LÍNGUA PORTUGUESA
Atividades do MMR
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Aluno:__________________________________
Nº_____ série ______
Professora:
Cláudia Granata
Quantidade
de aulas: 02 aulas
Conteúdo:
Atividade complementar de Língua Portuguesa
Objetivo:
MMR
Período/prazo
final: dia 29 de maio.
ATENCÃO: Leia
com atenção. Em seguida faça as questões em seu caderno, justificando suas
respostas. Ao enviar a seu professor, não se esqueça de indicar seu nome,
atividades do MMR e o período correspondente.
Pode ser pelo WhattsApp ou e-mail:claugranata@hotmail.com.
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Texto: Tem bicho escondido
na areia!
Ele até que tem um apelido
simpático: bicho geográfico. E levou essa fama porque fica debaixo da pele,
desenhando linhas que se parecem com mapas inexistentes.
Você já foi vítima? Pois é, o bicho geográfico
é frequente em várias praias do nosso país.
O parasita, de nome oficial
Ancylostoma, gosta mesmo é de infectar gatos e cachorros, para se desenvolver
em seus intestinos. Ele atinge essas vítimas preferenciais quando elas comem
ovos ou larvas do parasita, animais já contaminados, ou ainda quando as larvas
penetram através da pele.
Depois de contaminados, os
bichanos eliminam os ovos deste parasita junto com suas fezes. Ovos que viram
larvas, ávidas por encontrar um novo hospedeiro.
Nós não somos os hospedeiros
preferidos. Mas se a gente entrar em contato com as larvas, elas perfuram e
entram na nossa pele. Assim como faz nos gatos e cachorros, o parasita tenta se
aprofundar para atingir outros órgãos. Mas, para nossa sorte, a pele humana é
uma barreira que essa larva não consegue transpor.
Ela não ultrapassa além das
camadas mais superficiais. E então fica por ali mesmo, cavando túneis, andando
sem rumo, dando uma de cartógrafo (profissional que desenha mapas).
As lesões características do
bicho geográfico são justamente os túneis que o parasita vai cavando e que
conseguimos enxergar pela transparência da pele. São sulcos avermelhados,
sinuosos e que coçam.
[...]
Aí vem a pergunta: como será que um parasita
de cães e gatos chegou à areia da praia que você frequenta?
Acertou: é claro que o Rex,
o Totó e o Rufus estiveram por ali, fazendo suas necessidades básicas, sem
constrangimento nenhum, na areia fofinha onde você se deita. Foram eles que
despejaram na areia os ovos do parasita. Por isso, se o Totó for seu, não o
leve à praia.
Também não se esqueça de dar
vermífugos para ele, e de recolher suas fezes nos lugares públicos. Outro lugar
em que se pega bicho geográfico são os parquinhos infantis onde não há
restrição à entrada de cães e gatos. As larvas ficam na areia ou na terra que
as crianças brincam. [...]
Disponível
em: Acesso em: 02 de outubro de 2013. (adaptado) https://linguaportuguesanoticias.files.wordpresshttps://linguaportuguesanoticias.files.wordpress
Responda
em seu caderno:
1-
A partir da leitura do texto, para não sermos infectados pelo bicho geográfico,
é necessário que
(A) pessoas contaminadas pelo parasita deixem
de ir a praias e parques infantis. (B) pessoas contaminadas pelo bicho
geográfico evitem o contato com cães e gatos.
(C) cães e gatos não tenham contato com seres
humanos infectados pelo Ancylostoma.
(D) cães e gatos não frequentem, de forma
irrestrita, praias e parques infantis.
2-No
trecho “São sulcos avermelhados, sinuosos e que coçam”, a palavra
destacada faz referência a:
(A)
“são”.
(B)“coçam”.
(C)“sulcos”.
(D)“sinuosos”.
Justifique:
3- No
3º parágrafo, a palavra parasita
faz referência a:
( A) Praias (B) Ancylostoma (C) bicho geográfico (D)Vítima
Justifique:
4- .
“As larvas ficam na areia ou na terra que as crianças brincam.” A palavre que está se referindo a quem?
Escreva em seu caderno justificando sua resposta.
5- As lesões características do bicho
geográfico são justamente os túneis que o parasita vai cavando e
que conseguimos enxergar pela transparência da pele. São sulcos avermelhados,
sinuosos e que coçam. A expressão em destaque faz referência a qual tipo de
linguagem?
(A) Formal/norma
culta
(B) Científica
(C) Regional
(D) Informal/coloquial
Justifique.
6-
Planificação/esquema: Para um melhor entendimento do texto, vamos realizar a
atividade de planificação ou esquema, a que você achar melhor, colocando as
informações principais, necessárias para o entendimento do texto.
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Nome:________________________________________________ Nº
____ série ____
Professora: Cláudia Granata
Quantidade de aulas: 06 aulas
Conteúdo: Variedade Linguística
Período: 18 a 22 de maio.
POETA DA SEMANA
Dicas
ortográficas
para não errar mais
Retomando conteúdo
Texto
1
Foi sempre um gaúcho quebralhão, e despilchado sempre,
por ser muito de mãos abertas. Se numa mesa de primeira ganhava uma ponchada de
balastracas, reunia a gurizada da casa, fazia pi! pi! pi! como pra galinhas e
semeava as moedas, rindo-se do formigueiro que a miuçada formava, catando as
pratas no terreiro. Gostava de sentar um laçaço num cachorro, mas desses
laçaços de apanhar da palheta à virilha, e puxado a valer, tanto que o bicho
que o tomava, de tanto sentir dor, e lombeando-se, depois de disparar um pouco
é que gritava, num caim! caim! caim! de desespero.
LOPES NETO, J. S.
Contrabandista. In: SALES, H. (org). Antologia de contos brasileiros. Rio de
Janeiro: Ediouro, 2001
Responda:
1-A língua falada no Brasil, apresenta
muitas variedades, que se diferenciam de acordo com a região, fator histórico,
classe social ou faixa etária. Leia com atenção e, em seu caderno, copie estas
palavras que fazem parte da variação linguística e pesquise o sinônimo (seu significado).
2- Após esta pesquisa comente: Estas palavras fazem parte da variação linguística regional, social, histórica ou faixa etária? Sempre justificando sua resposta no caderno.
Texto 3 - Antigamente
Antigamente,
os pirralhos dobravam a língua diante dos pais e se um se esquecia de arear os
dentes antes de cair nos braços de Morfeu, era capaz de entrar no couro. Não
devia também se esquecer de lavar os pés, sem tugir nem mugir. Nada de bater na
cacunda do padrinho, nem de debicar os mais velhos, pois levava tunda. Ainda
cedinho, aguava as plantas, ia ao corte e logo voltava aos penates. Não ficava
mangando na rua, nem escapulia do mestre, mesmo que não entendesse patavina da
instrução moral e cívica. O verdadeiro smart calçava botina de botões para
comparecer todo liró ao copo d’água, se bem que no convescote apenas
lambiscasse, para evitar flatos. Os bilontras é que eram um precipício, jogando
com pau de dois bicos, pelo que carecia muita cautela e caldo de galinha. O melhor
era pôr as barbas de molho diante de um treteiro de topete, depois de fintar e
engambelar os coiós, e antes que se pusesse tudo em pratos limpos, ele abria o
arco.
ANDRADE, C. D. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar,
1983 (fragmento).
Responda:
1-
A palavra antigamente,
pertence a uma classe gramatical. Você saberia anotar em seu caderno e
justificar?
(A) Substantivo (B) adjetivo (C) advérbio (D) pronome
2-“Antigamente, os pirralhos dobravam a língua
diante dos pais e se um se esquecia de arear os dentes antes de
cair nos braços de Morfeu, era capaz de entrar no couro.”, nesta frase, o termo
em destaque, faz referência a uma palavra. Qual? Justifique.
(A) Antigamente (B)
pirralhos (C) Morfeu (D) dentes
3-Momento da pesquisa: Copie as palavras elaborando em
seu caderno um quadro como este.
Avaliação: pelo registro no caderno e, se possível, printar as atividades e enviá-las por WhattsApp ou pelo e.mail claugranata@hotmail.com. Registre em seu caderno.
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Língua Portuguesa
Referente: 06 aulas
Profª: Cláudia Valéria Martins Granata Ravelli
Data: 11/05/2020 até 22/05/20
Nome: ____________________________nº_____série____
Conteúdo: Linguagem verbal e não verbal
Para pesquisa e
estudo do uso do hífen:
Faça sua leitura com atenção e responda as questões a
seguir justificando sempre sua resposta em seu caderno.
1-
Sobre a tirinha de Garfield, é correto afirmar que:
(A) A
linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha.
(B) O
uso da linguagem verbal não faz diferença para a compreensão da tirinha.
(C) O
uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal colabora para o entendimento
da tirinha.
(D) A
sequência cronológica dos fatos relatados nas imagens não influencia na
compreensão da tirinha.
2-
Sobre as linguagens verbal e não verbal, é INCORRETO afirmar que:
a) A
linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a
linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita.
b)
São utilizadas para criar atos de comunicação que nos permitem dizer algo.
c) A
linguagem não verbal é aquela que utiliza qualquer código que não seja a
palavra, enquanto a linguagem verbal utiliza a língua, seja oral ou escrita,
para estabelecer comunicação.
d)
Linguagem verbal e não verbal, quando simultâneas, colaboram para o
entendimento do texto.
Analisando o texto:
1-De acordo
com a sua leitura, quais informações você consegue extrair desta imagem?
2-Qual
relação ela tem com questões atuais?
3- O que
mais chamou sua atenção nesta imagem?
Faça as
anotações em seu caderno de classe, justificando as suas respostas.
Avaliação: pelo registro no caderno e, se possível, printar as atividades e enviá-las por WhattsApp ou pelo e.mail claugranata@hotmail.com
Quer aprender mais? Então leia o texto e realize as questões de aprofundamento:
Texto - Vidas Secas – Graciliano Ramos
Biografia de Graciliano
Ramos
Graciliano Ramos (1892-1953) foi um escritor brasileiro. O romance
"Vidas Secas" foi sua obra de maior destaque. É considerado o
melhor ficcionista do Modernismo e o prosador mais importante da Segunda Fase
do Modernismo.
Suas obras embora tratem de problemas sociais do Nordeste brasileiro,
apresentam uma visão crítica das relações humanas, que as tornam de interesse
universal.
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Fabiano ia satisfeito. Sim senhor,
arrumara-se. Chegara naquele estado, com a família morrendo de fome, comendo
raízes. Caíra no fim do pátio, debaixo de um juazeiro, depois tomara conta da
casa deserta. Ele, a mulher e os filhos tinham-se habituado à camarinha escura,
pareciam ratos – e a lembrança dos sofrimentos passados esmorecera.
Pisou com firmeza no chão
gretado, puxou a faca de ponta, esgaravatou as unhas sujas. Tirou do aió um
pedaço de fumo, picou-o fez um cigarro com palha de milho, acendeu-o ao bingo,
pôs-se a fumar regalado.
--- Fabiano, você é um homem,
exclamou em voz alta.
Conteve-se, notou que os
meninos estavam perto, com certeza iam admirar-se ouvindo-o falar só. E,
pensando bem, ele não era homem: era apenas um cabra ocupado em guardar coisas
dos outros. Vermelho, queimado, tinha os olhos azuis, a barba e os cabelos
ruivos; mas como vivia em terra alheia, cuidava de animais alheios,
descobria-se, encolhia-se na presença dos brancos e julgava-se cabra.
Olhou em torno, com receio de
que, fora os meninos, alguém tivesse percebido a frase imprudente. Corrigiu-a,
murmurando:
--- Você é um bicho, Fabiano.
Isto para ele era motivo de
orgulho. Sim senhor, um bicho, capaz de vencer dificuldades.
Chegara naquela situação
medonha – e ali estava, forte, até gordo, fumando o seu cigarro de palha.
--- Um bicho, Fabiano.
Era. Apossara-se da casa
porque não tinha onde cair morto, passara uns dias mastigando raiz de imbu e
sementes de mucunã. Viera a trovoada. E, com ela, o fazendeiro, que o
expulsara. Fabiano fizera-se desentendido e oferecera os seus préstimos,
resmungando, coçando os cotovelos, sorrindo aflito. O jeito que tinha era
ficar. E o patrão aceitara-o, entregara-lhe as marcas de ferro.
Agora Fabiano era vaqueiro, e
ninguém o tiraria dali. Aparecera como um bicho, entocara-se como um bicho, mas
criara raízes, estava plantado. Olhou as quipás, os mandacarus e os
xíquexiques. Era mais forte que tudo isso, era como as catingueiras e as
baraúnas. Ele, Sinha Vitória, os dois filhos e a cachorra Baleia estavam
agarrados à terra.
Chape-chape. As alpercatas
batiam no chão rachado. O corpo do vaqueiro derreava-se, as pernas faziam dois
arcos, os braços moviam-se desengonçados. Parecia um macaco.
Entristeceu. Considerar-se
plantado em terra alheia! Engano. (...) Achava-se ali de passagem, era hóspede.
Sim senhor, hóspede que se demorava demais, tomava amizade à casa, ao curral,
ao chiqueiro das cabras, ao juazeiro que os tinha abrigado uma noite.
Deu estalos com os dedos. A
cachorra Baleia, aos saltos, veio lamber-lhe as mãos grossas e cabeludas.
Fabiano recebeu a carícia, enterneceu-se:
--- Você é um bicho, Baleia.
Vivia longe dos homens, só se
dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a
quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E
falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia.
A pé, não se aguentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio,
torto e feio, Às vezes utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com
que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopeias. Na verdade, falava
pouco. Admirava as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava
reproduzir algumas, em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 27. ed. São Paulo, Martins,
1970. p. 53-5.
Vocabulário
Juazeiro: árvore
característica da caatinga nordestina.
Camarinha:
quarto; esconderijo de malfeitores no mato.
Gretado:
rachado.
Esgaravatar:
limpar.
Aió: bolsa
de caça.
Binga:
lampião de querosene; isqueiro tosco.
Imbu: fruto
do imbuzeiro; árvore própria da caatinga.
Mucunã:
espécie de planta.
Quipá:
vegetação nordestina.
Mandacaru: grande
cacto.
Xiquexique:
espécie de cacto.
Catingueira:
arbusto típico da caatinga.
Baraúna:
espécie de árvore.
Gutural:
relativo ou pertencente à garganta.
Cambaio: de
pernas fracas, trôpego.
Responda
1- “Fabiano ia satisfeito.” Qual é a causa dessa satisfação?
2 – O que leva Fabiano a sentir-se um homem?
3 – Sentir-se homem foi imprudente de sua parte. Como ele se sente de
fato?
4 – Fabiano e sua família não podiam integrar-se à terra em que estavam.
A que fato isso se deve?
5- Qual a relação que existe entre o texto 1 e o texto 2? Justifique
6- Trabalhando os gêneros textuais, analise as características
estruturais do texto 1 e do texto2.
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Atividade
de retomada 8º Ano
Profª:
Cláudia Valéria Martins Granata Ravelli
Língua
Portuguesa
Data: 04/05/2020 até 11/05/20
Vamos
falar um pouco sobre atualidade. Leia o texto com atenção e responda as
questões justificando suas respostas.
1-Já estudamos
sobre os gêneros textuais. Agora reflita e responda em seu caderno, a qual
gênero pertence o texto que acabamos de
ler “Coronavírus”? justifique.
(A)
Resumo (B) resenha (C) artigo enciclopédico (D) notícia
2- Qual a
finalidade desse texto? Justifique.
3-Depois de
lido o texto, qual das informações abaixo apresenta uma informação incorreta
sobre o tema abordado?
(A)
São
um grupo de vírus de genoma de RNA simples
(B)
Pertencem
à subfamília taxonômica Orthocoronavirinae da família Coronaviridae
(C)
A
maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida
(D) São
uma causa comum de infecções respiratórias brandas e moderadas de curta duração.
(E)
Todas
as variações de coronavírus são conhecidas de 1960.
4- Qual é a fonte de origem desse texto
e qual a importância em identificar esta origem?
5- “Elas são uma causa comum de
infecções respiratórias brandas”, o elemento e destaque se refere a qual
expressão do texto? Justifique.
6- No trecho “Conhecidos desde meados
dos anos 1960”, a palavra destacada está expressa no sentido de
(A)
modo (B) tempo () meio (D) finalidade
Momento da pesquisa
LInks: https://youtu.be/6fBOVygtNoU
Música:
Segue o Seco
Marisa Monte
Compositor: Carlinhos Brown
Marisa Monte nasceu no Rio de Janeiro, no dia 1 de
julho de 1967. Durante a infância estudou canto, piano, bateria e violão. Com
14 anos estudou canto lírico. Com 15 anos, junto com outros alunos do Colégio
Andrews, participou do musical “Rocky Horror Show”.
A boiada seca
Na enxurrada seca
A trovoada seca
Na enxada seca
Segue o seco sem sacar que o caminho é seco
sem sacar que o espinho é seco
sem sacar que seco é o ser sol
Sem sacar que algum espinho seco secará
E a água que sacar será um tiro
seco
E secará o seu destino seca
Ô chuva vem me dizer
Se posso ir lá em cima pra
derramar você
Ó chuva preste atenção
Se o povo lá de cima vive na solidão Se acabar não acostumando
Se acabar parado calado
Se acabar baixinho chorando
Se acabar meio abandonado
Pode ser lágrimas de São Pedro
Ou talvez um grande amor chorando
Pode ser talvez um grande amor
chorando
Pode ser o desabotoar do céu
Pode ser coco derramando.
1-Após assistir aos links, pesquisar sobre variação linguística, esta
letra da música de Marisa Monte confere ao texto um caráter
(A) informal, pelo uso de expressões como “pra” e “sacar”.
(B) culto, pelo uso de imagens metafóricas inusitadas.
(C) formal, pelo uso de palavras como “sacar” e “derramar”.
(D) regional, pela referência
ao clima seco do sertão.
Justifique sua resposta.
2- Pela leitura, entende-se que a letra da canção
(A) exalta a São Pedro, santo
conhecido como responsável pelo clima.
(B) refere-se à estação chuvosa
que não chega para aliviar o calor.
(C) revela a necessidade de chuva para diminuir o sofrimento.
(D) denuncia a falta de água
para matar a sede dos animais.
Justifique sua resposta.
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Galerinha, meu oi para vocês!
Link YouTube : https://youtu.be/D_nKbfNyEzU https://youtu.be/D_nKbfNyEzU Agora é a vez de vocês! Façam um cartão de bom retorno às aulas para seus colegas de turma!
Atividade de Língua Portuguesa - 8ºs anos - Entrega: 11/05/20
Aluno: ___________________________________________________nº
_______ série______
Atividade de retomada 8º Ano
Profª: Cláudia Valéria Martins
Granata Ravelli
Língua Portuguesa
Galerinha, estamos vivenciando uma situação diferente em nosso
modo em aprender. Portanto, foco, comprometimento, troca de informações são
estritamente importantes.
Psicólogos têm recebido mais relatos de angústia e ansiedade em
decorrência do distanciamento entre as pessoas, bem como têm sido desafiados na
prática da profissão
Isabela Arruda
|
Você
está sendo desafiado!
Crie
um grupo online e crie um podcast sobre a situação apresentada. Seja
criativo!!!!!
Você
poderá enviar via WhatsApp. Constando os nomes dos alunos que participaram
deste desafio. Vocês podem, inclusive, convidarem seus pais/responsáveis para
esta atividade.
Dicas: Como podemos nos prevenir e evitar a transmissão da COVID-19?
A
COVID-19 é uma doença grave e potencialmente fatal, sendo assim, é fundamental
prevenir-se da doença e evitar a transmissão para outras pessoas. Veja a seguir
algumas dicas importantes para garantir
a prevenção e controle da COVID-19:
·
Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou faça higienização
utilizando álcool em gel 70%;
·
Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos sem a devida
higienização;
·
Mantenha distância de pelo menos 1 metro de outra pessoa que
esteja com sintomas de gripe, ou seja, tossindo ou espirrando;
·
Limpe objetos que são utilizados com frequência, como celulares;
·
Ao tossir ou espirrar, utilize lenço para cobrir o nariz e a boca
ou utilize a parte interna do cotovelo;
·
Se não estiver se sentindo bem, permaneça em casa e, em caso de
febre, tosse e dificuldade para respirar, procure um médico;
Atividades
1-Após a leitura e analisando o texto,
grife as orientações dadas fazendo um esquema ou planificação das informações
principais.
2-
Das recomendações dadas, há alguma que ainda não se tornou um hábito em
sua rotina? Justitique.
3- Inclua mais orientações. Você
também faz parte deste combate. Utilize verbos que exprimam ordens.
Leia os textos e, a seguir, responda as atividades
5, 6 e 7. Texto I
Título: A
culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
A culpa é das estrelas narra o
romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um grupo de
Apoio para Crianças com câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que
sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus
pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a
perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de
humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer – a principal arma
dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.
Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, “A culpa é das estrelas” é a obra
mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é
viver e amar. Disponível em: Acesso em: 11 ago. 2016 (adaptado)
Texto II
A Culpa é das Estrelas
(...)
A Culpa é das Estrelas conta a história de Hazel, uma jovem
que foi diagnosticada com câncer aos 13 anos. Vou confessar que antes de
começar a ler o livro, eu já estava pronta para me emocionar profundamente,
chorar e contar a todos que aquela era minha nova história predileta. Bem, não
foi bem assim que aconteceu. O livro é muito bem escrito e John Green me fez
acreditar na trama, é quase como se ele tivesse vivido uma experiência similar,
mas para mim o livro estava bem normal até a metade. A história é linda, sim,
mas eu não estava sentindo aquilo de “esse livro é perfeito”. Para ser sincera,
estava começando a ficar decepcionada, pensando que eu era a única que não ia
gostar tanto do livro. E então chegam as últimas 70 páginas e John consegue
virar meu mundinho de cabeça para baixo.
“A Culpa é das Estrelas” emocionou tantas pessoas, pois sua
história parece ser real. O autor pode tentar nos enganar e dizer que este é um
livro de ficção, mas eu estou aqui afirmando que é mentira. Por meio de uma
trama ‘fictícia’, John nos mostra os problemas e a realidade de milhares de
adolescentes que tentam viver suas vidas após praticamente receber uma sentença
de morte. A história me tocou do início ao fim e eu me sinto uma pessoa
levemente diferente após ter lido esse livro. [...]
Disponível em: . Acesso em 28 Nov. 2017 . Língua
Portuguesa 111 Disponível em: . Acesso em 11 ago. 2016 (adaptado).
Atividades
Leia
com atenção.
1- No título do livro “A Culpa é das estrelas”, há a presença de um
verbo. Identifique e explique seu tempo e modo verbal.
2- De acordo com a capa do livro, há a presença de uma figura de linguagem
já estudada por nós. Consegue reconhece-la? Justifique.
3- Quais são as personagens e suas características apresentadas aqui.
4-Estes textos referem-se ao livro “A Culpa é das
Estrelas”, muito lido pelos adolescentes, mas somente o texto I faz
uma descrição.
Que descrição é essa?
5-Observe esse trecho do texto II: “O livro é muito bem escrito e
John Green me fez acreditar na trama, é quase
como se ele tivesse vivido uma
experiência similar.”. Quem é o “ele” que aparece no trecho?
6-Retire dos textos trechos que expressam a opinião dos autores
sobre o livro “A Culpa é das Estrelas”.
7- Releia os textos e analise separadamente as informações contidas e separe-as entre fatos
e opiniões.
Este espaço é totalmente destinado a vocês. Realizem as atividades e façam seus comentários. Eles serão lidos, analisados e respondidos.Conto com a participação de vocês.
ResponderEliminarBeijos