PROFESSORES: Mariana e Valdenice
DISCIPLINA: ELETIVA
TURMA: 8º/9º anos
CONTEÚDOS: Objetivos de desenvolvimento sustentável
ODS – 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos
CONTEÚDOS: Objetivos de desenvolvimento sustentável
ODS – 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
- Seguir o roteiro;
- Assistir os vídeos propostos;
- Registrar o relato no caderno, enviar ao
professor via whatsApp
RECURSOS
- Materiais necessário para resolver os exercícios propostos -material
escolar;
- Link do vídeo:
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Através da interação,
postagem de fotos das atividades realizadas e entrega das atividades no retorno
das aulas presenciais (registro no caderno).
OBJETIVO
6. ASSEGURAR A DISPONIBILIDADE E GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA E SANEAMENTO PARA
TODAS E TODOS.
6.1 Até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo a
água potável e segura para todos
6.2 Até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene
adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com
especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em
situação de vulnerabilidade
6.3 Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a
poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e
materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não
tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura
globalmente
6.4 Até 2030, aumentar substancialmente a eficiência do uso
da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis e o
abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir
substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água
6.5 Até 2030, implementar a gestão integrada dos recursos
hídricos em todos os níveis, inclusive via cooperação transfronteiriça,
conforme apropriado
6.6 Até 2020, proteger e restaurar ecossistemas
relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios,
aquíferos e lagos
6.a
Até 2030, ampliar a cooperação internacional e o apoio
à capacitação para os países em desenvolvimento em atividades e programas
relacionados à água e saneamento, incluindo a coleta de água, a dessalinização,
a eficiência no uso da água, o tratamento de efluentes, a reciclagem e as
tecnologias de reuso
6.b Apoiar e fortalecer a participação das
comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento
Junto à melhoria da qualidade
da água obtida por tratamento de efluentes, é importante analisar a evolução da
quantidade de água e de seus usos consuntivos para garantir a proteção dos
ecossistemas, saúde humana e segurança hídrica. O Brasil é um país rico em
recursos naturais, contando com uma das maiores disponibilidades de água doce
do mundo, que, porém, não está igualmente distribuída no território nacional.
Enquanto 80% dos recursos hídricos se concentram na Amazônia, que ocupa 45% do
território brasileiro, em outros 13% da área do País existem regiões
semiáridas, com rios intermitentes, e sujeitas a longos períodos de secas.
Também é desigual a distribuição da população no País, havendo áreas
intensamente antropizadas, em que a quantidade e a qualidade da água se mostram
comprometidas, contrapondo-se a áreas com baixa densidade demográfica e farta
disponibilidade hídrica. Esse cenário de desigualdades regionais se reflete no
uso da água, exigindo ações especificas no território brasileiro para gestão da
oferta e da demanda por recursos hídricos.
Pensando no abastecimento e a
qualidade da água e o tratamento de esgoto no nosso município – Parapuã. Faça
um relato sobre esses dois serviços que, são essenciais para a nossa vida.
Nº DE AULAS PREVISTAS: 2 aulas
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 24/06/2020 a 30/06/2020
PROFESSOR: Mariana e Valdenice
PROFESSORES: Mariana e Valdenice
DISCIPLINA ELETIVA: Ações Sustentáveis
TURMA: 8º/9º anos
CONTEÚDOS:
Objetivos de desenvolvimento sustentável ODS 5 – Igualdade de gênero.
CONTEÚDOS:
Objetivos de desenvolvimento sustentável ODS 5 – Igualdade de gênero.
DESENVOLVIMENTO E
ESTRATÉGIAS:
-Seguir o roteiro ;
- Assistir os vídeos propostos ;
-Registrar as respostas no caderno , enviar ao professor via whatsApp.
-Seguir o roteiro ;
- Assistir os vídeos propostos ;
-Registrar as respostas no caderno , enviar ao professor via whatsApp.
RECURSOS:
Materiais necessário para resolver os
exercícios propostos -material escolar;
Link do vídeo :
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas presenciais ( registro no caderno).
Nº DE AULAS PREVISTAS: 2 aulas
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:15/06/2020 a 19/06/2020
VALIDADO EM:
Assistam os
vídeos para melhorar a aprendizagem !!!
Objetivo
5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
5.1 Acabar
com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda
parte
5.2 Eliminar
todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas
públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos
5.3 Eliminar
todas as práticas nocivas, como os casamentos prematuros, forçados e de
crianças e mutilações genitais femininas
5.4 Reconhecer
e valorizar o trabalho de assistência e doméstico não remunerado, por meio da
disponibilização de serviços públicos, infraestrutura e políticas de proteção
social, bem como a promoção da responsabilidade compartilhada dentro do lar e
da família, conforme os contextos nacionais
5.5 Garantir
a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para
a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica
e pública
5.6 Assegurar
o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva e os direitos reprodutivos,
como acordado em conformidade com o Programa de Ação da Conferência Internacional
sobre População e Desenvolvimento e com a Plataforma de Ação de Pequim e os
documentos resultantes de suas conferências de revisão
5.a Realizar
reformas para dar às mulheres direitos iguais aos recursos econômicos, bem como
o acesso a propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade,
serviços financeiros, herança e os recursos naturais, de acordo com as leis
nacionais
5.b Aumentar
o uso de tecnologias de base, em particular as tecnologias de informação e
comunicação, para promover o empoderamento das mulheres
5.c Adotar
e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da
igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos
os níveis
http://desafiodaigualdade.org.br/?gclid=CjwKCAjwlZf3BRABEiwA8Q0qq1E7o3ru7L3VWsIOsiE1XnkQX4InbJa7LAjjpK_E8WF23egcKZoI0hoCDlMQAvD_BwE
Em pleno século 21, ainda tratamos meninos e
meninas de modo desigual. Precisamos mudar essa realidade juntos, questionando
nossos hábitos, mudando nossos comportamentos e educando nossas crianças para a
igualdade. Em casa, na escola, entre amigos, em todo lugar. Todos têm um papel
importante. Por isso, lançamos o desafio:
O que você pode fazer pela
igualdade de gênero na infância?
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PROFESSORES: Valdenice e mariana
DISCIPLINA ELETIVA: Ações Sustentáveis
TURMA: 8º/9º anos
PERÍODO: 15/05/2020 a 22/05/2020
DESENVOLVIMENTO:
ODS 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos
METAS DO OBJETIVO 4
4.1 Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes
4.2 Até 2030, garantir que todos os meninos e meninas tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que estejam prontos para o ensino primário
4.3 Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade
4.4 Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
4.5 Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade
4.6 Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres, estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática
4.7 Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
4.a Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos
4.b Até 2020 substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo disponíveis para os países em desenvolvimento, em particular, os países de menor desenvolvimento relativo, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, programas técnicos, de engenharia e científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento
4.c Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países de menor desenvolvimento relativo e pequenos Estados insulares em desenvolvimento
30/03/2020
Coronavírus: UNESCO reúne organizações, sociedade civil e setor privado em coalizão pela aprendizagem.
Em um momento no qual 87% da população mundial de estudantes é afetada pelo fechamento de escolas devido à COVID-19, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está lançando uma coalizão global de educação para apoiar os países a ampliar suas melhores práticas de aprendizagem a distância e atingir crianças e jovens em maior risco. Mais de 1,5 bilhão de estudantes em 165 países foram afetados pelo fechamento de escolas devido à COVID-19.
ATIVIDADE DE REFLEXÃO E INTERAÇÃO
Assistir ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=NQwqFKerFMg
Depois de assistir ao vídeo, ler as metas do ODS 4 e o trecho dessa reportagem você chega a que conclusão sobre a educação nesse período que estamos. Escreva (dez linhas) como você está se sentido em relação a educação a distância (atividade remota) e a educação de qualidade para todos.
DESENVOLVIMENTO:
ODS 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos
METAS DO OBJETIVO 4
4.1 Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes
4.2 Até 2030, garantir que todos os meninos e meninas tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que estejam prontos para o ensino primário
4.3 Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade
4.4 Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
4.5 Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade
4.6 Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres, estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática
4.7 Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
4.a Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos
4.b Até 2020 substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo disponíveis para os países em desenvolvimento, em particular, os países de menor desenvolvimento relativo, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, programas técnicos, de engenharia e científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento
4.c Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países de menor desenvolvimento relativo e pequenos Estados insulares em desenvolvimento
30/03/2020
Coronavírus: UNESCO reúne organizações, sociedade civil e setor privado em coalizão pela aprendizagem.
Em um momento no qual 87% da população mundial de estudantes é afetada pelo fechamento de escolas devido à COVID-19, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está lançando uma coalizão global de educação para apoiar os países a ampliar suas melhores práticas de aprendizagem a distância e atingir crianças e jovens em maior risco. Mais de 1,5 bilhão de estudantes em 165 países foram afetados pelo fechamento de escolas devido à COVID-19.
ATIVIDADE DE REFLEXÃO E INTERAÇÃO
Assistir ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=NQwqFKerFMg
Depois de assistir ao vídeo, ler as metas do ODS 4 e o trecho dessa reportagem você chega a que conclusão sobre a educação nesse período que estamos. Escreva (dez linhas) como você está se sentido em relação a educação a distância (atividade remota) e a educação de qualidade para todos.
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PROFESSORES: Valdenice e mariana
DISCIPLINA
ELETIVA: Ações
Sustentáveis
TURMA: 8º/9º anos
PERÍODO: 08/05/2020
a 15/05/2020
ODS 3: Assegurar uma vida saudável e
promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Este
objetivo pretende reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70
mortes por 100.000 nascidos vivos, a mortalidade neonatal para pelo menos 12
por 1.000 nascidos vivos e a mortalidade de crianças menores de 5 anos para
pelo menos 25 por 1.000 nascidos vivos. Além disso, acabar com as epidemias de
AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais, prevenir o abuso de substâncias
nocivas, como álcool e drogas e reduzir pela metade as mortes e os ferimentos
globais por acidentes em estradas.
O que é COVID-19?
COVID-19
é a doença infecciosa causada pelo novo coronavírus, identificado pela primeira
vez em dezembro de 2019, em Wuhan, na China.
Quais
são os sintomas de alguém infectado com COVID-19?
Os
sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns
pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou
diarreia. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas
pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e não se sentem mal. A
maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de
tratamento especial. Uma em cada seis pessoas que recebe COVID-19 fica
gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar. As pessoas idosas e as
que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos ou
diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Pessoas com
febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.
Os
coronavírus podem ser transmitidos de pessoa para pessoa?
Sim,
alguns coronavírus podem ser transmitidos de pessoa para pessoa, geralmente
após contato próximo com um paciente infectado, por exemplo, em casa, no local
de trabalho ou em um centro de saúde.
1. A partir da leitura dos textos acima
qual relação podemos fazer com o 3º ODS. Descreva sobre.
2. Ainda não existe uma vacina contra a
COVID-19. Por que há um incentivo para que a população se vacine contra a
gripe?
3-
Pode mudar a pirâmide etária – 2040/2060 com essa pandemia (COVID-19)/
Justifique
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