ELETIVA:APRENDER
PARA ESCOLHER
Disciplina diversificada
Disciplina diversificada
Área de Códigos e Linguagens
PROFESSORA:
Cláudia Valéria Martins Granata Ravelli - Língua Portuguesa
Suzel Maglimar Cabrera Dezan - Arte
TURMA: 8ºs e 9ºs Anos
CONTEÚDOS: PROFISSÕES
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
EF69LP07B - textos em diferentes gêneros,
considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
De acordo com os grupos online que foram criados na última atividade, os
alunos selecionarão profissões para que seja elaborado um quadro síntese das
profissões referentes aos componentes de cada grupo.
RECURSOS:
Uso do celular e suas ferramentas digitais.
Cabresuzel@gmail.com
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
As atividades serão desenvolvidas e
enviadas ao professor por e-mail ou foto/imagem, áudio, vídeo da atividade pelo
WhatsApp, para verificação da resolução das atividades.
Será registrada em uma tabela das equipes, a entrega das atividades
enviadas para cada estudante com o valor de pontos que somará na avaliação
Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 15 a 19 de junho
NOME: ________________________________________
ANO:______________
O jovem
no processo de escolha profissional
Jovens em momento de escolha
profissional e preparação para o vestibular podem viver problemáticas relativas
a incertezas e inseguranças em relação ao futuro profissional.
Um fator relevante, que promoveu
significativas mudanças na sociedade e, consequentemente, na forma de
organização do trabalho, foi o advento do capitalismo e a evolução tecnológica.
Antes destas mudanças, o jovem herdava a profissão dos pais e a possibilidade
de escolha profissional era praticamente nula. Hoje o cenário é outro e o jovem
passa a ser o maior responsável por suas escolhas e pela concretização de sua
carreira profissional.
Dessa forma, a decisão de escolher uma
profissão, tornar-se de suma importância ao jovem, pois é um processo de tomada
de consciência de si e da possibilidade de idealizar antecipadamente seu
futuro, cumprindo, dessa forma, o seu papel ocupacional e social, que espera
que o jovem faça a “melhor” escolha possível.
Quando se trata da escolha
profissional, o jovem deve optar não só por um curso ou por uma atividade que
poderá desempenhar no seu futuro trabalho, mas também por um estilo de vida,
uma determinada rotina e ambiente de trabalho que fará parte da sua vida.
Diante das escolhas que o jovem em nossa sociedade deve tomar em relação a seu
futuro profissional, tais decisões podem gerar sofrimento, pois muitas vezes os
jovens ainda não estão preparados para fazer essas escolhas. Tal período
pressupõe algumas vezes o surgimento de conflitos, ansiedade, além da
elaboração de lutos, pois ao escolher determinada profissão, tal escolha
implica em renunciar outras possibilidades naquele momento.
A escolha pela profissão é uma das
decisões a ser tomada em nossa sociedade geralmente na fase da juventude, e tal
decisão quase sempre é permeada por influências da sociedade em geral aonde a
família, escola e os amigos poderão interferir no momento de tal escolha.
O jovem durante essa busca por sua
profissão pode vir a vivenciar situações que podem produzir sofrimento, muitas
vezes sente-se incapaz de acompanhar as mudanças constantes, já que ainda
desconhece muito dos cursos disponíveis no mercado de trabalho. Esse jovem
muitas vezes necessita buscar estratégias de enfrentamento para lidar com esse
contexto, de se conhecer e definir seu projeto de vida profissional. Diante
desta questão a Orientação Profissional pode vir a ter um papel fundamental de
informar e orientar a respeito das profissões, mercado de trabalho, etc.
A importância da Orientação
Profissional na vida desse jovem se dá em facilitar sua escolha profissional ou
seja, de conscientizá-lo em relação as possíveis distorções, as
interferências na sua tomada de decisão, e ainda de identificar o seu perfil e
interesses profissionais, assim esse jovem poderá vir a se sentir mais seguro
na tomada de decisão quanto ao seu futuro profissional.
Se você também se sente indeciso em
relação ao seu futuro profissional, faça com um profissional de sua confiança
uma Orientação Profissional.
Gislaine Nunes Echeverria - CRP 12/10.048
Atendimento infantil e adulto,
Orientação profissional, Avaliação Psicológica
Agora é
a sua vez!
Entre em contato com seu grupo online (WhatsApp) e
façam um levantamento dos projetos de profissões de cada participante. Elaborem
um quadro com as profissões e as características, área de envolvimento de cada
uma.
Depois desta planilha organizada,
os grupos poderão elaborar a apresentação utilizando como ferramentas digitais:
Word. Power point, vídeos para apresentar suas atividades. Deverão ser enviadas
a suas professoras pelo WhatsApp ou e-mail.
Não se esqueçam do período de
entrega das atividades, Ok.
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE -
EEEI MARIA HELENA BASSO ANTUNES
ELETIVA:Disciplina diversificada
Área de Códigos e Linguagens
PROFESSORA:
Cláudia Valéria Martins Granata Ravelli - Língua Portuguesa
Suzel Maglimar Cabrera Dezan - Arte
TURMA: 8ºs e 9ºs Anos
DISCIPLINA: ELETIVA: APRENDER PARA ESCOLHER
CONTEÚDOS: PROFISSÕES
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
EF69LP07B - textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Como
retomada das atividades de maneira on line, realizamos um momento para que os
alunos pudessem recordar um pouco das atividades já realizadas nas aulas
presenciais. Aproveitando o momento, desenvolvemos nossa aula à partir do
pressuposto que deveríamos mexer com as emoções destes alunos para termos a
participação que tanto ansiamos. Eles deverão através do uso do celular e de
suas ferramentas digitais, dentro de cada equipe, que já foram formadas e
nomeadas em nossas aulas presenciais, elaborar um vídeo, podcast, ppt, das
profissões dentro de cada equipe. Podem inclusive resgatar paródias que
escreveram e usar a criatividade para a elaboração desta primeira etapa.
Os vídeos serão postados na próxima
página do Blog.
Também sugerimos aos nossos alunos, através do whatsApp do grupo da
eletiva que interajam no Blog com comentários da aula.RECURSOS:
Uso do celular
e suas ferramentas digitais.
Cabresuzel@gmail.comAVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
As
atividades serão desenvolvidas e enviadas ao professor por e-mail ou
foto/imagem, áudio, vídeo da atividade pelo whatsApp, para verificação da
resolução das atividades.
Será
registrada em uma tabela das equipes, a entrega das atividades enviadas para
cada estudante com o valor de pontos que somará na avaliaçãoNº DE AULAS PREVISTAS: 01
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 08 a 15/05
PROFESSORA : Cláudia Valéria Martins Granata Ravelli - Língua Portuguesa
Suzel Maglimar Cabrera Dezan - Arte
VALIDADO EM: 11/05//2020
PCG
Atividades/dúvidas pelo Whatsapp: Grupo da
Eletiva
E-mail: claugranata@hotmail.com
Cabresuzel@gmail.com
Deixe seu comentário em relação as atividades que já foram realizadas
Iniciando nossas atividades neste
blog!!!!!
Cada um de vocês já fazem parte de uma equipe. Agora é criar o grupo pelo
whatsapp, que será o canal de comunicação entre vocês.
Já temos um bom caminho até aqui.... o desafio será utilizarem as ferramentas
digitais de acordo com a determinação da equipe e elaborarem um vídeo/
PPS/podcast/ sequência de imagens sobre as profissoes/ depoimento de cada um
dentro da equipe. Temos uma
regra.... as imagens são apenas de vocês.
Abusem da criatividade.... podem retomar as paródias, poemas já
trabalhados.
Vamos lá??!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário