Avaliação
de Educação Física
Leia a prova com atenção e
responda as questões em seu caderno. Lembre-se de justificar as suas respostas,
isto é, explique o motivo que escolheu a alternativa como correta. Após, printe
(fotografe) e envie para a profª Catita pelo WhattsApp ou no e-mail
catarina_maheban@yahoo.com.br.
Boa prova!
Nome: ____________________________nº____ série______
8º
anos A,B e C.
Data
de entrega: 25/05/20
Profª
Catarina.
Pelota
Basca.
A
pelota basca surgiu na Idade Média e foi difundida na França, no século XVIII.
No Brasil, o esporte ganhou muitos praticantes no século XIX, porém não possui
uma federação ou confederação e suas únicas quadras oficiais estão localizadas
no Clube Athético Paulistano, em São Paulo.
Atualmente, os países considerados
potências na modalidade são Espanha, França, Itália, Bélgica e Holanda. Esse
jogo exige muita resistência e agilidade do praticante. O squach e o raquetebol
possuem semelhanças com o pelota basca.
1) A
modalidade pelota basca é considerado um esporte de :
a) Rede
b) Parede
c) Cesta
d) Campo.
2) Esporte de campo e taco: categoria
que reúne as modalidades que se caracterizam por rebater a bola lançada pelo
adversário o mais longe possível para tentar percorrer o maior número de vezes
ou a maior distância possível entre as bases, enquanto os defensores não
recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos. ( CURRÍCULO PAULISTA,
2019).
Assinale alternativa corresponde ao esporte de
campo/taco:
a) Voleibol
b) Futebol
c) Beisebol.
d) Basquetebol.
3) Os jogos paraolímpicos são um evento
desportivo constituído de competições entre atletas de alto nível com algum
tipo de deficiência, sejam elas sensoriais ou físicas. Os jogos ocorrem no
mesmo local que as Olimpíadas tradicionais, porém são iniciados logo após o seu
encerramento. O esporte paraolímpico surgiu com o objetivo de reabilitar
militares durante a segunda guerra mundial. A primeira Paralimpíadas aconteceu
em 1960, em Roma, na Itália.
Assinale o esporte coletivo
paraolímpico:
a) Goalball
b) Bétia
c) Xadrez
d) Arremesso
de peso.
Analise
o gráfico e responda a questão 4:
4) As duas
modalidades esportivas mais praticadas são:
a) Futebol
e natação.
b)
Voleibol e Basquetebol
c)
Futebol e voleibol
d)
Natação e basquete.
5) Qual modalidade esportiva ficou em
3º lugar na pesquisa?
a)
Futebol
b)
Voleibol
c)
Natação
d)
Basquetebol
◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘
Atividade Educação Física
Nome:
______________________nº____ série______
Data de entrega: 25/05/20.
Tema : Esporte de
taco/campo. Beisebol.
Profª
Catarina. 02 aulas - 8º anos A,B e C.
BEISEBOL.
O
beisebol, basebol ou baseball é um esporte coletivo praticado com uma bola e um
taco. O termo vem da língua inglesa “baseball”.
Nos Estados Unidos é um dos esportes mais populares, o qual é
praticado por homens e mulheres.
A sua prática exige muito treinamento dos jogadores. Agilidade,
condicionamento físico e precisão são indispensáveis.
O beisebol é praticado num campo que pode ser ao livre, ou numa
quadra fechada. Um jogo é composto de 9 partidas sem um tempo definido.
Possui duas equipes compostas por 9 jogadores cada. De maneira
alternada, as equipes atacam e defendem. Objetivo do jogo é passar pelas quatro
bases, e assim marcar um ponto.
Bétia,
bets ou jogo de taco.
O bete-ombro, também conhecido
como bete, bets, tacobol, bets-lombo, taco ou jogo
de taco, é um esporte que descende do críquete.
O objetivo principal do
jogo para a equipe rebatedora é fazer pontos cruzando os tacos no meio do
campo, enquanto para a equipe lançadora é tentar derrubar um dos alvos da
equipe adversária, assim se trocando de posição com a equipe lançadora. Existem
várias versões sobre a origem do taco. Uma é que o jogo foi criado por
jangadeiros no Brasil durante o século XVIII; outra é que ele era praticado por
ingleses da Companhia das Índias Ocidentais, que jogavam críquete nos porões do
navio durante a viagem. A tradução da palavra bets é aposta.
De
acordo com os textos responda:
1. Quais as principais
semelhanças entre as atividades mencionadas?
2. Quais são os gestos
comuns entre as atividades?
3. Como acontece a
cooperação nesses diferentes esportes?
Avaliação: enviem fotos das resoluções das atividades, se possível. Ou enviem pelo e.mail catarina_maheban@yahoo.com.br. Registrem no caderno.
◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘
Atividade Educação Física
Profª Catarina
Previsão de aulas: 02 aulas.
Data de entrega: 18/5
Nome:.......................................nº.......série........
Texto 1: GOALBALL
O goalball (também conhecido
por golbol no Brasil) é um desporto coletivo com bola,
praticado por atletas que possuem deficiência visual. Foi inventado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e
pelo alemão Sett Reindle. O objetivo do jogo é arremessar uma bola com as mãos
de modo em que a bola entre na baliza do adversário.
Cada equipe
deve jogar com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de
vendas nos olhos por todos os atletas.
A percepção
da posição da bola é feita usando os sentidos do tato e audição. As linhas do chão são o motivo do jogo em que o tato
prevalece. A bola possui guizos para uso da audição, e assim os praticantes
podem saber em que direção a bola se move. É um jogo que requer muita
concentração, e por isso o silêncio dos espectadores e da equipe é de extrema
importância para o jogo.
Agora é a sua vez! Convide seus
familiares e vivencie esse esporte. Bom divertimento!
Texto 2: Atleta
Daniel Dias – natação.
“O esporte foi e é muito importante na minha
vida, pois sempre acreditei e acredito que se trata de uma grande ferramenta de
inclusão social. Nem todos serão campeões no esporte. Mas acredito que todos
nós, independentemente de nossas limitações físicas, podemos ser campeões na
vida. O esporte ajuda muito neste sentido”, escreveu Daniel
Dias no prefácio do livro “Esporte Paralimpico: tornar
possível o impossível”, lançado em 2017 pela Autografia.
-
O que é preconceito para você?
-
Como combater o preconceito nos esportes e na vida?
Avaliação:
enviem fotos das resoluções das atividades, se possível. Ou enviem pelo e.mail catarina_maheban@yahoo.com.br.
Registrem no caderno.
◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘
https://youtu.be/HoDD1kW_5QU
Atividade de Educação Física. Profª Catarina (Catita). Data de
entrega:11/05/2020.
Nome:......................................................................................................nº.....série
8º......,
Tema: Esportes Paralímpicos.
Os Jogos
Paralímpicos são um evento desportivo constituído de competições entre atletas
de alto nível com algum tipo de deficiência, sejam elas sensoriais ou físicas.
Os jogos ocorrem no mesmo local que as Olimpíadas tradicionais, porém são iniciados
logo após o seu encerramento.
O esporte
Paralímpico surgiu com o intuito de reabilitar militares durante a Segunda
Guerra Mundial. A primeira Paralimpíada aconteceu em 1960, em Roma, na Itália.
|
Atividade 1.
Analise os dados abaixo para responder às questões 1 e 2.
Quadro 1 – Comparativo de medalhas. Brasil.
Resultados dos atletas do Brasil
|
OURO
|
PRATA
|
BRONZE
|
TOTAL
|
Olimpíadas Rio 2016
|
7
|
6
|
6
|
19
|
Paralimpíadas Rio 2016
|
14
|
29
|
29
|
72
|
Jogos Pan-Americanos 2019
|
55
|
45
|
71
|
171
|
Jogos Parapan- Americanos 2019
|
124
|
99
|
85
|
308
|
1) Comparando os resultados da participação dos
atletas brasileiros nos jogos Olímpicos, Paralímpicos e Pan- e Parapan –
Americanos, percebemos superioridade dos resultados dos atletas Paralímpicos.
Em sua opinião, a que se deve essa diferença de resultados?
2)
Pensando na estrutura esportiva, você acredita
que os esportes Paralímpicos recebem a mesma atenção que os esportes Olímpicos?
Por quê?
Atividade 2.
Agora é hora de vivenciar com
seus familiares o vôlei sentado, vale a pena tentar. Seja criativo e providencie
um espaço e elabore as regras, afinal você jogou esse esporte nas aulas de
Educação Física. Faça um relatório sobre essa atividade e bom divertimento.
1
Sem comentários:
Enviar um comentário