Historia 8º Ano



DISCIPLINA: História
ÁREA: Ciências Humanas

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA – 1º BIMESTRE (TELETRABALHO)
PROFESSOR: Alexandre Pereira Costa

Data da Entrega: 28/05/2020

NOME: _________________________________Nº______ ANO/SÉRIE:_______

Leia o mapa mental abaixo, ele irá colaborar com você para responder as questões 1,2,3,4 e 5.



1 – Leia a frase: “Como crítica ao Absolutismo monárquico vamos criar uma corrente de ideias que divulguem a liberdade.” Esta frase faz referência a qual corrente de pensamento?
a) Iluminismo
b) Humanismo
c) Renascimento
d) Absolutismo

JUSTIFICATIVA:


2- Quem apoiava a ideia dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário)?
a)Voltaire
b) Rousseau
c) Montesquieu
d) D´Alambert

JUSTIFICATIVA:


3- Qual era ordem e os 3 estamentos da sociedade francesa pré-revolucionária?
a) nobreza, clero e trabalhadores
b) nobreza, trabalhadores e clero
c) clero, nobreza e trabalhadores
d)trabalhadores, clero e nobreza

JUSTIFICATIVA:


4- Quem são GIRONDINOS e JACOBINOS?

a) GIRONDINOS (integrantes da igreja católica) e JACOBINOS (baixa e média burguesia)
b) GIRONDINOS (nobreza) e JACOBINOS (clero)
c) GIRONDINOS (alta burguesia) e JACOBINOS (integrantes da igreja católica)
d) GIRONDINOS (alta burguesia) e JACOBINOS (baixa e média burguesia)

JUSTIFICATIVA:


5- Em que momento na história da Revolução Francesa temos a “Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão.”?
a) Tomada da Bastilha
b) Assembleia Constituinte
c) Período de “Terror” – Robispierre
d) Reunião dos Estados Gerais

JUSTIFICATIVA:


⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒⇒

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 18 a 22 de maio de 2020

PROFESSOR: Alexandre

NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais

TEMA:  Revolução Francesa e seus desdobramentos.

ROTEIRO:
- Leitura de mapa mental: Revolução Francesa;
- Leitura caderno de classe (Material de Apoio);
- Análise de vídeo (Aprofundamento);
- Atividades baseadas na interpretação da imagem e opção de escolha (verdadeiro ou falso) - (Abaixo).

MATERIAL DE APOIO:
- Caderno de classe.
- Mapa Mental.

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).


ANALISE O MAPA MENTAL COM ATENÇÃO:



1 – Leia o mapa mental acima para retomar alguns fatos sobre a Revolução Francesa, em seguida, coloque V (verdadeiro) e F (falso) para as informações abaixo.
(      ) Iluminismo: corrente de pensamento que surgiu nos séculos XV e XVI.
(      ) Anteriormente a Revolução Francesa, a sociedade francesa dividia-se em 3 estados.
(   ) Os 3 estados eram: clero (integrantes da Igreja Católica); nobreza ( rei e familiares); trabalhadores (camponeses, artesãos e burgueses).
(   ) Tomada da Bastilha: fato que alguns historiadores marcam como o início da Revolução Francesa.
(   ) A classe burguesa estava dividida em 2 grupos: GIRONDINOS (alta burguesia) e JACOBINOS (média e baixa burguesia).
(    ) Durante a Assembleia Constituinte estabeleceu a Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão.
(     ) Período que ocorre a Revolução Francesa: 1789 – 1799.
(     ) Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana são fatos históricos ocorridos no Brasil que tiveram influência da Revolução Francesa.



__________________________________________________________________


PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 11 a 18 de maio de 2020

PROFESSOR: Alexandre

NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais

TEMA: Revolução Francesa e seus desdobramentos

ROTEIRO:
- Leitura de mapa mental: Revolução Francesa
- Leitura e interpretação de imagem (3 estados) e tirinha HQ - Tomada da Bastilha (Abaixo);
- Leitura caderno de classe (Material de Apoio);
- Análise de vídeo (Aprofundamento);
- Atividades baseadas na interpretação da imagem (Abaixo).

MATERIAL DE APOIO:
- Caderno de classe.
- Mapa Mental.

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:

https://www..com/watch?reload=9&v=ceCcZooYDBo

Observe com atenção:

         1 - Analise a imagem abaixo, após, responda as questões a e b.
  
       a) O que a imagem representa?
       b) Você acha justo o que ela representa? Explique.
      c) Você acredita que esse motivo tenha sido a principal causa da Revolução Francesa? Justifique.

2- A tirinha de HQ representa um grande acontecimento da Revolução Francesa, alguns historiadores acreditam que seja o marco dessa Revolução.
Qual foi esse acontecimento?
a) Tomada da Bastilha             
b) Greve das mulheres nobres               
c) Greve das empregadas domésticas                                            
d) Tomada do Castelo de Champagne           
e) Tomada do trono do rei
______________________________________________________________________
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 04 a 11 de maio de 2020

PROFESSOR: Alexandre


NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais


TEMA:  Iluminismo


ROTEIRO:
- Leitura e interpretação de charge: Os três Poderes (Abaixo);
- Leitura caderno de classe (Material de Apoio);
- Análise de vídeo (Aprofundamento);
- Atividades baseadas na interpretação da charge (Abaixo); 



MATERIAL DE APOIO:
- Caderno de classe.

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:

https://www.youtu.be/1IchUwbksOg   Resumo de História – Iluminismo (Débora Aladim)


Leia a charge com atenção, após, responda as questões 1, 2 e 3.
1) A qual corrente de pensamento surgida na Europa, nos séculos XVII/XVIII pertence a charge?
a) Humanismo         
b) Iluminismo       
c) Renascimento       
d) Individualismo     
e) Mercantilismo

2) Conforme a charge, o que foi inventado? E quais são eles?

3) Qual o nome do “inventor”?



____________________________________________________________________

DISCIPLINA História e Geografia

ÁREA: Ciências Humanas



PROFESSOR(A)Alexandre, Sirlene e Valdenice

PERÍODO: 27/ABR A 30/ABR


TEMA: Os Indígenas no Brasil (Atividade referente à Semana do Índio – Projeto da Área de Humanas).

ROTEIRO:
- Leitura e análise dos textos: Índio ou indígena; e É índio ou não é índio? (Abaixo);
- Leitura e análise de Mapa Conceitual (Material de Apoio);
- Análise de vídeos (Aprofundamento);
- Atividades baseadas na análise dos textos (Abaixo);

MATERIAL DE APOIO:
- Mapa Conceitual.(Abaixo)

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:

MAPA CONCEITUAL:


Leia os textos abaixo com atenção:

Índio ou indígena?
*“(...) Índio e não é a mesma coisa? Pois é. Não, não é. Digam o que disserem, mas ser um indígena é pertencer a um povo específico; Munduruku, por exemplo. Ser “índio” é pertencer a quê? É trazer consigo todos os adjetivos não apreciados em qualquer ser humano. Ela é uma palavra preconceituosa, racista, colonialista, etnocêntrica, eurocêntrica.” (São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019.)
É índio ou não é índio? Daniel Munduruku
Certa feita tomei o metrô rumo à praça da Sé. Eram meus primeiros dias em São Paulo, e eu gostava de andar de metrô e ônibus. Tinha um gosto especial em mostrar-me para sentir a reação das pessoas quando me viam passar. Queria poder ter a certeza de que as pessoas me identificavam como índio a fim de dar minha autoimagem.
Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima abaixo quando entrei no metrô:
- Você viu aquele moço? Parece que é índio – disse a senhora A.
- É, parece. Mas eu não tenho tanta certeza assim. Não viu que ele usa calça jeans? Não é possível que ele seja índio usando roupa de branco. Acho que ele não é índio de verdade – disse a senhora B.
- É, pode ser. Mas você viu o cabelo dele? É lisinho, lisinho. Só índio tem cabelo assim, desse jeito. Acho que ele é índio sim – defendeu-me a senhora A.
- Sei não. Você viu que ele usa relógio? Índio vê a hora olhando pro tempo. O relógio do índio é o sol, a lua, as estrelas... Não é possível que ele seja índio – argumentou a senhora B.
- Mas ele tem o olho puxado – disse a senhora A.
- E também usa sapatos e camisa – ironizou a senhora B.
- Mas tem as maçãs do rosto muito salientes. Só os índios têm o rosto desse jeito. Não, ele não nega. Só pode ser índio e, parece, dos puros.
- Não acredito. Não existem mais índios puros – afirmou cheia de sabedoria a senhora B. – afinal, como um índio poderia estar andando de metrô? Índio de verdade mora na floresta, carrega arco e flechas, caça e pesca e planta mandioca. Acho que não é índio coisa nenhuma.
- Você viu o colar que ele está usando? Parece que é de dentes. Será que é dentes de gente?
- Você não disse que não achava que ele era índio? E agora parece que você está com medo?
- Por via das dúvidas...
- O que você acha de falarmos com ele?
- E se ele não gostar?
- Paciência... Ao menos nós teremos informações mais precisas, você não acha?
- É, acho, mas confesso que não tenho muita coragem de iniciar um diálogo com ele. Você pergunta? – disse a senhora B, que a esta altura já se mostrava um tanto constrangida.
- Eu pergunto.
Eu estava ouvindo a conversa de costas para as duas e de vez em quando ria com vontade. De repente senti um leve toque de dedos em meu ombro. Virei-me. Infelizmente elas demoraram a chamar-me. Meu ponto de desembarque estava chegando:
Olhei para elas sorri e disse:
- Sim!
                                                                                                          (Extraído do livro Histórias de Índio. Companhia das Letrinhas. SP, 1996. São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019. 112p)

ATIVIDADES:

1) Faça um breve resumo destacando as ideias principais do texto.


Sem comentários:

Enviar um comentário