÉS.
B)
( ) O SUPORTE É O CORPO
C)(
) O SUPORTE SÃO AS MÃOS
D)(
) O SUPORTE SÃO AS PERNAS.
3)
ESCOLHA UMA MODALIDADE DA LINGUAGEM DA MÚSICA E FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO ( DESENHO)
NO CAMPO ABAIXO. PINTE MISTURANDO
AS CORES, PINTE A BORDA EM PRETO E ESCREVA QUAL A MODALIDADE (TIPO DE
INSTRUMENTO),
DENTRO DA LINGUAGEM DA MÚSICA
QUE VOCÊ ESCOLHEU?
MODALIDADE: ( TIPO DE INSTRUMENTO QUE VOCÊ DESENHOU, ESCREVA O NOME )
Avaliação: Através de registro no caderno, se possível printado e enviado por WhattsApp ou e-mail cabrerasuzel@gmail.com
Bons
estudos!!!
Professora Suzel
♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫
ARTE
Período: De 04 de maio à 11 de maio.
LINGUAGEM: Música
OBJETO DE CONHECIMENTO: Contextos e práticas
ATIVIDADE 1 – Você
já viu alguma festa popular brasileira ou já participou de uma?
As
festas e suas tradições musicais são
manifestações da cultura popular tradicional brasileira, exemplos do patrimônio
cultural brasileiro.
No
Brasil, essas manifestações possuem características bastante distintas.
Clicando
nesse link, você vai conhecer cinco manifestações populares:
ATIVIDADE 2 – Escolha
3 manifestações culturais do link
acima para destacar o que se pede:
1ª manifestação:________________________________________________________
Onde
acontece (região/cidades):____________________________________________
Em que
época do ano acontece:____________________________________________
O que celebra:__________________________________________________________
ATIVIDADE 3 – Agora
é com você: Pesquise no YouTube qual é a música característica dessa
manifestação e cole o link aqui ou escreva em seu caderno:
2ª manifestação:________________________________________________________
Onde
acontece (região/cidades):____________________________________________
Em que
época do ano acontece:____________________________________________
O que
celebra:__________________________________________________________
3ª manifestação:________________________________________________________
Onde acontece (região/cidades):____________________________________________
Em que época do ano acontece:____________________________________________
O que celebra:__________________________________________________________
Você
deve ter percebido que muitas dessas manifestações culturais são ligadas a
algum ritual religioso. E o nosso estudo, nesse sentido, traz conhecimento para
que também possamos respeitar a manifestação de cada região do nosso país.
Percebeu
também que as músicas que pesquisou trazem instrumentos
dos mais variados, inclusive a voz, em grande evidência.
Você
pode continuar pesquisando e aprendendo!!
Bons
estudos!!!
Suzel Maglimar Cabrera Dezan
♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪
https://youtu.be/VsOlR2c6XLo assistam este video!Talvez ajude vcs!
ResponderEliminarhttps://youtu.be/R6WuXC2AQaA
ResponderEliminarLink da música relacionada ao carnaval
- Dheniffer8c