Arte 6º Ano

AVALIAÇÃO BIMESTRAL  .

Período: 29/05/20 .

Nome______________________________________________________número_____6ºANO____


Atenção: Antes de iniciar preste bem atenção para não deixar nenhuma questão em branco, faça a sua justificativa de acordo com a resposta escolhida e não esqueça de enviar para professora assim que terminar.

1-Agora assinale a alternativa correta nas questões abaixo. Música tradicional é: 
A. qualquer música.
B. uma música que pode representar um país, uma região, pode ser antiga, mas ainda é escutada. 
C. é uma música de apenas um gênero musical.                                                            D.Todas as músicas que você escuta.

Justifique sua resposta:________________________________________________.

2-Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de música folclórica: 
A. só gosto de ouvir forró, pois é da minha região
B. minhas músicas estão nas partituras que compro.
C. adoro ouvir as músicas quando vou na igreja ou em cultos.
D.Estão em todos os desenhos animados.
Justifique sua resposta:_____________________________________________. 

3- Um Helicóptero passa sobrevoando minha casa, nem preciso ver para saber, apenas escutar o som. Essa propriedade que permite sabermos a fonte do som é: 
(A) Altura
(B)Timbre 
(C)Duração 
(D)Melodia

4- Qual imagem abaixo qual representa um som longo? 
A- Torneira pingando

         B.-  secando cabelos




c- Tocar tambor

d- Estalar dedo

Justifique sua resposta:


5. Paisagem sonora é: 

A. uma imagem sem sons.

B. os sons extraídos do ambiente, as escutas atentas.

C. um tipo de instrumento musical. 
D.Um som.
Justifique sua resposta

Boa Prova!






















     
NOME DO ALUNO:___________________________________________nº _____ 6º_____


    NÚMERO DE AULAS : 4 AULAS

     TEMA: MÚSICA

ATIVIDADE: POR QUE TEMOS DOIS OUVIDOS?

      A MÚSICA É ANTES DE QUALQUER COISA, MOVIMENTO SONORO QUE VIBRA O AR E OCUPA O ESPAÇO.  É PRODUÇÃO HUMANA, DE UM SUJEITO PARA O OUTRO, SENSIBILIZA OS OUVIDOS. SEGUNDO O PESQUISADOR RAYMOND MURRAY SCHAFER, MÚSICA É AMBIENTE SÔNICO. 
           ENTÃO PARA OUVIR MÚSICA, É NECESSÁRIO PERCEBER OS SONS. SENDO ASSIM O FATO DE TERMOS DOIS OUVIDOS NOS FAVORECE A PERCEPÇÃO DELES: SE VEM DA ESQUERDA, DA DIREITA, DO ALTO OU DE BAIXO, SE ESTÁ PERTO OU LONGE, SE É INTENSO OU SUAVE E QUAIS SÃO SEUS VARIADOS TIMBRES, CUJA PERCEPÇÃO ANUNCIA A QUAL OBJETO OU ELEMENTO DA NATUREZA PERTENCE OU A QUEM PERTENCE, NO CASO DE SONS HUMANOS ( VOZ, CORPO). ASSIM QUE OS OUVIDOS OS PERCEBEM, FORMA-SE EM NOSSA MENTE A IMAGEM DAQUILO QUE OS PRODUZIU, MESMO QUE NÃO ESTEJA A VISTA.           

Atividade 1

A)   MAPEANDO OS SONS DA SUA CASA: (faça no caderno)

VAMOS IMAGINAR QUE OS SONS SÃO TESOUROS INVISÍVEIS DE SUA CASA. 

ESCOLHA UM LUGAR DA CASA (SALA, COZINHA, QUARTO,  ÁREA, ETC ) PARA FAZER UM MAPA DOS TESOUROS SONOROS. 

É IMPORTANTE DESENHAR EM SEU MAPA ONDE VOCÊ ESTAVA SENTADO, PARA QUE OUTRAS PESSOAS POSSAM TENTAR ESCUTAR OS SONS QUE VOCÊ DESCOBRIU.  

COLOQUE TAMBÉM PONTOS DE REFERÊNCIA COMO JANELA, ARMÁRIO, SOFÁ, PORTA, OBJETOS DA SALA , DA COZINHA, QUE AJUDE QUEM ESTÁ LENDO O MAPA A IDENTIFICAR ONDE OS SONS FORAM ENCONTRADOS. FAÇA O DESENHO DO MAPA NO ESPAÇO ABAIXO.

B)  NO QUADRO ABAIXO FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO A LINGUAGEM DA MÚSICA.   
  
 PINTE MISTURANDO AS CORES COMO NA TABELA DE CORES QUE RECEBEU E COLOU EM SEU CADERNO .ESCREVA  
      QUAL A MODALIDADE ( TIPO DE INSTRUMENTO ) QUE VOCÊ DESENHOU.



 


C)  NA SUA CASA, FECHE OS OLHOS E ESCUTE ATENTAMENTE O MOVIMENTO DOS SONS NO AMBIENTE.  ESCREVA EM SEU CADERNO OS SONS QUE VOCÊ OUVIU COM OS OLHOS FECHADOS.

  •                   TORNEIRA ABERTA                 
  •                   GELADEIRA 
  •                   FOGÃO 
  •                   MICROONDAS  
  •                  PRATO 
  •                  COLHER CAINDO
  •                  LAVANDO LOUÇA  
  •                 CHALEIRA APITANDO
  •                 CHUVEIRO
  •                 DESCARGA    
  •                 CACHORRO LATINDO  
  •                 PESSOAS CONVERSANDO


D)   COM AS RESPOSTAS DA ATIVIDADE C FAÇA O DESENHO DA PAISAGEM SONORA QUE ENCONTROU EM SUA CASA.

AVALIAÇÃO: ATRAVÉS DAS REALIZAÇÕES NO SEU CADERNO.

Bons estudos!!!
Professora Suzel

          ♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫




ARTE


PERÍODO:4/MAIO A 11/MAIO

TEMA: LINGUAGEM DA MÚSICA

Em Arte, muitas vezes artistas criam com base no que sentem ou percebem. Muitos desses sentimentos e sensações não têm ou não precisam ter descrição ou explicação exata.
Vamos te propor ouvir uma música.Durante a escuta, permita-se observar que sensações elas podem trazer. No primeiro link, você terá apenas a escuta da música, sem imagens.
Musica Shimbalaiê – Maria Gadú


Depois de ouvir: Pense e responda. Se precisar você pode ouvir mais uma vez.

1- Que instrumentos você consegue identificar? Liste-os em seu caderno.


2 - A Palavra shimbalaiê é uma palavra que, segundo Maria Gadú, fez quando tinha 10 anos de idade. Um dia ao olhar para o mar, ela brincou de criar palavras e segundo a artista até tem palavras parecidas, mas não tem ligações com essa criada pela artista. Que significado você daria para essa palavra, que se encaixa com a música?

3 - Reproduza uma frase da música, que mais te chamou a atenção e justifique. 

4 - Que hora do dia,  para você, a música representa?

5 - Existem pessoas ou animais nesse cenário, que outros elementos você imaginou? Descreva.


        ♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪





2 comentários:

  1. BOA NOITE ....POR FAVOR DEIXAR NA PAGINA E-MAIL PARA ENCAMINHAR AS ATIVIDADES;)

    ResponderEliminar