Eletiva - Saúde em Movimento



PROFESSOR:Catita e Sandra

DISCIPLINA: Eletiva: Saúde em Movimento

TURMA: 6ª e 7ª Anos

CONTEÚDOS:Audição

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, tem sistemas naturais, produtivos ou sociais.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:












Observando as imagens acima, façam uma análise e responda as atividades

1- Enumere na lista abaixo situações que, na sua opinião, provocam mais poluição sonora

A- ( ) Transito de automóvel em horário de pico

B- ( ) Hora do intervalo na escola

C- ( ) Construção de casa ´

D- ( ) Pintura de uma casa

E- ( ) Utilizar o aspirador de pó

F- ( ) Falar ao telefone

G- ( ) Fogos de artifícios em festa.

H- ( ) Andar de cavalo em um sitio

2- Qual situação para você, provoca mais poluição sonora? E qual provoca menos?



3- Explique suas escolhas?

Curiosidades:

Exercícios físicos previnem perda auditiva

Atividades contribuem para a prevenção da perda auditiva

Que os exercícios físicos ajudam a manter a boa forma e fazem bem para a saúde ninguém discute. Mas o que muitas pessoas não sabem é que as atividades físicas também podem contribuir para a prevenção da perda auditiva relacionada com a idade, a chamada presbiacusia.
A relação positiva entre os exercícios físicos e a saúde auditiva foi revelada por uma pesquisa da Universidade da Flórida (EUA). Pesquisadores analisaram dois tipos de ratos: os que se exercitavam de alguma forma e os que eram “sedentários”. O estudo mostrou que, com o passar do tempo, os roedores que não praticavam atividades perderam importantes estruturas do sistema auditivo - células ciliadas e capilares estriadas – em uma taxa muito mais elevada do que os ratinhos que se exercitavam.
Como consequência, a pesquisa identificou uma taxa de 20% de perda auditiva entre os ratos sedentários contra apenas 5% de perda em ratos fisicamente ativos.

Vamos praticar algumas atividades para exercitar a audição?

Sugerimos uma ginástica e duas brincadeiras. Chame seus familiares e divirtam-se!!!!!!!

Ioga para a audição.

A ioga oferece uma grande variedade de benefícios para o corpo, a mente e a alma. Sabia que posições específicas da ioga podem também ser benéficas para a audição? A ioga pode melhorar sua audição aumentando a circulação em seu cérebro e ouvido. Uma melhor circulação sanguínea estimula o funcionamento de seus nervos e ajuda a desintoxicar as suas células.
As melhores posições para melhorar sua circulação são a da Árvore, da Cobra, do Triângulo e do Camelo. Pesquisas mostram que a ioga pode mesmo reduzir 
os sintomas do zumbido - uma sensação de ruído ou de barulho no ouvido. Comece a praticar ioga com regularidade e você pode descobrir que seus níveis de ansiedade e estresse também baixarão.

Tente fazer essas posições da ioga, escolha uma e mande uma foto para as professoras.
















1ª brincadeira: Que som é esse?

Grave no seu celular vários sons, como: do ventilador, da descarga, amassando um papel, enfim sons os mais variados possíveis, marque num papel para não esquecer. Convide seus familiares a participar tentando adivinhar: Que som é esse? Eles também podem gravar e você adivinhar. Seja criativo.!!!!

2ª brincadeira: Andando na linha.

Desenvolvimento: Você vai precisar de uma pessoa para brincar com você.
- Risque uma reta no chão.
- Um dos participantes coloca uma tira nos olhos.
- O outro orientará o que está com os olhos tampados.
- O participante que está com os olhos fechados vai andar em cima da reta desenhada no chão. Quem orienta vai bater palmas devagar se ele estiver andando certo sobre a reta e vai bater bem rápidas palmas se ele estiver saindo de cima da reta.
- Depois troca as posições. Vocês também podem criar outras regras. O importante e exercitar a audição.
Não esqueça de mandar fotos.

BOM DIVERTIMENTO!!!!!


 RECURSOS:
https://www.audiumbrasil.com.br/blog/audicao-e-deficiencia-auditiva/melhores-atividades-para-melhorar-a-audicao/


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Anotar em seu caderno as reposta para enviar ´para professoras


Nº DE AULAS PREVISTAS: 02


PERÍODOD DE REALIZAÇÃO: 29/06/2020 a 03/07/2020

PROFESSOR: Catita e Sandra

VALIDADO EM:  30/06/2020



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ELETIVA – SAÚDE EM MOVIMENTO


NOME: ________________________________________ ANO: ________________

1. DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:













Que tal fazermos uma salada em casa? 

Ingredientes:
 1 Tomate
2 Folhas de alface
Cebola picada
Cheiro verde
Cortas os ingredientes e colocar em um prato
Tempero: Usar limão ou vinagre, sal e azeite
Saborear bem devagar para sentir os alimentos na pouca.

Lembrando que o paladar é um importante sentido do corpo humano que nos permite reconhecer os sabores, além de sentir a textura dos alimentos ingeridos. 
A língua é o principal órgão desse sentido e é capaz de diferenciar entre os gostos, salgado, doce, amargo e azedo.

Responda:
Onde podemos sentir o sabor dos alimentos? 
 Após saborear esta saldada descreva a sensação que você percebeu?



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ELETIVA :SAÚDE EM MOVIMENTO

PROFESSORA: CATITA E SANDRA

CONTEÚDOS:  Paladar 
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO: 
Realizar a atividade no caderno para futura verificação, colocar data, enviar para as professoras responsável pela Eletiva, através de foto para o WhaspApp.



ROTEIRO


Leia e compreenda mais sobre o paladar, sentido responsável pela percepção do gosto dos alimentos. Para responder a questão, sempre que for necessário retorno ao texto.
Assistir os vídeo indicados.
O paladar é o sentido que nos permite sentir os gostos dos alimentos.  É através dele que sabemos que um sorvete é doce, um bife é salgado, que um limão é azedo e assim por diante.
Definimos sabor como uma mistura de sensações: gosto, cheiro e consistência. Com o sentido do paladar, somos capazes de distinguir quatro sabores básicos: amargo, azedo, doce e o salgado. Existe ainda um quinto sabor, que é conhecido com umami, entretanto, esse gosto só é observado em alimentos que possuem glutamato monossódico (temperos, por exemplo).
O gosto é percebido por nós graças às chamadas papilas gustativas. Nessas papilas, está localizada uma grande quantidade de células sensoriais capazes de captar as informações a respeito do sabor dos alimentos. Elas estão localizadas principalmente na região superior da língua e no palato, entretanto podem ser encontradas em outras regiões. As células sensoriais captam os diferentes gostos graças a substâncias químicas presentes nos alimentos e, por isso, são chamadas também de quimiorreceptores.


POR QUE A BOCA ARDE QUANDO COMEMOS PIMENTA?

A pimenta é um fruto muito utilizado na culinária porque fornece aos alimentos melhoria no sabor, na cor e no aroma. Trata-se do segundo condimento mais utilizado no mundo, perdendo apenas para o sal de cozinha (cloreto de sódio).
Muitas são as espécies de pimenta produzidas pelo mundo. No Brasil, cinco tipos são os mais cultivados (produzidos):

Malagueta

Dedo-de-moça

Cumari

Pimenta-de-cheiro

Pimenta-doce

A capsaicina é produzida a partir de glândulas localizadas na placenta da pimenta. Essa placenta é um tecido esbranquiçado em que ficam aderidas (grudadas) as sementes, como podemos observar na imagem abaixo:



Quanto maior a quantidade de capsaicina liberada pelas glândulas da pimenta, maior será a sensação do ardor.

Curiosidades:
COMA PIMENTA E MELHORE SUA PERFORMANCE NA CORRIDA.

Muitos alimentos podem contribuir para o bom desempenho na atividade física. A pimenta é um deles. Além de dar sabor picante a seus pratos, o condimento possui inúmeras propriedades que contribuem para o rendimento na corrida e também na recuperação pós-treino. Vamos mostrar alguns deles:

- Acelera a perda de peso
- Possui ação anti-inflamatória
- Aumenta o bem-estar

Apesar de o alimento possuir muitos benefícios na quantidade certa que é 3g por dia, existem contraindicações. Pessoas com hipertensão ou com problemas gastrointestinais (como gastrite, úlcera e hemorroidas) devem evita-lo, já que o consumo pode agravar esses problemas. Ardeu, e agora?
Se a pimenta for muito ardida, não beba água. Isso só vai trazer mais problemas. A melhor saída é beber leite ou seus derivados (iogurte, creme de leite) para aliviar a situação.

Responda:
 

A- Dessas pimentas citadas, a malagueta é muito famosa em razão da ardência (sensação de que está queimando) que ela provoca em nossa boca quando ingerida. Você sabe o motivo de algumas pimentas, como a malagueta, provocarem ardor na boca?




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ELETIVA :SAÚDE EM MOVIMENTO


PROFESSORA: CATITA E SANDRA

CONTEÚDOS: Construindo um Emoji, caracterizando o seu momento durante o Isolamento Social, e suas mudanças de rotina.  
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO: 
A avaliação será feita mediante a entrega dos EMOJIS, após o termino do Isolamento Social, quando retornarmos as aulas presenciais.


ROTEIRO

Trabalhando o sistema sensoriais, nesta época de Pandemia, retratar a sua ideia através da construção de seu Emoji.

Um texto sobre o emojis.
Os emojis são parte essencial da comunicação por texto hoje em dia. Mas poucos sabem de onde surgiu a ideia de transformar emoções em símbolos, o que certamente transformou a troca de mensagens em algo muito mais divertido e expressivo. Igualmente desconhecido é o significado de alguns ícones curioso.
As famosas carinhas e símbolos que ajudam a expressar os sentimentos.
A pesquisa deu origem a uma emojipedia, um tipo de enciclopédia com os significados do Emoji e desde quando eles existem. Os emojis surgiram na década de 1990 no Japão.
Os emojis são usados por milhares de pessoas e são padronizados de acordo com a organização Unicode Consortium, porém não está entre suas responsabilidades definir os significados dos símbolos, apenas definir o nome de cada emoji. Porém, a pesquisa de Burge ajudou a dar significados dos símbolos e disseminá-los pelo mundo.

Atividade a ser realizada.
Como você acha que seu  emoji está sentindo? 
Criar o seu Emoji, através do desenho que serve como exemplo.




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