AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS
NOME:_____________________________Nº____ 7º ANO_______
PROFESSORA: SANDRA 29/05/2020
1-
A eficiência de uma máquina simples é
A-
( ) é sempre menor que 100%
B-
( ) é igual a 100%
C-
( ) é sempre 50%
D-
( ) é sempre mais de 100%
Justifique sua resposta.
2-Sobre uma alavanca está INCORRETO
A- ( ) Uma alavanca é uma haste rígida fixa em um ponto
B- ( ) A alavanca tem um ponto fixo sobre o qual se move
C- ( ) Ponto fixo é a parte em que a força é aplicada
D- ( ) Carga: É a parte em que o trabalho tem que ser feito
Justifique sua resposta.
3- Duas pessoas empurram
caixas idênticas e de mesma massa, com velocidade constante, do chão até a
carroceira de um caminhão. As forças aplicadas pelos dois são paralelas às
rampas. Sabemos que um deles faz maior força porque :
A- (
) A rampa é maior
B- (
) A rampa é igual
C- (
) A rampa é menor
D- (
) A rampa é mais inclinada
Justifique sua resposta.
4- Os aparelhos de musculação são exemplos de
máquinas simples que utilizam:
A- ( )
Roda
B- (
) Alavanca
C- (
) Engrenagens
D- (
) Roldanas
Justifique sua resposta.
5- A imagem
ao lado, a corrente da bicicleta fica pressa em:
A- (
)Alavanca B- (
) Engrenagens C- (
) Roldanas D- (
) Eixos
Justifique
a sua resposta.
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
PROFESSORA: SANDRA
PERÍODO: 18/MAIO A 25/MAIO
TEMA: Matéria e Energia: Formas de Calor
NUMERO DE AULAS PREVISTAS: 4 AULAS
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
MMR_ Ação de Retomada no início das atividades.
Resolva a situação problema apresentada no início da atividade.
Busque uma estratégia de resolução. Registre em seu caderno o procedimento utilizado
Leia com atenção as atividades propostas; observe os experimentos realizados na atividade para responder as questões apresentadas; volte ao texto sempre que necessário.
RECURSOS:
https://www.youtube.com/watch?v=vN1SRqgERvo
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registrar no caderno e enviar para
professora através do e-mail e WhastsApp,
Praticando matemática:
Uma banheira infantil tem a capacidade de 27 litros. Na etiqueta que
apresenta as características do produto, essa capacidade é apresentada em
mililitros, ou seja:
(A) 0,027 ml. (B) 270 ml. (C) 2 700 ml. (D) 27 000 ml.
ROTEIRO
Sensibilização
ao conceito da temática
Na
maioria das vezes, quando falamos algo relacionado ao calor ou ao frio, usamos
frases do tipo:
Estou com um calor danado! Este cobertor é quentinho! Hoje está muito frio!
Calor, temperatura e sensação térmica
O calor é o agente
físico responsável pelo aquecimento ou resfriamento de um corpo ou sistema de
corpos. Nos livros costuma-se escrever a seguinte definição: "Calor é a
energia térmica em trânsito provocada por diferença de temperatura."
Portanto, calor é a energia transferida entre dois
corpos devido a uma diferença de temperatura. O calor sempre flui do corpo de
maior temperatura para o de menor temperatura. Quando dois corpos, ambos na
mesma temperatura (em equilíbrio térmico), são colocados em contato, não haverá
troca de calor.
Já a temperatura é
definida como "o grau de agitação das partículas que constituem o
corpo". Estas partículas podem ser átomos, moléculas ou íons. Do ponto de
vista microscópico, qualquer corpo (sólido, líquido ou gasoso) é composto de
partículas em constante agitação (movimento).
Já as palavras FRIO e QUENTE, são sensações térmicas. Muitas vezes utilizamos erroneamente
a palavra calor no lugar de quente. Vamos esclarecer.
Temos a sensação de QUENTE quando ganhamos calor.
Temos a sensação de FRIO quando perdemos calor.
Temos a sensação de QUENTE quando ganhamos calor.
Temos a sensação de FRIO quando perdemos calor.
Como a temperatura média do corpo humano é de
36,5°C, podemos dizer que, se tocarmos qualquer material com temperatura acima
de 37°C teremos a sensação de QUENTE; para qualquer material com temperatura
abaixo de 36°C teremos a sensação de FRIO.
E por que um objeto metálico parece sempre mais
frio que um objeto de madeira, por exemplo, quando estão à mesma temperatura?
Isso ocorre porque o metal é melhor condutor térmico que a madeira. Portanto
ele é mais eficiente em "roubar" calor do nosso corpo, do que a
madeira.
A sensação térmica também depende da condutividade
térmica do material que entramos em contato.
Previsão do Tempo
Responda observando a Imagem:
1- Que dados
estão registrados na imagem acima?
2- Que
diferença há entre temperatura e sensação térmica? Explique.
3- Por que a
sensação térmica, na imagem, é diferente da temperatura real?
4- Que fatores
influenciam a sensação térmica do ambiente, tanto no verão quanto no inverno?
5- Por que o
ventilador deixa o ambiente mais fresco? Por que costumamos nos abanar no
verão?
6- Por que
alguns cômodos de uma casa aparentam ser mais frescos ou mais abafados? Qual a
diferença
entre eles?
7- Por que
sentimos a sensação de frio?
8- O que nos
indica que algo está quente ou frio?
9- Qual será a
temperatura de um copo de café bem quente? E de um refrigerante bem gelado?
10- Pesquise
quais são as escalas termométricas mais usada no mundo e qual é a origem de
cada uma delas?
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DISCIPLINA: CiênciasÁREA: Ciências da Natureza e MatemáticaPROFESSORA: SandraPERÍODO: 11/MAIO A 18/MAIO.
Nº DE AULAS PREVISTAS: 04
TEMA: Matéria e Energia- Plano Inclinado
Resolva a situação problema apresentada no início da atividade. Busque uma estratégia de resolução. Registre em seu caderno o procedimento utilizadoROTEIRO: MMR_ Ação de Retomada no início das atividades.
Leia com atenção as atividades propostas; observe os experimentos realizados na atividade para responder as questões apresentadas; volte ao texto sempre que necessário.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Fazer os registro no caderno de classe, fotografar e enviar através o WhaspApp, e verificação ao retorno dos registros.
PRATICANDO MATEMÁTICA: MMR
Leia com atenção e responda:
Plano
inclinado
Plano inclinado é toda
superfície reta que tenha alguma inclinação. Por exemplo, uma ladeira é um
plano inclinado.
Observe a acentuada
subida. Se, por um lado, um plano inclinado permite o acesso a áreas mais altas
com menor esforço, por outro, ele torna o caminho mais longo.
Podemos dizer que quanto
menor o ângulo do plano inclinado, maior a distância a ser percorrida, porém
menor a força a ser aplicada.
Imagine como seria
possível ir do litoral a alguma cidade serrana se não fosse com o uso dos
planos inclinados! Teríamos todos de ser alpinistas.
Percebeu como os planos
inclinados são importantes? Eles, como todas as máquinas simples, facilitam o
trabalho.
Dos planos inclinados
derivam-se algumas outras máquinas como a cunha e o parafuso. Cunha
As cunhas se formam pela
justaposição de dois planos inclinados unidos por suas bases. As lâminas
cortantes de instrumentos como facas, machados e cinzéis, utilizam-se de
cunhas.
São planos inclinados
“enrolados” ao redor de um eixo. Procure lembrar alguns usos dos parafusos.
Além de manter unidos
pedaços de madeira ou metal, os parafusos auxiliam a executar movimentos, como
um banco de piano que sobe e desce com auxílio de um parafuso.
Também são parafusos as
hélices de navios e aviões, bem como no passado muitos instrumentos de moagem
eram formados por grandes parafusos. Brocas de perfuração também são grandes
parafusos. Olhe um saca-rolhas, por exemplo. Na verdade, ele é um parafuso.Algumas peças de uma
máquina de moer grãos também são parafusos, observe a peça que vai no centro e
faz a moagem.
Analisa
a Imagem e responda:
Qual
é a importância de uma rampa ou um plano inclinado para as pessoas de hoje em
dia?
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DISCIPLINA: CiênciasÁREA: Ciências da Natureza e MatemáticaPROFESSORA: SandraPERÍODO:04/MAIO A 08/MAIO.
TEMA: Matéria e Energia:
Máquinas Simples
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF07CI01A) Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
(EF07CI01B) Investigar como as máquinas simples fizeram parte do cotidiano humano em diferentes períodos históricos, incluindo o desenvolvimento industrial paulista, e argumentar sobre como seu uso mudou a sociedade.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Realizar as atividades no caderno e enviar foto pelo WhatsApp
RECURSOS:
Livro Apoema- Maquina Simples 7º Ano
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Realizar as atividades no caderno e enviar no WhatsApp
ROTEIRO
Maquinas Simples
Roldanas-Alavancas- Planos
inclinados-Rodas e eixos
Tipos de Máquinas Simples
Planos inclinados, estão presentes rampas, escadas,
saca-rolhas, planos inclinados em geral e também as cunhas e ferramentas de
corte que utilizam a cunha, como tesouras, facas, etc.
Alavancas, estão presentes balanças, gangorras, braços
articulados, carrinhos de mão, pinças e ferramentas que formam pinças, como
alicates, tesouras, sistemas de freio de veículos etc., bastões e raquetes, como os utilizados em jogos
esportivos. Rodas e eixos, encontram-se chaves em geral, objetos nos quais
podemos identificar um eixo menor acoplado a outro maior, como a maçaneta
redonda de uma porta, a direção de um carro, a chave, a “borboleta” da
torneira, manivelas etc. Roldanas , estão
presentes talhas lineares e talhas exponenciais, muito utilizadas em
veleiros e outras embarcações náuticas, e também em ferramentas, como a talha
para levantar o motor dos veículos em oficinas mecânicas, roldanas utilizadas
em elevadores, portas, aparelhos de musculação etc. Assim, contemplamos as
diversas maquinas simples que estão presentes no dia a dia. Em todos os casos, o princípio de
amplificação de forca se baseia no aumento do deslocamento para realizar um
mesmo trabalho e, portanto, o emprego de uma forca proporcionalmente menor.
Ler o texto, observar as imagens e assistir os
vídeos para responder as atividades:
Lista de Exercícios 1
1) O que são máquinas simples?
2) Quais são os três elementos
associados a uma máquina simples?
3) Cite três tipos de máquinas
simples que encontramos no nosso cotidiano.
4)Preencha os espaços.
a) As máquinas simples apresentam
dois tipos de força que são: a força:
b) As máquinas simples facilitam
a realização de um:
c) As máquinas simples
fundamentais são:
5) Identifique os tipos de
alavanca (interfixa, interpotente ou inter-resistente) nas situações abaixo:
6) Cite dois exemplos de alavancas presentes no corpo humano.
Explique qual é o tipo de alavanca e o seu funcionamento.
7) Responda o que se pede no bloco : “
Máquinas simples: Roldanas”
8) Como funciona uma roldana? E quais são os tipos?
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DISCIPLINA: CiênciasÁREA: Ciências da Natureza e MatemáticaPROFESSORA: SandraPERÍODO:27/ABR A 30/ABRTEMA: Pandemia- Covid-19 – Corona vírusROTEIRO:- Leia o texto com atenção;-Anote seus questionamentos;-Registre em seu caderno as atividades.
MATERIAL DE APOIO:COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas presenciais ( registro no caderno).
Algumas informações apresentadas no mapa e responderá as questões, a
partir desses dados. Você sabia que a Organização Mundial da Saúde criou uma
ferramenta online para a população visualizar, em tempo real, os números
referentes à evolução dos casos do novo Corona vírus (COVID 19) pelo mundo. Mas
fique atento, os valores se alteram a cada minuto. Caso você tenha acesso a
internet poderá acompanhar como está a evolução da pandemia no mundo, em tempo
real.
Leia o texto a seguir e responda: Epidemias que ajudaram a mudar o
rumo da história O surto de corona vírus está mudando dramaticamente a maneira
como milhões de pessoas em todo o mundo vivem suas vidas. Muitas dessas
mudanças serão temporárias.
Mas doenças ao longo da história tiveram enormes efeitos a longo
prazo: desde a queda das dinastias, passando pelo aumento no colonialismo, e
chegando ao esfriamento do clima. Quais foram as piores epidemias da história?
Epidemia da gripe H1N1 fez com que passageiros e funcionários de companhias
usassem máscaras de proteção. Foto: Valter Campanado/ABr Quando se fala em
quantidade de pessoas que morreram em um curto espaço de tempo, a pior epidemia
foi a da peste negra, que assolou a Europa e a Ásia no século 14. Também
conhecida como peste bubônica, a doença apareceu em 1348 e, em dois anos, matou
um terço da população europeia (estimada em 75 milhões de pessoas). A peste é
transmitida por uma bactéria, que tem como vetor a pulga do rato. A vítima é
picada pelo inseto e o patógeno entra no sistema sanguíneo. De lá, ela pode se
alojar nos gânglios, criando os bulbos, mas também pode ir para o sangue,
criando uma infecção generalizada, ou ainda comprometendo os pulmões. Quando a
bactéria era responsável por uma pneumonia, passava a ser expelida pelas
secreções e a doença era transmitida de uma pessoa a outra, facilitando sua
disseminação. "A mortalidade foi grande porque, na época, não havia
antibióticos e a população não entendia como a bactéria se disseminava",
explica o infectologista Stefan Cunha Ujvari. O médico ainda conta que a
bactéria nunca desapareceu, mas depois de varrer a Europa continuou vivendo nos
ratos e, de tempos em tempos, causava pequenos surtos da doença. Até hoje é
possível encontrar a peste bubônica em algumas regiões do mundo, mas atualmente
ela é facilmente curada com a ajuda de antibióticos. TEXTO 1 - Gênero: Notícia
Sequência Didática Interdisciplinar – [...]º ano 18 Outra epidemia importante é
a que dizimou os povos indígenas nas Américas. Quando os europeus chegaram ao
Novo Continente, trouxeram consigo doenças desconhecidas dos nativos, como a
varíola, o sarampo e a gripe. "As pessoas não dão muita ênfase a essa
epidemia porque ela foi progredindo e durou um grande período de tempo. Mas
entre os séculos 16 e 19, essas três doenças mataram mais de 80% da população
indígena do continente", afirma Stefan. Também entra no ranking de
epidemias mais mortais a da gripe espanhola, que surgiu em 1918. "Há
polêmica sobre o número de vítimas que o vírus causou. Mas, em dois anos, entre
20 e 40 milhões de pessoas morreram em decorrência da gripe", diz Stefan.
Ele conta que a taxa de mortalidade da doença variou muito. Em países
desenvolvidos, como nos Estados Unidos, ficou em cerca de 0,5% (muito próxima à
da gripe comum), mas em nações como a Índia, até 6% dos infectados morreram.
Depois de se espalhar pelo mundo, a gripe espanhola sumiu quando a população
desenvolveu anticorpos, deixando de ser suscetível à doença. A partir de então,
o vírus sofreu mutações e passou a causar gripes comuns. "Algo similar deve
acontecer com a gripe H1N1 (a gripe suína). Ela deve ficar em circulação até o
final de 2009 e, depois, as pessoas devem criar anticorpos para o vírus".
Sobre a história das epidemias, responda.
1-O que mais lhe chamou atenção no texto?
1-O que mais lhe chamou atenção no texto?
2 - Quais
foram as populações apontadas no texto que sofreram o maior índice de doenças
na história?
3-O
assunto está relacionado com alguma das recomendações solicitadas pelas
autoridades de nossa cidade, estado ou país? Qual é a recomendação?
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