AVALIAÇÃO BIMESTRAL .
Período: 29/05/20 .
Nome______________________________________________________número_____6ºANO____
Atenção: Antes de iniciar preste bem atenção para
não deixar nenhuma questão em branco, faça a sua justificativa de acordo com a
resposta escolhida e não esqueça de enviar para professora assim que terminar.
1-Agora
assinale a alternativa correta nas questões abaixo. Música tradicional é:
A. qualquer
música.
B. uma música
que pode representar um país, uma região, pode ser antiga, mas ainda é
escutada.
C. é uma música de apenas um
gênero musical. D.Todas as músicas que você escuta.
Justifique sua resposta:________________________________________________.
2-Assinale
a alternativa que apresenta um exemplo de música folclórica:
A. só gosto de
ouvir forró, pois é da minha região
B. minhas
músicas estão nas partituras que compro.
C. adoro ouvir as músicas
quando vou na igreja ou em cultos.
D.Estão em todos os desenhos animados.
Justifique sua resposta:_____________________________________________.
3- Um Helicóptero passa sobrevoando minha casa, nem
preciso ver para saber, apenas escutar o som. Essa propriedade que permite
sabermos a fonte do som é:
(A) Altura
(B)Timbre
(C)Duração
(D)Melodia
4-
Qual imagem abaixo qual representa um som longo?
A- Torneira pingando |
B.- secando cabelos
|
c- Tocar tambor
|
Boa Prova!
NOME DO ALUNO:___________________________________________nº _____ 6º_____
NÚMERO DE AULAS : 4 AULAS
TEMA: MÚSICA
ATIVIDADE: POR QUE
TEMOS DOIS OUVIDOS?
A MÚSICA É ANTES DE QUALQUER COISA, MOVIMENTO SONORO QUE
VIBRA O AR E OCUPA O ESPAÇO. É PRODUÇÃO
HUMANA, DE UM SUJEITO PARA O OUTRO, SENSIBILIZA OS OUVIDOS. SEGUNDO O
PESQUISADOR RAYMOND MURRAY SCHAFER, MÚSICA É AMBIENTE SÔNICO.
ENTÃO PARA OUVIR MÚSICA, É
NECESSÁRIO PERCEBER OS SONS. SENDO ASSIM O FATO DE TERMOS DOIS OUVIDOS NOS
FAVORECE A PERCEPÇÃO DELES: SE VEM DA ESQUERDA, DA DIREITA, DO ALTO OU DE
BAIXO, SE ESTÁ PERTO OU LONGE, SE É INTENSO OU SUAVE E QUAIS SÃO SEUS VARIADOS
TIMBRES, CUJA PERCEPÇÃO ANUNCIA A QUAL OBJETO OU ELEMENTO DA NATUREZA PERTENCE
OU A QUEM PERTENCE, NO CASO DE SONS HUMANOS ( VOZ, CORPO). ASSIM QUE OS OUVIDOS
OS PERCEBEM, FORMA-SE EM NOSSA MENTE A IMAGEM DAQUILO QUE OS PRODUZIU, MESMO
QUE NÃO ESTEJA A VISTA.
Atividade 1
A) MAPEANDO OS SONS DA SUA CASA: (faça no caderno)
VAMOS IMAGINAR QUE OS SONS SÃO
TESOUROS INVISÍVEIS DE SUA CASA.
ESCOLHA UM LUGAR DA CASA (SALA, COZINHA,
QUARTO, ÁREA, ETC ) PARA FAZER UM MAPA
DOS TESOUROS SONOROS.
É IMPORTANTE DESENHAR EM SEU MAPA ONDE VOCÊ ESTAVA
SENTADO, PARA QUE OUTRAS PESSOAS POSSAM TENTAR ESCUTAR OS SONS QUE VOCÊ
DESCOBRIU.
COLOQUE TAMBÉM PONTOS DE
REFERÊNCIA COMO JANELA, ARMÁRIO, SOFÁ, PORTA, OBJETOS DA SALA , DA COZINHA, QUE
AJUDE QUEM ESTÁ LENDO O MAPA A IDENTIFICAR ONDE OS SONS FORAM ENCONTRADOS. FAÇA
O DESENHO DO MAPA NO ESPAÇO ABAIXO.
B) NO QUADRO ABAIXO FAÇA UM DESENHO
REPRESENTANDO A LINGUAGEM DA MÚSICA.
PINTE MISTURANDO AS CORES COMO NA TABELA DE CORES QUE RECEBEU E COLOU EM
SEU CADERNO .ESCREVA
QUAL A MODALIDADE (
TIPO DE INSTRUMENTO ) QUE VOCÊ DESENHOU.
C) NA SUA CASA, FECHE OS OLHOS E
ESCUTE ATENTAMENTE O MOVIMENTO DOS SONS NO AMBIENTE. ESCREVA EM SEU CADERNO OS SONS QUE VOCÊ
OUVIU COM OS OLHOS FECHADOS.
- TORNEIRA ABERTA
- GELADEIRA
- FOGÃO
- MICROONDAS
- PRATO
- COLHER CAINDO
- LAVANDO LOUÇA
- CHALEIRA APITANDO
- CHUVEIRO
- DESCARGA
- CACHORRO LATINDO
- PESSOAS CONVERSANDO
D)
COM AS RESPOSTAS DA
ATIVIDADE C FAÇA O
DESENHO DA PAISAGEM SONORA QUE ENCONTROU EM SUA CASA.
AVALIAÇÃO: ATRAVÉS DAS REALIZAÇÕES NO SEU CADERNO.
Bons
estudos!!!
Professora Suzel
♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫
ARTE
PERÍODO:4/MAIO A 11/MAIO
TEMA: LINGUAGEM DA MÚSICA
Em Arte, muitas vezes artistas criam com base
no que sentem ou percebem. Muitos desses sentimentos e sensações não têm ou não
precisam ter descrição ou explicação exata.
Vamos te propor ouvir uma música.Durante a
escuta, permita-se observar que sensações elas podem trazer. No primeiro link,
você terá apenas a escuta da música, sem imagens.
Musica Shimbalaiê
– Maria Gadú
Depois de ouvir: Pense e responda. Se precisar
você pode ouvir mais uma vez.
1- Que instrumentos você consegue identificar?
Liste-os em seu caderno.
2 - A Palavra shimbalaiê é uma palavra que,
segundo Maria Gadú, fez quando tinha 10 anos de idade. Um dia ao olhar para o
mar, ela brincou de criar palavras e segundo a artista até tem palavras
parecidas, mas não tem ligações com essa criada pela artista. Que significado
você daria para essa palavra, que se encaixa com a música?
3 - Reproduza uma frase da música, que mais te
chamou a atenção e justifique.
4 - Que hora do dia, para você, a música representa?
5 - Existem pessoas ou animais
nesse cenário, que outros elementos você imaginou? Descreva.
♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪
BOA NOITE ....POR FAVOR DEIXAR NA PAGINA E-MAIL PARA ENCAMINHAR AS ATIVIDADES;)
ResponderEliminarcabrerasuzel@gmail.com
Eliminar