Protagonismo Juvenil



PROFESSOR:  Alexandre / Catarina / Simone

DISCIPLINA: Protagonismo Juvenil

TURMA: 6º / 7º / 8º / 9º

CONTEÚDOS: Tirinha (HQ) – Meio Ambiente (Poluição)

PERÍODO: 15/06 a 19/06

TEMA: Campanha do Agasalho 2020 - EE Prof. Maria Helena Basso Antunes.

ROTEIRO:

- Leitura da “propaganda” sobre Campanha do Agasalho 2020 – EE Prof. Maria Helena Basso Antunes em rede social (facebook) da escola.
- Atividades baseadas na elaboração de frases e divulgação em prol a Campanha do Agasalho 2020.

MATERIAL DE APOIO:

Rede social (facebook) – “propaganda”.

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:

Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas.

APROFUNDAMENTO:



NOME:____________________________________________ANO:__________________________














ATIVIDADE

* Entre na rede social (facebook) da escola;
* Compartilhe a Campanha do Agasalho 2020 escrevendo sobre a importância de participarmos e colaborarmos com o próximo.
* Assista o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=fda49mc9-Ac


---------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROFESSOR:  Alexandre / Catarina / Simone

DISCIPLINA: Protagonismo Juvenil

TURMA: 6º / 7º / 8º / 9º

CONTEÚDOS: Tirinha (HQ) – Meio Ambiente (Poluição)

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: 

Leitura e interpretação de texto verbal e não-verbal;
Desenvolver o protagonismo juvenil;
Possibilitar a criticidade sobre suas ações.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

O objetivo da atividade é possibilitar ao aluno uma reflexão crítica sobre suas ações em sociedade para propor laços sociais que ajudem a pensar saídas para novos desafios. Como estratégia utilizou-se uma tirinha (HQ) intensificando a leitura e a interpretação de texto verbal e não-verbal e a análise de letra e música, colaborando também com BNCC.

RECURSOS:


  • Uso dos grupos de whatsapp;
  • Vídeo no Youtube;
  • Uso do Blog da escola.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:


A avaliação acontecerá na medida que os estudantes interagirem e buscarem auxílio para resolução das atividades (whatsapp) e redes sociais. Será solicitado que enviem fotos das resoluções das atividades (whatsapp), as quais serão arquivadas no celular e/ou computador e registradas a realização no diário de classe, assim como farei para quem não realizar as atividades.

       Nº DE AULAS PREVISTAS: 02
      
       PERÍODOD DE REALIZAÇÃO: 18/05/2020 a 25/05/2020
  
       PROFESSOR :  Simone. Alexandre e Catarina

       VALIDADO EM: 15/05/2020 PCG







Amor Para Recomeçar
Frejat

Eu te desejo não parar tão cedo
Pois toda idade tem prazer e medo
E com os que erram feio e bastante
Que você consiga ser tolerante
Quando você ficar triste que seja por um dia
E não o ano inteiro
E que você descubra que rir é bom
Mas que rir de tudo é desespero
Desejo que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor pra recomeçar
Pra recomeçar
Eu te desejo muitos amigos
Mas que em um você possa confiar
E que tenha até inimigos
Pra você não deixar de duvidar
Quando você ficar triste que seja por um dia
E não o ano inteiro
E que você descubra que rir é bom
Mas que rir de tudo é desespero
Desejo que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor pra recomeçar
Pra recomeçar
Eu desejo que você ganhe dinheiro
Pois é preciso viver também
E que você diga a ele
Pelo menos uma vez
Quem é mesmo o dono de quem
Desejo que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor pra recomeçar
Eu desejo que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor pra recomeçar
Pra recomeçar, pra recomeçar







Atividade:

Após ler a tirinha e ouvir a música, responda:

1 - Como os seus sonhos e desejos ajudariam a construir um mundo melhor?

2 - Qual a importância de sonhar junto?

3 - Como podemos fortalecer nossos laços com os outros nesse momento que enfrentamos?



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DISCIPLINA:  PROTAGONISMO JUVENIL  

                          6° ao  9° ANO 
TEMA:     


PERÍODO:       04 MAIO A 11 MAIO

ROTEIRO:       Música Não Para (Ivo Mozart)



Após a leitura e reflexão da letra da música responda:

1) Qual a mensagem da música?

2) Qual a importância da escola, família e comunidade (amigos) para   a conquista do seu sucesso como protagonista e conquistar seu projeto de vida?

3) Comente a frase: “ Quem não luta par realizar seus sonhos acaba como coadjuvante dos sonhos dos outros” (César Souza).


MATERIAL DE APOIO:

Fé e pensamento positivo
Pra alegria ser nossa rotina
Vamos dar todos os motivos
Deixar o coração criar a rima.
                                                               
Nunca deixe entristecer o seu sorriso
Não deixe pra amanhã o que é preciso
Pra acreditar que a vida vale a pena
Mostra a sua força esqueça seus problemas.

Sorria mais, transmita paz
Não desista jamais
O mundo não para de girar
Porque você está triste?

Aceite o tempo tudo tem sua hora
Se ainda não chegou não desistir agora
Pois só quem acredita pode alcançar
Te dou um novo dia pra você acreditar.

Não para quando a vida dizer não
Não para e segura a minha mão
Se a gente ficar junto então está tudo bem

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação  e entrega da atividade (podendo tirar foto e enviar, enviar no e-mail e deixar para entregar quando retornar as aulas. 

APROFUNDAMENTO:
“ O Protagonismo consiste na criação de espaços e condições capazes de possibilitar aos educandos e educadores o envolvimento em atividades direcionadas à solução de problemas reais” ( Diretrizes do Programa Ensino Integral, 2014,p.25). 






ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE - CURRÍCULO

                                                       PARTE DIVERSIFICADA 


PROFESSOR:  Alexandre / Catarina / Simone

TURMA: 6º / 7º / 8º / 9º

DISCIPLINA: Protagonismo Juvenil


CONTEÚDOS: Tirinha (HQ) – Meio Ambiente (Poluição)

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

- Leitura e interpretação de texto verbal e não-verbal;
- Desenvolver o protagonismo juvenil;
            - Possibilitar a criticidade sobre suas ações.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS :

O objetivo da atividade é possibilitar ao aluno uma reflexão crítica sobre suas ações perante a sociedade e o meio ambiente. Como estratégia utilizou-se uma tirinha (HQ) intensificando a leitura e a interpretação de texto verbal e não-verbal, assim, colaborando também com BNCC.

RECURSOS:

  • Uso dos grupos de whatsapp;
  • Uso do Blog da escola.
  AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

            A avaliação acontecerá na medida que os estudantes interagirem e buscarem auxílio para resolução das atividades (whatsapp) e redes sociais. Será solicitado que enviem fotos das resoluções das atividades (whatsapp), as quais serão arquivadas no celular e/ou computador e registradas a realização no diário de classe, assim como farei para quem não realizar as atividades.

Nº DE AULAS PREVISTAS: 2

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 11/05/2020  15/05/2020

PROFESSOR: AlexaAlexandre, Catarina e Simone


 VALIDADO EM 11/05/2020 PCG



                       
      LEIA A TIRINHA ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES 1,2,3 E 4.



      1) QUAL É O TEMA DISCUTIDO NA TIRINHA?
      2) O QUE VOCÊ PENSA SOBRE ESSE TEMA?
      3) NA SUA OPINIÃO, QUAIS OS CAUSADORES OU RESPONSÁVEIS POR ESSE       TEMA?
      4) QUAIS SÃO AS SUAS AÇÕES PARA MELHORIAS SOBRE ESSE TEMA?





1 comentário: