Praticas Experimentais 7º Ano





PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS

PERÍODO:02 A 08 DE JULHO

PROFESSORA: Sandra

CONTEÚDO:Matéria e Energia: Calor e Temperatura

NÚMERO DE AULAS PREVISTAS: 2 aulas                                                                      

RECURSOS:Garrafa de vidro,  moeda e um pouco de água.
https://www.youtube.com/watch?v=bLerFvP-yRM

 AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Anote  no caderno de prática experimental, tire foto da atividade, se for possível filme e envie a professora através do WhatsApp.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Leiam com atenção a atividade e assistam o Vídeo antes de realizar o experimento.

Moeda que Pula







MATERIAL:
1. Garrafa de vidro
2. Moeda
3. Um pouco de água
COMO FAZER:
1. Coloque a garrafa na geladeira por quinze minutos.
2. Depois de quinze minutos, tire-a da geladeira e molhe o gargalo na água.
3. Molhe a moeda e coloque na boca da garrafa.
4. Segure a garrafa com as duas mãos.
O QUE ACONTECE:
A moeda pula.
POR QUE ACONTECE?
Resposta:
Por causa do calor. Quando a gente pões a garrafa na geladeira, diminui a pressão do ar dentro dela porque a 

temperatura diminuiu. O calor transmitido pelo nosso corpo aumenta a temperatura do ar de dentro da garrafa, por isso a temperatura também aumenta e empurra a moeda para cima.

                                                                                                                                     
DISCIPLINA; Práticas Experimentais de matemática

TURMA: 7º ANO 

PROFESSOR(A):  Miriam

PERÍODO: 22/06/2020 à 06/07/2020


TEMA : linguagem algébrica

HABILIDADE: AÇÃO DO MMR-  compreender a ideia de variável ,representada por letra ou símbolo


Roteiro: 
.

 expressões matemáticas são formadas por letras e números

Exemplo:
O dobro de um número  =  2.X  ( dois vezes X)   
você chama de x o que você não conhece, que no nosso caso é um número desconhecido. Neste caso esse X ele chama-se variável. Porque o valor dele pode ser 1, 2, 3, 4, e assim por diante.....
Então vamos entender essa ideia de variável ....
1)    Represente cada situação abaixo com uma sentença matemática

a)     Somei um número a quinze unidades. =
b)     Multipliquei um número por 4 unidades =
c)    O triplo de um número=
d)    O triplo de um número menos quarenta=


2)    Guilherme comprou uma televisão que custava x reais , mas recebeu um desconto de R$ 45,00, pois pagou à vista. Qual das expressões a seguir melhor representa a situação de Guilherme?









a)    X+ 45
b)    45- X
c)    X: 45                                      
d)    X-45
Agora vamos ,fazer o seguinte....
1)    Amanda produz e vende potes de docê. Para calcular por quantos reais será vendido cada pote, ela utiliza a fórmula V= 2,5.c + 1, em que V corresponde ao preço de venda e c, ao custo de preparo de cada pote de doce.

     a)    De acordo com a definição de variável lá em cima, leia novamente....você acha que a letra c é uma variável ou não? Por que?










Agora Amanda vai vender um pote de doce, se o custo de produção desse pote for R$ 3,00.Por quantos reais Amanda vai vender esse pote?
A formula é V= 2,5.c+ 1 , então fica assim...
                    V= 2,5.3+ 1      ( dois e meio vezes 3 mais 1)
                    V=7,5 + 1          ( dois e meio vezes 3 da sete e meio então 7,5 + 1)
                    V= 8,5               ( sete e meio mais 1 é igual a 8,5)
Então a resposta e V= R$ 8,50     ( valor é igual a R$ 8,50 )
Agora você.....

b)    Se o custo de produção desse pote for R$ 4,80. Por quantos reais Amanda vai vender esse pote?

Vamos ver se você entendeu?


Elabore uma situação problema ( atividade) em que você vende ou compra alguma coisa, e tenha a (s) variáveis com a letra do seu nome.

MATERIAL DE APOIO:

 Apoema –matematica 7º ano
Vontade de saber- matemática 7º ano


COMO SERÁ A AVALIAÇÃO: 

Interação pelo whatsapp,  foto da realização da atividade, entrega das atividades e desenvolvimento.



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PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS
PERÍODO: 15/06 a 19/06
PROFESSORA: Sandra
CONTEÚDO: Matéria e Energia: Transmissão de  Calor 
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS: 2 aulas                                                                      
RECURSOS:
https://www.youtube.com/watch?v=C4p0TRH6r78

 AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

 Após a leitura e observação da imagem, devem registrar a atividade no caderno e enviar foto para o WhaspApp, para futura verificação

ROTEIRO

Observe uma Garrafa térmica:

Como funciona a garrafa térmica?
Garrafa térmica funciona porque suas paredes não permitem a passagem de calor através delas conservando a temperatura do seu conteúdo. Vamos entender como isso acontece?
Entendendo a garrafa térmica


A propagação de energia térmica se efetua por três modos diferentes: condução, convecção e radiação.

Para evitar trocas de calor por condução, a ampola interna da garrafa é feita de vidro (mau condutor) com paredes duplas, entre as quais se faz vácuo, que quase não conduz calor, já que há poucas moléculas para realizar essa tarefa.

Para isolar a garrafa das possíveis correntes de convecção (processo que ocorre com movimento de partículas), coloca-se uma tampa bem fechada.

A troca de calor por radiação é evitada espelhando as superfícies interna e externa da ampola, assim, as ondas eletromagnéticas são refletidas, tanto do conteúdo para fora como do ambiente para dentro da garrafa.

Desta maneira, a temperatura no interior da garrafa é mantida por algumas horas. O sistema não é 100% eficiente, logo, o equilíbrio térmico com o meio ambiente acontece após certo tempo. Atualmente outros materiais isolantes, como o isopor, são utilizados para conservar a temperatura de substâncias dependendo do tempo que precisam ser mantidas.



De que maneira a garrafa térmica evita transmissão de calor por condução, convecção e irradiação?

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PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE MATEMÁTICA

PROFESSORA: MIRIAN

TEMA:  Fração
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 RECURSOS:
Vontade de saber 6º ano
Vontade de saber 7º ano
 Adaptação de atividade pelo professor


 AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Interação pelo whatsapp,  foto da realização da atividade, entrega das atividades e desenvolvimento.



AÇÃO- MMR- Realizar operações de adição e subtração de frações com denominadores diferentes.

ROTEIRO

Como eu represento uma fração?

Exemplo:






Aqui eu tenho quantas partes no total?
R: 12
Quantas eu tenho pintadas?
R: 5
Então a fração correspondente deste exemplo é 5/12- sempre o total é no denominador 
( parte de baixo da fração) e o usado, preenchido....é na parte de cima ( numerador).

Então agora vamos adicionar e subtrair algumas frações....
 Exemplo:
1/4 +  1/4 =  2/4 
Quando os denominadores  ( parte debaixo) forem iguais eu conservo ( deixo igual) e somo somente os de cima ( numerador).

Na subtração  a mesma coisa.
 Exemplo
5/4 -  3/4=2/4
Denominadores ( parte de baixo )iguais, conservo e subtraio (tiro) somente o de cima

Agora vamos entender com denominadores diferentes....







como eu faço?....

Acho meu mínimo múltiplo comum (mmc) entre 4  e 3  lembra?
















12 dividido por 4 deu 3 e 3 vezes 1 da 3, com a outra mesma coisa
12 dividido por 3 deu 4, e 4 vezes 1 da 4, então 3 + 4 = 7, finalizando fica 7/12. 
Com a subtração mesma coisa....

Exemplo
5/12 – 1/4














acho meu mmc entre 12 e 4 deu 12, ai vai 12 dividido por 12 da 1, e 1 vezes 5 da cinco, depois 12 dividido por 4 da 3 e três vezes1 da 3, então fica 5-3 que é igual a 2/12 ou simplificando por dois dará 1/6.
Agora com vocês.....

ATIVIDADE:
a) 3/2 + 6/5=

b) 8/3 – 1/3=

c) 4/7 + 5/7=

d) 7/4 + 7/6=

e) 1/3 + 7/9 – 5/6 =


Agora para que vocês entendam melhor vamos fazer uma atividade na prática?....
Peguem 3 copos iguais. Pode ser de vidro, plástico, descartável....e vocês irão dividir ou seja fazer marcações neles assim:




















No 1º copo- divida em 6 partes iguais- faça marcas igual ao desenho, pode ser  com canetinha....lembrando que tem que ser partes iguais.
No 2º copo –divida em 3 partes iguais- faça tambem essas marcas como no desenho- lembrando partes iguais.
No 3º copo- divida em 9 partes iguais, igual ao desenho- lembrando que tem que ser partes iguais.
Agora vamos lá...
No primeiro copo você preenchera com quantas partes de água?
R:
No segundo copo você preencherá com quantas partes de água?
R:
E no terceiro você vai despejar o copo 1 e o copo 2 .Com quantas partes vai ficar?
R:
Qual a fração do primeiro copo ?
R:
Qual a fração do segundo copo?
R:
Qual a fração do terceiro copo?
R:
Você não despejou o copo 1 e o 2 no copo 3? Então ficará assim:
Copo 1 + copo 2 = copo 3
Monte aqui agora em forma de fração,ou seja a fração do copo 1 mais a fração do copo 2,



faça a conta e veja  o resultado . Qual foi?
R:

 Agora vamos fazer a comparação....

Esta fração e equivalente a que letra do copo 3?
R:


DICA:
Frações equivalentes são aquelas frações que correspondem ao mesmo valor numérico, isso significa que representam a mesma quantidade fracionária. 
Por exemplo .  são iguais, já que representam a mesma quantidade.

 








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PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS

PROFESSORA: Sandra

TEMA:  CATAPULTA                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           
Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas

 RECURSOS:
https://www.youtube.com/watch?v=1Z5bNWvXl34
https://www.youtube.com/watch?v=2QfOu8tzS7s

 AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Ao construir  da sua Catapulta,  você pode filmar ou tirar foto e enviar para a professora e apresentar aso retorno da aulas.


ROTEIRO

Para a realização da atividade prática, leia o texto explicativo a seguir e observe os vídeos propostos.

              Antes da invenção dos canhões e das armas de fogo, as catapultas eram importantes armas de guerra. Uma catapulta era uma máquina simples, usada para lançar projéteis, ou objetos pesados, contra um inimigo, com grande força e a grandes distâncias.  Havia diversos tipos de catapultas. O mais básico era feito de um longo braço de madeira com um grande receptáculo na ponta. Um tubo rotatório, chamado sarilho, ficava preso a esse braço. Uma corda era presa a ele e colocada ao redor do sarilho, dando várias voltas. Na base do braço ficava um conjunto de cordas.  Para preparar a catapulta, os soldados apertavam a corda, girando o sarilho. Com isso, as cordas na base do braço eram torcidas, ficando cada vez mais apertadas. Os soldados então colocavam no receptáculo uma pedra muito grande ou outros objetos, e depois soltavam a corda. As cordas em volta da base se desenrolavam todas ao mesmo tempo e o braço se movia para frente, lançando sua carga. Uma catapulta grande era capaz de arremessar uma pedra por até 460 metros de distância.  As catapultas em geral eram usadas para destruir muros de castelos. Para atacar um castelo, normalmente era necessária mais de uma. As catapultas também eram usadas para arremessar lanças contra um exército inimigo quando este avançava.  Os exércitos usavam catapultas grandes e pequenas. As menores eram montadas sobre rodas e levadas para as batalhas. Carpinteiros que viajavam com os exércitos construíam catapultas ao longo do percurso até as batalhas. As de grande porte geralmente ficavam em um só lugar e eram usadas pelos moradores das cidades e dos castelos para se defender.  As primeiras catapultas surgiram no século XIII a.C. Os romanos da Antiguidade aprimoraram o artefato e construíram catapultas sobre rodas. Os exércitos de hoje usam equipamentos baseados na catapulta para lançar mísseis e aviões.

Mão na Massa
Realizar uma construção de uma Catapulta:
Materiais necessários:  palitos de sorvete, palitos de dente, espeto de churrasco, colheres de plástico, copo plástico (normal e de café), tampinha de refrigerante ou suco, tesoura ou estilete, fita adesiva, elástico de borracha, cola branca, cola quente, papelão, canetinhas, objetos pequenos a serem disparados.





Questões:

1). Qual é o princípio básico de funcionamento da catapulta?


2). Quais tipos de catapulta você conseguiu construir?


3). Teve alguma que não funcionou como esperado? Consegue propor alguma ideia?


4). Que melhoria/adaptação você acha que poderia fazer no seu projeto?














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