Arte 7º Ano



AVALIAÇÃO BIMESTRAL

Nome ____________________________________________________nº____7Ano _____

Disciplina: ARTE

Professora: Suzel

Período: 29/05/20

Tema: Gêneros da Música Clássica

 1- Relacione  e  Identifique o texto que se refere a imagem: Coloque a letra em seu respectivo campo e justifique sua resposta.

 A)Concerto é uma composição musical escrita para um ou mais instrumentos solistas, cujo acompanhamento pode ser feito por uma orquestra ou um piano. O termo hoje é usado para um espetáculo musical.
B)Música de câmara é a música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio. Atualmente a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos.
C)O canto coral envolve tudo que se refere a um coro ou a uma capela, ou seja, a um conjunto de músicos vinculados ao recinto religioso da Igreja ou de um monarca.

 D)O conceito sinfonia é de uso quase que exclusivo do campo da música e por onde é        utilizado com vários sentidos.



A sinfonia vocal é o conjunto de vozes, instrumentos ou ambos que soam adequadamente e ao mesmo tempo.


Justifique sua resposta.

2)UM CORAL SE CONFIGURA NA FORMA DE UM  GRUPO DE PESSOAS QUE INTERPRETAM CANÇÕES COMPOSTAS  OU ARRANJADAS PARA ESSE FIM. O CORAL SE ORGANIZA DE ACORDO COM OS NAIPES  ( TIPO DE VOZ ).

VOZES MASCULINAS: BAIXO = MAIS GRAVE ( GROSSO ); BARÍTONO= INTERMEDIÁRIA , (ENTRE BAIXO E O TENOR) ; TENOR = MAIS AGUDA( FINA).

VOZES FEMININAS: CONTRALTO= MAIS GRAVE ( GROSSA); MEIO-SOPRANO= INTERMEDIÁRIA ENTRE CONTRALTO E SOPRANO; SOPRANO = MAIS AGUDA ( FINA).

QUANDO UM CANTOR VAI FAZER PARTE DE UM CORAL É IMPORTANTE A SELEÇÃO DAS VOZES.

QUAL É O NOME DADO A ESSA SELEÇÃO DE VOZ?
 LEIA O TEXTO E RESPONDA:

A)    Concerto;
B)   Câmara;
C)   Coral;
D)   Canto Coral;
Justifique sua resposta: 


  3)    NESTA ATIVIDADE, VOCÊ APRECIARÁ UMA SÉRIE DE IMAGENS SOBRE O TEMA MÚSICA.  DE ACORDO COM A APOSTILA DE ARTE  E RELACIONE.

a)PARADA MILITAR DOS FUZILEIROS – IMAGEM DE SKEEZE POR PIXABAY

b) CORAL EM IGREJA – IMAGEM DE K.H.J/MCI POR PIXABAY

c)MÚSICOS DE RUA – IMAGEM DE MICHAEL GAIDA POR PIXABAY

d)SMARTPHONE – IMAGEM DE KAROLINA GRABOWSKA POR PIXABAY

e)ESCOLA DE MÚSICA – IMAGEM DE VALÉRIA RODRIGUES. VALERIA POR PIXABAY
f) SHOW – IMAGEM DE PEXELS POR PIXABAY

G)CD,HD,PENDRIVE, DISQUETES, CARTÕES DE MEMÓRIA, POPRTABLE MÉDIA 
PLAYER (TOCADOR DE MÚSICAS DIGITAL ) –IMAGEM DE TOOKAPIC POR PIXABAY


4)A música clássica pode aparecer em quais contextos de produção e circulação? (como ela aparece hoje).

A)Desenhos Animados\ Comerciais.
B)Comerciais\ Lojas .
C)Desenhos Animados\Supermercados.
D)Comerciais\ Informática.

Justifique sua resposta

5)ESCREVA NAS IMAGENS  ABAIXO O NÚMERO REFERENTE A CADA INSTRUMENTO MUSICAL E  ESCREVA ABAIXO  DA   IMAGEM SE ESTE INSTRUMENTO É DE SOPRO, PERCUSSÃO, CORDAS.

Justifique sua resposta: 



Boa Prova!!







    NOME DO ALUNO:______________________________________Nº____ SÉRIE______
    
    NÚMERO DE AULAS:  4 AULAS

     TEMA: MÚSICA
ATIVIDADE : O REGISTRO DOS SONS

1) PARA DESENHAR A MÚSICA, BASTA PARAR, ESCUTAR E CONHECER. ESCOLHA UM LUGAR, FECHE OS OLHOS E PROCURE LEMBRAR OS SONS QUE PODEM ESTAR PRESENTES NA :

  1) COZINHA,

  2) BANHEIRO,

  3) RUA,

  4) PÁTIO DA ESCOLA.

 REGISTRE ESSES SONS ATRAVÉS  DE UM  DESENHO NO CADERNO DIVIDIDO COMO OS ESPAÇOS ABAIXO.






       3)REPRESENTE ATRAVÉS DO DESENHO A LINGUAGEM DA MÚSICA,
       PENSE NOS LUGARES ONDE ELA ESTA , E COMO ELA PODE MODIFICAR 

        AVALIAÇÃO: ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES NO CADERNO, SE POSSÍVEL PRINTADAS E ENVIADAS PELO WHATTSAPP OU E-MAIL cabrerasuzel@gmail.com

Bons estudos!!!
Professora Suzel


           ♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫




Arte

Período: de 04 de maio à 11 de maio/20

LINGUAGEM: Música

OBJETO DE CONHECIMENTO: Contextos e práticas

a    Para iniciar a nossa aula, vamos propor uma escuta onde poderá também testar como anda seu desempenho quando o assunto é música. Topa o desafio?


Para ouvir acesse: https://youtu.be/5TxKtbwSE1A

    1 - E aí? Algum gênero de sua preferência?

    2 - Liste o maior número de gêneros musicais que ouviu nessa escuta. Foram 13 no total.

      3 - Algum gênero apresentado é desconhecido para você? Que tal pesquisar um pouco mais sobre ele? Onde e quando surgiu e quais seus principais representantes musicais?
       
      4 - Cite outros gêneros musicais que você conhece e não foram citados nessa escuta.

      5 - Sabemos que cada um possui uma preferência musical, mas precisamos também aprender a respeitar as preferências dos outros. Muitas vezes não gostamos, simplesmente por não conhecermos sobre.

          Quando o assunto é música clássica ou música erudita, muitos “torcem o nariz”. Você sabia que as conhece mais do que imagina? Talvez nem saiba o nome ou o compositor.
Vamos nos permitir uma escuta? Você pode começar ouvindo apenas um pequeno trecho!

Identifique-as após ouvir:





Esse tipo de escuta é preferência de muitos. Se não for o seu, simples, só respeitar! Combinado?!

Gostou e quer saber mais? Você pode continuar pesquisando.

Bons estudos!!!
 Suzel Maglimar Cabrera Dezan


♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪





Sem comentários:

Enviar um comentário