PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS
PROFESSORA: MARIANA
PERÍODO: 02 a 08 de julho
TEMA: 2.
A força do som
Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas
RECURSOS:
-Materiais necessário para resolver os exercícios propostos e material
escolar
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades (google formulário e
whatsapp) , devolutivas e respeitar o prazo de entrega estabelecido.
ROTEIRO:
Você já deve ter visto em desenhos ou filmes , cantores de
ópera quebrando taças de cristal usando apenas a potência da voz. Se você achou
que isso é história de ficção pode mudar de idéia! Esse experimento vai mostar
para você a força que o som tem.
Material:
1 forma de metal ;
1 pote de vidro sem tampa ;
1 elástico ;
1 plástico;
1 copo com água;
Corante
Colher grande e pequena
Procedimento:
1 – Tampe o vidro sem tampa com o plástico utilizando o
elástico , deixe o plástico bem esticado.
2 – Coloque algumas gotas de corante no copo com água ;
3 – Em seguida coloque a água com corante em cima do
plástico ,tomando cuidado para ela não escorrer;
4 – Pegue a forma de metal e coloque perto do pote ( sem
encostar no pote) , bata na parte de traz da forma tentando fazer um barulho
bem alto.
5- Experimente colocar objetos para ver o movimento
Nome:____________________________________n°___
série 9° _____
Responda:
1) Com essa experiência você conseguiu observar a força do
som ?
2) Por que acontece esse movimento na água em cima do
plástico quando é produzida as batidas no forma de metal?
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE MATEMÁTICA
PROFESSORA : BRUNA VICTORIANO
PERÍODO: 22/06 a 03/07
A atividade de criar
dobrando papéis age nas pessoas através de vários níveis, sendo um recurso que
pode ser vastamente explorado. Os
principais benefícios para quem trabalha com origami estão diretamente ligados
aos seguintes pontos, exercitando-os e propiciando seu desenvolvimento:
- Memória;
- Criatividade;
- Raciocínio lógico;
- Percepção visual e
espacial;
- Coordenação motora
fina;
- Atenção e
concentração;
- Alívio de stress e
tensões;
- Paciência e
tranquilidade;
- Auto-estima.
Divirta-se!
ORIGAMI
Origami (do japonês: de
ori, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional e
secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados
seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la
ou colá-la.
O Origami usa apenas um
pequeno número de dobras diferentes, que, no entanto, podem ser combinadas de
diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente, parte-se de um
pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas
diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. Ao contrário da crença popular,
o origâmi tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo (1603-1868),
frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o
corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel
que não a quadrada (retangular, circular etc.).Segundo a cultura japonesa,
aquele que fizer mil grous de origâmi (Tsuru, "grou") teria um pedido
realizado - crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki, vítima da
bomba atômica.
Junho Chegou! E com ele
temos as tradicionais festas Juninas!
Na aula dessa semana vamos juntar esse tema atual,
com a matemática do
Origami e deixar sua casa mais bonita!
Parte
1: Faça seu Balão
Passo-a-passo:
Registre com fotos e me
envie!
Parte
2: Pesquisa
Pesquise mais enfeites
de festa junina e escreva onde você vê o envolvimento da matemática com o
enfeite visualizado.
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PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS
PROFESSORA: MARIANA
TEMA: Mudança estado físico da matéria
Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas
RECURSOS:
https://www.estudopratico.com.br/mudancas-de-estado-fisico-da-materia/ https://www.youtube.com/watch?v=GYv8En7pqaY Caderno para anotar as respostas.
Caderno para anotar as respostas.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação acontecerá na medida que os estudantes buscarem auxílio para resolução das atividades. Será solicitado que enviem fotos das resoluções das atividades.
ROTEIRO:
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE MATEMÁTICA
A LUZ VISÍVEL : UMA REGIÃO DO ESPECTRO.
O espectro luminoso visível é a parte do espectro
eletromagnético que contém as freqências que sensibilizam os olhos humanos e
nos permite enxergar.
Cada cor da figura acima – vermelha , alaranjada ,
amarela , verde , azul, anil , violeta – corresponde a uma onda eletromagnética
de diferente comprimento de onda , isto é , com uma frequência própria :
A cor violeta corresponde á onda de
comprimento mais curto e de maior frequência;
A cor vermelha corresponde á onda de
comprimento mais longa e de menor frequência.
Nossos olhos e nosso cérebro perebem os comprimentos das
ondas de luz e os traduzem em sensações de cores.
A natureza da luz
Agora vimos que a luz é uma onda eletromagnética , que
ocupa uma faixa pequena do espectro eletromagnético , vale a pena lembrar que ,
por muito tempo , vários ciêntistas travavam uma polêmica sobre a natureza da
luz , ou seja , o que era luz de
fato. Isaac Newton , por exemplo , afirmava que a luz era constituída por
prtículas. Já o holandês Chritian Huygens, afirmava que a luz era uma onda.
Saber de que é feita a luz e como ela se descola de um
ponta a outro , por exemplo , do SOL até a Terra , foram questões que mereceram
muitos debates , estudos e esperimentos.
Durante o século XIX , experimentos diversos
reforçaram a teoria ondulatória . O físico Thomas Young , ao estudar a natureza
da luz , comparou-a com o som , que se propaga em ondas , e percebeu vários
comportamentos comuns entre eles.
A luz se propaga em linha
reta
Você já observou a
luz passando através de uma fresta da janela ou entre os galhos de uma
árvore? Nessas situações é possível perceber como a luz se propaga em linha
reta.
Atividade
Materiais
:
· Um prisma de vidro , ou um áquario , um
pote de plático transparente ( quadrado
e sem tampa);
·
Uma lanterna ( fonte de luz azul);
·
Um pouco de água ;
·
Uma folha de cartonila branca ou uma
tecido branco.
PROCEDIMENTO:
1
– Coloque
água no recipiente (até 3 centímetros da borda).
2
–
Forre uma mesa ( local em que o recipiente fique na horizontal ) com a
cartolina ou tecido branco e coloque o recipiente com água sobre ela.
3
–
Escureça ao máximo o mbiente.
4
–
Posicione feixe de luz da lanterna de
forma que seus raios luminosos entrem por um dos lados ( tente acertar o ponto
exato onde ocorre a disperção da luz . Vale a pena insistir , se não conseguir
na primeira vez).
Observe o que aparece refletido na cartolina ou tecido
branco.
( Lembrem – se
que alguns materiais podem ser substituidos , vale tentar!)
Boa
Experiência !
Responda
1 – Relate o que ocorreu:
2 – Onde, na natureza , você já observou fenômeno semelhante?
3 – Através dessa experiência você concorda ou
discorda que a luz branca é uma mistura
de muitas cores?
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PROFESSORA : BRUNA VICTORIANO
CONTEÚDOS:
Números racionais na representação fracionária e na decimal: usos,
ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações
RECURSOS:
Caderno,
lápis, caneta, borracha, se tiver acesso à internet (links disponibilizados
nesse roteiro, Whatsapp, Centro de Mídias, Blog EE Profª Maria Helena B.
Antunes).
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação dessa atividade será
feita através do atendimento via WhatsApp no horário pré
estabelecido.(12h30-14h). Não é necessário imprimir, nem copiar. Apenas
responder de forma organizada no Caderno de Matemática ou material que está
utilizando para os estudos em casa. Quando as aulas retornarem iremos utilizar
.Quando terminar de fazer as atividades
tire uma foto e mandepara o e-mail: brunavictoriano@prof.educacao.sp.gov.br
Aquecimento:
Você já viu que um mesmo número pode ser apresentado de várias maneiras diferentes, não é mesmo?
Na primeira atividade dessa semana vamos encontrar alguns números e associá-los á reta numérica.
1) (Saresp – SP). Joana e seu irmão estão representando uma corrida em uma estrada assinalada em quilômetros, como na figura abaixo:
2)Joana marcou as posições de 2 corredores com os pontos A e B. Esses pontos A e B representam que os corredores já percorreram, respectivamente, em km:
Segunda parte: Leia as instruções a seguir para conseguir preencher a tabela e descobrir em qual
casa mora o chinês.
Problema de Lógica
Este problema de lógica de tutorial tem 3 casas e 4 itens por casa. Use as dicas (7 ao todo) para
descobrir em qual casa o chinês mora.
Como jogar:
Comece lendo todas as dicas;
Encontre as dicas mais "básicas" e as marque nas "casas" localizadas acima das dicas. Exemplo
de dica básica:
O Norueguês vive na primeira casa.
Na sequência, basta ir preenchendo com as dicas restantes.
Vale ressaltar que problemas de
lógicas um pouco mais difíceis exigem a utilização de duas ou mais dicas em conjunto para se
chegar a alguma conclusão;
O jogo termina quando todas as dicas forem usadas corretamente e todos os campos do jogo
forem preenchidos.
Cor: amarela, verde, vermelha.
Nacionalidade: chinês, mexicano, paraguaio.
Animal: gatos, pássaros, peixes.
Esporte: basquete, equitação, natação
Dicas:
1. Na segunda posição está quem gosta de Equitação.
2. O Paraguaio está exatamente à direita do homem que gosta de Equitação.
3. O homem que cria Peixes está ao lado do homem que gosta de Equitação.
4. A casa Verde está na primeira posição
.
5. O Mexicano gosta de Basquete.
6. O homem que cria Pássaros mora exatamente à esquerda da casa Amarela.
7. O Paraguaio está ao lado do homem que cria Gatos.
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PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS
PROFESSORA: MARIANA
TEMA: Mudança estado físico da matéria
Nº DE AULAS PREVISTAS: 02 aulas
RECURSOS:
https://www.estudopratico.com.br/mudancas-de-estado-fisico-da-materia/ https://www.youtube.com/watch?v=GYv8En7pqaY Caderno para anotar as respostas.
Caderno
para anotar as respostas.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação acontecerá na medida que os estudantes buscarem auxílio para resolução das atividades. Será solicitado que enviem fotos das resoluções das atividades.
ROTEIRO:
Evaporação e condensação
Antes
de iniciar a experiência , vocês precisam separar os materias:
- 1 copo longo
com água ate 1/5 de sua capacidade;
- Um pedaço de
plástico transparente com o dobro do diâmetro do copo ;
- 1 elástico;
- 1 cubo de
gelo;
- 2 folhas de
papel toalha.
Procedimento:
1-Cubra a boca do copo com plástico transparente, deixando-o arqueado para dentro conforme mostra a imagem;
2-Prenda o plástico no copo com auxílio do elástico;
3- Leve o copo ao sol e aguarde por uma hora.
4- Retire o copo do sol e coloque imediatamente o cubo de gelo sobre o plástico e aguarde por 2 minutos.
5- Retire o cubo de gelo e use as folhas de papel toalha para absorver a água proveniente do derretimento do gelo.
Observe
a imagem para seguir o procedimento.
Responda
as questões a seguir :
A
– O que acontece com a água no interior do copo quando ele é deixado ao sol por
uma hora?
B
– Após a retirada do cubo de gelo e da absorção da água pelo papel toalha, a
parte interna do plástico apresenta alterações. Como você explica esse fato?
C
– Há na natureza algum fenômeno parecido com o observado por você neste experimento?
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