Nome: _______________________________nº___série__
Período: 11 a 22/05/20
Conteúdo: Leitura de notícia
Leia a notícia com atenção.
1. Que gênero textual é
esse?
2. Onde foi publicado?
3. Qual é o assunto/tema do texto?
4. Que elemento presente
na notícia mostra que ela foi retirada da internet?
5. Localize no texto e escreva em seu caderno:
- O fato ocorrido (o que aconteceu?)
- As pessoas envolvidas (com quem aconteceu?)
- Quando aconteceu?
- Onde aconteceu?
- Como aconteceu?
Avaliação: pela realização da atividade no caderno, se possível printada e enviada pelo WhattsApp.
☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻
Aluno: _______________________________________________nº _____ 6º ____
Período: 04/05/20 à 11/05/20
Conteúdo: Reconhecimento de gênero textual BILHETE - 06 aulas
Texto 1 -
Responda em seu caderno:
1) Como é chamado, na sociedade, o texto que você acabou de
ler?
( ) Carta
( ) Bilhete
( ) Aviso
( ) Fábula
( ) Bilhete
( ) Aviso
( ) Fábula
2) Por que escrevemos textos como esse, ou seja, qual a
finalidade dele?
( ) Fazer um convite.
( ) Dar um recado.
( ) Contar um fato.
( ) Fazer um convite.
( ) Dar um recado.
( ) Contar um fato.
3) Responda, atentamente, às seguintes questões:
a) Quem escreveu o texto?
b) Escreveu para quem?
c) O que Toquinho tinha combinado com Edu?
d) Com quem Toquinho iria jogar bola?
e) Por que Toquinho não poderia ir mais jogar bola?
f) Quando que Edu e Toquinho se encontrarão novamente?
g) Onde os dois costumam conversar?
h) Toquinho precisou repassar um recado para Edu e, para isso, selecionou o gênero bilhete. Por que ele selecionou esse gênero?
i) No seu dia a dia, quando você se utiliza do gênero bilhete?
j) Por que esse gênero é selecionado?
k Qual a relação de interação entre Toquinho e Edu?
( ) colegas ( ) amigos ( ) inimigos
l) Retire do texto uma expressão que comprove sua resposta da questão anterior.
Texto 2 -
Uma história emocionante aconteceu numa escola em
Cruzília, no Sul de Minas Gerais. Como acontece todo ano, os pais contribuem
com R$ 3 para ajudar na lembrancinha de Páscoa das crianças que não têm
condições de comprar nada. O valor não é obrigatório e cada um contribui com o
que pode.
Assim sendo, as
crianças, entre 8 e 9 anos, entregaram o que tinham para a professora do quarto
ano. Foi então que ela recebeu um bilhete com o recadinho de uma das alunas. O
bilhete dizia: “Tia, três reais são meus e os outros três são para alguma
criança que não tiver dinheiro para pagar”.
Responda em seu caderno:
1. A que gênero textual pertence esse texto?
2. Qual a finalidade desse texto?
3. A criança conseguiu sensibilizar a professora com esse texto? Por quê?
4. A criança foi capaz de empregar características própria do gênero usado. Reconheça:
a) destinatário
b) remetente
c) a informação
d) o argumento
5. Porém, alguns termos foram empregados e que não
correspondem à norma culta. Reescreva o texto passando-o para variedade padrão
da língua.
Texto 3:
Texto 4
BILHETE
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve
ainda...
(Mário Quintana)
Responda em seu caderno:
6) Como já é do seu conhecimento, o bilhete é uma mensagem curta enviada
para alguém.
Qual dos dois textos é verdadeiramente um bilhete? Justifique sua
resposta.
2) Os dois textos tratam de assuntos diferentes. Qual o assunto do texto 3? E do texto 4?
3) Elabore um bilhete para um familiar informando que teve de sair mas que retornará em breve pra casa.
2) Os dois textos tratam de assuntos diferentes. Qual o assunto do texto 3? E do texto 4?
3) Elabore um bilhete para um familiar informando que teve de sair mas que retornará em breve pra casa.
☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺
Atividade - Professora Kátia
Aluno: _________________________________nº____________ 6º ______
Boas atitudes, bom
coração
Numa noite de insônia eu saí pelo jardim,
sentei-me no chão e olhava para o céu desejando ver um mundo invisível. Por
mais que me esforçasse, somente via estrelas distantes e a Lua que ia sonolenta
entre as nuvens. Esforcei muito tentando imaginar como seria um mundo
invisível. Logo que amanheceu, vi que chegava o meu anjinho das matas, Pena
Dourada, e ansiosamente investiguei:
— O que tem nos mundos aonde vais? Sempre são
belos?
—
Há muitos Mundos Invisíveis aqui na Terra e em todo o universo, alguns são
belos como os jardins, outros são horríveis como o fundo escuro das cavernas.
Alguns têm o perfume da mais doce flor,
outros são malcheirosos e úmidos.
Foi uma importante revelação, mas que me
preocupou muito. Eu seria capaz de fazer qualquer sacrifício para também
conhecer um mundo espiritual, mas que fosse um lindo lugar. Embora tivesse
curiosidade, por medo não perguntei se alguma vez foi a um lugar tenebroso, mas
o menino pressentia minhas dúvidas e fez uma advertência:
— Cuida das tuas atitudes, cuida também do
teu coração.
Meu rosto empalideceu, entendi que o assunto
era muito sério.
— Por quê? — perguntei assombrado.
— Se queres conhecer um mundo de amor,
primeiro coloca amor no teu próprio coração — respondeu com uma seriedade
impressionante.
Enquanto eu pensava em como colocar mais amor
no coração, ele nem esperou que eu concluísse, logo fez outra advertência.
— Conheces o perigo dos seres das trevas?
Não ousei responder, estava amedrontado
demais, então ele contou:
—
Em uma noite adormeci com o coração amargurado pelas dificuldades da vida,
quando percebi, fui acordado por um Ser Invisível que veio de um lugar de
trevas. Ele não sorria, não tinha brilho, mas mentia que amava com tanta força,
que convencia facilmente. Eu acreditei nele, então, me levou para um lugar
assustador. Aprendi que jamais devemos dormir com o coração impuro, pois
estaremos em perigo de um ser malvado nos visitar.
— O que fizeste para voltar?
— Olhei para o alto.
— O que procuravas no alto?
— Uma réstia de luz no meio
da escuridão.
— Encontraste alguma?
— Sim, a luz de um Anjo de
Luz.
— E o que aconteceu?
—
Apareceu um clarão que iluminou o caminho de volta. Mas um Anjo de Luz só vem
quando pedimos, quando nos lembramos dele.
Atividades
1-Qual
o gênero textual?
a)
Crônica c) Conto
b)
Fábula d)
Notícia
2-Identificando
os Elementos da Narrativa
a-
Qual o foco narrativo do texto? 1ª pessoa ou 3ª pessoa? Justifique com exemplos
do texto.
b-
Onde se passa a história? (espaço)
c)
Quando
acontece a história? (tempo)
d)
Segundo
o texto, quem é Pena Dourada?
e)
Qual
revelação importante Pena Dourada faz ao personagem?
Sem comentários:
Enviar um comentário