Praticas Experimentais 6º Ano


PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS


PERÍODO: 02  A 08 DE JULHO

PROFESSORA: SANDRA

CONTEÚDO:Vida e Evolução: Célula- Como unidade do serres vivos

Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas

 RECURSOS:
https://www.youtube.com/watch?v=a6BtyPXrWBg

 AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Após a confecção da célula animal, fotografar e enviar pelo WhaspApp da professora Sandra.


                                                  ROTEIRO
Leia o texto e as imagem para realização desta atividade experimental.

A modelagem será realizada em casa, onde o aluno, ele mesmos se organizara. Providenciar o material para a confecção da célula: massinha de modelar e um pedaço de (papelão, prato descartável ou sulfite) para servir de base. Umas imagens de célula animal estão abaixo como exemplos a seguir, o aluno construíra a célula com base nos modelos abaixo:




                                                                                                                                    
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE MATEMÁTICA

PROFESSORA:CARLA

PERÍODO: 22 DE JUNHO  a 29 DE JUNHO

TEMA: Combinações e possibilidades

Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas

RECURSOS:

Caderno, lápis, caneta, borracha, régua, papel colorido (jornais e revistas) e  Blog EE Profª Maria Helena Basso Antunes. Dúvidas grupo de Whatsapp (6ºano).


ROTEIRO:  
Leia com atenção as atividades propostas, busque uma alternativa para resolver as situações problema apresentada. Registre como chegou a solução.

Em seguida faça o mão na massa: Assista ao vídeo e siga o passo a passo proposto na atividade Balão de Origami.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder de forma organizada no Caderno de Matemática ou material, fazer registros e justificativas (contas, desenhos, esquemas, tabelas etc.). Ao finalizar a atividade tire uma foto e envie via Whatsapp ou mande para o e-mail: susete@prof.educacao.sp.gov.br  Plantão de dúvidas:12h30 às14 horas.

                                                     ROTEIRO

Combinações e possibilidades
Roteiro: Leia com atenção as situações problema abaixo e registre uma solução para cada uma delas.

1) Na festa junina de uma escola, 4 meninas (Maria, Lia, Teresa e Ana),
 devem escolher entre  5 meninos ( Luís, João, Pedro, Roberto e Ivo)
 seus pares para dançar quadrilha.

a). Escreva um par (menino/menina) que pode ser formado com esses alunos.


b). Complete a tabela com todos os pares possíveis para dançar quadrilha.









c). Quantos são os pares possíveis?


d). Se fossem 6 meninas e 3 meninos, quantos pares poderiam ser formados ?









2) A professora de Maria se chama Joana. Ela pediu que seus alunos confeccionassem 408 balões para enfeitar a escola. Sabendo que na sala de Maria estudam 34 alunos, quantos balões cada aluno terá que confeccionar?














Balão de Origami


Mão na Massa: Vamos confeccionar um balão?
Você pode assistir ao Vídeo
Ou seguir as orientações no passo a passo abaixo.
Neste vídeo usou-se quadrados de papel com 21 x 21 cm, mas pode ser quadrados de outros tamanhos.




Passo a passo:
1-Faça o balão de vários tamanhos e cores, mas lembre-se que a folha deve ser
quadrada. Dobre o papel como mostra o desenho e abra o novamente.
2- Dobre a folha ao meio.
3- Dobre as laterais que já estavam marcadas para dentro, faça o mesmo do outro lado.
4- Dobre as pontas como indica o desenho.
5- Faça o mesmo do outro lado.
6- Depois dobre cada uma das pontinhas para dentro.
7- A sua dobradura vai ficar assim.
8 -Agora dobre as pontinhas para o meio e a pontinha que sobrar dobre para dentro para que fique bem presa.
9-Dobre também as pontinhas do outro lado como mostra o desenho.
10- Assopre o seu balão na parte aberta para que ele pareça estar cheio. Agora é só usar sua imaginação e deixar a sua festa ainda mais bonita.
Lembre-se: O quadrado possui quatro lados iguais




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PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS


PERÍODO: 22  A 03 DE JUNHO

PROFESSORA: SANDRA

CONTEÚDO: Matéria e Energia - Transformação Química

Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas

 RECURSOS:
https://www.youtube.com/watch?v=OsdlZ7QVRX4
 AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Realizar a atividades com ajuda de um adulto, tirar foto e enviar a resposta para professor no WhaspApp.  

ROTEIRO DO EXPERIMENTO

 Para adoçar a vida.

Quem é que não gosta de um bolo, não é mesmo? Pode ser bolo de aniversário, de casamento, de café da tarde na casa da vovó. Seja feito com chocolate, morango, laranja ou fubá, o bolo é um alimento presente em nossas vidas devido à simplicidade do seu preparo e ao seu sabor muito apreciado.
Os bolos são feitos basicamente de ovos, leite e farinha, ingredientes que depois de misturados, batidos e assados no forno ficam fofinhos e saborosos. Você já percebeu que depois de assados os bolos possuem alguns furinhos? O que será que faz com que os bolos fiquem fofinhos e como são formados esses furinhos? Certamente há algumas propriedades químicas por trás dessas características dos bolos. Vamos conferir?


Receita de Bolo.

Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de margarina
3 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de leite

Modo de Preparo

Misture as gemas, a margarina e o açúcar até obter uma massa homogênea.
Acrescente o leite e a farinha de trigo aos poucos, sem parar de bater.
Por último, adicione as claras em neve e o fermento.

Despeje a massa em uma forma grande de furo central untada e enfarinhada.
Asse em forno médio 180 °C, pré aquecido, por aproximadamente 40 minutos ou ao furar o bolo com um garfo, este saia limpo.

Responda:
O que faz o bolo ficar fofo?


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PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE MATEMÁTICA


PROFESSORA: CARLA

TEMA:
LÓGICA MATEMÁTICA
NÚMEROS RACIONAIS

Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas

RECURSOS:
Caderno, lápis, caneta, borracha e palitos.


ROTEIRO:  
MMR_ Ação de Retomada.
Resolva a situação problema apresentada na atividade.                                                          
Busque uma estratégia de resolução. Registre em seu caderno o procedimento utilizado

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder de forma organizada no Caderno de Matemática ou material que está utilizando para os estudos em casa. Quando as aulas retornarem iremos utilizar .
Você pode também quando terminar de fazer as atividades tirar uma foto e mandar no pv para a professora Carla.

AÇÃO DE RETOMADA / MMR:  Números racionais e suas representações

                                                     ROTEIRO

O professor de José Roberto explicou que um número racional pode ser representado nas formas fracionária e decimal. Use essa informação para resolver as atividades.


ATIVIDADE 1
Em cada item, represente nas formas fracionária e decimal a relação entre a parte pintada e a figura toda.


ATIVIDADE 2
Use a calculadora do seu celular para completar a tabela:

José Roberto descobriu que o que aparece no visor de uma calculadora quando dividimos 1 por 2 é
0,5 e, quando dividimos 1 por 3, é 0,3333...





ATIVIDADE 3
Observe a parte decimal dos resultados das divisões 1 ÷ 3, 1 ÷ 6, 1 ÷ 9 e 1 ÷ 11.
 O que você percebe?

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ATIVIDADE 4









RACIOCÍNIO LÓGICO COM PALITOS
VOCÊ VAI PRECISAR DE ALGUNS PALITOS ( FÓSFORO, SORVETE....), MONTE A FIGURA COMO O DESENHO ESTÁ MOSTRANDO E FAÇA O QUE SE PEDE, DESENHE COMO FICOU SUA RESPOSTA.
MÃO NA MASSA

1-REMOVA 2 PALITOS E DEIXE A FIGURA COM 2 QUADRADOS.























2- O PEIXINHO DA FIGURA ESTÁ NADANDO PARA A ESQUERDA. MOVA TRÊS PALITOS PARA QUE ELE NADE NO SENTIDO CONTRÁRIO.

















3- MOVA 2 PALITOS E DOBRE O VALOR DO NÚMERO ABAIXO 




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PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS

PROFESSORA: Sandra

TEMA:Mistura Homogênea e Heterogênea

Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas

 RECURSOS:
https://www.youtube.com/watch?v=L7cfPRNIfxQ 


 AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Ao realizar o experimento filmar ou fotografar para enviar para professora, fazer no registro no caderno de pratica experimental.


ROTEIRO DO EXPERIMENTO

Tipos de mistura

Em relação ao aspecto visual, podemos diferenciar as misturas quanto às fases que apresentam.

Misturas homogêneas: são misturas as que apresentam apenas uma fase, ou seja, não é possível distinguir os componentes que as constituem. Um exemplo desse tipo de mistura é quando adicionamos uma certa quantidade sal em um copo com água e agitamos, ocorre uma dissolução do sal, tornando-se apenas uma fase.

Misturas heterogêneas: são misturas que apresentam duas ou mais fases, permitindo a distinção de seus componentes. Pode-se exemplificar essa modalidade de mistura ao adicionarmos em um copo água, óleo e areia, teremos como resultado uma mistura heterogênea.

Por meio deste experimento os alunos vão diferenciar o que é uma mistura homogênea de uma mistura heterogênea. Assistir o vídeo como exemplo para iniciar suas atividades

Materiais necessário para o desenvolvimento do experimento
•2 copos transparente;
•Água;                                                                                                
•Óleo de cozinha;
•Suco pó de qualquer sabor.
  
Procedimento: 
No primeiro copo colocar água e uma colher de suco, misturar e deixar descansar
No segundo copo colocar água e óleo, misturar e deixar descansar.

Responda:
A-O que você observou no primeiro copo, como você pode classificar esta mistura?

B-No segundo copo qual o tipo de mistura você consegue observar?

C-Qual é a diferença entre as duas misturas?







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