Ciências 9º Ano



AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS

NOME:_____________________________Nº____   9º ANO_______
                                                                                                                        

PROFESSORA: MARIANA                                                               29/05/2020




1) Para combater traças e baratas, era comum colocar algumas bolinhas de naftalina no guarda-roupa. Com o passar do tempo, essas bolinhas diminuíam de tamanho. Esse fenômeno é uma mudança de estado físico chamada de:



     (A) Solidificação.       (B)Condensação.      (C)Fusão.     (D)Sublimação

2) Os trabalhos de Joseph John Thomson e Ernest Rutherford resultaram em importantes contribuições na história da evolução dos modelos atômicos e no estudo de fenômenos relacionados à matéria. Das alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente o autor e uma de suas contribuições é:
(A) Thomson – Concluiu que o átomo e suas partículas formam um modelo semelhante ao sistema solar.
(B) Thomson – Constatou a indivisibilidade do átomo.
(C) Rutherford – Pela primeira vez, constatou a natureza elétrica da matéria.

(D) Thomson – A partir de experimentos com raios catódicos, comprovou a existência de partículas subatômicas.   

    3) O átomo é a menor partícula que identifica um elemento químico. Ele possui duas partes, a saber: uma delas é o núcleo, constituído por prótons e nêutrons, e a outra é a região externa – a eletrosfera-, por onde circulam os elétrons. Alguns experimentos permitiram a descoberta das características das partículas constituintes do átomo.                                                

Em relação a essas características, indique a alternativa correta.

(A) prótons e elétrons possuem massas iguais e cargas elétricas de sinais opostos.

(B) entre as partículas atômicas, os elétrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo.

(C) entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo.

(D) entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm mais massa, mas ocupam um volume muito pequeno em relação ao volume total do átomo.

4)  Considerando-se as transformações:
a.      A água líquida é obtida a partir do gelo ao se fornecer energia na forma de calor:
b.     As chuvas ácidas transformaram a superfície do mármore de estátuas gregas em gesso macio e sujeito à erosão:
c.      Uma poção de ferro interage com o oxigênio em presença da umidade, transformando-se em ferrugem:
É correto afirmar que os fenômenos ocorridos são identificados, respectivamente, como:
(A)Físico, químico, físico.
(B)Físico, químico, químico.
(C)Físico, físico, químico.
(D)Químico, químico, físico


5) Quando um objeto é iluminado, ele absorve algumas cores do espectro da luz incidente e reflete outras. A cor com que o objeto é visto será determinada pelas cores que ele reflete. Baseado no que foi exposto, analise as afirmações:

I. Um objeto branco, iluminado com luz verde, reflete a cor azul.
II. Um objeto vermelho, iluminado com luz branca, reflete a cor vermelha.
III. Um objeto preto é aquele que absorve todas as cores.
IV. Um objeto de vidro transparente azul tem essa cor porque reflete todas as cores.

As afirmativas corretas são:
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) III e IV.

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DISCIPLINA: CIÊNCIAS

ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

PROFESSORA: MARIANA

PERÍODO: 18/MAIO A 25/MAIO

TEMA: 
As cores dos corpos - Reconhecer que a cor de um corpo é definida pela luz refletida pelo mesmo, sendo influenciada pela luz que o ilumina

NUMERO DE AULAS PREVISTAS: 4 AULAS

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
- Seguir o roteiro , com texto explicativo sobre o conteúdo a ser desenvolvido;
 - Assistir os vídeos de apoio para melhor entendimento;
-Registrar as respostas no caderno

 RECURSOS:
Materiais necessário para resolver os exercícios propostos ;
link dos vídeo .
https://www.youtube.com/watch?v=IWTAIUiLJvk          
       
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: 
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas presenciais ( registro no caderno).




ROTEIRO



Luz - luz, ou luz visível como é fisicamente caracterizada, é uma forma de energia radiante. É o agente físico que, atuando nos órgãos visuais, produz a sensação da visão.

Fontes de luz

Tudo o que pode ser detectado por nossos olhos, e por outros instrumentos de fixação de imagens como câmeras fotográficas, é a luz de corpos luminosos que é refletida de forma difusa pelos corpos que nos cercam.
Fonte de luz são todos os corpos dos quais se podem receber luz, podendo ser fontes primárias ou secundárias.
  • Fontes primárias: Também chamadas de corpos luminosos, são corpos que emitem luz própria, como por exemplo, o Sol, as estrelas, a chama de uma vela, uma lâmpada acesa,...
  • Fontes secundárias: Também chamadas de corpos iluminados, são os corpos que enviam a luz que recebem de outras fontes, como por exemplo, a Lua, os planetas, as nuvens, os objetos visíveis que não têm luz própria,...

Meios de propagação da luz

Os diferentes meios materiais comportam-se de forma diferente ao serem atravessados pelos raios de luz, por isso são classificados em:

Meio transparente

É um meio óptico que permite a propagação regular da luz, ou seja, o observador vê um objeto com nitidez através do meio. Exemplos: ar, vidro comum, papel celofane, etc...

Meio translúcido

É um meio óptico que permite apenas uma propagação irregular da luz, ou seja, o observador vê o objeto através do meio, mas sem nitidez.



Meio opaco

É um meio óptico que não permite que a luz se propague, ou seja, não é possivel ver um objeto através do meio.

Cores e a frequência da luz

Quando vemos a luz emitida pelo Sol, estamos enxergando um somatório de cores, ou seja, a luz branca é a soma de algumas cores básicas. Caso iluminemos um objeto opaco com luz branca, veremos que parte dessa luz é absorvida e outra parte é refletida.
Dessa forma, ao vermos um objeto de cor escura (objeto negro), podemos dizer que esse objeto está absorvendo toda a luz que incide sobre ele. Já ao vermos um objeto claro (cor branca), podemos dizer que ele está refletindo toda a luz que incide sobre ele.
Entre essa variação de cor (branca e preta), temos objetos que absorvem algumas cores e refletem outras. Desse modo, temos vários objetos com uma grande quantidade de cores diferentes.
Vejamos a seguinte figura. Nela, estão dois objetos de cores diferentes, um objeto azul e outro objeto verde.

De acordo com a figura acima, iluminamos dois objetos com luz branca, e ambos os objetos absorvem todas as cores, exceto a luz azul e a luz verde, respectivamente. Como não são absorvidas, a luz azul e a luz verde são refletidas em todas as direções (difusamente) tornando o primeiro objeto azul, e o outro, verde.
Ao observarmos o espectro de cores, perceberemos que ali não estão todas as cores que conhecemos ou que estamos acostumados a ver (não vemos, por exemplo, a cor bege, cor-de-rosa, etc.). As cores diferentes que vemos no dia a dia são obtidas a partir da mistura diferenciada das cores básicas.
Mão na massa!
Como sugestão de objetivo digital ,use  simulador percepção de cores da plataforma Phet Simulações da Universidade do colorado, que na sessão de lâmpadas RGB, reproduz o fenômeno de combinação de cores primárias , na formação das cores secundárias e na formação de luz branca. Acesse o simulador pelo link: https://phet.colorado.edu/sims/html/color-vision/latest/color-vision_pt.html


Exercícios
1)Um pedaço de tecido vermelho, quando observado numa sala iluminada com luz azul, parece: Justifique sua resposta.
a) preto b) branco c) vermelho d) azul e) amarelo


2) As folhas de uma árvore, quando iluminadas pela luz do Sol, mostram-se verdes porque: Justifique sua resposta.
a) refletem difusamente a luz verde do espectro solar;
b) absorvem somente a luz verde do espectro solar;
c) refletem difusamente todas as cores do espectro solar, exceto o verde;
d) difratam unicamente a luz verde do espectro solar;
e) a visão humana é mais sensível a essa cor. 

3) Julgue as proposições a seguir:
I – As cores dos objetos são determinadas pela frequência da luz;
II – Quando um objeto é iluminado pela luz branca, parte dessa luz é absorvida e outra parte é refletida;
III – Um objeto que apresenta cor preta absorve toda a luz que recebe;
IV – Um material de cor branca não reflete nenhuma frequência de luz.

A sequência que apresenta a resposta correta é:
a) V, V, F, F
b) F, F, V, V
c) V, F, V, F
d) F, V, F, V
e) V, V, V, F


4) Entre as alternativas a seguir, escolha aquela que contém apenas fontes primárias de luz.Justifique sua resposta.
a) Fósforo, Sol, Lua
b) Lua, Júpiter, Sol
c) Vela acesa, Sol, Lua
d) Estrelas, Fósforo aceso, Sol
e) Estrelas, pilha de lanterna e Sol.


5) Dê os exemplos
De acordo com sua cor, a luz pode ser classficada como monocromática ou policromática.
Chama-se luz monocromática aquela composta de apenas uma cor, como por exemplo_________________________________.
Chama-se luz policromática aquela composta por uma combinação de duas ou mais cores monocromáticas, como por exemplo ________________________________.


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DISCIPLINA: Ciências

ÁREA: Ciências da Natureza e Matemática

PROFESSORA:  Mariana Guastalli

PERÍODO: 11/MAIO A 18/MAIO

TEMA: Estrurura da matéria , construindo átomos , diferentes pensamentos ao longo da história.

Nº DE AULAS PREVISTAS: 04

ROTEIRO:   MMR_ Ação de Retomada no início das atividades.
Resolva a situação problema apresentada no início da atividade.                                                          Busque uma estratégia de resolução. Registre em seu caderno o procedimento utilizada
Leia com atenção as atividades propostas; observe os experimentos realizados na atividade para responder as questões apresentadas; volte ao texto sempre que necessário.

 RECURSOS:
Utilizar caderno ,não é preciso copiar os textos no caderno, somente as respostas ; vídeos no youtube aula: https://www.youtube.com/watch?v=e6uQSpBD46M

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A Avaliação será feita de acordo com as atividades realizadas e encaminhadas a professora, na data estipulada .





PRATICANDO  MATEMÁTICA: MMR




















ROTEIRO

O que é átomo?

O átomo é definido como unidade fundamental da matéria. Ele é constituído por um núcleo, que possui nêutrons e prótons, e ao redor do núcleo contém os elétrons. Átomo é uma palavra grega que significa indivisível, ou seja, o átomo não pode ser dividido.

Saber como o átomo é estruturado vai te ajudar a responder os exercícios sobre átomos e ir bem na prova de Química. O átomo é formado por partículas subatômicas, que são os elétrons, os prótons e os nêutrons. O núcleo do átomo é o lugar onde está localizado a maior quantidade de massa e na atmosfera está o maior volume. Vamos entender cada partícula subatômica separadamente.

Elétrons: Os elétrons estão localizados na atmosfera do átomo e giram em volta do núcleo central, possuem carga elétrica negativa e sua massa é quase inexistente. A movimentação dos elétrons é tão rápida que geram campos eletromagnéticos ao redor do núcleo atômico.
 Prótons: Os prótons formam juntamente com os nêutrons o núcleo atômico. A carga elétrica dos prótons é positiva e com a mesma quantidade de carga dos elétrons, por isso conseguem atrair um ao outro eletricamente.
Nêutrons: Os nêutrons, como já foi falado, formam junto com os prótons o núcleo do átomo. Eles não possuem nenhuma carga elétrica, ou seja, a sua carga é neutra. Por isso, o nêutron é capaz de estabilizar o núcleo do átomo. 
Modelos Atômicos Existem quatro principais teorias de modelos atômicos já desenvolvidas: 
• Modelo Atômico de Dalton 
• Modelo Atômico de Thomson 
• Modelo Atômico de Rutherford 
• Modelo Atômico de Bohr




Exercícios
1) O elétron foi descoberto por Thomson no fim do século XIX, o que lhe rendeu o prêmio Nobel. Uma característica do modelo atômico proposto por ele é:
( a ) O átomo é indivisível.
( b ) Os elétrons ocupam orbitais com energias bem definidas.
( c ) O átomo sofre decaimento radioativo naturalmente.
( d ) O átomo é maciço e poderia ser associado a um “pudim de passas”.

2) Deve-se a Bohr a ideia de:
( a ) níveis de energia.
( b ) núcleo atômico.
( c ) o átomo é semelhante ao sistema planetário.
( d ) número atômico.

 Justifique a alternativa:



3) Identifique o cientista e o modelo atômico que foi afirmado por cada um e assinale a alternativa correta:

( a ) Aristóteles (2), Dalton (1), Thomson (4), Rutherford (5), Bohr (3). 
( b ) Aristóteles (2), Dalton (4), Thomson (1), Rutherford (5), Bohr (3).
( c ) Aristóteles (2), Dalton (1), Thomson (4), Rutherford (3), Bohr (5).
( d ) Aristóteles (2), Dalton (4), Thomson (1), Rutherford (3), Bohr (5). 
( e ) Aristóteles (5), Dalton (4), Thomson (1), Rutherford (3), Bohr (2).


4) Leia o poema apresentado a seguir:
Pudim de passas
Campo de futebol
Bolinhas se chocando
Os planetas do sistema solar
Átomos
Às vezes
São essas coisas
Em química escolar
 LEAL, Murilo Cruz. Soneto de hidrogênio. São João de Rei: Editora UFSJ, 2011

O poema faz parte de um livro publicado em homenagem ao Ano Internacional da Química. A composição metafórica presente nesse poema remete:
( a ) aos modelos atômicos propostos por Thomson, Dalton e Rutherford. 
( b ) às teorias explicativas para as leis ponderais de Dalton, Proust e Lavoisier.
( c ) aos aspectos dos conteúdos de cinética química no contexto escolar. 
( d ) às relações de comparação entre núcleo/eletrosfera e bolinha/campo de futebol.
e ) às diferentes dimensões representacionais do sistema solar.

Justifique sua resposta:


5) Os recentes “apagões” verificados no Brasil, sobretudo no Rio de Janeiro, mostram a grande dependência da sociedade atual em relação a energia elétrica. O fenômeno da eletricidade só pode ser explicado, no final do século XIX, por meio de experiências em tubos, contendo um polo positivo e outro negativo, sob vácuo. Tais experimentos resultaram no modelo atômico de:
( a )Bohr. 
( b )Dalton. 
( c )Rutherford.
( d )Thomson.


6) Após a leitura do texto acima, explique o significado de cada uma das partículas subatômicas a seguir:
a) Elétrons: 

b) Prótons: 

c) Nêutrons:














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DISCIPLINA: Ciências

ÁREA: Ciências da Natureza e Matemática

PROFESSORA:  Mariana Guastalli

PERÍODO: 04/MAIO A 08/MAIO

HABILIDADE:
(EFO9CI02) Comparar quantidades de reagentes e de produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre suas massas.
CONTEÚDOS:   Transformações químicas.


RECURSOS:
-Computador/ celular – acesso ao roteiro.
-vídeo no youtube , link esta na etapa desenvolvimento.
-Caderno para resolução das atividades.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito no caderno, debates em grupo de WhatsApp da classe ,blog da escola.



ROTEIRO

Para o início da atividade assistam o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=-Q1bLUfRauE . Este vídeo é sobre transformações químicas.
Em seguida responda as questões:

1-Como podemos definir transformações químicas?



2-Em qual das passagens grifadas está ocorrendo uma transformação química, assinale as alternativas corretas.
a) ”O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava – lhes os cabelos de seu amado”.

b) ”A chama da vela confundia – se com o brilho nos seus olhos”.

c) ” Desoldo, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava – o com seu coração”.

d) ” Com o passar do tempo começou a sentir- se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta”. 



 3- Como sabemos no dia a dia que está ocorrendo uma reação química? Dê exemplos.




4- Observe a equação química e responda:



a) Quantos elementos químicos participam da equação?



b) Quais são os reagentes?



c) Qual é o produto formado?




5 – Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Como é explicada essa frase a partir das leis das transformações químicas?






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DISCIPLINA: Ciências

ÁREA: Ciências da Natureza e Matemática

PROFESSORA:  Mariana Guastalli

PERÍODO:27/ABR A 30/ABR

TEMA: Saúde emocional

ROTEIRO:
- Leitura  e reflexão do texto;
-Faça um pequeno relatório sobre:  Como você tem se sentido neste período de afastamento social?

MATERIAL DE APOIO:


COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas presenciais ( registro no caderno).



ROTEIRO






Muito se fala sobre a necessidade de higiene total para se prevenir da contaminação por Covid-19, mas os cuidados com a saúde vão muito além da parte física. É preciso cuidar também da saúde mental durante a quarentena.
  Para ajudar a identificar aspectos que precisam ser observados sobre nossa saúde mental listamos abaixo algumas questões a serem observadas e sugerimos possibilidades de enfrentamento. O vírus não pode afetar o seu psicológico, mas as suas atitudes assumidas nesse momento sim, então, vamos lá!Redes Sociais – não procure informações relativas à doença freneticamente, o que for importante chegará até você. Uma ou duas vezes ao dia é suficiente.
  Sintomas Físicos – Dores de cabeça e musculares são comuns em período de tensão e estresse. Falta de ar, dores abdominais acompanhadas de diarreia ou não podem ser de causa emocional geralmente relacionados à ansiedade. Além disso, taquicardia, indisposição, dentre outros podem aparecer. Procure verificar se o sintoma tem uma causa identificada, não se medique sem ser extremamente necessário. Mesmo na quarentena é possível fazer exercícios, alimentar-se bem, fazer algo para relaxar, mais do que uma vez ao dia. A tendência é que esses sintomas melhorem.
  Preocupações exageradas e/ou pensamentos recorrentes – pensamentos relacionados à doença ou de que algo muito ruim vai acontecer devem ser substituídos por pensamentos mais positivos, otimistas. No primeiro momento parece difícil, mas tente, você vai conseguir dominar seu pensamentos!
  Rotina – é necessário mesmo diante da ausência da rotina habitual, organizarmos uma rotina em casa. Não cumprir minimamente uma rotina, como dormir o dia todo pode aumentar a sensação de distanciamento e ociosidade.
  Lazer –Fazer o que gosta sim! Quantas vezes você desejou ter um tempo livre para ler aquele livro ou ver aquele filme? Além disso, aprender uma atividade diferente também pode ser uma opção legal, como pintura, música, dança… a internet pode ser uma excelente aliada.
 Cuidados pessoais – Mantenha os hábitos de higiene, uma boa alimentação e tire o pijama…
 Contatos próximos – Converse com o vizinho, com os familiares, mesmo que em algum momento tenham suas diferenças ninguém é tão ruim, dê uma chance a eles! Lembrando que precisamos seuir as orientações , neste momento podemos fazer chamadas de vídeo , ou mesmo uma troca de mensagem.
 Converse – Fale sobre o que lhe incomoda! Se não quiser falar com a família chame um amigo nas redes sociais, mas não sofra sozinho, muitas pessoas gostam de você e querem te dar apoio. Na correria da vida moderna não estamos mais habituados a olhar para nós mesmos e nesse momento em que desaceleramos nosso ritmo nos deparamos com o que mais nos incomoda, assim, perceba como essa é uma oportunidade de aprendermos com nossa fraqueza, conhecermos nossas limitações e buscar uma forma de superá-las.
Caso tenha outras dúvidas ou não encontre alguém para conversar procure a escola, seus professores. Texto: Danieli Vieceli, psicóloga do IFC Campus Videira




















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