Praticas Experimentais 8º Ano



PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS

PERÍODO: 02 A 08 DE JULHO

PROFESSORA: MARIANA

CONTEÚDOS:   Cultivo de fungos

RECURSOS: -Materiais necessários para resolver os exercícios propostos  e material escolar;
                                                                               
Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas presenciais ( registro no caderno).


Cultivando Fungos
Você já observou com atenção como se forma o bolor ou mofo em alguns alimentos que tenha demorado muito para ser consumido? O bolor ocorre mais facilmente em ambiente úmido ou seco ? Elabore suas hipóteses e anote.
Os fungos são organismos uni ou multicelularesheterotróficos e que se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, principalmente por meio da produção de esporos.

Material :
·         2 fatias de pão;
·         2 pratos;
·         2 etiquetas;
·         Água ;
·         Filme plástico ;
·         Faca sem ponta.

Procedimento :
1-Coloque uma fatia de pão em cada prato e deixe-as por uns minutos ao ar livre.
2- Borrife um pouco de água sobre uma delas , mantendo a outra seca.
3- Envolva os pratos com filme plástico separadamente. Identificando pelo tipo de tratamento ( umidecido ou seco), usando as etiquetas.
4- Deixe o material repousando fora de geladeira por dois ou três dias.
5 – Observe o que ocorreu com as fatias de pão.
6 – Corte as fatias de pão ao meio e observe os miolos.



*IMPORTANTE: não toque e nem cheire diretamente o pão mofado.

Responda:
1) Você notou alguma diferença entre as fatias de pão? Explique.


2) Você consegue identificar qual é o processo de reprodução desse microorganismo?

                                                                                                                                    
DISCIPLINA: Práticas Experimentais de matemática

TURMA:  ANO 

PROFESSOR(A):  Miriam

PERÍODO: 22/06/2020 à 06/07/2020

TEMA : Principio multiplicativo da contagem

HABILIDADE: AÇÃO DO MMR- resolver problemas que envolvam a aplicação do principio multiplicativo

Roteiro:  Para  entender a ideia de principio multiplicativo da contagem vamos utilizar o seguinte exemplo:
Marcela tem e calças e 3 camisetas para ir à escola. Ela quer combinar essas peças sem repetir uma combinação de calça e camiseta em uma semana. Quantas combinações Marcela pode fazer com essas peças?












Então temos 2 tipos de calças e três tipos de camisetas
No entanto 2 x 3 =     6     
Então temos 6 combinações
Agora com vocês.....

1)   Juliano elaborou a seguinte árvore de possibilidades para ilustrar as combinações formadas por 3 tipos de camisa, 2 tipos de calça e 2 tipo de cinto. Veja:












Agora responda:

a) Quantas opções de camisa foram representadas? E de calças? E de cinto?

b) Para formar um conjunto de uma camisa com uma calça, quantas combinações Juliano terá?

c) Quantas combinações de camisa, calça e cinto juliano poderá formar?

1) Imagine que na cantina da escola há 5 sabores de suco: uva, laranja, pêssego, melancia e acerola. Esses sucos são vendidos em 3 tipos de copo: pequeno, médio, grande. Responda:

a) Se você escolher suco de uva, qual o número de possibilidades para a escolha de suco?

b) Para cada tamanho de copo que você escolhe, quantas são as possibilidades para a escolha de suco?

c) Considerando o sabor do suco e o tipo do copo, de quantas maneiras você poderia escolher sua bebida?

Agora vamos ser protagonistas?.....

Elabore um problema de contagem com base na imagem abaixo que você resolva utilizando o principio multiplicativo da contagem......














MATERIAL DE APOIO:
Apoema – matemática 8º ano


COMO SERÁ A AVALIAÇÃO: Interação pelo whatsapp,  foto da realização da atividade, entrega das atividades e desenvolvimento.


                                                                                                                                                 

PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS
PERÍODO: 15/06 A 19/06

PROFESSORA: MARIANA

CONTEÚDOS: Misturas homogêneas e heterogêneas

RECURSOS: -Materiais necessário para resolver os exercícios propostos (5 copos , água , sal , óleo , álcool , areia , colher para medir  e mexer) e material escolar;                          - 
link dos vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=MnQcNpW8W40

                                                                               
Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas presenciais ( registro no caderno).






Misturas Homogênas e heterogêneas
No dia a dia nos deparamos o tempo todo com misturas sem ao menos saber da sua origem, classificação ou composição. Aqui nós iremos juntos entender a diferença entre substâncias puras e misturas, e aprender a classificar uma mistura como homogênea ou heterogênea.
Misturas
Misturas são formadas por duas ou mais substâncias puras e apresentam propriedades diferentes daquelas apresentadas pelas substâncias puras.

Um exemplo de mistura é o ar atmosférico, que é composto pelo gás nitrogênio (N2), gás oxigênio (O2), gás carbônico (CO2) e diversas outras substâncias puras. A água do mar também é considerada uma mistura composta de água pura (H2O) e sais, como o cloreto de sódio (NaCl).














Perceba na figura acima que quando misturamos água com óleo, o aspecto visual da mistura não é uniforme, apresentando duas fases bem distintas. Cada uma das fases vai possuir características diferentes. Já a mistura entre a água e o sal apresenta um aspecto uniforme, com uma única fase, que vai possui características iguais em toda a sua extensão.
Fase é, portanto, cada uma das porções que possui aspecto visual uniforme, que pode ser contínuo ou não, até mesmo quando é observado em um microscópio comum. As misturas podem ser classificadas em função do número de fases em homogêneas ou heterogêneas.
  • Misturas Homogêneas
Misturas homogêneas, também chamadas de solução, ocorrem toda vez que uma mistura apresenta uma única fase e são classificadas como monofásicas.
  • Misturas Heterogêneas
Misturas heterogêneas ocorrem toda vez que uma mistura apresenta duas ou mais fases e são classificadas como polifásicas, como mostra a Figura 5.

Algumas vezes não é possível detectar se uma mistura é homogênea ou heterogênea a olho nu. Existem misturas que só revelam seu caráter heterogêneo quando são observadas ao microscópio, como ocorre no caso do leite, do sangue, da maionese, das tintas, da neblina, da fumaça, da geleia, dentre outras.

ATIVIDADE
Materias : 5 copos , água , sal , óleo , álcool , areia , colher para medir  e mexer.

Procedimento : 1 – Prencha cada copo com água ; 2 – Em cada copo colocar duas colheres de cada material :1° copo água e sal ; 2° copo  água e areia; 3° água e álcool ;4° copo de água e sal e areia ; 5° copo água óleo .

RESPONDA:
1)    Ilustre como você observou cada mistura.

2)    Quais materiais você imaginou que se dissolveria na água?

3)    Quais misturas são homogêneas?

4)    Quais são heterogêneas? Quantas fases apresentam?



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PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE MATEMÁTICA

PROFESSORA: MIRIAN

TEMA Equação do 1º grau
                                                                                                                                                             
Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas


 AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Interação pelo whatsapp,  foto da realização da atividade, entrega das atividades e desenvolvimento.


MATERIAL DE APOIO:   Vontade de saber 7º ano
youtube.com/watch?v=xQxIJp5F6ow


AÇÃO-  MMR- Identificar a equação de 1º grau que resolve um problema.

ROTEIRO :

Você sabe o significado da palavra equação?
Bem vamos lá....
“equa” em latim grego e significa igual


Então uma equação é a igualdade em que há pelo menos uma letra que representa um número desconhecido. Por exemplo: O professor de uma turma do 8º ano fez a seguinte pergunta aos seus alunos:














Eu sei a idade deste professor?
Não. Então vou chamar a sua idade de uma letra, por exemplo X, Mas poderá ser a,b,c ... ou seja, qualquer letra ok?

Então temos:
A idade do professor = X, vamos voltar no balão e ler....
Dobro da idade, 2 vezes o X, então fica ( 2X ), continuando.... mais 9  (+ 9) é igual a 81( =81). Montando então temos:

 X- idade
2X+9= 81  ( montamos uma equação do 1º grau.)

Porque equação do 1º grau?

Vamos lá... olhe a diferença

2X+ 9 = 81                          2X2 + 9 = 81

Percebemos que na primeira o expoente do X  é 1 – então primeiro grau, na segunda o expoente do X é 2 – então segundo grau.

Perceberam o que é uma equação do primeiro grau?

Bom vamos resolver essa equação
   2X+9 =81                                          2X+9=81 pensando, em que número vezes dois
    2X= 81-9               ou                       mais 9 dá 81.
    2X= 72
      X= 72/2
      X= 36     
      

Então agora vamos  pensar  um pouco, montando as equações do 1º grau e resolvê-las...


Atividades: 












































4)(OBMEP)- Margarida viu no quadro- negro algumas anotações da aula anterior, um pouco apagadas, conforme mostra a figura. Qual o número que foi apagado?














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PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS

PROFESSORA: MARIANA

TEMA: Digestão 

RECURSOS:
-Neste link você encontra informaçãoes que possa te ajudar : http://educacao.globo.com/biologia/assunto/fisiologia-humana/digestao.html

-Uso do caderno para anotar as respostas.
                                                                                                                                                              
Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas


 AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Pela qualidade das respostas , e pelas imagens que vocês farão da experiência.


Mastigação e Salivação 

Para esta atividade vamos precisar dos seguintes materiais:

  • 2 biscoitos de amido de milho;
  • 2 pires (ou outro recipiente );
  • Água.

Procedimento:

1-Triture bem somente um biscoito e coloque-o em um pires
2-Coloque o outro biscoito inteiro no outro pires .
3-Derrame igual quantidade de água nos dois pires e observe o que ocorre.

Responda as questões a seguir :

 1)Qual biscoito se dissolveu primeiro? Por quê ?

2)Relacione esse fato com a mastigação e salivação.










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