Praticas Experimentais 9º Ano



PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS

PROFESSORA: MARIANA

PERÍODO: 02 a 08 de julho

TEMA: 2.    A força do som
                                                                                                                                                       
Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas

RECURSOS: 
-Materiais necessário para resolver os exercícios propostos e material escolar 


      AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
       Através da interação e entrega das atividades (google formulário e whatsapp) , devolutivas e respeitar o prazo de entrega estabelecido.


ROTEIRO:

Você já deve ter visto em desenhos ou filmes , cantores de ópera quebrando taças de cristal usando apenas a potência da voz. Se você achou que isso é história de ficção pode mudar de idéia! Esse experimento vai mostar para você a força que o som tem.

Material:
1 forma de metal ;
1 pote de vidro sem tampa ;
1 elástico ;
1 plástico;
1 copo com água;
Corante
Colher grande e pequena














Procedimento:

1 – Tampe o vidro sem tampa com o plástico utilizando o elástico , deixe o plástico bem esticado.

















2 – Coloque algumas gotas de corante no copo com água ;















3 – Em seguida coloque a água com corante em cima do plástico ,tomando cuidado para ela não escorrer;














4 – Pegue a forma de metal e coloque perto do pote ( sem encostar no pote) , bata na parte de traz da forma tentando fazer um barulho bem alto.














5- Experimente colocar objetos para ver o movimento















Nome:____________________________________n°___ série 9° _____

Responda:
1) Com essa experiência você conseguiu observar a força do som ?


2) Por que acontece esse movimento na água em cima do plástico quando é produzida as batidas no forma de metal?

                                                                                                                                              

PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE MATEMÁTICA



      PROFESSORA : BRUNA VICTORIANO


      PERÍODO: 22/06 a 03/07

A atividade de criar dobrando papéis age nas pessoas através de vários níveis, sendo um recurso que pode ser vastamente explorado.  Os principais benefícios para quem trabalha com origami estão diretamente ligados aos seguintes pontos, exercitando-os e propiciando seu desenvolvimento:




- Memória;
- Criatividade;
- Raciocínio lógico;
- Percepção visual e espacial;
- Coordenação motora fina;
- Atenção e concentração;
- Alívio de stress e tensões;
- Paciência e tranquilidade;
- Auto-estima.


 Divirta-se!

ORIGAMI
Origami (do japonês: de ori, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
O Origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que, no entanto, podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente, parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. Ao contrário da crença popular, o origâmi tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo (1603-1868), frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada (retangular, circular etc.).Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil grous de origâmi (Tsuru, "grou") teria um pedido realizado - crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki, vítima da bomba atômica.

Junho Chegou! E com ele temos as tradicionais festas Juninas!


Na aula dessa semana vamos juntar esse tema atual,
com a matemática do Origami e deixar sua casa mais bonita!






Parte 1: Faça seu Balão
Passo-a-passo:


Registre com fotos e me envie!

Parte 2: Pesquisa
Pesquise mais enfeites de festa junina e escreva onde você vê o envolvimento da matemática com o enfeite visualizado.



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PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS


PROFESSORA: MARIANA

TEMA:    Mudança estado físico da matéria
                                                                                                                                                                       
Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas

 RECURSOS:

https://www.estudopratico.com.br/mudancas-de-estado-fisico-da-materia/ https://www.youtube.com/watch?v=GYv8En7pqaY Caderno para anotar as respostas.

Caderno para anotar as respostas.


 AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
 A avaliação acontecerá na medida que os estudantes buscarem auxílio para resolução das atividades. Será solicitado que enviem fotos das resoluções das atividades.



ROTEIRO:


A LUZ VISÍVEL : UMA REGIÃO DO ESPECTRO.
O espectro luminoso visível é a parte do espectro eletromagnético que contém as freqências que sensibilizam os olhos humanos e nos permite enxergar.


Cada cor da figura acima – vermelha , alaranjada , amarela , verde , azul, anil , violeta – corresponde a uma onda eletromagnética de diferente comprimento de onda , isto é , com uma frequência própria :
  A cor violeta corresponde á onda de comprimento mais curto e de maior frequência;
 A cor vermelha corresponde á onda de comprimento mais longa e de menor frequência.
Nossos olhos e nosso cérebro perebem os comprimentos das ondas de luz e os traduzem em sensações de cores.

A natureza da luz

Agora vimos que a luz é uma onda eletromagnética , que ocupa uma faixa pequena do espectro eletromagnético , vale a pena lembrar que , por muito tempo , vários ciêntistas travavam uma polêmica sobre a natureza da luz , ou seja , o      que era luz de fato. Isaac Newton , por exemplo , afirmava que a luz era constituída por prtículas. Já o holandês Chritian Huygens, afirmava que a luz era uma onda.
Saber de que é feita a luz e como ela se descola de um ponta a outro , por exemplo , do SOL até a Terra , foram questões que mereceram muitos debates , estudos e esperimentos.
Durante o século XIX , experimentos diversos reforçaram a teoria ondulatória . O físico Thomas Young , ao estudar a natureza da luz , comparou-a com o som , que se propaga em ondas , e percebeu vários comportamentos comuns entre eles.

A luz se propaga em  linha reta
Você já observou a  luz passando através de uma fresta da janela ou entre os galhos de uma árvore? Nessas situações é possível perceber como a luz se propaga em linha reta.


Atividade
Materiais :
    · Um prisma de vidro , ou um áquario , um pote de plático transparente ( quadrado  e sem tampa);



                                                    
·        Uma lanterna ( fonte de luz azul);
·        Um pouco de água ;
·        Uma folha de cartonila branca ou uma tecido branco.


PROCEDIMENTO:

1 – Coloque água no recipiente (até 3 centímetros da borda).
2 – Forre uma mesa ( local em que o recipiente fique na horizontal ) com a cartolina ou tecido branco e coloque o recipiente com água sobre ela.
3 – Escureça ao máximo o mbiente.
4 – Posicione  feixe de luz da lanterna de forma que seus raios luminosos entrem por um dos lados ( tente acertar o ponto exato onde ocorre a disperção da luz . Vale a pena insistir , se não conseguir na primeira vez).
Observe o que aparece refletido na cartolina ou tecido branco.

( Lembrem – se  que alguns materiais podem ser substituidos , vale tentar!)
 Boa Experiência !

Responda

1 – Relate o que ocorreu:

2 – Onde, na natureza , você já observou fenômeno semelhante?

3 – Através dessa experiência você concorda ou discorda que a luz branca  é uma mistura de muitas cores?


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                                 PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE MATEMÁTICA


      PROFESSORA : BRUNA VICTORIANO

CONTEÚDOS:
Números racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações


RECURSOS:
Caderno, lápis, caneta, borracha, se tiver acesso à internet (links disponibilizados nesse roteiro, Whatsapp, Centro de Mídias, Blog EE Profª Maria Helena B. Antunes).  

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação dessa atividade será feita através do atendimento via WhatsApp no horário pré
estabelecido.(12h30-14h). Não é necessário imprimir, nem copiar. Apenas responder de forma organizada no Caderno de Matemática ou material que está utilizando para os estudos em casa. Quando as aulas retornarem iremos utilizar .Quando terminar de fazer as atividades  tire uma foto e  mandepara e-mail: brunavictoriano@prof.educacao.sp.gov.br


Aquecimento:

Você já viu que um mesmo número pode ser apresentado de várias maneiras diferentes, não é mesmo?
Na primeira atividade dessa semana vamos encontrar alguns números e associá-los á reta numérica.

1) (Saresp – SP). Joana e seu irmão estão representando uma corrida em uma estrada assinalada em quilômetros, como na figura abaixo:







2)Joana marcou as posições de 2 corredores com os pontos A e B. Esses pontos A e B representam que os corredores já percorreram, respectivamente, em km:













Segunda parte: Leia as instruções a seguir para conseguir preencher a tabela e descobrir em qual casa mora o chinês.

 Problema de Lógica
 Este problema de lógica de tutorial tem 3 casas e 4 itens por casa. Use as dicas (7 ao todo) para descobrir em qual casa o chinês mora. 

Como jogar:
Comece lendo todas as dicas; Encontre as dicas mais "básicas" e as marque nas "casas" localizadas acima das dicas. Exemplo de dica básica: 
O Norueguês vive na primeira casa. 
Na sequência, basta ir preenchendo com as dicas restantes. 
Vale ressaltar que problemas de lógicas um pouco mais difíceis exigem a utilização de duas ou mais dicas em conjunto para se chegar a alguma conclusão; 
O jogo termina quando todas as dicas forem usadas corretamente e todos os campos do jogo forem preenchidos.

 Cor: amarela, verde, vermelha.
 Nacionalidade: chinês, mexicano, paraguaio
Animal: gatos, pássaros, peixes.
Esporte: basquete, equitação, natação









Dicas: 
1. Na segunda posição está quem gosta de Equitação.

 2. O Paraguaio está exatamente à direita do homem que gosta de Equitação.
3. O homem que cria Peixes está ao lado do homem que gosta de Equitação. 

4. A casa Verde está na primeira posição
5. O Mexicano gosta de Basquete.

6. O homem que cria Pássaros mora exatamente à esquerda da casa Amarela.
7. O Paraguaio está ao lado do homem que cria Gatos.


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PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS

PROFESSORA: MARIANA

TEMA:    Mudança estado físico da matéria
                                                                                                                                                                       
Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas

 RECURSOS:

https://www.estudopratico.com.br/mudancas-de-estado-fisico-da-materia/ https://www.youtube.com/watch?v=GYv8En7pqaY Caderno para anotar as respostas.

Caderno para anotar as respostas.


 AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
 A avaliação acontecerá na medida que os estudantes buscarem auxílio para resolução das atividades. Será solicitado que enviem fotos das resoluções das atividades.



ROTEIRO:
         Evaporação e condensação


Antes de iniciar a experiência , vocês precisam separar os materias:
  • 1 copo longo com água ate 1/5 de sua capacidade;
  • Um pedaço de plástico transparente com o dobro do diâmetro do copo ;
  • 1 elástico;
  • 1 cubo de gelo;
  • 2 folhas de papel toalha.

Procedimento:

1-Cubra a boca do copo com plástico transparente, deixando-o arqueado para dentro conforme mostra a imagem;
2-Prenda o plástico no copo com auxílio do elástico;
3- Leve o copo ao sol e aguarde por uma hora.
4- Retire o copo do sol e coloque imediatamente o cubo de gelo sobre o plástico e aguarde por 2 minutos.
5- Retire o cubo de gelo e use as folhas de papel toalha para absorver a água proveniente do derretimento do gelo.


Observe a imagem para seguir o procedimento.












Responda as questões a seguir :
A – O que acontece com a água no interior do copo quando ele é deixado ao sol por uma hora?
B – Após a retirada do cubo de gelo e da absorção da água pelo papel toalha, a parte interna do plástico apresenta alterações. Como você explica esse fato?

C – Há na natureza algum fenômeno parecido com o observado por  você neste experimento? 

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