AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS
NOME:_____________________________Nº____ 9º ANO_______
PROFESSORA: MARIANA 29/05/2020
1) Para combater traças e baratas, era comum colocar algumas bolinhas de naftalina no guarda-roupa. Com o passar do tempo, essas bolinhas diminuíam de tamanho. Esse fenômeno é uma mudança de estado físico chamada de:
(A) Solidificação. (B)Condensação. (C)Fusão. (D)Sublimação
2) Os trabalhos de Joseph John Thomson e Ernest Rutherford
resultaram em importantes contribuições na história da evolução dos modelos
atômicos e no estudo de fenômenos relacionados à matéria. Das alternativas
abaixo, aquela que apresenta corretamente o autor e uma de suas contribuições
é:
(A) Thomson – Concluiu que o átomo e suas
partículas formam um modelo semelhante ao sistema solar.
(B) Thomson – Constatou a indivisibilidade
do átomo.
(C) Rutherford – Pela primeira vez,
constatou a natureza elétrica da matéria.
(D) Thomson – A partir de experimentos com
raios catódicos, comprovou a existência de partículas subatômicas.
3) O átomo é a menor partícula que identifica um elemento químico. Ele possui duas partes, a saber: uma delas é o núcleo, constituído por prótons e nêutrons, e a outra é a região externa – a eletrosfera-, por onde circulam os elétrons. Alguns experimentos permitiram a descoberta das características das partículas constituintes do átomo.
3) O átomo é a menor partícula que identifica um elemento químico. Ele possui duas partes, a saber: uma delas é o núcleo, constituído por prótons e nêutrons, e a outra é a região externa – a eletrosfera-, por onde circulam os elétrons. Alguns experimentos permitiram a descoberta das características das partículas constituintes do átomo.
Em relação a essas características, indique a alternativa correta.
(A) prótons e elétrons possuem massas iguais e cargas elétricas de
sinais opostos.
(B) entre as partículas atômicas, os elétrons têm maior massa e
ocupam maior volume no átomo.
(C) entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm
maior massa e ocupam maior volume no átomo.
(D) entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm
mais massa, mas ocupam um volume muito pequeno em relação ao volume total do
átomo.
4)
Considerando-se as transformações:
a.
A água líquida é obtida a partir do gelo ao se fornecer energia na forma
de calor:
b.
As chuvas ácidas transformaram a superfície do mármore de estátuas
gregas em gesso macio e sujeito à erosão:
c.
Uma poção de ferro interage com o oxigênio em presença da umidade,
transformando-se em ferrugem:
É correto afirmar que os fenômenos ocorridos
são identificados, respectivamente, como:
(A)Físico, químico, físico.
(B)Físico, químico, químico.
(C)Físico, físico, químico.
(D)Químico, químico, físico
5) Quando um
objeto é iluminado, ele absorve algumas cores do espectro da luz incidente e
reflete outras. A cor com que o objeto é visto será determinada pelas cores que
ele reflete. Baseado no que foi exposto, analise as afirmações:
I. Um
objeto branco, iluminado com luz verde, reflete a cor azul.
II. Um objeto vermelho, iluminado com luz branca, reflete a cor vermelha.
III. Um objeto preto é aquele que absorve todas as cores.
IV. Um objeto de vidro transparente azul tem essa cor porque reflete todas as cores.
As afirmativas corretas são:
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) III e IV.
II. Um objeto vermelho, iluminado com luz branca, reflete a cor vermelha.
III. Um objeto preto é aquele que absorve todas as cores.
IV. Um objeto de vidro transparente azul tem essa cor porque reflete todas as cores.
As afirmativas corretas são:
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) III e IV.
_______________________________________________________________-
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
PROFESSORA: MARIANA
PERÍODO: 18/MAIO A 25/MAIO
TEMA:
As cores dos corpos - Reconhecer que a cor de um corpo é definida pela luz refletida pelo mesmo, sendo influenciada pela luz que o ilumina
NUMERO DE AULAS PREVISTAS: 4 AULAS
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
- Seguir o roteiro , com texto explicativo sobre o conteúdo a ser desenvolvido;
- Assistir os vídeos de apoio para melhor entendimento;
-Registrar as respostas no caderno
RECURSOS:
Materiais necessário para resolver os exercícios propostos ;
link dos vídeo .
https://www.youtube.com/watch?v=IWTAIUiLJvk
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Através da interação e entrega das
atividades no retorno das aulas presenciais ( registro no caderno).
ROTEIRO
Luz - A luz, ou luz visível como
é fisicamente caracterizada, é uma forma de energia radiante. É o agente físico
que, atuando nos órgãos visuais, produz a sensação da visão.
Fontes de luz
Tudo o que pode ser detectado
por nossos olhos, e por outros instrumentos de fixação de imagens como câmeras
fotográficas, é a luz de corpos luminosos que é refletida de forma difusa pelos
corpos que nos cercam.
Fonte de luz são todos os
corpos dos quais se podem receber luz, podendo ser fontes primárias ou
secundárias.
- Fontes primárias: Também
chamadas de corpos luminosos, são corpos que emitem luz própria, como por
exemplo, o Sol, as estrelas, a chama de uma vela, uma lâmpada acesa,...
- Fontes secundárias: Também
chamadas de corpos iluminados, são os corpos que enviam a luz que recebem
de outras fontes, como por exemplo, a Lua, os planetas, as nuvens, os
objetos visíveis que não têm luz própria,...
Meios de
propagação da luz
Os diferentes meios materiais
comportam-se de forma diferente ao serem atravessados pelos raios de luz, por
isso são classificados em:
Meio
transparente
É um meio óptico que permite a
propagação regular da luz, ou seja, o observador vê um objeto com nitidez
através do meio. Exemplos: ar, vidro comum, papel celofane, etc...
Meio
translúcido
É um meio óptico que permite
apenas uma propagação irregular da luz, ou seja, o observador vê o objeto
através do meio, mas sem nitidez.
Meio
opaco
É um meio óptico que não
permite que a luz se propague, ou seja, não é possivel ver um objeto através do
meio.
Cores e a frequência da luz
Quando vemos a luz
emitida pelo Sol, estamos enxergando um somatório de cores, ou seja, a luz branca é a soma de algumas cores básicas. Caso
iluminemos um objeto opaco com luz branca, veremos que parte dessa luz é
absorvida e outra parte é refletida.
Dessa forma, ao vermos um objeto de cor escura (objeto negro), podemos dizer que esse objeto está absorvendo toda a luz que incide sobre ele. Já ao vermos um objeto claro (cor branca), podemos dizer que ele está refletindo toda a luz que incide sobre ele.
Entre essa variação de cor (branca e preta), temos objetos que absorvem algumas cores e refletem outras. Desse modo, temos vários objetos com uma grande quantidade de cores diferentes.
Vejamos a seguinte figura. Nela, estão dois objetos de cores diferentes, um objeto azul e outro objeto verde.
Dessa forma, ao vermos um objeto de cor escura (objeto negro), podemos dizer que esse objeto está absorvendo toda a luz que incide sobre ele. Já ao vermos um objeto claro (cor branca), podemos dizer que ele está refletindo toda a luz que incide sobre ele.
Entre essa variação de cor (branca e preta), temos objetos que absorvem algumas cores e refletem outras. Desse modo, temos vários objetos com uma grande quantidade de cores diferentes.
Vejamos a seguinte figura. Nela, estão dois objetos de cores diferentes, um objeto azul e outro objeto verde.
De acordo com a figura
acima, iluminamos dois objetos com luz branca, e ambos os objetos absorvem todas as cores, exceto a luz azul e a luz verde, respectivamente. Como não são absorvidas, a luz azul
e a luz verde são refletidas em todas as direções (difusamente) tornando o
primeiro objeto azul, e o outro, verde.
Ao observarmos o espectro de cores, perceberemos que ali não estão todas as cores que conhecemos ou que estamos acostumados a ver (não vemos, por exemplo, a cor bege, cor-de-rosa, etc.). As cores diferentes que vemos no dia a dia são obtidas a partir da mistura diferenciada das cores básicas.
Ao observarmos o espectro de cores, perceberemos que ali não estão todas as cores que conhecemos ou que estamos acostumados a ver (não vemos, por exemplo, a cor bege, cor-de-rosa, etc.). As cores diferentes que vemos no dia a dia são obtidas a partir da mistura diferenciada das cores básicas.
Mão na massa!
Como
sugestão de objetivo digital ,use
simulador percepção de cores da plataforma Phet Simulações da
Universidade do colorado, que na sessão de lâmpadas RGB, reproduz o fenômeno de
combinação de cores primárias , na formação das cores secundárias e na formação
de luz branca. Acesse o simulador pelo link:
https://phet.colorado.edu/sims/html/color-vision/latest/color-vision_pt.html
Exercícios
1)Um pedaço de tecido vermelho,
quando observado numa sala iluminada com luz azul, parece: Justifique sua
resposta.
a) preto b) branco c) vermelho d)
azul e) amarelo
2)
As folhas de uma árvore, quando iluminadas pela luz do Sol, mostram-se verdes
porque: Justifique sua resposta.
a)
refletem difusamente a luz verde do espectro solar;
b)
absorvem somente a luz verde do espectro solar;
c)
refletem difusamente todas as cores do espectro solar, exceto o verde;
d)
difratam unicamente a luz verde do espectro solar;
e)
a visão humana é mais sensível a essa cor.
3) Julgue as proposições a seguir:
I
– As cores dos objetos são determinadas pela frequência da luz;
II
– Quando um objeto é iluminado pela luz branca, parte dessa luz é absorvida e
outra parte é refletida;
III
– Um objeto que apresenta cor preta absorve toda a luz que recebe;
IV
– Um material de cor branca não reflete nenhuma frequência de luz.
A sequência que apresenta a resposta
correta é:
a)
V, V, F, F
b)
F, F, V, V
c)
V, F, V, F
d)
F, V, F, V
e)
V, V, V, F
4)
Entre as alternativas a seguir, escolha aquela que contém apenas fontes
primárias de luz.Justifique sua resposta.
a)
Fósforo, Sol, Lua
b)
Lua, Júpiter, Sol
c)
Vela acesa, Sol, Lua
d)
Estrelas, Fósforo aceso, Sol
e)
Estrelas, pilha de lanterna e Sol.
5)
Dê os exemplos
De
acordo com sua cor, a luz pode ser classficada como monocromática ou policromática.
Chama-se luz
monocromática aquela composta de apenas uma cor, como por
exemplo_________________________________.
Chama-se luz
policromática aquela composta por uma combinação de duas ou mais
cores monocromáticas, como por exemplo ________________________________.
___________________________________________________________________
DISCIPLINA: Ciências
ÁREA: Ciências da Natureza e Matemática
PROFESSORA: Mariana Guastalli
PERÍODO: 11/MAIO A 18/MAIO
TEMA: Estrurura da matéria , construindo átomos , diferentes pensamentos ao longo da história.
TEMA: Estrurura da matéria , construindo átomos , diferentes pensamentos ao longo da história.
Nº DE AULAS PREVISTAS: 04
ROTEIRO: MMR_ Ação de Retomada no início das atividades.
Resolva a situação problema apresentada no início da atividade. Busque uma estratégia de resolução. Registre em seu caderno o procedimento utilizada
Leia com atenção as atividades propostas; observe os experimentos realizados na atividade para responder as questões apresentadas; volte ao texto sempre que necessário.
ROTEIRO: MMR_ Ação de Retomada no início das atividades.
Resolva a situação problema apresentada no início da atividade. Busque uma estratégia de resolução. Registre em seu caderno o procedimento utilizada
Leia com atenção as atividades propostas; observe os experimentos realizados na atividade para responder as questões apresentadas; volte ao texto sempre que necessário.
Utilizar caderno ,não é preciso copiar os textos no caderno, somente as respostas ; vídeos no youtube aula: https://www.youtube.com/watch?v=e6uQSpBD46M
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A Avaliação será feita de acordo com as atividades realizadas e encaminhadas a professora, na data estipulada .
PRATICANDO MATEMÁTICA: MMR
ROTEIRO
O
átomo é definido como unidade fundamental da matéria. Ele é constituído por um
núcleo, que possui nêutrons e prótons, e ao redor do núcleo contém os elétrons.
Átomo é uma palavra grega que significa indivisível, ou seja, o átomo não pode
ser dividido.
Saber
como o átomo é estruturado vai te ajudar a responder os exercícios sobre átomos
e ir bem na prova de Química. O átomo é formado por partículas subatômicas, que
são os elétrons, os prótons e os nêutrons. O núcleo do átomo é o lugar onde
está localizado a maior quantidade de massa e na atmosfera está o maior volume.
Vamos entender cada partícula subatômica separadamente.
Elétrons: Os elétrons estão localizados na
atmosfera do átomo e giram em volta do núcleo central, possuem carga elétrica
negativa e sua massa é quase inexistente. A movimentação dos elétrons é tão
rápida que geram campos eletromagnéticos ao redor do núcleo atômico.
Prótons: Os prótons formam juntamente com os
nêutrons o núcleo atômico. A carga elétrica dos prótons é positiva e com a
mesma quantidade de carga dos elétrons, por isso conseguem atrair um ao outro
eletricamente.
Nêutrons: Os nêutrons, como já foi falado,
formam junto com os prótons o núcleo do átomo. Eles não possuem nenhuma carga
elétrica, ou seja, a sua carga é neutra. Por isso, o nêutron é capaz de
estabilizar o núcleo do átomo.
Modelos Atômicos Existem quatro principais
teorias de modelos atômicos já desenvolvidas:
• Modelo Atômico de Dalton
•
Modelo Atômico de Thomson
• Modelo Atômico de Rutherford
• Modelo Atômico de
Bohr
Exercícios
1) O elétron foi descoberto por Thomson no fim do século XIX, o que lhe rendeu o prêmio Nobel. Uma característica do modelo atômico proposto por ele é:( a ) O átomo é indivisível.
( b ) Os elétrons ocupam orbitais com energias bem definidas.
( c ) O átomo sofre decaimento radioativo naturalmente.
( d ) O átomo é maciço e poderia ser associado a um “pudim de passas”.
2) Deve-se a Bohr a ideia de:
( a ) níveis de energia.
( b )
núcleo atômico.
( c ) o átomo é semelhante ao sistema
planetário.
( d ) número atômico.
Justifique a alternativa:
3) Identifique o cientista e o modelo
atômico que foi afirmado por cada um e assinale a alternativa correta:
( a ) Aristóteles (2), Dalton (1), Thomson (4), Rutherford (5), Bohr (3).
( b ) Aristóteles (2), Dalton (4), Thomson (1), Rutherford (5), Bohr (3).
( c ) Aristóteles (2), Dalton (1), Thomson (4), Rutherford (3), Bohr (5).
( d ) Aristóteles (2), Dalton (4), Thomson (1), Rutherford (3), Bohr (5).
( e ) Aristóteles (5), Dalton (4), Thomson (1), Rutherford (3), Bohr (2).
4) Leia o poema apresentado a seguir:
Pudim de passas
Campo de futebol
Bolinhas se chocando
Os planetas do sistema solar
Átomos
Às vezes
São essas coisas
Em química escolar
LEAL, Murilo Cruz. Soneto de hidrogênio. São João de Rei: Editora UFSJ, 2011.
O poema faz parte de um livro publicado em homenagem ao Ano Internacional da Química. A composição metafórica presente nesse poema remete:
( a ) aos modelos atômicos propostos por Thomson, Dalton e Rutherford.
( b ) às teorias explicativas para as leis ponderais de Dalton, Proust e Lavoisier.
( c ) aos aspectos dos conteúdos de cinética química no contexto escolar.
( d ) às relações de comparação entre núcleo/eletrosfera e bolinha/campo de futebol.
( e ) às diferentes dimensões representacionais do sistema solar.
Justifique sua resposta:
5) Os recentes “apagões” verificados no Brasil, sobretudo no Rio de Janeiro, mostram a grande dependência da sociedade atual em relação a energia elétrica. O fenômeno da eletricidade só pode ser explicado, no final do século XIX, por meio de experiências em tubos, contendo um polo positivo e outro negativo, sob vácuo. Tais experimentos resultaram no modelo atômico de:
( a )Bohr.
( b )Dalton.
( c )Rutherford.
( d )Thomson.
6) Após a leitura do texto acima, explique o significado de cada uma das partículas subatômicas a seguir:
a) Elétrons:
b) Prótons:
c) Nêutrons:
_________________________________________________________
DISCIPLINA: Ciências
ÁREA: Ciências
da Natureza e Matemática
PROFESSORA: Mariana Guastalli
PERÍODO: 04/MAIO A 08/MAIO
HABILIDADE:
(EFO9CI02) Comparar quantidades de reagentes e
de produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção
entre suas massas.
CONTEÚDOS: Transformações químicas.
RECURSOS:
-Computador/ celular – acesso ao roteiro.
-vídeo no youtube , link esta na etapa
desenvolvimento.
-Caderno para resolução das atividades.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro escrito no caderno, debates em
grupo de WhatsApp da classe ,blog da escola.
ROTEIRO
Para o início da atividade assistam o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=-Q1bLUfRauE .
Este vídeo é sobre transformações químicas.
Em seguida responda as questões:
1-Como podemos definir transformações químicas?
2-Em qual das passagens grifadas está ocorrendo uma
transformação química, assinale as alternativas corretas.
a) ”O reflexo da luz nas águas onduladas pelos
ventos lembrava – lhes os cabelos de seu amado”.
b) ”A chama da vela confundia – se com o brilho
nos seus olhos”.
c) ” Desoldo, observava o gelo derretendo em
seu copo e ironicamente comparava – o com seu coração”.
d) ” Com o passar do tempo começou a sentir- se como a
velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta”.
4- Observe a equação química e responda:
a) Quantos elementos químicos participam da equação?
b) Quais são os reagentes?
c) Qual é o produto formado?
5 – Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se
transforma. Como é explicada essa frase a partir das leis das transformações
químicas?
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DISCIPLINA: Ciências
ÁREA: Ciências da Natureza e Matemática
PROFESSORA: Mariana Guastalli
PERÍODO:27/ABR A 30/ABR
TEMA: Saúde emocional
ROTEIRO:
- Leitura e reflexão do texto;
-Faça um pequeno relatório sobre: Como
você tem se sentido neste período de afastamento social?
MATERIAL DE APOIO:
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no
retorno das aulas presenciais ( registro no caderno).
ROTEIRO
Muito se fala sobre a necessidade de higiene total
para se prevenir da contaminação por Covid-19, mas os cuidados com a saúde vão
muito além da parte física. É preciso cuidar também da saúde mental durante a
quarentena.
Para ajudar a identificar aspectos que
precisam ser observados sobre nossa saúde mental listamos abaixo algumas
questões a serem observadas e sugerimos possibilidades de enfrentamento. O
vírus não pode afetar o seu psicológico, mas as suas atitudes assumidas nesse
momento sim, então, vamos lá!Redes Sociais – não procure informações relativas
à doença freneticamente, o que for importante chegará até você. Uma ou duas
vezes ao dia é suficiente.
Sintomas Físicos – Dores de cabeça e musculares são comuns em
período de tensão e estresse. Falta de ar, dores abdominais acompanhadas de
diarreia ou não podem ser de causa emocional geralmente relacionados à
ansiedade. Além disso, taquicardia, indisposição, dentre outros podem aparecer.
Procure verificar se o sintoma tem uma causa identificada, não se medique sem
ser extremamente necessário. Mesmo na quarentena é possível fazer exercícios,
alimentar-se bem, fazer algo para relaxar, mais do que uma vez ao dia. A
tendência é que esses sintomas melhorem.
Preocupações exageradas e/ou pensamentos
recorrentes – pensamentos relacionados à doença ou de que algo muito ruim vai
acontecer devem ser substituídos por pensamentos mais positivos, otimistas. No
primeiro momento parece difícil, mas tente, você vai conseguir dominar seu
pensamentos!
Rotina – é necessário mesmo diante da
ausência da rotina habitual, organizarmos uma rotina em casa. Não cumprir
minimamente uma rotina, como dormir o dia todo pode aumentar a sensação de
distanciamento e ociosidade.
Lazer –Fazer o que gosta sim! Quantas vezes você desejou
ter um tempo livre para ler aquele livro ou ver aquele filme? Além disso,
aprender uma atividade diferente também pode ser uma opção legal, como pintura,
música, dança… a internet pode ser uma excelente aliada.
Cuidados pessoais – Mantenha os hábitos de higiene,
uma boa alimentação e tire o pijama…
Contatos próximos – Converse com o vizinho, com os
familiares, mesmo que em algum momento tenham suas diferenças ninguém é tão
ruim, dê uma chance a eles! Lembrando que precisamos seuir as orientações ,
neste momento podemos fazer chamadas de vídeo , ou mesmo uma troca de mensagem.
Converse – Fale sobre o que lhe incomoda! Se não quiser
falar com a família chame um amigo nas redes sociais, mas não sofra sozinho,
muitas pessoas gostam de você e querem te dar apoio. Na correria da vida
moderna não estamos mais habituados a olhar para nós mesmos e nesse momento em
que desaceleramos nosso ritmo nos deparamos com o que mais nos incomoda, assim,
perceba como essa é uma oportunidade de aprendermos com nossa fraqueza,
conhecermos nossas limitações e buscar uma forma de superá-las.
Caso tenha outras dúvidas ou não encontre alguém
para conversar procure a escola, seus professores. Texto: Danieli Vieceli,
psicóloga do IFC Campus Videira
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