DISCIPLINA: Geografia
ÁREA: Ciências Humanas
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º BIMESTRE
Professora: Sirlene e Professora Valdenice
Data da entrega: 29/05/2020
"FAÇA A PROVA COM CARINHO E ATENÇÃO"
❤❤❤
NOME:__________________________________Nº_____ ANO/SÉRIE:_________
______________________________________________________________
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º BIMESTRE
Professora: Sirlene e Professora Valdenice
Data da entrega: 29/05/2020
"FAÇA A PROVA COM CARINHO E ATENÇÃO"
❤❤❤
NOME:__________________________________Nº_____ ANO/SÉRIE:_________
1- “...O ato de
migrar faz do indivíduo um emigrante ou imigrante. Emigrante é a pessoa que
deixa (sai) um lugar de origem com destino a outro lugar. O imigrante é o
indivíduo que chega (entra) em um determinado lugar para nele viver. Os fluxos
migratórios podem ser desencadeados por diversos fatores. Dentre os principais
fatores que impulsionam as migrações podem ser citados os econômicos, políticos
e culturais. No Brasil, o fator que exerce maior influência nos fluxos
migratórios é o de ordem econômica, pois o modelo econômico vigente força
indivíduos a se deslocarem de um lugar para outro em busca de melhores
condições de vida e à procura de trabalho para suprir suas necessidades básicas
de sobrevivência.” Mundo Educação.
O termo “migração” pode ser definido como:
a) A entrada de migrantes em um determinado país.
b) A saída de migrantes de um determinado país para
outro.
c) As políticas públicas de controle de natalidade
implantadas pelo governo para controlar o crescimento populacional.
d) Qualquer deslocamento espacial realizado por uma
pessoa ou por parte de uma população dentro ou fora de seu país.
2- O mapa abaixo mostra as principais movimentações migratórias do
Brasil no século passado.
Após analisar os
fluxos migratórios internos com atenção, assinale a alternativa correta:
a) O destino
principal da maioria dos migrantes nordestinos é rumo ao Estado de São Paulo,
onde buscam melhores condições de vida.
b) A região
norte é a mais atrativa, sendo o principal fluxo migratório do país, existindo
muitas áreas pouco povoadas, prontas para receber imigrantes.
c) A região Sul, por ser a mais
desenvolvida do Brasil, concentra a maior atração migratória, devido ao elevado
número de indústrias.
d) O número de pessoas que deixam a
região sudeste em busca de melhor qualidade de vida na região centro oeste do
Brasil supera o da saída de nordestinos de sua região.
3- Observando o mapa,
podemos concluir que o fluxo migratório que sai da América do Sul vai em duas
regiões do Planeta. Assinale a alternativa correta:
a)
África e América do Norte
b)
América do Norte e Europa
c)
Europa e Ásia
d)
Ásia e América do Norte
4-
“...A imigração
venezuelana para o Brasil resulta do cenário de crise em que
vivem os venezuelanos. Essa crise perpassa questões políticas, econômicas e
sociais. A porta de entrada dos venezuelanos para o Brasil é o estado de Roraima,
que faz fronteira com a Venezuela.
Segundo a Agência das Nações Unidas
para Refugiados, o Brasil é o segundo país mais visado pelos venezuelanos,
perdendo apenas para os Estados Unidos. Os imigrantes venezuelanos enxergam no
Brasil o refúgio de que necessitam para sobreviver.
Para entrar no território brasileiro,
que faz fronteira com a Venezuela por meio do estado de Roraima, os
venezuelanos não precisam de visto, podendo permanecer por até
sessenta dias apenas como turistas. Em razão da crise que se
instalou na Venezuela, o Brasil permitiu que os venezuelanos buscassem refúgio,
oferecendo residência temporária e possibilitando que os imigrantes pudessem
inserir-se na sociedade. Assim sendo, os venezuelanos acreditam que conseguirão
melhores condições de vida no território brasileiro...”
Brasil Escola.
Esse
fluxo migratório, que está acontecendo é configurado como migração:
a)
Local e espontânea
b)
Externa e forçada
c)
Interna e forçada
d)
Interna e espontânea
5- O
envelhecimento populacional. “Segundo a demógrafa do IBGE, Izabel Marri, a
partir de 2047 a população deverá parar de crescer, contribuindo para o
processo de envelhecimento populacional – quando os grupos mais velhos ficam em
uma proporção maior comparados aos grupos mais jovens da população. A relação
entre a porcentagem de idosos e de jovens é chamada de “índice de
envelhecimento”, que deve aumentar de 43,19%, em 2018, para 173,47%, em 2060. (Revista
Retratos do Brasil, n. 16, fev. 2019, IBGE, p. 22)”. Fonte: IBGE – Educa –
Serviços professores. Disponível em:
Acesso em: 10 set. 2019.
Após a leitura do texto e
análise do gráfico, conclui-se que as tendências de queda nas taxas de
natalidade em conjunto com o aumento da expectativa de vida têm provocado outro
significativo fator da dinâmica populacional. Que fator é esse?
a) aumento das taxas de
mortalidade.
b) diminuição da densidade
demográfica.
c) crescimento vegetativo
acelerado.
d) envelhecimento da
população.
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PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 18 a 22 de maio de 2020
PROFESSORA: Sirlene e Valdenice
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais
TEMA: OS PROCESSOS MIGRATÓRIOS VOLUNTÁRIOS E FORÇADOS.
PROFESSORA: Sirlene e Valdenice
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais
TEMA: OS PROCESSOS MIGRATÓRIOS VOLUNTÁRIOS E FORÇADOS.
ROTEIRO:
- Assista ao vídeo: Migrações
forçadas, migrações voluntárias e refugiados (link material de apoio).
- Leitura e análise do texto:
Refúgio X Migração. (Abaixo);
- Assista ao vídeo: Trabalho
Escravo e Tráfico de pessoas (link material de apoio).
- Leitura e análise do texto: A
crise na Venezuela. (Abaixo);
- Atividades baseadas na análise dos
textos e vídeos (Abaixo).
MATERIAL DE APOIO:
-
Vídeo: Migrações forçadas, migrações voluntárias e refugiados.
- Texto:
REFÚGIO X MIGRAÇÃO (Abaixo);
- Vídeo:
Trabalho Escravo e Tráfico de pessoas.
- Texto:
A crise na Venezuela. (Abaixo)
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).
APROFUNDAMENTO:
ATIVIDADES
MIGRAÇÕES
VOLUNTÁRIAS, MIGRAÇÕES FORÇADAS E OS REFUGIADOS
Assista
o vídeo no link abaixo com atenção:
Leia
o texto com atenção:
Fonte: OLIVEIRA,
Ruam. Origem e destino: migrantes sofrem violência em todas as pontas da
jornada. ComCiência – Revista eletrônica de Jornalismo Científico, Reportagem,
Dossiê nº 192, Dossiê Violência. Publicado em: 9 out. 2017. Texto adaptado
especialmente para o Material de Apoio do Currículo Paulista.
Você sabia que em pleno século 21, tráfico humano
ainda é uma realidade mundial Anualmente, mais de 1 milhão de pessoas servem
como mercadoria ilegal de traficantes — a grande maioria são mulheres.
Assista o vídeo no link abaixo:
Leia o texto abaixo com atenção:
Em seguida, responda no seu caderno às questões
propostas.
1) De acordo com o texto: REFÚGIO X MIGRAÇÃO, qual é
a diferença entre refugiados e migrantes?
2) De acordo com o
texto, quais são os fatores de expulsão dos venezuelanos do seu país de origem?
Qual a sua opinião sobre essa situação?
3)
Após a leitura dos textos e assistir aos vídeos, explique a diferença entre
migração forçada e migração voluntária.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 11 a 18 de maio de 2020
PROFESSORA: Sirlene e Valdenice
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais
TEMA: As rotas de dispersão da população e os principais fluxos migratórios.
PROFESSORA: Sirlene e Valdenice
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais
TEMA: As rotas de dispersão da população e os principais fluxos migratórios.
ROTEIRO:
- Leitura e análise dos mapas 1 e
2. (Abaixo);
- Leitura e análise dos textos 1 e
2. (Material de Apoio);
- Leitura e análise de mapa:
Imigrantes de Longo Termo (Material de Apoio);
- Atividades baseadas na análise dos
textos e mapas (Abaixo);
MATERIAL DE APOIO:
- Texto
1: Imigrantes de Longo Termo no Brasil. (Abaixo)
-
Texto 2: Origem e destino: migrantes sofrem violência em todas as pontas da
jornada. (Abaixo)
-
Mapa: Imigrantes a Longo Termo no Brasil (Abaixo)
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).
Obs.: o material do aprofundamento não é obrigatório ao estudo do aluno, esse material é disponibilizado para aprofundar o seu conhecimento.
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).
Obs.: o material do aprofundamento não é obrigatório ao estudo do aluno, esse material é disponibilizado para aprofundar o seu conhecimento.
ATIVIDADE 1 –
LEITURA E ANÁLISE DE MAPAS: FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
Observe e analise os mapas 1 e 2, sobre
os fluxos migratórios em 2010.
Com
base nos mapas 1 e 2, responda às questões propostas no seu caderno.
a) Qual é o assunto tratado em cada mapa?
b) Explique qual é o papel das setas em cada
representação cartográfica.
c) Identifique os principais países com o maior
fluxo de estrangeiros residentes no Brasil em 2010.
d) Identifique os três principais destinos dos
brasileiros em 2010, especificamente com maior fluxo.
ATIVIDADE
2 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO E MAPA: IMIGRANTES NO BRASIL
Leia atentamente os textos e o mapa a seguir.
Com base nos textos 1 e 2 e no mapa, responda no seu
caderno às questões propostas.
a) Descreva a origem das principais correntes e
fluxos migratórios para o Brasil no período compreendido entre 2010 e 2018.
b) Que assunto é tratado no mapa? Que tipo de
recurso gráfico é utilizado? Para que serve este recurso?
c) É possível estabelecer relação entre as
informações contidas no mapa e no texto 1? Justifique sua resposta.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 04 a 11 de maio de 2020
PROFESSORA: Sirlene e Valdenice
NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais
TEMA: Distribuição da população mundial, deslocamentos populacionais, a diversidade e dinâmica da população mundial.
ROTEIRO:
- Leitura e análise do mapa: Migração Humana partindo da África. (Abaixo);
- Leitura e análise de textos
(Material de Apoio);
- Leitura e análise de gráficos (Material
de Apoio);
- Leia o texto através do link
(Material de Apoio);
- Atividades baseadas na análise dos
textos (Abaixo);
MATERIAL DE APOIO:
- Texto:
Técnicas recentes no estudo da evolução ajudam a esclarecer a origem do homem e
a ocupação no planeta. (Abaixo)
-
Texto: A diáspora do homem moderno. (Abaixo)
-
Gráfico: Imigração por nacionalidade (Abaixo)
Material
extraído do caderno do aluno.
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).
APROFUNDAMENTO:
LEIA E OBSERVE COM ATENÇÃO:
Leia as
informações do mapa atentamente, preste atenção nas instruções abaixo do mapa
(extraído do Caderno do Aluno):
Migração Humana partindo da África
Técnicas
recentes no estudo da evolução ajudam a esclarecer a origem do homem e a
ocupação no planeta
A
origem humana sempre despertou interesse nas áreas de filosofia, ciência e
religião. No entanto, entender onde surgiu o homem e como ocupou os continentes
é uma questão difícil e marcada por controvérsias.
Atualmente,
a hipótese científica mais aceita é de que a espécie humana moderna (Homo
sapiens) surgiu na África, há cerca de 200 mil anos e de lá se dispersou para
outras regiões em várias ondas migratórias. Mas, antes do homem moderno, outros
hominídeos já ocupavam o planeta e a história dessa ocupação e das interações
entre as diferentes espécies moldou o destino do homem e de seus parentes
hominídeos.
Segundo
informações da Human origins program (Programa origens humanas) do Museu
Nacional de História Natural Smithsonian, Estados Unidos, entre um e dois
milhões de anos atrás um dos primeiros hominídeos – o Homo erectus –
deixou a África e se dispersou para várias partes do mundo, especialmente em
direção ao leste asiático. Pequenos grupos desses hominídeos ocuparam ambientes
com características bem diferentes entre si, o que favoreceu sua diversificação
e o surgimento e dispersão de novas espécies, como o Homo neanderthalensis no
Oriente Médio e na Europa. Essa distribuição está no centro do debate sobre as
diferentes origens e migrações do homem moderno.
A diáspora do
homem moderno
Além
do debate sobre a origem do homem, a comunidade científica discute as
controvérsias sobre suas rotas da diáspora pela África e pelo resto do mundo.
Até recentemente, os estudos apontavam que uma
pequena população do homem moderno teria deixado a África entre 80 mil e 60 mil
anos atrás e ocupado o continente asiático, e que toda a humanidade que reside
nos outros continentes seria descendente dessa população. Logo após a ocupação
da Ásia, os homens teriam chegado à Austrália há cerca de 50 mil anos e à
Europa há aproximadamente 40 mil anos, segundo a Human origins program.
No entanto, um estudo sobre diversidade genética e craniana sugere
uma migração anterior, iniciada por volta de 130 mil anos atrás, para o sul do
continente asiático, demorando cerca de 80 mil anos para chegar à Austrália. O
estudo foi realizado no Centro Senckenberg de Evolução Humana da Universidade
de Tübingen, na Alemanha, em parceria com a Universidade de Ferrara e o Museu
Nacional de História Natural de Paris.
Essa migração teria originado os povos aborígenes australianos, da
Papua-Nova Guiné e da Melanésia (ilhas na Oceania), deixando marcas genéticas e
anatômicas semelhantes nessas populações. Uma segunda diáspora, que era
considerada única até então, teria originado os demais habitantes nativos do
sul da Ásia ou propiciado uma mistura genética tão profunda com os grupos da
primeira diáspora que fez com que esses povos, como os negritos do sudeste
asiático, perdessem os rastros genéticos
ancestrais. “Essa proposta é relativamente recente e é uma possibilidade sim.
Mas ela não é 100% aceita. Ela ainda está sendo testada. Sabemos
que o Homo sapiens moderno apareceu por volta de 190 mil anos na África,
então há 130 mil anos é uma data plenamente possível para o Homo sapiens sair
e ocupar outros continentes. Só que ainda não há evidência certa dessa rota,
principalmente porque não basta ter evidência material [como dentes e
artefatos] de Homo sapiens moderno, é preciso ter evidência de
comportamento cognitivo moderno, simbólico”, afirma da Glória [Pedro da Glória,
pesquisador do Laboratório de Estudos Evolutivos e Ecológicos Humanos, da
USP].”
Fonte: ALMEIDA, Graciele; BONATELLI, Maria Letícia; CAIRES,
Luanne. Técnicas recentes no estudo da evolução ajudam a esclarecer a origem do
homem e a ocupação no planeta. ComCiência – Revista eletrônica de Jornalismo
Científico, Reportagem, Dossiê nº 194, Dossiê A Humanidade na História da
Terra. Publicado em: 5 dez. 2017. Disponível em: <http://comciencia.br/tecnicas-recentes-no-estudo-da-evolucao-ajudam-esclarecer-origemdo-
homem-e-ocupacao-no-planeta/>.
Acesso em: 17 set. 2019.
ATIVIDADE
1 - Com base no texto e no mapa, responda no seu caderno às questões propostas.
a) Indique o início e o término do fluxo migratório representado. Que
evidências comprovam o seu argumento?
b) Identifique e descreva o(s) caminho(s) percorrido(s) pelos povos
primitivos para chegar até a América.
c) Qual é a hipótese científica mais aceita a respeito da origem da
espécie humana?
d) Selecione na reportagem trechos que comprovam o que foi
representado no mapa.
e) Podemos afirmar que existe uma única rota de dispersão da
população humana? Que fragmentos do texto apoiam sua resposta?
ATIVIDADE 2: LEITURA E ANÁLISE DE
GRÁFICO: CORRENTES E FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
Durante
o processo de colonização e povoamento, o Brasil foi marcado por diferentes
fluxos e correntes migratórias, em especial dos europeus, africanos, asiáticos,
indígenas, entre outros, que transpuseram barreiras físicas e culturais e
contribuíram para a formação étnica e cultural do povo e para as diversas
transformações no território brasileiro. Vamos estudar os fluxos migratórios no
século XX. Para conhecer um pouco mais sobre esse processo, observe e analise o
gráfico que trata do fluxo de imigrantes por nacionalidade no período de
1945-1959.
Responda
às questões.
a) O
que o gráfico indica sobre a entrada de imigrantes no Brasil?
b)
Quais períodos foram mais intensos?
c)
Quais os motivos relacionados aos fluxos migratórios no período 1945-1959?
d) E,
as principais implicações culturais e espaciais para as regiões e/ou cidades
receptoras?
DISCIPLINA: História e Geografia
ÁREA: Ciências Humanas
PERÍODO: 27/ABR A 30/ABR
TEMA: Os Indígenas no Brasil (Atividade referente à Semana do Índio – Projeto da Área de Humanas).
ROTEIRO:
- Leitura e análise dos textos: Índio ou indígena; e É índio ou não é índio? (Abaixo);
- Leitura e análise de Mapa Conceitual (Material de Apoio);
- Análise de vídeos (Aprofundamento);
- Atividades baseadas na análise dos textos (Abaixo);
MATERIAL DE APOIO:
- Mapa Conceitual.(Abaixo)
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas.
APROFUNDAMENTO:
Atividades - Museu Histórico “Índia
Vanuíre”:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=233304571096113&id=304173486288153&sfnsn=wiwspwa&extid=crR434o1eCiDw5eY&d=w&vh=eLeia os textos abaixo com atenção:
Índio ou indígena?
*“(...) Índio e não é a mesma coisa? Pois é. Não, não é. Digam o que disserem, mas ser um indígena é pertencer a um povo específico; Munduruku, por exemplo. Ser “índio” é pertencer a quê? É trazer consigo todos os adjetivos não apreciados em qualquer ser humano. Ela é uma palavra preconceituosa, racista, colonialista, etnocêntrica, eurocêntrica.” (São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019.)
É índio ou não é índio? Daniel Munduruku
Certa feita tomei o metrô rumo à praça da Sé. Eram meus primeiros dias em São Paulo, e eu gostava de andar de metrô e ônibus. Tinha um gosto especial em mostrar-me para sentir a reação das pessoas quando me viam passar. Queria poder ter a certeza de que as pessoas me identificavam como índio a fim de dar minha autoimagem.
Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima abaixo quando entrei no metrô:
Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima abaixo quando entrei no metrô:
- Você viu aquele moço? Parece que é índio – disse a senhora A.
- É, parece. Mas eu não tenho tanta certeza assim. Não viu que ele usa calça jeans? Não é possível que ele seja índio usando roupa de branco. Acho que ele não é índio de verdade – disse a senhora B.
- É, pode ser. Mas você viu o cabelo dele? É lisinho, lisinho. Só índio tem cabelo assim, desse jeito. Acho que ele é índio sim – defendeu-me a senhora A.
- Sei não. Você viu que ele usa relógio? Índio vê a hora olhando pro tempo. O relógio do índio é o sol, a lua, as estrelas... Não é possível que ele seja índio – argumentou a senhora B.
- Mas ele tem o olho puxado – disse a senhora A.
- E também usa sapatos e camisa – ironizou a senhora B.
- Mas tem as maçãs do rosto muito salientes. Só os índios têm o rosto desse jeito. Não, ele não nega. Só pode ser índio e, parece, dos puros.
- Não acredito. Não existem mais índios puros – afirmou cheia de sabedoria a senhora B. – afinal, como um índio poderia estar andando de metrô? Índio de verdade mora na floresta, carrega arco e flechas, caça e pesca e planta mandioca. Acho que não é índio coisa nenhuma.
- Você viu o colar que ele está usando? Parece que é de dentes. Será que é dentes de gente?
- Você não disse que não achava que ele era índio? E agora parece que você está com medo?
- Por via das dúvidas...
- O que você acha de falarmos com ele?
- E se ele não gostar?
- Paciência... Ao menos nós teremos informações mais precisas, você não acha?
- É, acho, mas confesso que não tenho muita coragem de iniciar um diálogo com ele. Você pergunta? – disse a senhora B, que a esta altura já se mostrava um tanto constrangida.
- Eu pergunto.
Eu estava ouvindo a conversa de costas para as duas e de vez em quando ria com vontade. De repente senti um leve toque de dedos em meu ombro. Virei-me. Infelizmente elas demoraram a chamar-me. Meu ponto de desembarque estava chegando:
Olhei para elas sorri e disse:
- Sim!
(Extraído do livro Histórias de Índio. Companhia das Letrinhas. SP, 1996. São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019. 112p)
ATIVIDADES:
1) Faça um breve resumo destacando as ideias principais do texto.
ATIVIDADES:
1) Faça um breve resumo destacando as ideias principais do texto.
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