Língua Portuguesa 6º Ano




Nome: _______________________________nº___série__

Período: 11 a 22/05/20

Conteúdo: Leitura de notícia

Leia a notícia com atenção.



      1. Que gênero textual é esse?

    2. Onde foi publicado?

    3. Qual é o assunto/tema do texto?

    4. Que elemento presente na notícia mostra que ela foi retirada da internet?

      5. Localize no texto e escreva em seu caderno:
      - O fato ocorrido (o que aconteceu?)
      - As pessoas envolvidas (com quem aconteceu?)
      - Quando aconteceu?
      - Onde aconteceu?
      - Como aconteceu?

Avaliação: pela realização da atividade no caderno, se possível printada e enviada pelo WhattsApp.




    ☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻



  Aluno: _______________________________________________nº _____ 6º ____

Período: 04/05/20 à 11/05/20

Conteúdo: Reconhecimento de gênero textual BILHETE  - 06 aulas

            Texto 1 - 


     Responda em seu caderno:

     1) Como é chamado, na sociedade, o texto que você acabou de ler? 
(   ) Carta
(   ) Bilhete
(   ) Aviso
(   ) Fábula

2) Por que escrevemos textos como esse, ou seja, qual a finalidade dele?
(   ) Fazer um convite.
(   ) Dar um recado.
(   ) Contar um fato.

3) Responda, atentamente, às seguintes questões:

a) Quem escreveu o texto?

b) Escreveu para quem?

c) O que Toquinho tinha combinado com Edu?

d) Com quem Toquinho iria jogar bola?

e) Por que Toquinho não poderia ir mais jogar bola?

f) Quando que Edu e Toquinho se encontrarão novamente?

g) Onde os dois costumam conversar?

h) Toquinho precisou repassar um recado para Edu e, para isso, selecionou o gênero bilhete. Por que ele selecionou esse gênero?

i) No seu dia a dia, quando você se utiliza do gênero bilhete?

j)  Por que esse gênero é selecionado?

k  Qual a relação de interação entre Toquinho e Edu? 
(   ) colegas       (    ) amigos       (    ) inimigos

l) Retire do texto uma expressão que comprove sua resposta da questão anterior.


Texto 2 - 



             Uma história emocionante aconteceu numa escola em Cruzília, no Sul de Minas Gerais. Como acontece todo ano, os pais contribuem com R$ 3 para ajudar na lembrancinha de Páscoa das crianças que não têm condições de comprar nada. O valor não é obrigatório e cada um contribui com o que pode.         
         Assim sendo, as crianças, entre 8 e 9 anos, entregaram o que tinham para a professora do quarto ano. Foi então que ela recebeu um bilhete com o recadinho de uma das alunas. O bilhete dizia: “Tia, três reais são meus e os outros três são para alguma criança que não tiver dinheiro para pagar”.

Responda em seu caderno: 

1. A que gênero textual pertence esse texto?

2. Qual a finalidade desse texto?

3. A criança conseguiu sensibilizar a professora com esse texto? Por quê?

4. A criança foi capaz de empregar características própria do gênero usado. Reconheça:
a) destinatário
b) remetente
c) a informação
d) o argumento

5. Porém, alguns termos foram empregados e que não correspondem à norma culta. Reescreva o texto passando-o para variedade padrão da língua.

Texto 3: 


Texto 4
BILHETE



Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...

(Mário Quintana)



Responda em seu caderno:

6) Como já é do seu conhecimento, o bilhete é uma mensagem curta enviada para alguém. 
Qual dos dois textos é verdadeiramente um bilhete? Justifique sua resposta.


2) Os dois textos tratam de assuntos diferentes. Qual o assunto do texto 3? E do texto 4?

3) Elabore um bilhete para um familiar informando que teve de sair mas que retornará em breve pra casa.


    ☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺


Atividade - Professora Kátia

Aluno: _________________________________nº____________ 6º ______


Boas atitudes, bom coração


Numa noite de insônia eu saí pelo jardim, sentei-me no chão e olhava para o céu desejando ver um mundo invisível. Por mais que me esforçasse, somente via estrelas distantes e a Lua que ia sonolenta entre as nuvens. Esforcei muito tentando imaginar como seria um mundo invisível. Logo que amanheceu, vi que chegava o meu anjinho das matas, Pena Dourada, e ansiosamente investiguei:
— O que tem nos mundos aonde vais? Sempre são belos?
— Há muitos Mundos Invisíveis aqui na Terra e em todo o universo, alguns são belos como os jardins, outros são horríveis como o fundo escuro das cavernas. 

Alguns têm o perfume da mais doce flor, outros são malcheirosos e úmidos.
Foi uma importante revelação, mas que me preocupou muito. Eu seria capaz de fazer qualquer sacrifício para também conhecer um mundo espiritual, mas que fosse um lindo lugar. Embora tivesse curiosidade, por medo não perguntei se alguma vez foi a um lugar tenebroso, mas o menino pressentia minhas dúvidas e fez uma advertência:
— Cuida das tuas atitudes, cuida também do teu coração.
Meu rosto empalideceu, entendi que o assunto era muito sério.
— Por quê? — perguntei assombrado.
— Se queres conhecer um mundo de amor, primeiro coloca amor no teu próprio coração — respondeu com uma seriedade impressionante.
Enquanto eu pensava em como colocar mais amor no coração, ele nem esperou que eu concluísse, logo fez outra advertência.
— Conheces o perigo dos seres das trevas?
Não ousei responder, estava amedrontado demais, então ele contou:
— Em uma noite adormeci com o coração amargurado pelas dificuldades da vida, quando percebi, fui acordado por um Ser Invisível que veio de um lugar de trevas. Ele não sorria, não tinha brilho, mas mentia que amava com tanta força, que convencia facilmente. Eu acreditei nele, então, me levou para um lugar assustador. Aprendi que jamais devemos dormir com o coração impuro, pois estaremos em perigo de um ser malvado nos visitar.

— O que fizeste para voltar?
— Olhei para o alto.
— O que procuravas no alto?
— Uma réstia de luz no meio da escuridão.
— Encontraste alguma?
— Sim, a luz de um Anjo de Luz.
— E o que aconteceu?
— Apareceu um clarão que iluminou o caminho de volta. Mas um Anjo de Luz só vem quando pedimos, quando nos lembramos dele.

Atividades

1-Qual o gênero textual?
a)     Crônica                             c) Conto
b)     Fábula                                          d) Notícia

2-Identificando os Elementos da Narrativa

a- Qual o foco narrativo do texto? 1ª pessoa ou 3ª pessoa? Justifique com exemplos do texto.

b- Onde se passa a história? (espaço)

c)   Quando acontece a história? (tempo)

d)     Segundo o texto, quem é Pena Dourada?

e)     Qual revelação importante Pena Dourada faz ao personagem?



Sem comentários:

Enviar um comentário