Historia 7º Ano


DISCIPLINA: História
ÁREA: Ciências Humanas


AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 1º BIMESTRE
Professora Simone
Boa Prova!

Data da entrega: 28/05/2020


NOME:__________________________________Nº_____ ANO/SÉRIE:_________



1- Levando em conta as transformações que marcaram o início da modernidade europeia, identifique as frases incorretas. Depois reescreva-as de forma correta:
    a) A idade Moderna é um período no qual as transformações ocorreram em sociedades de todos os continentes.
     b) O Estado Nacional é uma construção histórica, e não um produto da natureza.
     c)  As guerras de Reconquista influenciaram a formação de Portugal e Espanha.
     d) A França e a Inglaterra foram os pioneiros da expansão marítima europeia que levou à conquista da América.

2- Leia atentamente os relatos a seguir:
"O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento".
“Experiência, mãe de toda a certeza”


“Só o pintor universal tem valor”

São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:
a) Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.
b) Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.
c) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.
d) Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.


3- Considere as seguintes afirmações a respeito do mercantilismo: 

I - Por mercantilismo entende-se um conjunto de ideias e práticas econômicas adotadas pelo Estado Absolutista.
II - O estímulo à expansão marítima e colonial e o estabelecimento de monopólios caracterizam as políticas mercantilistas.
III - Portugal, Espanha, França, Holanda e Inglaterra são países nos quais a política mercantilista alcançou grande desenvolvimento.
Quais estão corretas?
a) apenas I
b) apenas III
c) apenas II e III
d) I, II e III

4- Há seiscentos anos nascia Santa Joana D’Arc em Domrémy (França). Aos 19 anos, tornou-se uma heroína nacional e mártir da religião. A vida de Joana D’Arc está associada à:

a) Guerra das Duas Rosas, lutas dinásticas realizadas pela sucessão do trono da França durante o século XV.
b) Guerra dos Trinta Anos, ocorrida entre a França e a Espanha durante a dinastia dos Habsburgos. Neste conflito, Joana D’Arc foi queimada na fogueira pela Inquisição espanhola.
c) Guerra dos Cem Anos, que indica uma série de conflitos armados entre Inglaterra e França entre os séculos XIV e XV.
d) Expansão do Reino Franco, que, ao incorporar a maior parte da Europa Ocidental e Central, configurou o Império Carolíngio.

5- Sobre o Estado Absolutista é correto afirmar:

a) o poder concentrava-se nas mãos do rei por ter este conseguido afastar a influência da nobreza.   
b) Era caracterizado pela concentração do poder político nas mãos do rei e pela legitimação divina desse poder.   
c) O poder do rei no Estado absolutista, além de carecer de justificação, era criticado por pensadores como Maquiavel e Hobbes.   
d) Na economia, o Absolutismo correspondeu ao período de transição do capitalismo para o feudalismo.   



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PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 18 a 22 de maio de 2020

PROFESSORA: Simone


NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais


TEMA: Humanismo e Renascimento


ROTEIRO: 
- Leitura e análise de história em quadrinho: História da ciência em quadrinhos, primeiro capítulo. (Abaixo)
- Análise de vídeos. (Abaixo)
- Responda a atividade, finalize a história em quadrinhos. (Não é necessário copiar as questões, apenas responda)
- Se necessário pesquise no link do material de apoio.

MATERIAL DE APOIO:
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:


LEIA  A HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM ATENÇÃO E MONTE SEU FINAL...


ONDE VOCÊ LEVARIA GALILEU? O QUE DIRIA À ELE? TERMINE A HISTÓRIA!!!



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PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 11 a 18 de maio de 2020

PROFESSORA: Simone


NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais


TEMA: As Grandes Navegações, expansão marítima europeia


ROTEIRO: 

- Leitura de texto: As Grandes navegações, expansão marítima europeia.
- Análise de imagens

MATERIAL DE APOIO:

- Textos;
- Imagens;
- Mapa Mental.

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/queda-constantinopla-1453.htm

https://professorandohist.wordpress.com/2017/08/05/revolucao-francesa-uma-sociedade-de-contradicoes/
http://agencia.fapesp.br/portugal-porta-adentro-lisboa-no-seculo-16/23667/
Para jogar:
https://www.cafehistoria.com.br/professor-de-historia-cria-jogo-inovador
Para assistir:
https://m.youtube.com/watch?v=pH8tauH39m8



Leia e analise os textos e imagens com atenção:


As Grandes navegações, expansão marítima europeia.

Compreendemos como Grandes Navegações, o conjunto de expedições marítimas que ocorreram entre o século XV e XVI, com o objetivo de conquistar novos territórios para ampliar rotas comerciais e buscar por especiarias e metais preciosos (ouro e prata).
Esse movimento foi liderado por Espanha e Portugal e em consequência da formação precoce do seus Estados. Para entendermos a formação desses Estados Nacionais Modernos, precisamos compreender a Idade Moderna. Este período histórico tem início em 1453 com a Tomada de Constantinopla pelos turco otomanos e como marco de seu fim, em 1789 com a Revolução Francesa.
Tomada de Constantinopla.
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/queda-constantinopla-1453.htm


Revolução Francesa
https://professorandohist.wordpress.com/2017/08/05/revolucao-francesa-uma-sociedade-de-contradicoes/

Uma época marcada pela tentativa de romper com o passado medieval, com uma grande mudança na mentalidade social e política onde a razão sobrepunha à religião, a noção de superioridade dos europeus, o modelo eurocêntrico, que deveria ser seguido.
Essas movimentações na história foram impulsionadas por um contexto onde as trocas comerciais aumentavam e provocavam o aumento das cidades, enfraquecendo o modelo feudal. Com esse crescimento os comerciantes ganham maior influência política e seus interesses passam a ganhar relevância com soluções que culminaram na Formação do Estado Nacional Moderno que tinha como características:
·         Constituição de um território, espaço geográfico com um poder unificado;
·         Poder político centralizado na figura do Rei;
·         Manutenção de um exército permanente;
·         Cobrança de impostos para custear o Estado;
·         Burocracia, administração do governo realizada por nobres;
·         Unificação da moeda;
·         E padronização de pesos e medidas.

A península Ibérica, formação das monarquias nacionais foi um dos resultados da luta dos cristãos contra os mouros, a Reconquista, sendo o Reino de Portugal a primeira monarquia da Europa, seguido da unificação dos reinos cristãos de Aragão e Castela que formaram a Espanha Moderna. Com os seus territórios cercado por inimigos, o comércio de especiarias sendo intermediado por italianos e árabes, rota marítima árabe fechada aumentando a dificuldade de comércio, a solução encontrada foi o estímulo à abertura de novas rotas comerciais marítimas, que resultaram em intensas atividades portuárias.

http://agencia.fapesp.br/portugal-porta-adentro-lisboa-no-seculo-16/23667/

Atividades:
Faça um mapa mental que apresente as principais características do Renascimento.
Exemplo:

Para jogar:

Para assistir:



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PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 04 a 11 de maio de 2020

PROFESSORA: Simone


NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais


TEMA: O contexto Humanista do século XV e sua relação com a tecnologia.


ROTEIRO: 
Leitura e interpretação de texto; (abaixo)
- Construção de lapboock; (material de apoio)
- Análise de imagem; (abaixo, junto ao texto)
- Realização de atividades. (abaixo do texto)

MATERIAL DE APOIO:
Para realização do lapboock sugiro a visualização dos vídeos abaixo e muita criatividade e capricho:
https://www.youtube.com/watch?v=F2CO9uirmT0

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:
- Leitura dos textos. 


LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E ANALISE AS IMAGENS:


Humanismo e Renascimento

Um mundo em transição

A crise que atingiu a Europa no século XIV acelerou o ritmo das mudanças que já vinham acontecendo. O feudalismo entrou em declínio, o trabalho assalariado começou a substituir as relações de servidão, os reis conquistaram grande poder e a burguesia fortaleceu-se economicamente. Nesse contexto, os europeus aventuravam-se em viagens que os levaram a terras distantes, muito diferentes das que conheciam.
Esse movimento de transformações culturais e científicas desenvolvido entre os séculos XIV e XVI, ficou conhecido como Renascimento, inovações técnicas e científicas como aprimoramento de instrumentos de navegação, estudos de anatomia, a invenção da imprensa, o apoio as artese por fim, as Reformas Religiosas marcam esse período.
Enquanto na Idade média predominava a idéia de determinação divina, a partir do século XIV, essa visão de mundo não correspondia mais ao modo de vida que florescia na Europa e passou pouco a pouco a dar espaço para uma perspectiva humanista. O humanismo tem por característica valorizar as capacidades e os potenciais humanos tanto físicos quanto intelectuais.
Os ideais buscados por eles poderiam ser encontrados na Antiguidade Clássica, onde o ser humano e a natureza eram o centro das atenções de filósofos e artistas.

A imprensa e os novos conhecimentos
A grande revolução no processo de divulgação do conhecimento ocorreu com a invenção dos tipos móveis metálicos e da prensa, no século XV, pelo alemão Johannes Gutenberg (c.1398-1468).
O aumento na produção de livros permitiu que os conhecimentos se difundissem de forma mais ampla, estimulando o espírito investigativo e crítico dos leitores que já não aceitavam os ensinamentos dos mestres, queriam comprovar tudo que liam. Teorias desenvolvidas por pensadores da Antiguidade foram testadas repetidas vezes pelos renascentistas. Muitas das concepções que até então eram admitidas como verdadeiras foram questionadas.

Calcula-se que, no final do século XV, cerca de 1,5 milhão de exemplares tenham sido reproduzidos, as obras impressas conviveram com os livros manuscritos até o século XIX com o surgimento da produção industrial.


O espírito científico e a teoria heliocêntrica
Até o século XVI, a teoria aceita pela Igreja para explicar os fenômenos astronômicos era a chamada teoria geocêntrica. Elaborada no século II pelo grego Ptolomeu, segundo essa teoria, a Terra era o centro do Universo e em torno dela girava o Sol e outros planetas. Porém antes dele, Aristaco também grego, já defendia que o Sol era o centro em torno do qual orbitavam os planetas.
Depois de dois mil anos, astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), retomou as idéias de Aristarco, estudando livros e teorias de astrônomos da Antiguidade e observando os movimentos planetários, ele propôs um novo sistema de organização do Universo, com o princípio de que a Terra e os demais planetas giravam em torno do Sol, a teoria heliocêntrica.
O italiano,Galileu Galilei (1564-1642) aprimorou as observações de Copérnico e provou que a Terra se movia em torno do Sol, foi perseguido pela Igreja e obrigado a negar publicamente suas conclusões, para evitar ser condenado a morte.
Inovações na medicina
Os renascentista também se dedicaram ao estudo do corpo humano. O belga Andreas Vesalius, no século XVI, estudou anatomia e fisiologia humanas por meio da dissecação, sendo proibido pela Igreja, foi condenado a peregrinar até Jerusalém como penitência. Em seus estudos desfez concepções incorretas sobre o corpo humano, apesar de cometer imprecisões ao descrever a anatomia humana com base na dissecação de outros animais.

Atividades:

1- Desenvolver um lapboock sobre um das descobertas tecnológicas listadas abaixo:
- Atlas de Anatomia;
- Moinho de Vento;
- Imprensa;
- Órbitas dos cometas;
- Luneta;
- Globo terrestre;
- Lei da gravitação Universal.
  Indicar em sua pesquisa o contexto das descobertas, seus criadores, seu uso prático e como transformaram a humanidade. Utilizando a atitude historiadora o aluno deverá com criatividade e capricho criar seu lapboock (pasta com informações) utilizando imagens, descrições que contemplem a descoberta tecnológica escolhida.

2- Analise a imagem e leia as informações com atenção:


Responda a partir da pesquisa sobre o Homem Vitruviano as seguintes questões (aula do App):
a)      Quem é o autor da obra?
b)      Qual o tema da obra?
c)      O que o autor quis representar?
d)     O que são as imagens em volta?
e)      Como se articulam os simbolismos do tema e da obra?
f)       Em qual contexto histórico a obra foi criada?

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DISCIPLINA História e Geografia

ÁREA: Ciências Humanas



PROFESSOR(A): Simone e Valdenice

PERÍODO: 27/ABR A 30/ABR


TEMA: Os Indígenas no Brasil (Atividade referente à Semana do Índio – Projeto da Área de Humanas).

ROTEIRO:
- Leitura e análise dos textos: Índio ou indígena; e É índio ou não é índio? (Abaixo);
- Leitura e análise de Mapa Conceitual (Material de Apoio);
- Análise de vídeos (Aprofundamento);
- Atividades baseadas na análise dos textos (Abaixo);

MATERIAL DE APOIO:
- Mapa Conceitual.(Abaixo)

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:
Atividades - Museu Histórico “Índia Vanuíre”:

Leia os textos abaixo com atenção:

Índio ou indígena?
*“(...) Índio e não é a mesma coisa? Pois é. Não, não é. Digam o que disserem, mas ser um indígena é pertencer a um povo específico; Munduruku, por exemplo. Ser “índio” é pertencer a quê? É trazer consigo todos os adjetivos não apreciados em qualquer ser humano. Ela é uma palavra preconceituosa, racista, colonialista, etnocêntrica, eurocêntrica.” (São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019.)
É índio ou não é índio? Daniel Munduruku
Certa feita tomei o metrô rumo à praça da Sé. Eram meus primeiros dias em São Paulo, e eu gostava de andar de metrô e ônibus. Tinha um gosto especial em mostrar-me para sentir a reação das pessoas quando me viam passar. Queria poder ter a certeza de que as pessoas me identificavam como índio a fim de dar minha autoimagem.
Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima abaixo quando entrei no metrô:
- Você viu aquele moço? Parece que é índio – disse a senhora A.
- É, parece. Mas eu não tenho tanta certeza assim. Não viu que ele usa calça jeans? Não é possível que ele seja índio usando roupa de branco. Acho que ele não é índio de verdade – disse a senhora B.
- É, pode ser. Mas você viu o cabelo dele? É lisinho, lisinho. Só índio tem cabelo assim, desse jeito. Acho que ele é índio sim – defendeu-me a senhora A.
- Sei não. Você viu que ele usa relógio? Índio vê a hora olhando pro tempo. O relógio do índio é o sol, a lua, as estrelas... Não é possível que ele seja índio – argumentou a senhora B.
- Mas ele tem o olho puxado – disse a senhora A.
- E também usa sapatos e camisa – ironizou a senhora B.
- Mas tem as maçãs do rosto muito salientes. Só os índios têm o rosto desse jeito. Não, ele não nega. Só pode ser índio e, parece, dos puros.
- Não acredito. Não existem mais índios puros – afirmou cheia de sabedoria a senhora B. – afinal, como um índio poderia estar andando de metrô? Índio de verdade mora na floresta, carrega arco e flechas, caça e pesca e planta mandioca. Acho que não é índio coisa nenhuma.
- Você viu o colar que ele está usando? Parece que é de dentes. Será que é dentes de gente?
- Você não disse que não achava que ele era índio? E agora parece que você está com medo?
- Por via das dúvidas...
- O que você acha de falarmos com ele?
- E se ele não gostar?
- Paciência... Ao menos nós teremos informações mais precisas, você não acha?
- É, acho, mas confesso que não tenho muita coragem de iniciar um diálogo com ele. Você pergunta? – disse a senhora B, que a esta altura já se mostrava um tanto constrangida.
- Eu pergunto.
Eu estava ouvindo a conversa de costas para as duas e de vez em quando ria com vontade. De repente senti um leve toque de dedos em meu ombro. Virei-me. Infelizmente elas demoraram a chamar-me. Meu ponto de desembarque estava chegando:
Olhei para elas sorri e disse:
- Sim!
                                                                                                          (Extraído do livro Histórias de Índio. Companhia das Letrinhas. SP, 1996. São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019. 112p)

ATIVIDADES:

a) Que tipo de pensamento “as senhoras” do texto têm sobre os indígenas?
b) Você concorda com essas ideias? Justifique.



1 comentário:

  1. Lembram 7ºs anos, fizemos um trabalho de leitura com o livro de Daniel Munduruku que tem na Sala de Leitura do nossa escola, "O sinal do Pajé".
    Bem legal essa atividade.

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