Eletiva - AFK Para as Notícias Falsas





ALUNO(a) ________________________________________________ N° ____      ____ANO _____

DISCIPLINA: Eletiva: AFK para notícias falsas                                                       
 PROFª: Maria Barbieri e Sirlene B. Sarri Oliveira
Objetivo: planejamento da culminância da eletiva, com a produção de um Fanzine.
Período: 10 a 24/07/20
Gênero: Fanzine
Tema: Etiqueta na Internet

Atividade 1: Aprendendo a fazer um Fanzine
A palavra fanzine vem da contração da expressão em inglês "fanatic magazine", que significa em português revista de fãs. E o que isso significa? Significa que os fanzines são publicações feitas por pessoas e para as pessoas que gostam de um determinado tema em comum, sejam elas amadoras ou profissionais.

Por seu conteúdo depender exclusivamente da paixão dos fanzineiros – como são chamadas as pessoas que publicam fanzines – pelo tema abordado, praticamente existem fanzines sobre qualquer tema que você puder imaginar: ficção-científica, música, literatura, culinária, aeronaves, e inúmeros outros, abordados sob as mais diversas formas: contos, poesias, documentários, quadrinhos e entre outros.


















E, claro, o tema!!! vamos falar sobre a #Netiqueta#






Agora, vamos discutir sobre o que faremos em nosso fanzine sobre #netiqueta#?


https://youtu.be/m6cF0CfhF-M


E fiquem atentos no grupo do WhattsApp, pois iremos conversar via google meet e produzirmos um fanzine sobre etiqueta, que será o melhor visto até hoje!




⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪

Nome: _____________________________nº_______ série:_______

Professores: Maria Barbieri e Sirlene Barbieri Sarri de Oliveira

Período: 25/06 a 09/07/2020       

Referente à 04 aulas.

Tema: A leitura da Geografia na Internet.

Objetivo: A leitura de textos expositivos e não verbais como fontes de conhecimento para impulsionamento de pesquisa.

Faça as suas anotações em seu caderno e, se possível, nos envie pelos e-mail barbieri.mari@gmail.com,  sirlenebsoliveira@gmail.com  no WhattsApp.





Segundo Manuel Castells (sociólogo espanhol):
A era da internet foi aclamada como o fim da geografia
 • A internet tem uma geografia própria, uma geografia feita de redes e nós que processam fluxos de informação gerados e administrados a partir de lugares.
• Como a unidade é a rede, a arquitetura e a dinâmica das redes são fontes de significado e função para cada lugar.
• O espaço de fluxos é uma nova forma de espaço próprio da era da informação, mas não desprovida de lugar: conecta lugares e sistema de transporte computadorizados.
• A internet redefine as distâncias, mas não cancela a geografia, surgem novas configurações territoriais com concentrações, descentralização e conexões espaciais.





Observem que os EUA, como tem uma capacidade de largura da banda muito maior que o resto do mundo desempenham um papel central na conexão entre países.



Geografia dos usuários

• Figuras elaboradas por Matthew Zook com base em levantamentos da NUA Surveys, mostram a distribuição.
• América do Norte com 161 milhões de usuários
• Europa com 105 milhões de usuários
• Ásia com dois terços da população mundial tinha 90 milhões de usuários, ou seja, 23,6 % do total
• América Latina 15 milhões
• Oriente médio 2,4 milhões
• África 3,1 milhões




Em termos de densidade:
• América do Norte, Austrália, Coreia do Sul
• Reino Unido, Holanda, Alemanha, Japão, Cingapura, Taiwan Hong Kong e depois o sul da Europa
• Os demais países da Ásia, América Latina, Oriente Médio
• África
 O uso da Internet está se difundindo e segue um padrão espacial que fragmenta sua geografia segundo a riqueza, tecnologia e poder gerando: a nova geografia do desenvolvimento.
A difusão da Internet avança desigualmente no tempo e no espaço





ATIVIDADES:

Após analisar as imagens e textos, responda:

1) Como e onde surgiu a internet? Comente também sobre o seu desenvolvimento.

2) Segundo o sociólogo espanhol Manuel Castells, a internet tem uma geografia própria, com redes, fluxos e informações. Mas, será que a internet cancela a Geografia local e espacial até então conhecida e estudada por todos nós?

3) Segundo as figuras 1 e 2 é possível observar que um país da América possue maior distribuição de banda larga e telecomunicações. Que país é esse?

4) Segundo a geografia dos usuários, identifique as áreas do Globo com maiores números de usuários de internet e as áreas com o menor número.

5) Faça uma comparação com o Mapa: Usuários de Internet em 2012, por porcentagem de população, e verifique se está compatível com a geografia dos usuários destacada por Castells.


Vídeo de apoio:


Link para aprofundamento:

Fonte de pesquisa e materiais utilizados:
Castells e a geografia da internet.







⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪
Nome: _____________________________nº_______ série:_______

Professores: Maria Barbieri e Sirlene Barbieri Sarri de Oliveira

Período: 17/06 à 24/06/20

Tema: Narrativas Digitais

Faça as suas anotações em seu caderno e, se possível, nos envie pelos e-mail barbieri.mari@gmail.com ou no WhattsApp.
















Na disciplina de Geografia também existem histórias a serem contadas. Geralmente são expostas em forma de documentários. Como a situação Indígena no Brasil, o trabalho infantil, problemas ambientais, a população, migrações etc. É uma forma muito bacana de aprender...









































https://www.youtube.com/watch?v=dQcnO5XCBHY


Para compreender melhor, assista à aula:
link: https://youtu.be/scegZJO0Ft0
















-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Período: 15/05 à 22/05/20

Tema: Cuidados na internet

Nome do aluno: ________________________________________ nº_____

Professores: Maria Barbieri e Sirlene Barbieri Sarri Oliveira


Nos últimos anos a internet se mostrou como uma ferramenta muito útil na hora de trocar informações, consultar textos, comprar produtos e até manter contato com amigos distantes. Porém, nem sempre ela pode ser considerada totalmente segura. Problemas que vão desde vírus até pessoas mal intencionadas podem ser encontrados na internet.
Confira 5 grandes perigos que a internet pode trazer aos seus usuários e como se prevenir deles:
1. Vírus
Existem vários tipos de vírus e todos eles são prejudiciais para o computador. É possível encontrá-los em diversos ambientes e, normalmente, o vírus infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e depois tenta se espalhar para outros computadores. Para se prevenir deste perigo basta manter seu antivírus atualizado e estar sempre atento caso seu PC apresente problemas de lentidão ou outros sintomas esquisitos.
2. Spams
O spam é uma mensagem eletrônica não autorizada pelos internautas, mas que são enviadas da mesma forma. Possuem o objetivo de lotar a caixa de e-mail de seus receptores e, algumas vezes, podem conter vírus que prejudicam o computador do internauta. Para se livrar deste problema basta marcar o e-mail como spam e, da próxima vez que receber uma mensagem deste remetente, ela será automaticamente considerada um spam.
3. Páginas falsas
As páginas falsas são uma forma de fraude eletrônica que tem o objetivo de adquirir informações pessoais dos internautas que a acessarem. Elas também são chamadas de phishing e sempre tentam induzir seus visitantes a colocarem os dados. As favoritas para se tornarem falsas são as páginas de banco. Para se proteger, toda a vez que for acessar seus dados pessoais tente usar a navegação InPrivate que os navegadores oferecem.
4. E-mails maliciosos
Há vários tipos de e-mail que possuem o objetivo de roubar informações pessoais dos internautas. Algumas vezes eles utilizam grandes empresas, como bancos, para poderem persuadir o receptor a entrar no link e fornecer seus dados. Promoções bizarras também pipocam nas caixas de e-mail. Sempre que receber algo suspeito, investigue. Se tiver dúvidas, não acesse ou clique em qualquer link.
5. Pessoas mal intencionadas
A internet tem a vantagem - ou desvantagem - de poder preservar a identidade de seus usuários. Muitas pessoas adquirem outras personalidades para conseguirem persuadir os internautas. As intenções são as mais variadas, desde crackers tentando roubar informações pessoais até pedófilos tentando marcar encontros. Para evitar este perigo basta não se comunicar com estranhos. Tanto nas redes sociais como por e-mail, apenas converse com quem tenha contato.

Os 10 principais riscos na Internet para crianças e adolescentes

#1 Abuso sexual de crianças e adolescentes na Internet

Esta ameaça refere-se a todas as formas de abuso sexual facilitadas por tecnologias da informação e ou divulgadas através da mídia on-line, onde a exploração, o assédio e o abuso sexual ocorrem cada vez mais por meio da Internet.

#2 Cyberbullying / Assédio virtual

É uma forma de assédio e agressão que ocorre entre os pares, tomando como meio novas tecnologias, com a intenção de propagar mensagens ou imagens cruéis, para que sejam vistas por mais pessoas. A rápida propagação e sua permanência na Internet aumentam a agressão contra a vítima. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Fundação Telefônica, 55% dos jovens latino-americanos já foram vítimas de cyberbullying.

#3 Exploração sexual de crianças e adolescentes na Internet

Inclui todos os atos de natureza sexual cometidos contra uma criança ou adolescente através do uso da Internet como meio de explorá-los sexualmente. Também inclui o uso das novas tecnologias de informação e comunicação, que geram imagens ou materiais que documentam a exploração sexual com a intenção de produzir, disseminar, comprar e vender.

 

#4 Exposição a conteúdos inapropriados

Refere-se ao acesso ou exposição de crianças e adolescentes, intencionalmente ou acidentalmente, a conteúdos violentos, de natureza sexual ou que gerem ódio, sendo prejudicial ao seu desenvolvimento.

 

#5 Grooming

termo refere-se às estratégias que um adulto realiza para ganhar a confiança de uma criança ou adolescente, através da Internet, com o propósito de abusar ou explorar sexualmente. O grooming sempre é realizado por um adulto.
Existem dois tipos de grooming: o primeiro é quando não há fase anterior de relacionamento e geração de confiança, mas o assediador consegue obter fotos ou vídeos sexuais da criança para extorquir. A segunda é quando há uma fase anterior em que o assediador procura gerar confiança, fazendo com que a criança ou adolescente entregue material sexual a fim de torná-lo alvo de chantagens. O assediador geralmente finge ser uma criança, consegue manipular através dos gostos e preferências da vítima e usa o tempo para fortalecer o vínculo.

 

#6 Materiais de abuso sexual de crianças e adolescentes gerados digitalmente

É a produção artificial, através da mídia digital, de todo tipo de material que represente crianças e adolescentes que participam de atividades sexuais e/ou de maneira sexualizada, para fazer com que os fatos pareçam reais.

 

#7 Publicação de informações privadas

Refere-se à publicação de dados sensíveis de forma on-line. Por exemplo, nas redes sociais.

 

#8 Happy slapping

É uma forma de cyberbullying que ocorre quando uma ou várias pessoas agridem um indivíduo enquanto o incidente é gravado para ser transmitido nas redes sociais. O objetivo é “tirar sarro” da vítima.

 

#9 Sexting

É definido como a autoprodução de imagens sexuais, com a troca de imagens ou vídeos com conteúdo sexual, por meio de telefones e/ou da Internet (mensagens, e-mails, redes sociais). Também pode ser considerado como uma forma de assédio sexual em que uma criança e um adolescente são pressionados a enviar uma foto para o parceiro, que a propaga sem o seu consentimento.

 

#10 Sextorsão (sextortion)

É a chantagem realizada a crianças ou adolescentes por meio de mensagens intimidadoras que ameaçam propagar imagens sexuais ou vídeos gerados pelas próprias vítimas. A intenção do extorsionista é continuar com a exploração sexual e/ou ter relações sexuais com a vítima.

Segurança das crianças na Internet: uma responsabilidade de todos

 

 

ATIVIDADES:


1) Vocês já conheciam todos esses perigos? E esses termos como: Happy slapping, Sexting, Sextorsão, Grooming, Cyberbullying? Comente.

 

2) Assista o vídeo no link abaixo e comente sobre ele, faça uma reflexão.



3) O mapa abaixo mostra a porcentagem da população por país que utilizam a internet. Observe e responda:

Usuários de Internet em 2012, por porcentagem de população. Fonte: União Internacional de Telecomunicações.[6]




a) Qual a porcentagem da população brasileira que utiliza a internet?
b) Cite três países em que quase 100% da população é usuária da internet.

c) Qual continente apresenta a menor porcentagem de usuários de internet.

Apenas pra leitura e conhecimento:

Confira 10 importantes dicas de segurança na internet

Não é incomum computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos com acesso à internet serem contaminados com os famosos malwares, os vírus. Eles são ferramentas poderosas de pessoas de má fé, que podem ter acesso a dados confidenciais, como senhas de banco.

Contudo, há maneiras de se proteger dos vírus e se manter seguro na internet. Confira algumas dicas de segurança na internet abaixo:

 1. Aprenda sobre o mundo virtual
Informe-se. Não há nada melhor do que saber maneira de se prevenir das ameaças on-line. Procure sempre informações na internet, cursos, palestras e maneiras de se proteger. E caso haja algum problema com seu computador, leve seu equipamento até um especialista em T.I pois esses profissionais são os mais indicados para resolver qualquer problema operacional ou de contaminação que seus aparelhos venham a ter.

2. Não salve suas senhas
Elas são restritas e de uso pessoal. Por isso, não salve suas senhas no computador - nem no seu e muito menos em algum de uso compartilhado. O mundo da internet é muito perigoso e um deslize pode fazer você ter seus dados descobertos. Melhor prevenir que remediar. 

3. Altere suas senhas periodicamente
Passar muito tempo com uma única senha é um erro muito cometido. Altere sempre suas senhas, para que seja mais difícil que outras pessoas descubram seus dados confidenciais. Também lembre-se de usar letras, números e símbolos na criação das suas senhas. Não esqueça de evitar usar a mesma palavra-chave para serviços diferentes.

4. Não instale softwares suspeitos
Na dúvida, não instale. Os programas podem estar infectados e conter malwares que podem roubar dados do seu computador. Opte por aqueles softwares de empresas que você já conhece e das renomadas no mercado. 

5. Atenção aos downloads
Assim como softwares, outros downloads também podem te levar a problemas com a sua máquina. Jogos, filmes, músicas, caso não bem selecionados, podem ser baixados com algum vírus e causar grandes dores de cabeça. Fique atent@ a isso e não esqueça de fazer o download por meio de sites confiáveis e renomados. 

6. Cuidados com os links que você clica
Atenção redobrada nesse caso. Muito cuidado com os links que você clica, principalmente nas redes sociais como Facebook e Twitter. Histórias diferentes, curiosas e engraçadas demais podem ser uma armadilha para sua proteção contra vírus e ataques cibernéticos. Use do bom senso e pesquise sobre o assunto, com o intuito de arranjar uma fonte confiável para o tema.

7. Atualize seu antivírus
Ele é sua defesa contra os malwares da internet. Ter um antivírus atualizado é uma das melhores saídas para obter proteção. Faça as renovações assim que for solicitado - ou em um prazo semanal - e evite passar muito tempo sem utilizá-lo. As versões pagas são mais completas e com mais garantias de segurança.

8. Não acredite em super promoções da internet
A famosa expressão norte-americana “não existe almoço grátis” é verdadeira no mundo capitalista em que vivemos. Propagandas de objetos com descontos astronômicos, em sites que você nunca ouviu falar, e anúncios de que você foi o milionésimo a acessar alguma página na internet são indícios de que há algo errado. Um vírus pode invadir seu computador, caso clique em links encontrados em situações parecidas, e ter acesso aos seus dados pessoais.

9. Fique atentos aos falsos e-mails e anexos
Muitas vezes os e-mails são corrompidos e falsos e-mails caem na sua caixa de entrada. É muito comum se tratarem de assuntos como traição, emprego, dinheiro e rastreamento de encomendas. Não clique em links ou anexos enviados por endereços virtuais desconhecidos. 

10. Verifique se o site é seguro
O Google oferece uma certificação de segurança aos sites. Quando o gigante da tecnologia enxerga um endereço virtual como perigoso, o próprio navegador indica isso ao usuário. Em outros casos, até mesmo o antivírus bloqueia o site e alerta perigo.
*****************************************************************************
              

      Período: 04/05 à 15/05/20
Tema: Conhecendo o mundo virtual
Nome do aluno: ______________________________________________ nº_____

I - Aprendendo sobre a comunicação digital:



Pare um momento e reflita: quantas expressões da internet você já usou, de forma escrita ou falada, somente hoje? Baixar, tuitar, deletar, emojis, lacrar, dentre outras palavras se tratam de gírias que nasceram na internet e que praticamente todo mundo usa e conhece o significado hoje em dia. Algumas dessas expressões da internet mais populares já estão nos dicionários pelo mundo.


Confira algumas das expressões da internet que já chegaram aos dicionários:

Avatar: Foto de pessoa ou animal que representa o usuário na tela do computador em chats ou games online. (Longman Dictionary of Contemporary English)

Baixar: Receber um arquivo através da rede mundial de computadores. (Aurélio)

Blogue: Página pessoa ou coletiva, atualizada periodicamente, em que os usuários podem trocar experiências, comentários, etc, geralmente relacionado a uma determinada área de interesse. (Houaiss)

Bug: Defeito, falha ou erro na lógica ou no código de um programa que provoca seu mau funcionamento. (Houaiss)

Deletar: Apagar, cancelar, suprimir (texto, arquivo, documento) / apagar da memória; esquecer.

Emoticon: Uma imagem feita de símbolos, como gráficos de pontuação, usada em mensagens de texto, e-mails etc., para expressar uma emoção em particular. (Cambridge Dictionary)

Emoji: Uma pequena imagem ou ícone usado para expressar uma ideia ou emoção na comunicação eletrônica. (Oxford Dictionary)

Trollar: Zoar, irritar, chatear alguém por meio de uma zoação intensa que busca perturbar ou enfurecer a pessoa que dela é alvo. (Dicio – Dicionário Online de Português)

Tuitar ou Twittar: Comunicar-se por meio do Twitter. (Aurélio, com a grafia “tuitar”; e Michaelis, com a grafia “twittar”.)

Viral: Conteúdo espalhado rápido e amplamente ou popularizado pelas pessoas por meio da comunicação eletrônica. (Merriam-Webster)

Troll: Alguém que escreve comentários negativos e hostis em um site para provocar as pessoas. (Macmillan Dictionary)

Poser: Alguém que finge ter uma qualidade ou posição social que, na verdade, não possui, normalmente para ser notado ou admirado pelas pessoas. (Longman Dictionary of

OMG: Uma abreviação para “Oh my God” (Oh, meu Deus; em português): escrita para mostrar surpresa ou empolgação sobre algo, especialmente em mensagens de texto ou e-mails. (Macmillan Dictionary)

Selfie: Fotografia que uma pessoa tira de si mesma, geralmente com um celular, e publica nas redes sociais. (Michaelis)

Meme: Uma imagem, vídeo, pedaço de texto etc., normalmente humorístico, que é copiado e se espalha rapidamente pelos usuários da internet, frequentemente com pequenas variações.

LOL: Sigla para “laughing out loud”, em português “rindo alto”. (Merriam-Webster)

Flamer: Alguém que envia um e-mail nervoso ou insultante. (Cambridge Dictionary)

Lacrar: Arrasar; sair-se bem; ser bem-sucedido emalgo; obter sucesso. (Dicio – Dicionário Online de Português)

Block - O termo “block” é mais conhecido no Twitter, mas é válido para a maioria das redes sociais como sinônimo da limitação de acesso de determinado usuário às suas informações. A ação de block garante o bloqueio de uma conta a fim de impedir que hajam futuras interações com o solicitante, sem limitar, porém, as suas outras funções.

E-book - Livro eletrônico (ou digital). Popularmente utilizado como material rico para captura de leads.

Vimos apenas algumas das terminologias (nomes) do mundo virtual. Em Língua Portuguesa, chamamos de NEOLOGISMOS.



Como está o seu internetês? Conheça a linguagem utilizada no mundo online

Para aqueles que não usam a internet com muita freqüência, ver palavras como “xou xiki” escritas na tela parece algo estranho. Estamos usando a língua do xis agora? Com o tempo você vai se acostumando e percebe que, pasmem, ainda é português!

Mas como assim "vc", "tb"? E que raios é "kkk" e por que tem um rosto amarelo mostrando a língua para mim? Que falta de educação!

Muita calma nessa hora, pois o internetês veio para ficar.  Esta “linguagem”, “dialeto” ou do que você preferir chamar surgiu no meio online para acelerar a comunicação entre usuários. É utilizada principalmente em salas de bate-papos e sites de relacionamento, e difundida em todas as idades, mas principalmente entre os adolescentes.


Na Geografia, a linguagem virtual também está muito presente:

Os mapas traduzem a geografia numa linguagem gráfica, visual. Podemos ver no Google Maps. 



  • Os memes sobre lugares: cidades, estados, países.
  • Charges com as críticas sociais:


  • os jogos e dinâmicas online:




O QUIZ é o nosso jogo de perguntas e respostas sobre Geografia. Aqui você pode testar os seus conhecimentos de forma interativa e divertida!
Como funciona: cada pergunta vale 10 pontos. A cada jogo, seu objetivo é tentar acertar as 7 questões sorteadas, clicando nas alternativas que você considera corretas. Boa sorte!

Acesse e responda:

                               https://www.sogeografia.com.br/Jogos/quiz/


Sem comentários:

Enviar um comentário