PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS
PERÍODO: 02 A 08 DE JULHOPROFESSORA: MARIANA
CONTEÚDOS: Cultivo de fungos
RECURSOS: -Materiais necessários para resolver os exercícios propostos e material escolar;
Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas
presenciais ( registro no caderno).
Cultivando Fungos
Você já observou com atenção como se forma
o bolor ou mofo em alguns alimentos que tenha demorado muito para ser
consumido? O bolor ocorre mais facilmente em ambiente úmido ou seco ? Elabore
suas hipóteses e anote.
Os fungos são
organismos uni ou multicelulares, heterotróficos e que se
reproduzem de forma sexuada ou assexuada,
principalmente por meio da produção de esporos.
Material :
·
2
fatias de pão;
·
2
pratos;
·
2
etiquetas;
·
Água
;
·
Filme
plástico ;
·
Faca
sem ponta.
Procedimento
:
1-Coloque uma fatia de pão em cada prato e
deixe-as por uns minutos ao ar livre.
2- Borrife um pouco de água sobre uma
delas , mantendo a outra seca.
3- Envolva os pratos com filme plástico
separadamente. Identificando pelo tipo de tratamento ( umidecido ou seco),
usando as etiquetas.
4- Deixe o material repousando fora de
geladeira por dois ou três dias.
5 – Observe o que ocorreu com as fatias de
pão.
6 – Corte as fatias
de pão ao meio e observe os miolos.
*IMPORTANTE: não
toque e nem cheire diretamente o pão mofado.
Responda:
1) Você notou alguma diferença entre as
fatias de pão? Explique.
2) Você consegue identificar qual é o
processo de reprodução desse microorganismo?
DISCIPLINA: Práticas
Experimentais de matemática
TURMA: 8º ANO
PROFESSOR(A): Miriam
PERÍODO: 22/06/2020 à 06/07/2020
TEMA : Principio multiplicativo da contagem
HABILIDADE: AÇÃO DO MMR- resolver
problemas que envolvam a aplicação do principio multiplicativo
Roteiro: Para entender a ideia de principio multiplicativo
da contagem vamos utilizar o seguinte exemplo:
Marcela
tem e calças e 3 camisetas para ir à escola. Ela quer combinar essas peças sem
repetir uma combinação de calça e camiseta em uma semana. Quantas combinações
Marcela pode fazer com essas peças?
Então
temos 2 tipos de calças e três tipos de camisetas
No
entanto 2 x 3 = 6
Então
temos 6 combinações
Agora
com vocês.....
1) Juliano
elaborou a seguinte árvore de possibilidades para ilustrar as combinações
formadas por 3 tipos de camisa, 2 tipos de calça e 2 tipo de cinto. Veja:
Agora responda:
a) Quantas opções de camisa foram representadas? E de calças? E de cinto?
b) Para formar um conjunto de uma camisa com uma calça, quantas combinações Juliano terá?
c) Quantas combinações de camisa, calça e cinto juliano poderá formar?
1) Imagine que na cantina da escola há 5 sabores de suco: uva, laranja, pêssego, melancia e acerola. Esses sucos são vendidos em 3 tipos de copo: pequeno, médio, grande. Responda:
a) Se você escolher suco de uva, qual o número de possibilidades para a escolha de suco?
b) Para cada tamanho de copo que você escolhe, quantas são as possibilidades para a escolha de suco?
c) Considerando o sabor do suco e o tipo do copo, de quantas maneiras você poderia escolher sua bebida?
Agora vamos ser protagonistas?.....
Elabore um problema de contagem com base na imagem abaixo que você resolva utilizando o principio multiplicativo da contagem......
MATERIAL DE APOIO:
Apoema
– matemática 8º ano
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO: Interação pelo whatsapp, foto da realização da atividade, entrega das
atividades e desenvolvimento.
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS
PROFESSORA: MARIANA
CONTEÚDOS: Misturas homogêneas e heterogêneas
RECURSOS: -Materiais necessário para resolver os exercícios propostos (5 copos , água , sal , óleo , álcool , areia , colher para medir e mexer) e material escolar; -
link dos vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=MnQcNpW8W40
Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas presenciais
( registro no caderno).
Misturas Homogênas e heterogêneas
No dia a dia nos deparamos o tempo
todo com misturas sem ao menos saber da sua origem,
classificação ou composição. Aqui nós iremos juntos entender a diferença
entre substâncias puras e misturas, e
aprender a classificar uma mistura como homogênea ou heterogênea.
Misturas
Misturas são formadas por
duas ou mais substâncias puras e apresentam propriedades diferentes
daquelas apresentadas pelas substâncias puras.
Um exemplo de mistura é o ar atmosférico,
que é composto pelo gás nitrogênio (N2), gás oxigênio (O2),
gás carbônico (CO2) e diversas outras substâncias puras. A água do
mar também é considerada uma mistura composta de água pura (H2O) e
sais, como o cloreto de sódio (NaCl).
Perceba na figura acima que
quando misturamos água com óleo, o aspecto visual da mistura não é uniforme,
apresentando duas fases bem distintas. Cada uma das fases vai
possuir características diferentes. Já a mistura entre a água e o sal apresenta
um aspecto uniforme, com uma única fase, que vai possui
características iguais em toda a sua extensão.
Fase é, portanto, cada uma das
porções que possui aspecto visual uniforme, que pode ser contínuo ou não, até
mesmo quando é observado em um microscópio comum. As misturas podem ser
classificadas em função do número de fases em homogêneas ou heterogêneas.
- Misturas
Homogêneas
Misturas homogêneas, também
chamadas de solução, ocorrem toda vez que uma mistura apresenta uma única
fase e são classificadas como monofásicas.
- Misturas
Heterogêneas
Misturas heterogêneas ocorrem
toda vez que uma mistura apresenta duas ou mais fases e são
classificadas como polifásicas, como mostra a Figura 5.
Algumas vezes não é
possível detectar se uma mistura é homogênea ou heterogênea a olho nu. Existem
misturas que só revelam seu caráter heterogêneo quando são observadas ao
microscópio, como ocorre no caso do leite, do sangue,
da maionese, das tintas, da neblina, da fumaça, da geleia, dentre outras.
ATIVIDADE
Materias : 5 copos , água
, sal , óleo , álcool , areia , colher para medir e mexer.
Procedimento
:
1 – Prencha cada copo com água ; 2 – Em cada copo colocar duas colheres de cada
material :1° copo água e sal ; 2° copo
água e areia; 3° água e álcool ;4° copo de água e sal e areia ; 5° copo
água óleo .
RESPONDA:
1)
Ilustre
como você observou cada mistura.
2)
Quais
materiais você imaginou que se dissolveria na água?
3)
Quais
misturas são homogêneas?
4)
Quais
são heterogêneas? Quantas fases apresentam?
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PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE MATEMÁTICA
PROFESSORA: MIRIAN
TEMA: Equação do 1º grau
Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Interação pelo whatsapp, foto da realização da atividade, entrega das atividades e desenvolvimento.
MATERIAL DE APOIO: Vontade de saber 7º ano
youtube.com/watch?v=xQxIJp5F6ow
AÇÃO- MMR- Identificar a equação de 1º grau que resolve
um problema.
ROTEIRO :
Você
sabe o significado da palavra equação?
Bem
vamos lá....
“equa”
em latim grego e significa igual
Então
uma equação é a igualdade em que há pelo menos uma letra que representa um número
desconhecido. Por exemplo: O professor de uma turma do 8º ano fez a seguinte
pergunta aos seus alunos:
Eu
sei a idade deste professor?
Não.
Então vou chamar a sua idade de uma letra, por exemplo X, Mas poderá ser a,b,c
... ou seja, qualquer letra ok?
Então
temos:
A
idade do professor = X, vamos voltar no balão e ler....
Dobro
da idade, 2 vezes o X, então fica ( 2X ), continuando.... mais 9 (+ 9) é igual a 81( =81). Montando então
temos:
X- idade
2X+9= 81 ( montamos uma equação do 1º grau.)
Porque
equação do 1º grau?
Vamos
lá... olhe a diferença
2X+
9 = 81 2X2 +
9 = 81
Percebemos
que na primeira o expoente do X é 1 –
então primeiro grau, na segunda o expoente do X é 2 – então segundo grau.
Perceberam
o que é uma equação do primeiro grau?
Bom
vamos resolver essa equação
2X+9 =81
2X+9=81 pensando, em que número vezes dois
2X= 81-9 ou mais 9 dá 81.
2X= 72
X= 72/2
X= 36
Então
agora vamos pensar um pouco, montando as equações do 1º grau e
resolvê-las...
Atividades:
4)(OBMEP)- Margarida viu no quadro- negro algumas anotações da aula anterior, um pouco apagadas, conforme mostra a figura. Qual o número que foi apagado?
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PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS
PROFESSORA: MARIANA
TEMA: Digestão
RECURSOS:
-Neste link você encontra informaçãoes que possa te ajudar : http://educacao.globo.com/biologia/assunto/fisiologia-humana/digestao.html
-Uso do caderno para anotar as respostas.
Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Pela qualidade das respostas , e pelas imagens que vocês farão da experiência.
Mastigação e Salivação
Para esta atividade vamos precisar dos seguintes materiais:
- 2 biscoitos de amido de milho;
- 2 pires (ou outro recipiente );
- Água.
Procedimento:
1-Triture
bem somente um biscoito e coloque-o em um pires
2-Coloque
o outro biscoito inteiro no outro pires .
3-Derrame
igual quantidade de água nos dois pires e observe o que ocorre.
Responda as questões a seguir :
1)Qual
biscoito se dissolveu primeiro? Por quê ?
2)Relacione
esse fato com a mastigação e salivação.
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