Arte 8º Ano


AVALIAÇÃO BIMESTRAL

Nome ____________________________________________________nº____8Ano _____

Disciplina: ARTE

Professora: Suzel

Período: 29/05/20

Tema: Elementos constitutivos da música.


1)ASSINALE ABAIXO QUAIS SÃO OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA MUSICA




A)     TIMBRE, ALTURA, DURAÇÃO  ,RITMO, INTENSIDADE,MELODIA.
B)     TIMBRE, ALTURA, GRAVE  ,RITMO, INTENSIDADE,MELODIA.
C)     TIMBRE, ALTURA, DURAÇÃO  ,AGUDO, INTENSIDADE,MELODIA.
D)     TIMBRE, ALTURA, DURAÇÃO ,RITMO, LONGO,MELODIA.

Justifique sua resposta: 

2) LEIA O TEXTO E RESPONDA.




O GRUPOBRASILEIRO DE PERCUSSÃO CORPORAL BARBATUQUES FUNDADO EM 1996 SOB A DIREÇÃO DO MÚSICO FERNANDO BARBA, TEM SEU TRABALHO ARTÍSTICO RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE, CONSISTE EM PRODUZIR SONS A PARTIR DE PALMAS, ESTALOS DE BOCA, TAPAS E BATIDAS NO PEITO, SAPATEADO, USO DAS CORDAS VOCAIS ETC. DAÍ A EXPRESSÃO “ PERCUSSÃO CORPORAL “.  PRODUZIDOS EM CONJUNTO PELOS INTEGRANTES DO GRUPO, ESSES SONS RESULTAM EM UMA “ ORQUESTRA DE RODA ¨ EM QUE TODOS OS MÚSICOS TOCAM O MESMO INSTRUMENTO E NELE IMPROVISAM.

QUAL É O NOME DO GRUPO E SUA ORIGEM?
A) BARBATUQUES, DE ORIGEM BRASILEIRA, GRUPO DE PERCUSSÃO CORPORAL.
      B)   STOMP, GRUPO DE ORIGEM AMERICANA.
C)      BARBATUQUES, GRUPO DE ORIGEM AMERICANA.
      D)  STOM, GRUPO DE ORIGEM   ITALIANA E APRESENTA INSTRUMENTOS MUSICAIS.

Justifique sua resposta: 

3)   NA IMAGEM ACIMA, UMA FOTOGRAFIA, O GRUPO FAZ APRESENTAÇÕES MUSICAIS USANDO  SONS, O SUPORTE É O CORPO E É ATRAVÉS DE PALMAS, ASSOBIOS, ESTALOS DE LÍNGUA, PÉS,  BATIDAS NO PEITO,ETC.

 QUA É O SUPORTE UTILIZADO POR ELES NAS APRESENTAÇÕES, JÁ QUE ELES NÃO USAM   INSTRUMENTOS MUSICAIS?


A)(  ) O SUPORTE SÃO OS PÉS.      
B) ( )  O SUPORTE É O CORPO
C)( )   O SUPORTE SÃO AS MÃOS
D)( ) O SUPORTE SÃO AS PERNAS.

Justifique sua resposta: 


4)MÚSICA É UMA DAS LINGUAGENS DA ARTE. E POR SER UMA LINGUAGEM, POSSUI UM SISTEMA SIMBÓLICO DE REPRESENTAÇÃO  .
ESSE SISTEMA É COMPOSTO POR ELEMENTOS E REGRAS QUE PERMITEM INFINITAS COMBINAÇÕES.   NA MÚSICA TEMOS   MATRIZ INDIGENA, MATRIZ  AFRICANA  E   MATRIZ AFRO-BRASILEIRA.  (AULA DO CMSP DE ARTE )

  QUAIS  OS DIFERENTES TIPOS  DE INSTRUMENTOS DE MATRIZ AFRICANA.
A) IDIOFONES   E MEMBRAFONES;
B) IDIOFONES, AEROFONES E MEMBRAFONES;
C) IDIOFONES  E  AEROFONES ;
D) IDIOFONES, ZUMBIDORES E MEMBRAFONES;
Justifique sua resposta


5)TODA COMUNIDADE CONFIGURA UM CONTEXTO SOCIOCULTUTAL COMPOSTO POR ELEMENTOS DIFERENTES ENTRE SI E QUE SÃO QUASE INDISSOCIÁVEIS

QUAIS SÃO ELES EM RELAÇÃO AS DIMENSÕES DA VIDA? (AULA DO CMSP DE ARTE )

A) DIMENSÃO POLÍTICA, CULTUTAL, HISTÓRICA E ÉTICA;
B) DIMENSÃO SOCIAL, CULTUTAL, HISTÓRICA E ÉTICA;
C) DIMENSÃO SOCIAL, ECONÔMICA  , HISTÓRICA E ÉTICA;
D) DIMENSÃO SOCIAL, CULTUTAL, HISTÓRICA E ESTÉTICA;

Justifique sua resposta: 


Boa prova!!!!







NOME DO ALUNO:_____________________________nº______ série________

NÚMERO DE AULAS:  4 AULAS

TEMA: MÚSICA

        1)   LEIA O TEXTO E RESPONDA.


O GRUPO BRASILEIRO DE PERCUSSÃO CORPORAL BARBATUQUES FUNDADO EM 1996 SOB A DIREÇÃO DO MÚSICO FERNANDO BARBA, TEM SEU TRABALHO ARTÍSTICO RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE, CONSISTE EM PRODUZIR SONS A PARTIR DE PALMAS, ESTALOS DE BOCA, TAPAS E BATIDAS NO PEITO, SAPATEADO, USO DAS CORDAS VOCAIS ETC. DAÍ A EXPRESSÃO “ PERCUSSÃO CORPORAL “.  PRODUZIDOS EM CONJUNTO PELOS INTEGRANTES DO GRUPO, ESSES SONS RESULTAM EM UMA “ ORQUESTRA DE RODA ¨ EM QUE TODOS OS MÚSICOS TOCAM O MESMO INSTRUMENTO E NELE IMPROVISAM.

QUAL É O NOME DO GRUPO E SUA ORIGEM?

A)      BARBATUQUES, DE ORIGEM BRASILEIRA, GRUPO DE PERCUSSÃO CORPORAL.
      B)      STOMP, GRUPO DE ORIGEM AMERICANA.
C)      BARBATUQUES, GRUPO DE ORIGEM AMERICANA.
D)     STOM, GRUPO DE ORIGEM   ITALIANA E APRESENTA INSTRUMENTOS MUSICAIS.

2)   NA IMAGEM ACIMA, UMA FOTOGRAFIA, O GRUPO FAZ APRESENTAÇÕES MUSICAIS USANDO  SONS, O SUPORTE É O CORPO E É ATRAVÉS DE PALMAS, ASSOBIOS, ESTALOS DE LÍNGUA, PÉS,  BATIDAS NO PEITO,ETC.

 QUAl É O SUPORTE UTILIZADO POR ELES NAS APRESENTAÇÕES, JÁ QUE ELES NÃO USAM   INSTRUMENTOS MUSICAIS?

A)(  ) O SUPORTE SÃO OS PÉS.      
B) ( )  O SUPORTE É O CORPO
C)( )   O SUPORTE SÃO AS MÃOS
D)( ) O SUPORTE SÃO AS PERNAS.

3)      ESCOLHA UMA MODALIDADE DA LINGUAGEM DA MÚSICA E FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO   ( DESENHO)  NO CAMPO ABAIXO.  PINTE MISTURANDO AS CORES, PINTE A BORDA EM PRETO E ESCREVA QUAL A MODALIDADE (TIPO DE INSTRUMENTO),
DENTRO DA LINGUAGEM DA MÚSICA  QUE VOCÊ ESCOLHEU?

MODALIDADE: ( TIPO DE INSTRUMENTO  QUE VOCÊ DESENHOU, ESCREVA O NOME ) 

Avaliação: Através de registro no caderno, se possível printado e enviado por WhattsApp ou e-mail cabrerasuzel@gmail.com
Bons estudos!!!
                                                          Professora Suzel
       ♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫
ARTE
Período: De 04 de maio à 11 de maio.
LINGUAGEM: Música
OBJETO DE CONHECIMENTO: Contextos e práticas

ATIVIDADE 1 – Você já viu alguma festa popular brasileira ou já participou de uma?

       As festas e suas tradições musicais são manifestações da cultura popular tradicional brasileira, exemplos do patrimônio cultural brasileiro.
 No Brasil, essas manifestações possuem características bastante distintas.
  Clicando nesse link, você vai conhecer cinco manifestações populares: 

ATIVIDADE 2 – Escolha 3 manifestações culturais do link acima para destacar o que se pede:

1ª manifestação:________________________________________________________
Onde acontece (região/cidades):____________________________________________
Em que época do ano acontece:____________________________________________
O que celebra:__________________________________________________________


ATIVIDADE 3 – Agora é com você: Pesquise no YouTube qual é a música característica dessa manifestação e cole o link aqui ou escreva em seu caderno:   

2ª manifestação:________________________________________________________
Onde acontece (região/cidades):____________________________________________
Em que época do ano acontece:____________________________________________
O que celebra:__________________________________________________________

3ª manifestação:________________________________________________________
Onde acontece (região/cidades):____________________________________________
Em que época do ano acontece:____________________________________________
O que celebra:__________________________________________________________

Você deve ter percebido que muitas dessas manifestações culturais são ligadas a algum ritual religioso. E o nosso estudo, nesse sentido, traz conhecimento para que também possamos respeitar a manifestação de cada região do nosso país.

Percebeu também que as músicas que pesquisou trazem instrumentos dos mais variados, inclusive a voz, em grande evidência.

Você pode continuar pesquisando e aprendendo!!

Bons estudos!!!
Suzel Maglimar Cabrera Dezan

   ♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪




2 comentários:

  1. https://youtu.be/VsOlR2c6XLo assistam este video!Talvez ajude vcs!

    ResponderEliminar
  2. https://youtu.be/R6WuXC2AQaA
    Link da música relacionada ao carnaval
    - Dheniffer8c

    ResponderEliminar