AVALIAÇÃO BIMESTRAL
Nome
____________________________________________________nº____7Ano _____
Disciplina: ARTE
Professora: Suzel
Período: 29/05/20
Tema: Gêneros da Música Clássica
1- Relacione e
Identifique o texto que se refere a imagem: Coloque a letra em seu
respectivo campo e justifique sua resposta.
A)Concerto é uma composição musical escrita
para um ou mais instrumentos solistas, cujo acompanhamento pode ser feito por
uma orquestra ou um piano. O termo hoje é usado para um espetáculo musical.
B)Música
de câmara é a música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou
vozes que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio.
Atualmente a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno
número de músicos.
C)O canto coral envolve tudo que se
refere a um coro ou a uma capela, ou seja, a um conjunto de músicos vinculados
ao recinto religioso da Igreja ou de um monarca.
D)O conceito sinfonia é de uso
quase que exclusivo do campo da música e por onde é utilizado com vários sentidos.
A sinfonia vocal é o conjunto de vozes, instrumentos ou ambos que soam
adequadamente e ao mesmo tempo.
Justifique sua resposta.
2)UM
CORAL SE CONFIGURA NA FORMA DE UM GRUPO
DE PESSOAS QUE INTERPRETAM CANÇÕES COMPOSTAS
OU ARRANJADAS PARA ESSE FIM. O CORAL SE ORGANIZA DE ACORDO COM OS
NAIPES ( TIPO DE VOZ ).
VOZES
MASCULINAS: BAIXO = MAIS GRAVE ( GROSSO ); BARÍTONO= INTERMEDIÁRIA
, (ENTRE BAIXO E O TENOR) ; TENOR = MAIS
AGUDA( FINA).
VOZES FEMININAS:
CONTRALTO= MAIS GRAVE ( GROSSA); MEIO-SOPRANO= INTERMEDIÁRIA ENTRE CONTRALTO E
SOPRANO; SOPRANO = MAIS AGUDA ( FINA).
QUANDO UM CANTOR VAI FAZER PARTE DE UM
CORAL É IMPORTANTE A SELEÇÃO DAS VOZES.
QUAL
É O NOME DADO A ESSA SELEÇÃO DE VOZ?
LEIA O TEXTO E RESPONDA:
A)
Concerto;
B)
Câmara;
C)
Coral;
D)
Canto
Coral;
Justifique sua resposta:
3)
NESTA
ATIVIDADE, VOCÊ APRECIARÁ UMA SÉRIE DE IMAGENS SOBRE O TEMA MÚSICA. DE ACORDO COM A APOSTILA DE ARTE E RELACIONE.
a)PARADA
MILITAR DOS FUZILEIROS – IMAGEM DE SKEEZE POR PIXABAY
b)
CORAL EM IGREJA – IMAGEM DE K.H.J/MCI POR PIXABAY
c)MÚSICOS
DE RUA – IMAGEM DE MICHAEL GAIDA POR PIXABAY
d)SMARTPHONE
– IMAGEM DE KAROLINA GRABOWSKA POR PIXABAY
e)ESCOLA
DE MÚSICA – IMAGEM DE VALÉRIA RODRIGUES. VALERIA POR PIXABAY
f)
SHOW – IMAGEM DE PEXELS POR PIXABAY
G)CD,HD,PENDRIVE, DISQUETES, CARTÕES DE MEMÓRIA,
POPRTABLE MÉDIA
PLAYER (TOCADOR DE MÚSICAS DIGITAL ) –IMAGEM DE TOOKAPIC POR
PIXABAY
4)A música clássica
pode aparecer em quais contextos de produção e circulação? (como ela aparece
hoje).
A)Desenhos Animados\ Comerciais.
B)Comerciais\ Lojas .
C)Desenhos Animados\Supermercados.
D)Comerciais\ Informática.
Justifique sua resposta:
5)ESCREVA NAS IMAGENS ABAIXO O NÚMERO REFERENTE A CADA INSTRUMENTO
MUSICAL E ESCREVA ABAIXO DA IMAGEM
SE ESTE INSTRUMENTO É DE SOPRO, PERCUSSÃO, CORDAS.
Justifique sua resposta:
Boa Prova!!
NOME DO
ALUNO:______________________________________Nº____ SÉRIE______
NÚMERO DE AULAS: 4
AULAS
TEMA: MÚSICA
ATIVIDADE : O REGISTRO DOS SONS
1) PARA DESENHAR A
MÚSICA, BASTA PARAR, ESCUTAR E CONHECER. ESCOLHA UM LUGAR, FECHE OS OLHOS E
PROCURE LEMBRAR OS SONS QUE PODEM ESTAR PRESENTES NA :
1) COZINHA,
2) BANHEIRO,
3) RUA,
4) PÁTIO DA ESCOLA.
REGISTRE
ESSES SONS ATRAVÉS DE UM DESENHO NO CADERNO DIVIDIDO COMO OS ESPAÇOS ABAIXO.
3)REPRESENTE
ATRAVÉS DO DESENHO A LINGUAGEM DA MÚSICA,
PENSE NOS
LUGARES ONDE ELA ESTA , E COMO ELA PODE MODIFICAR
AVALIAÇÃO: ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES NO CADERNO, SE POSSÍVEL PRINTADAS E ENVIADAS PELO WHATTSAPP OU E-MAIL cabrerasuzel@gmail.com
Bons
estudos!!!
Professora Suzel
♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫
Arte
Período: de 04 de maio à 11 de maio/20
LINGUAGEM: Música
OBJETO DE CONHECIMENTO: Contextos e práticas
a Para iniciar a nossa aula, vamos
propor uma escuta onde poderá também testar como anda seu desempenho quando o
assunto é música. Topa o desafio?
Para ouvir acesse: https://youtu.be/5TxKtbwSE1A
1 - E aí? Algum gênero de sua preferência?
2 - Liste
o maior número de gêneros musicais que ouviu nessa escuta. Foram 13 no total.
3 - Algum
gênero apresentado é desconhecido para você? Que tal pesquisar um pouco mais
sobre ele? Onde e quando surgiu e quais seus principais representantes musicais?
4 - Cite
outros gêneros musicais que você conhece e não foram citados nessa escuta.
5 - Sabemos
que cada um possui uma preferência musical, mas precisamos também aprender a
respeitar as preferências dos outros. Muitas vezes não gostamos, simplesmente
por não conhecermos sobre.
Quando o assunto é música clássica ou música erudita, muitos
“torcem o nariz”. Você sabia que as conhece mais do que imagina? Talvez nem
saiba o nome ou o compositor.
Vamos
nos permitir uma escuta? Você pode começar ouvindo apenas um pequeno trecho!
Identifique-as
após ouvir:
Esse
tipo de escuta é preferência de muitos. Se não for o seu, simples, só
respeitar! Combinado?!
Gostou
e quer saber mais? Você pode continuar pesquisando.
Bons
estudos!!!
Suzel Maglimar Cabrera Dezan
♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪
Sem comentários:
Enviar um comentário