DISCIPLINA: MATEMÁTICA
ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICAPROFESSOR(A): MIRIAN
PERÍODO: 18/05 a 25/05
AULAS PREVISTAS: 06 |
RECURSOS:
Vontade
de saber 7º e 8º ano
Caderno
do aluno
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Interação pelo whatsapp, foto da realização da atividade, entrega das atividades e desenvolvimento.
ROTEIRO
Atividade:1Interação pelo whatsapp, foto da realização da atividade, entrega das atividades e desenvolvimento.
ROTEIRO
Expressão
algébrica
O
que é expressão algébrica?
São expressões em que aparecem letras no lugar
de números são chamadas de expressões algébricas. Nelas as letras são chamadas
de variáveis. Veja alguns exemplos :
7X a + 1 9 - 3/4Y a2 + b - 6
Quando
substituímos a variável de uma expressão algébrica por um número e efetuamos os
cálculos, obtemos o valor numérico da expressão.
Exemplo:
O
valor numérico da expressão a + 4 , onde a= 5
é nove, porque no lugar da letra a eu coloquei 5 então fica assim
a + 4
5 + 4
= 9
Vale lembrar que essa letra pode ser x, a ,b c......
Bom vamos entender melhor.......
Aqui ainda não vamos calcular o valor da expressão numérica, vamos montar uma expressão algébrica, siga o exemplo.
Lembre sempre que cada palavra em matemática tem um significado por exemplo:
Acrescentar é mesma coisa que somar
Subtrair, é mesma coisa que tirar
Quadrado, é você elevar o numero ou a letra ao quadrado ex; 22
Cubo, você eleva ao cubo ex: 23
Metade, divide por dois
Para cada sentença escreva uma expressão algébrica na variável x. Veja o exemplo:
a) O dobro de um número = 2.x
b) O triplo de um número =
c) O quadrado de um número =
d) A metade de um número =
e) 3 mais o quíntuplo de um número =
f) Um número menos duas unidades =
g) Um número mais três unidades =
h) A soma de número com 5 =
i) 10 acrescentado de um número=
j) O triplo de um número , menos 15 =
k) A metade de um número menos 12 =
l) A metade de um número mais 6 =
m) O triplo de um número menos 40 =
n)Um número aumentado em vinte e dois =
Atividade:2
Preste atenção em cada personagem e responda:
a-_______________________________
b-______________________________
c-_____________________________
Atividade:3
Nesta questão a seguir você
vai associar, por exemplo: a letra a) qual é a expressão algébrica dela ,
I,II,III ou IV.? Lembrando que cada uma
tem a sua expressão algébrica.
Agora vamos pensar....
4) A professora Adriana corrigiu os desafios que
dera para os estudantes do 7º ano e percebeu que todos haviam acertado. Como
havia combinado que acrescentaria 1 ponto na nota da prova de cada estudante
que os acertasse, para não esquecer, anotou no celular : nota final 7º ano , n + 1. Responda:
a) esta certo o que a
professora pensou?
b) explique o que você
entendeu.
Bom agora você já deve ter uma ideia do que
seja expressão algébrica...
Então... elabore (crie) uma situação problema
envolvendo expressão algébrica, pense.....
Continuando....
Se eu tiver por exemplo. Assim....
E pedir para escrever a
expressão algébrica que representa o perímetro dessa figura, como faremos?
1º perímetro = soma de todos
os lados não é ?
Então fica assim: 2X+ 2X+ 6+ 6
2º vou juntar letra com letra
e número com número assim:
4X+ 12 – esta é minha
expressão algébrica.
Agora você:
- Qual a expressão algébrica que representa o perímetro dessa figura?
( X é mesma coisa que 1X ).
a)
_______________________________________
b)
________________________
________________________
c)
_____________________________
_____________________________
Lembre-se que a letra pode ser
x, a ,b, c, p......
Agora vamos calcular...
Aqui temos uma balança,
imaginem que o meio dela, entre os dois pratos seja um sinal de igual..... e a
balança tem que estar em equilíbrio, ok?
Vamos lá...
Exemplo:
De um lado nós temos duas bolas e um peso de 3kg e do outro um peso de 2 kg, uma bola e outro peso de 10 kg certo?
Então vamos lá...
O que eu quero descobrir para que essa balança esteja em equilíbrio o peso da bola não é ?
Então vou chamar a bola ( o que eu quero saber de X)
Aí fica
X + X + 3 = 2 + X + 10 Lembrando que X é mesma coisa que 1X
Então....pense....
Quanto vai valer esse X ?
Lembre que para descobrir a balança tem que estar em equilíbrio
Agora vamos fazer a expressão ?....
Não era assim:
X+ X+ 3 = 2 + X + 10
2X + 3 = X + 12
juntei letra com letra e número com número
2X – 1X = -3 + 12 Os X fica todo para o lado direito e os número para esquerdo e o que eu mudei de lugar eu mudei o sinal
1X = +9
X = =9/1 x é igual a nove divido por 1
Então X= + 9
Agora que eu sei o valor de X volta lá na balança e faz o teste......
Agora você.....
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_________________________________________________________________
DISCIPLINA: Matemática
ÁREA: Ciências da Natureza e Matemática
PROFESSORA: Mirian
PERÍODO:11/MAIO A 18/MAIO
TEMA: NÚMEROS
MATERIAL DE APOIO:
Aprender sempre matemática 7º ANO
Aprender sempre matemática 7º ANO
Livro
Apoema-7º ANO
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Interação pelo whatsapp, foto da realização da atividade, entrega das
atividades no retorno das aulas presenciais e desenvolvimento das atividades.
APROFUNDAMENTO:
Agora com você....
ATIVIDADE 1
Ajude o confeiteiro
Samuel a decidir a quantidade de ingredientes necessários para fazer
um bolo
render três fatias a mais que o habitual. Ele costuma fazer um bolo para servir
seis pessoas e pretende, com a nova receita, servir nove pessoas, mantendo a
proporção
da receita.
Caso
essa proporção seja mantida escreva, no quadro a seguir, a quantidade de cada
ingrediente para a produção do bolo maior.
Agora,
verifique se a razão entre a quantidade de ingrediente e a quantidade de
pessoas da primeira receita é igual à razão entre a quantidade de ingredientes
e a quantidade de pessoas da nova receita.
Observação: divida o
numerador pelo denominador e verifique as igualdades
Exemplo:Justifique sua resposta?
ATIVIDADE 2
a) Com base nos dados apresentados na tabela, uma família pode desperdiçar
quantos litros de água por mês com uma torneira em gotejamento lento?
b) Complete.
Podemos concluir que, se em 30 dias foram desperdiçados ___litros.
Em 15 dias o desperdício será de ______litros.
ATIVIDADE 3
Você aprendeu que
por exemplo: 80% = 0,80 então quando você quiser calcular porcentagem de alguma
coisa , nunca você usará o número em porcentagem e sim o seu numero em decimal
para fazer sua conta.
ATIVIDADE 4
Elabore um problema sobre
compras que oferece desconto.
_______________________________________________________________
DISCIPLINA: Matemática
ÁREA: Ciências da Natureza e Matemática
PROFESSORA: Mirian
PERÍODO:04/MAIO A 08/MAIO
TEMA: Multiplos e divisores de um número natural
HABILIDADE:
(EF07MA01)Resolver e elaborar situações problema com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem aplicação de algoritmos.
HABILIDADE:
(EF07MA01)Resolver e elaborar situações problema com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem aplicação de algoritmos.
MATERIAL DE APOIO:
Cadernos de recomendações SEDUC
Vontade de saber- matemática
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas presenciais ( registro no caderno).
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas presenciais ( registro no caderno).
ROTEIRO
Pense e responda. Você tem 3 pedaços de madeira e quer dividir esses pedaços , como vc faria? Lembrando que não poderá sobrar,e terá que dividir de diversas maneiras,de modo que no final satisfaça aos três pedaços.
1) Um marceneiro possui estes 3 pedaços de madeira que utilizará para fazer molduras de quadros.
Ele pretende cortá-los de forma que tenham o maior comprimento possível, porém todos devem ficar com o mesmo comprimento e não pode haver sobras.
● Qual será o comprimento de cada pedaço após o corte? _____________
● Quantos pedaços de madeira serão obtidos? _______________________
Pense....Você tem quantos pedaços de fita? E você irá dividi-los , como fará? Analise o quadro e responda com atenção!
2- Com o objetivo de enfeitar a escola para um festa, serão penduradas no pátio fitas coloridas. Observe o diálogo entre as organizadoras e resolva as questões:
a) Qual deve ser o comprimento de cada pedaço de fita?
b) Quantos pedaços de fita serão obtidos ao todo?
c) É possivel dividir todas as fitas em pedaços de 4m sem que haja sobra?
Justifique.
Segue aqui o mesmo raciocínio.... leia, pense e responda....
3) Um apicultor possui em estoque 252 potes de mel e deseja armazená-los em caixas, todas do mesmo modelo. Quais das caixas abaixo podem ser utilizadas pelo apicultor de maneira que não fiquem potes de mel sem ser armazenados e não sobrem lugares vazios nas caixas?
Justifique sua resposta no caderno:
3) A professora Bete quer repartir 8 cadernos e 12 lápis igualmente para um grupo de alunos, de modo que não sobrem cadernos nem lápis.
Complete:
a) Se fosse repartir só os cadernos, poderia ser para ____,___,___,ou___alunos.
b)Juntos os cadernos e os lápis poderão ser repartidos para____,____ou____alunos.
c) Se ela for repartir para o maior número possível de pessoas, o grupo será formado por____alunos.
_________________________________________________________
DISCIPLINA:
Matemática
ÁREA: Ciências da
Natureza e Matemática
PROFESSORA: Mirian
PERÍODO: 27/ABR A 30/ABR
TEMA: Múltiplos e Divisores
ROTEIRO:
- Leia com
atenção as situações problema;
-Anote os
dados relevantes no caderno;
-Encontre
uma solução e justifique sua resposta.
MATERIAL
DE APOIO:
Livro didático: Apoema-7ºano
COMO
SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas
presenciais ( registro no caderno).
APROFUNDAMENTO: https://www.youtube.com/watch?v=QRLvquexWSY
Situações Problema
1-Uma floricultura deseja fazer buquês utilizando 16
rosas brancas e 24 rosas vermelhas. Todos os buquês devem ter o mesmo número de
rosas brancas e o mesmo número de rosas vermelhas. Qual o maior número de
buquês que podem ser formados?
2-Maria comprou um vestido à vista para ganhar um desconto de 5% no
valor original dele. Se o vestido custa R$ 60,00, quanto Maria pagou?
3-O Mínimo Múltiplo Comum dos números 23, 3n e 7 é 1512.
O valor de n é:
a) 3
b) 4
c) 5
d) 6
Sem comentários:
Enviar um comentário