Eletiva - Aprender Para Escolher




ELETIVA:APRENDER PARA ESCOLHER

Disciplina diversificada



Área de Códigos e Linguagens

PROFESSORA: 
Cláudia Valéria Martins Granata Ravelli   - Língua Portuguesa
Suzel Maglimar Cabrera Dezan                 - Arte

TURMA: 8ºs e 9ºs Anos


CONTEÚDOS: PROFISSÕES

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
EF69LP07B - textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
          De acordo com os grupos online que foram criados na última atividade, os alunos selecionarão profissões para que seja elaborado um quadro síntese das profissões referentes aos componentes de cada grupo. 

RECURSOS:
Uso do celular e suas ferramentas digitais.
            claugranata@hotmail.com
            Cabresuzel@gmail.com

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
   As atividades serão desenvolvidas e enviadas ao professor por e-mail ou foto/imagem, áudio, vídeo da atividade pelo WhatsApp, para verificação da resolução das atividades.
    Será registrada em uma tabela das equipes, a entrega das atividades enviadas para cada estudante com o valor de pontos que somará na avaliação

Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 15 a 19 de junho


NOME: ________________________________________ ANO:______________


   















O jovem no processo de escolha profissional




Jovens em momento de escolha profissional e preparação para o vestibular podem viver problemáticas relativas a incertezas e inseguranças em relação ao futuro profissional.

Um fator relevante, que promoveu significativas mudanças na sociedade e, consequentemente, na forma de organização do trabalho, foi o advento do capitalismo e a evolução tecnológica. Antes destas mudanças, o jovem herdava a profissão dos pais e a possibilidade de escolha profissional era praticamente nula. Hoje o cenário é outro e o jovem passa a ser o maior responsável por suas escolhas e pela concretização de sua carreira profissional.   

Dessa forma, a decisão de escolher uma profissão, tornar-se de suma importância ao jovem, pois é um processo de tomada de consciência de si e da possibilidade de idealizar antecipadamente seu futuro, cumprindo, dessa forma, o seu papel ocupacional e social, que espera que o jovem faça a “melhor” escolha possível.

Quando se trata da escolha profissional, o jovem deve optar não só por um curso ou por uma atividade que poderá desempenhar no seu futuro trabalho, mas também por um estilo de vida, uma determinada rotina e ambiente de trabalho que fará parte da sua vida. Diante das escolhas que o jovem em nossa sociedade deve tomar em relação a seu futuro profissional, tais decisões podem gerar sofrimento, pois muitas vezes os jovens ainda não estão preparados para fazer essas escolhas. Tal período pressupõe algumas vezes o surgimento de conflitos, ansiedade, além da elaboração de lutos, pois ao escolher determinada profissão, tal escolha implica em renunciar outras possibilidades naquele momento.

A escolha pela profissão é uma das decisões a ser tomada em nossa sociedade geralmente na fase da juventude, e tal decisão quase sempre é permeada por influências da sociedade em geral aonde a família, escola e os amigos poderão interferir no momento de tal escolha.

O jovem durante essa busca por sua profissão pode vir a vivenciar situações que podem produzir sofrimento, muitas vezes sente-se incapaz de acompanhar as mudanças constantes, já que ainda desconhece muito dos cursos disponíveis no mercado de trabalho. Esse jovem muitas vezes necessita buscar estratégias de enfrentamento para lidar com esse contexto, de se conhecer e definir seu projeto de vida profissional. Diante desta questão a Orientação Profissional pode vir a ter um papel fundamental de informar e orientar a respeito das profissões, mercado de trabalho, etc.

A importância da Orientação Profissional na vida desse jovem se dá em facilitar sua escolha profissional ou seja,  de conscientizá-lo em relação as possíveis distorções, as interferências na sua tomada de decisão, e ainda de identificar o seu perfil e interesses profissionais, assim esse jovem poderá vir a se sentir mais seguro na tomada de decisão quanto ao seu futuro profissional.

Se você também se sente indeciso em relação ao seu futuro profissional, faça com um profissional de sua confiança uma Orientação Profissional.

Gislaine Nunes Echeverria - CRP 12/10.048
Atendimento infantil e adulto, Orientação profissional, Avaliação Psicológica

Agora é a sua vez!



Entre em contato com seu grupo online (WhatsApp) e façam um levantamento dos projetos de profissões de cada participante. Elaborem um quadro com as profissões e as características, área de envolvimento de cada uma.

Depois desta planilha organizada, os grupos poderão elaborar a apresentação utilizando como ferramentas digitais: Word. Power point, vídeos para apresentar suas atividades. Deverão ser enviadas a suas professoras pelo WhatsApp ou e-mail.

Não se esqueçam do período de entrega das atividades, Ok.




ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE -
EEEI MARIA HELENA BASSO ANTUNES


ELETIVA:Disciplina diversificada


Área de Códigos e Linguagens

PROFESSORA: 
Cláudia Valéria Martins Granata Ravelli   - Língua Portuguesa
Suzel Maglimar Cabrera Dezan                 - Arte

TURMA: 8ºs e 9ºs Anos

DISCIPLINA: ELETIVA: APRENDER PARA ESCOLHER

CONTEÚDOS: PROFISSÕES

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
EF69LP07B - textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
          Como retomada das atividades de maneira on line, realizamos um momento para que os alunos pudessem recordar um pouco das atividades já realizadas nas aulas presenciais. Aproveitando o momento, desenvolvemos nossa aula à partir do pressuposto que deveríamos mexer com as emoções destes alunos para termos a participação que tanto ansiamos. Eles deverão através do uso do celular e de suas ferramentas digitais, dentro de cada equipe, que já foram formadas e nomeadas em nossas aulas presenciais, elaborar um vídeo, podcast, ppt, das profissões dentro de cada equipe. Podem inclusive resgatar paródias que escreveram e usar a criatividade para a elaboração desta primeira etapa.
          Os vídeos serão postados na próxima página do Blog.
          Também sugerimos aos nossos alunos, através do whatsApp do grupo da eletiva que interajam no Blog com comentários da aula.

RECURSOS:
Uso do celular e suas ferramentas digitais.
            claugranata@hotmail.com
            Cabresuzel@gmail.com

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
    As atividades serão desenvolvidas e enviadas ao professor por e-mail ou foto/imagem, áudio, vídeo da atividade pelo whatsApp, para verificação da resolução das atividades.
    Será registrada em uma tabela das equipes, a entrega das atividades enviadas para cada estudante com o valor de pontos que somará na avaliação

Nº DE AULAS PREVISTAS: 01

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 08 a 15/05

PROFESSORA : Cláudia Valéria Martins Granata Ravelli   - Língua Portuguesa
                              Suzel Maglimar Cabrera Dezan                 - Arte 

VALIDADO EM:  11/05//2020 
PCG





Atividades/dúvidas pelo Whatsapp: Grupo da Eletiva
                Cabresuzel@gmail.com








































Deixe seu comentário em relação as atividades que já foram realizadas

















Iniciando nossas atividades neste blog!!!!!
Cada um de vocês já fazem parte de uma equipe. Agora é criar o grupo pelo whatsapp, que será o canal de comunicação entre vocês.
Já temos um bom caminho até aqui.... o desafio será utilizarem as ferramentas digitais de acordo com a determinação da equipe e elaborarem um vídeo/ PPS/podcast/ sequência de imagens sobre as profissoes/ depoimento de cada um dentro da equipe.  Temos uma regra.... as imagens são apenas de vocês.
Abusem da criatividade.... podem retomar as paródias, poemas já trabalhados.
Vamos lá??!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário