Ciências 7º Ano



AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS

NOME:_____________________________Nº____   7º ANO_______
                                                                                                                        
PROFESSORA: SANDRA                                                                29/05/2020


1-      A eficiência de uma máquina simples é
A-    (    ) é sempre menor que 100%
B-    (    ) é igual a 100%
C-    (    ) é sempre 50%
D-    (    ) é sempre mais de 100% 

Justifique sua resposta.

 2-Sobre uma alavanca está INCORRETO
 A- (    ) Uma alavanca é uma haste rígida fixa em um ponto
 B- (    ) A alavanca tem um ponto fixo sobre o qual se move
 C- (    ) Ponto fixo é a parte em que a força é aplicada
 D- (    ) Carga: É a parte em que o trabalho tem que ser feito                                                           

Justifique sua resposta.







   3- Duas pessoas empurram caixas idênticas e de mesma massa, com velocidade constante, do chão     até a carroceira de um caminhão. As forças aplicadas pelos dois são paralelas às rampas. Sabemos       que um deles faz maior força porque  :
   
    A-   (    ) A rampa é maior
     B-  (    ) A rampa é igual
    C-   (    ) A rampa é menor
    D-  (    ) A rampa é mais inclinada

Justifique sua resposta.


4-  Os aparelhos de musculação são exemplos de máquinas simples que utilizam:
        
  A-    (    ) Roda
  B-     (    ) Alavanca
  C-  (    ) Engrenagens         
  D-    (    ) Roldanas


Justifique sua resposta.

5- A imagem ao lado, a corrente da bicicleta fica pressa em:
 A- (     )Alavanca     B- (    ) Engrenagens       C- (     ) Roldanas           D- (     ) Eixos 



Justifique a sua resposta.  

_________________________________________________________________

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

PROFESSORA: SANDRA

PERÍODO: 18/MAIO A 25/MAIO

TEMA: Matéria e Energia: Formas de Calor 


NUMERO DE AULAS PREVISTAS: 4 AULAS

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

MMR_ Ação de Retomada no início das atividades.
Resolva a situação problema apresentada no início da atividade.                                                
Busque uma estratégia de resolução. Registre em seu caderno o procedimento utilizado
Leia com atenção as atividades propostas; observe os experimentos realizados na atividade para responder as questões apresentadas; volte ao texto sempre que necessário.

 RECURSOS:
https://www.youtube.com/watch?v=vN1SRqgERvo

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: 
Registrar no caderno e enviar para professora através do e-mail e WhastsApp,

Praticando matemática:

Uma banheira infantil tem a capacidade de 27 litros. Na etiqueta que apresenta as características do produto, essa capacidade é apresentada em mililitros, ou seja:

(A) 0,027 ml.       (B) 270 ml.      (C) 2 700 ml.      (D) 27 000 ml.



ROTEIRO


Sensibilização ao conceito da temática




















Na maioria das vezes, quando falamos algo relacionado ao calor ou ao frio, usamos frases do tipo: 
Estou com um calor danado!  Este cobertor é quentinho!  Hoje está muito frio!

Calor, temperatura e sensação térmica   
O calor é o agente físico responsável pelo aquecimento ou resfriamento de um corpo ou sistema de corpos. Nos livros costuma-se escrever a seguinte definição: "Calor é a energia térmica em trânsito provocada por diferença de temperatura."
Portanto, calor é a energia transferida entre dois corpos devido a uma diferença de temperatura. O calor sempre flui do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. Quando dois corpos, ambos na mesma temperatura (em equilíbrio térmico), são colocados em contato, não haverá troca de calor.
Já a temperatura é definida como "o grau de agitação das partículas que constituem o corpo". Estas partículas podem ser átomos, moléculas ou íons. Do ponto de vista microscópico, qualquer corpo (sólido, líquido ou gasoso) é composto de partículas em constante agitação (movimento).
Já as palavras FRIO e QUENTE, são sensações térmicas. Muitas vezes utilizamos erroneamente a palavra calor no lugar de quente. Vamos esclarecer.
Temos a sensação de QUENTE quando ganhamos calor.
Temos a sensação de FRIO quando perdemos calor.
Como a temperatura média do corpo humano é de 36,5°C, podemos dizer que, se tocarmos qualquer material com temperatura acima de 37°C teremos a sensação de QUENTE; para qualquer material com temperatura abaixo de 36°C teremos a sensação de FRIO.
E por que um objeto metálico parece sempre mais frio que um objeto de madeira, por exemplo, quando estão à mesma temperatura? Isso ocorre porque o metal é melhor condutor térmico que a madeira. Portanto ele é mais eficiente em "roubar" calor do nosso corpo, do que a madeira.
A sensação térmica também depende da condutividade térmica do material que entramos em contato. 

Previsão do Tempo                                               





         Responda observando a Imagem:

     






1-      Que dados estão registrados na imagem acima?

2-      Que diferença há entre temperatura e sensação térmica? Explique.

3-      Por que a sensação térmica, na imagem, é diferente da temperatura real?

4-      Que fatores influenciam a sensação térmica do ambiente, tanto no verão quanto no inverno?

5-      Por que o ventilador deixa o ambiente mais fresco? Por que costumamos nos abanar no verão?

6-      Por que alguns cômodos de uma casa aparentam ser mais frescos ou mais abafados? Qual a 
diferença entre eles?

7-      Por que sentimos a sensação de frio?

8-      O que nos indica que algo está quente ou frio?

9-      Qual será a temperatura de um copo de café bem quente? E de um refrigerante bem gelado?


10-   Pesquise quais são as escalas termométricas mais usada no mundo e qual é a origem de cada uma delas?



 _________________________________________________________
DISCIPLINA: Ciências

ÁREA: Ciências da Natureza e Matemática

PROFESSORA: Sandra

PERÍODO: 11/MAIO A 18/MAIO.  
  Nº DE AULAS PREVISTAS: 04 
TEMA: Matéria e Energia- Plano Inclinado
      ROTEIRO:   MMR_ Ação de Retomada no início das atividades.
          Resolva a situação problema apresentada no início da atividade.                                                          Busque uma estratégia de resolução. Registre em seu caderno o procedimento utilizado
Leia com atenção as atividades propostas; observe os experimentos realizados na atividade para responder as questões apresentadas; volte ao texto sempre que necessário.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Fazer os registro no caderno de classe, fotografar e enviar através o WhaspApp, e verificação ao retorno dos registros.

 PRATICANDO  MATEMÁTICA: MMR

Leia com atenção e responda:















Plano inclinado

Plano inclinado é toda superfície reta que tenha alguma inclinação. Por exemplo, uma ladeira é um plano inclinado.
Observe a acentuada subida. Se, por um lado, um plano inclinado permite o acesso a áreas mais altas com menor esforço, por outro, ele torna o caminho mais longo.
Podemos dizer que quanto menor o ângulo do plano inclinado, maior a distância a ser percorrida, porém menor a força a ser aplicada.
Imagine como seria possível ir do litoral a alguma cidade serrana se não fosse com o uso dos planos inclinados! Teríamos todos de ser alpinistas.
Percebeu como os planos inclinados são importantes? Eles, como todas as máquinas simples, facilitam o trabalho.
Dos planos inclinados derivam-se algumas outras máquinas como a cunha e o parafuso. Cunha
As cunhas se formam pela justaposição de dois planos inclinados unidos por suas bases. As lâminas cortantes de instrumentos como facas, machados e cinzéis, utilizam-se de cunhas.
São planos inclinados “enrolados” ao redor de um eixo. Procure lembrar alguns usos dos parafusos.
Além de manter unidos pedaços de madeira ou metal, os parafusos auxiliam a executar movimentos, como um banco de piano que sobe e desce com auxílio de um parafuso.
Também são parafusos as hélices de navios e aviões, bem como no passado muitos instrumentos de moagem eram formados por grandes parafusos. Brocas de perfuração também são grandes parafusos. Olhe um saca-rolhas, por exemplo. Na verdade, ele é um parafuso.Algumas peças de uma máquina de moer grãos também são parafusos, observe a peça que vai no centro e faz a moagem.





Analisa a Imagem e responda:













Qual é a importância de uma rampa ou um plano inclinado para as pessoas de hoje em dia?

________________________________________________________________________



__________________________________________________________
DISCIPLINA: Ciências

ÁREA: Ciências da Natureza e Matemática

PROFESSORA: Sandra

PERÍODO:04/MAIO A 08/MAIO. 
TEMA: Matéria e Energia:  
Máquinas Simples 
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:  
(EF07CI01A) Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. 
(EF07CI01B)  Investigar como as máquinas simples fizeram parte do cotidiano humano em diferentes períodos históricos, incluindo o desenvolvimento industrial paulista, e argumentar sobre como seu uso mudou a sociedade.  

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: 
Realizar as atividades no caderno  e enviar foto pelo WhatsApp  
RECURSOS:

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: 
Realizar as atividades no caderno e enviar no WhatsApp 

 ROTEIRO

Maquinas Simples





Roldanas-Alavancas- Planos inclinados-Rodas e eixos
Tipos de Máquinas Simples
Planos inclinados, estão presentes rampas, escadas, saca-rolhas, planos inclinados em geral e também as cunhas e ferramentas de corte que utilizam a cunha, como tesouras, facas, etc. 
Alavancas, estão presentes balanças, gangorras, braços articulados, carrinhos de mão, pinças e ferramentas que formam pinças, como alicates, tesouras, sistemas de freio de veículos etc., bastões   e raquetes, como os utilizados em jogos esportivos. Rodas e eixos, encontram-se chaves em geral, objetos nos quais podemos identificar um eixo menor acoplado a outro maior, como a maçaneta redonda de uma porta, a direção de um carro, a chave, a “borboleta” da torneira, manivelas etc. Roldanas , estão  presentes talhas lineares e talhas exponenciais, muito utilizadas em veleiros e outras embarcações náuticas, e também em ferramentas, como a talha para levantar o motor dos veículos em oficinas mecânicas, roldanas utilizadas em elevadores, portas, aparelhos de musculação etc. Assim, contemplamos as diversas maquinas simples que estão presentes no dia a  dia. Em todos os casos, o princípio de amplificação de forca se baseia no aumento do deslocamento para realizar um mesmo trabalho e, portanto, o emprego de uma forca proporcionalmente menor.
 Ler o texto, observar as imagens e assistir os vídeos para responder as atividades:


Lista de Exercícios 1

1)      O que são máquinas simples?


2)      Quais são os três elementos associados a uma máquina simples?


3)      Cite três tipos de máquinas simples que encontramos no nosso cotidiano.


4)Preencha os espaços.
a)  As máquinas simples apresentam dois tipos de força que são: a força:

b) As máquinas simples facilitam a realização de um:

c)  As máquinas simples fundamentais são:


5)      Identifique os tipos de alavanca (interfixa, interpotente ou inter-resistente) nas situações abaixo:



6) Cite dois exemplos de alavancas presentes no corpo humano. Explique qual é o tipo de alavanca e o seu funcionamento.


7) Responda o que se pede no bloco  :  “  Máquinas simples: Roldanas”


8) Como funciona uma roldana? E quais são os tipos?


9) Onde se aplica o plano inclinado? Explique.



__________________________________________________________________

DISCIPLINA: Ciências

ÁREA: Ciências da Natureza e Matemática

PROFESSORA: Sandra

PERÍODO:27/ABR A 30/ABR

TEMA: Pandemia- Covid-19 – Corona vírus

ROTEIRO:
- Leia  o texto com atenção; 
-Anote seus questionamentos;
-Registre em seu caderno as atividades.


MATERIAL DE APOIO:


COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas presenciais ( registro no caderno).

APROFUNDAMENTO: 



A situação global do novo Corona vírus e o papel da sociedade.
Algumas informações apresentadas no mapa e responderá as questões, a partir desses dados. Você sabia que a Organização Mundial da Saúde criou uma ferramenta online para a população visualizar, em tempo real, os números referentes à evolução dos casos do novo Corona vírus (COVID 19) pelo mundo. Mas fique atento, os valores se alteram a cada minuto. Caso você tenha acesso a internet poderá acompanhar como está a evolução da pandemia no mundo, em tempo real.

Leia o texto a seguir e responda: Epidemias que ajudaram a mudar o rumo da história O surto de corona vírus está mudando dramaticamente a maneira como milhões de pessoas em todo o mundo vivem suas vidas. Muitas dessas mudanças serão temporárias.  
                                                     

Mas doenças ao longo da história tiveram enormes efeitos a longo prazo: desde a queda das dinastias, passando pelo aumento no colonialismo, e chegando ao esfriamento do clima. Quais foram as piores epidemias da história? Epidemia da gripe H1N1 fez com que passageiros e funcionários de companhias usassem máscaras de proteção. Foto: Valter Campanado/ABr Quando se fala em quantidade de pessoas que morreram em um curto espaço de tempo, a pior epidemia foi a da peste negra, que assolou a Europa e a Ásia no século 14. Também conhecida como peste bubônica, a doença apareceu em 1348 e, em dois anos, matou um terço da população europeia (estimada em 75 milhões de pessoas). A peste é transmitida por uma bactéria, que tem como vetor a pulga do rato. A vítima é picada pelo inseto e o patógeno entra no sistema sanguíneo. De lá, ela pode se alojar nos gânglios, criando os bulbos, mas também pode ir para o sangue, criando uma infecção generalizada, ou ainda comprometendo os pulmões. Quando a bactéria era responsável por uma pneumonia, passava a ser expelida pelas secreções e a doença era transmitida de uma pessoa a outra, facilitando sua disseminação. "A mortalidade foi grande porque, na época, não havia antibióticos e a população não entendia como a bactéria se disseminava", explica o infectologista Stefan Cunha Ujvari. O médico ainda conta que a bactéria nunca desapareceu, mas depois de varrer a Europa continuou vivendo nos ratos e, de tempos em tempos, causava pequenos surtos da doença. Até hoje é possível encontrar a peste bubônica em algumas regiões do mundo, mas atualmente ela é facilmente curada com a ajuda de antibióticos. TEXTO 1 - Gênero: Notícia Sequência Didática Interdisciplinar – [...]º ano 18 Outra epidemia importante é a que dizimou os povos indígenas nas Américas. Quando os europeus chegaram ao Novo Continente, trouxeram consigo doenças desconhecidas dos nativos, como a varíola, o sarampo e a gripe. "As pessoas não dão muita ênfase a essa epidemia porque ela foi progredindo e durou um grande período de tempo. Mas entre os séculos 16 e 19, essas três doenças mataram mais de 80% da população indígena do continente", afirma Stefan. Também entra no ranking de epidemias mais mortais a da gripe espanhola, que surgiu em 1918. "Há polêmica sobre o número de vítimas que o vírus causou. Mas, em dois anos, entre 20 e 40 milhões de pessoas morreram em decorrência da gripe", diz Stefan. Ele conta que a taxa de mortalidade da doença variou muito. Em países desenvolvidos, como nos Estados Unidos, ficou em cerca de 0,5% (muito próxima à da gripe comum), mas em nações como a Índia, até 6% dos infectados morreram. Depois de se espalhar pelo mundo, a gripe espanhola sumiu quando a população desenvolveu anticorpos, deixando de ser suscetível à doença. A partir de então, o vírus sofreu mutações e passou a causar gripes comuns. "Algo similar deve acontecer com a gripe H1N1 (a gripe suína). Ela deve ficar em circulação até o final de 2009 e, depois, as pessoas devem criar anticorpos para o vírus".

Sobre a história das epidemias, responda.
 1-O que mais lhe chamou atenção no texto?



      2 - Quais foram as populações apontadas no texto que sofreram o maior índice de doenças na história?


 3-O assunto está relacionado com alguma das recomendações solicitadas pelas autoridades de nossa cidade, estado ou país? Qual é a recomendação?



Sem comentários:

Enviar um comentário