ORIENTAÇÃO DE ESTUDO DE MATEMÁTICA
7º ANO
Profªs: Sirlene e Val
Período de realização: 23 a 29 de junho – 02 aulas
Enviar: WhatsApp do professor
Aluno: ____________________________________ Nº ____ 8º ano __
Casos de coronavírus confirmados na região de Presidente Prudente
Novos casos confirmados de Covid-19 foram divulgados nesta segunda-feira (22), por meio das Secretarias Municipais de Saúde, na região de Presidente Prudente.
DADOS ATUALIZADOS EM 21/06/2020
ATIVIDADES:
1) Após analisar os dados da tabela responda:
a) Qual o total de casos confirmados na região de
Presidente Prudente?
b) Qual o total de mortes em toda região de
Prudente?
2) A tabela mostra apenas o total de casos
confirmados em cada cidade. Identifique e anote em seu caderno quais são as
três cidades com o maior número de casos e as cidades que não apresentam nenhum
casos de Coronavírus.
3) Observe o mapa da região de Presidente Prudente,
compare com a tabela anterior e responda:
a) Presidente Prudente apresenta quantos casos
confirmados de Covid19? Os dados do mapa são correspondentes aos dados da
tabela?
b) Quantos casos
suspeitos e quantas mortes ocorreram
na cidade Presidente Prudente ocasionados pelo Coranavírus
(Covid19)?
c) Você conseguiu identificar onde se localiza
Presidente Prudente no mapa? Como você identificou?
- Link para apoio e pesquisa: http://tvfronteira.com.br/coronavirus/
APROFUNDAMENTO:
⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪
ORIENTAÇÃO DE ESTUDO de LÍNGUA PORTUGUESA
7 º ANO
Atenção alunos as atividades de OE desta semana podem ser respondidas no link que foi enviado no grupo de Whatsapp da sala.Quem responder no link não precisa responder pelo blog.
Período de realização: 15 a 19 de junho – 02 aulas
Enviar: WhatsApp do professor
Vamos
aprender a nos Organizar!
Mãos à obra!
Verificar
a programação da semana do CMSP e ver o horário e as disciplinas do dia.
Anotar na agenda ou (caderno) os
dias da semana e a programação deste dia. Ex:
_Segunda_- Feira: 15 / 06 /20
07h00 às 08h50 = levantar, higiene pessoal, tomar café,
arrumar o quarto, organizar o material entre outros.
09h00= Aula no CMSP de ____________________
09h45= Aula no CMSP de ____________________
10h30 = Aula no CMSP de ____________________
11h15 às 12h00 = Verificar se tem mensagens no WhatsApp;
Fazer as tarefas das aulas do CMSP; Entrar no blog para fazer as atividades
(quando houver)
12h00 às 13h30 = almoço
13h30 às 15h00 = período usado para entrega das atividades
aos professores.
15h00 às 15h45 = Deixar o material das disciplinas do dia
seguinte separado e fazer alguma anotação de tarefas a serem realizadas.
Anotações:
Tutoria: Dia____/____/ 20
Hora do plantão de dúvidas
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Você
pode também com uma régua ou no computador rascunhar uma planilha de
organização.
Segue abaixo um exemplo:
Obs.: Lembrando que
esse é apenas um exemplo, você pode adaptá-la seguindo sua rotina, o importante
é que você tenha esse espaço para assistir as aulas e realizar as atividades
propostas. Lembre-se de incluir o dia e horário de sua tutoria e do plantão de
dúvidas.
Você
que possui o celular pode baixar uma agenda em seu celular pra fazer essas
anotações, caso não haja ainda.
Segue um Tutorial de como usar o google agenda :
Atividade
Como atividade,
você vai montar a programação (rotina) de sua da semana e enviar pra os seus
professores.
Segue tutoriais de como usar o CMSP e seus recursos, aplicativos como
Classroom e meet
Tutorial aluno: CMSP, CLASSROOM, MEET
-------------------------------------------------
Orientação de Estudos - Matemática
Ação do MMR
Nome: _________________________nº ___série__
Professora: Valdenice e Sirlene
Período: 19 a 22/05/20
Aulas: 02
Conteúdo: Sistema de Numeração Decimal
O
sistema de numeração decimal mantém a regra às posições à direita da unidade.
Veja a seguir:
Sendo assim, 1 unidade = 10 décimos; 1 décimo = 10 centésimos; 1 unidade = 100 centésimos, e assim sucessivamente.
Sendo assim, 1 unidade = 10 décimos; 1 décimo = 10 centésimos; 1 unidade = 100 centésimos, e assim sucessivamente.
No
nosso dia a dia é comum verificarmos nos anúncios de produtos os números com
vírgula, indicando os preços. Veja a seguir, os exemplos verificados em uma
feira:
O
valor do quilograma de açúcar é dois reais e setenta e cinco centavos. No
entanto se não tivesse o cifrão (R$), então poderia ser lido como dois inteiros
e setenta e cinco centésimos.
A transformação de um número decimal finito em fração pode ser feito da seguinte forma:
A transformação de um número decimal finito em fração pode ser feito da seguinte forma:
Para
transformar a fração em número decimal, basta dividir o numerador da fração
pelo seu denominador, veja os exemplos:
DICA:
No link https://www.youtube.com/watch?v=zqouabEWfbE,
é possível verificar alguns exemplos de como transformar percentual em
fração.
|
Agora é com você:
ATIVIDADE
1:
Sabendo que o preço do fermento é R$ 3,18; o
preço do leite é R$ 3,50 e o preço do óleo é 3,88, converta os números decimais
em números fracionários.
ATIVIDADE
2:
A partir das frações adquiridas na resposta do
exercício 1, utilize uma calculadora e transforme os valores fracionário na sua
forma decimal. (Faça a divisão dos números)
ATIVIDADE 3:
◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘
Orientação de Estudos - Língua Portuguesa
Nome: _________________________nº ___série__
Professora: Marcia
Período: 11 a 22/05/20
Aulas: 02
Conteúdo: Leitura implícita
Assista ao vídeo de uma cena do filme O Garoto
(Charlie Chaplin) no link:
1. Depois de
assistir o vídeo, o que você deduz que Charlie e o garoto estavam conversando
antes de saírem pra rua?
2. Qual era a
profissão de Chaplin? Como você sabe?
3. Qual era a
condição social de Chaplin? Justifique.
4. Por que o garoto
quebrava as janelas das casas?
5. Qual o
significado do ponto de interrogação no momento em que o policial para atrás de
Chaplin?
6. Por que Chaplin
afastava o garoto com os pés quando saiu da casa da senhora após consertar a
janela
7. Qual dessas
perguntas você acha que você realizou uma leitura explícita e qual foi leitura
implícita?
Observe a capa desse livro:
8. Qual
o título do Livro?
9. Quem
é o autor do Livro?
10. Olhando para a capa do livro do que você acha
que o livro vai tratar? De Culinária? Justifique sua resposta.
Aprofundamento:
Descobrindo informações explícitas e implícitas l Tempo de Estudar l
Língua Portuguesa: https://youtu.be/6w7z-q1VfhQ
Ziraldo: conheça a história do chargista, ilustrador e escritor (2017),
criador do Menino Maluquinho: https://youtu.be/PZy0FfVIFNM
◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘
DISCIPLINA: ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS
PROFESSOR(A): VALDENICE
PERÍODO: 04 MAIO A 11 MAIO
TEMA: Operações matemáticas
HABILIDADE: Solucionar problemas que envolvam cálculos mentais ou escritos.
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega da atividade (podendo tirar foto e enviar, enviar no e-mail e deixar para entregar quando retornar as aulas.
ROTEIRO:
Numerar as questões, resolver deixando o que usou (recurso de cálculo) para chegar na alternativa correta:
Sem comentários:
Enviar um comentário