Avaliação
de Educação Física
Leia a prova com atenção
e responda as questões em seu caderno. Lembre-se de justificar as suas
respostas, isto é, explique o motivo que escolheu a alternativa como correta.
Após, printe (fotografe) e envie para a profª Catita pelo WhattsApp ou no
e-mail catarina_maheban@yahoo.com.br.
Boa prova!
Nome:________________________________nº___série____
Data de entrega: 26/05/20
Profª Catarina.
Texto1
Foi realizada
uma pesquisa com os alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais de São
Sebastião, onde foi verificado o peso e altura dos alunos, os mesmos
responderam a um questionário sobre hábitos alimentares e atividade física.
O resultado dessa pesquisa aponta para
alguns dados preocupantes, pois em cada 10 alunos, dois estão acima do peso ou
obesos. Outro fato curioso é que em cada 10 alunos, quase quatro passa 5 horas
ou mais em frente a um computador, TV ou vídeo game.
1. Com base no texto, analise se as afirmações são falsas ou
verdadeiras:
I- A prática
regular de atividade física associada a uma alimentação equilibrada são fatores
determinantes para uma boa saúde.
II- Os alunos que
passam 5 horas ou mais em frente ao computador, TV ou vídeo game, se não se
preocuparem com a alimentação e a atividade física, poderão ter problemas com
sobrepeso ou obesidade.
III- Uma vida
saudável requer disciplina, é possível dividir o tempo com divertimento como
TV, computador e vídeo game com atividades esportivas.
IV- Existem
doenças como diabetes e pressão alta que estão associadas ao sedentarismo e a
obesidade.
V- As aulas de
Educação Física não tem nenhuma relação com os cuidados com o corpo para uma
vida saudável.
a) Os itens I,
II, III e IV estão corretos.
b) Todos os
itens estão errados.
c) Apenas o item
V está correto.
d) Os itens I, II e V estão corretos.
Texto 2
“ As danças exploram o conjunto das práticas corporais caracterizadas
por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas
vezes também integradas a coreografias. As danças podem ser realizadas de forma
individual, em duplas ou em grupos, sendo essas duas últimas as formas mais
comuns. Diferentes de outras práticas corporais ritmo-expressivas, elas se
desenvolvem em condições particulares, historicamente constituídas, que
permitem identificar movimentos e ritmos musicais peculiares associados a cada
uma delas.” Brasil,2017
2. Todas
as danças possuem seus ritmos, características e
benefícios.
Qual a principal
característica da dança de salão?
a- Dançar em
grupos;
b- Dançar
aos pares;
c- Ritmos iguais;
d- Dança
individual.
3. Assinale
a dança de salão:
a- Hip-Hop
b- Frevo
c- Forró.
d- Street Dance
Texto
3
As atividades de aventura na natureza
estão sendo compreendidas, aqui, como as diversas práticas esportivas
manifestadas, privilegiadamente, nos momentos de lazer, com características
inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais, pois as condições de
prática, os objetivos, a própria motivação e os meios utilizados para o seu
desenvolvimento são outros e, além disso, há também a presença de inovadores
equipamentos tecnológicos permitindo uma fluidez entre o praticante e o espaço
destinado a essas práticas.
4-
Quais as Prática Corporal de Aventura da Natureza?
a- Natação;
b- Voleibol.
c- skate
d- montanhismo.
5. O Downhill é uma prática esportiva
que utiliza:
a- Bicicleta
b- moto;
c- carro;
d- patim.
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Atividade
Educação Física
Nome: ______________________nº___
série___
Profª Catarina - aulas previstas: 02 aulas - Série: 9 anos A e B.
Data de entrega: 25/05.
Tema: Dança de salão.
Dança de salão: Forró.
Pode-se dizer que dança
de salão é toda dança social,
ou seja, que se dança a dois. Os mais variados ritmos são englobados pela dança
de salão, desenvolvendo a sociabilidade, a autoestima e é uma atividade física
prazerosa.
Os ritmos mais presentes nos
salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, samba
de gafieira, tango, bolero e salsa.
Conheça a história do Forró, o ritmo vindo do
Nordeste que encantou todo país.
O Forró é um ritmo contagiante. A paixão dos
brasileiros por esse estilo musical pode ser explicado por dois motivos.
Primeiro, porque ele é capaz de animar qualquer festa. Além disso, o Forró
também é muito bom para a saúde, pois reduz calorias e fortalece os músculos das
pernas, do abdômen e dos glúteos. Geralmente uma hora de Forró é capaz de
queimar 200 calorias ou mais.
Etimologia da palavra
Atualmente, existem três versões para a origem histórica do termo
“Forró”. Entre elas, a mais conhecida afirma que o termo apareceu, pela
primeira vez, no fim do século XIX. Ele surgiu nas construções das estradas de
ferro no Nordeste, onde alguns ingleses moravam.
Naquela época, os ingleses faziam várias festas, porém poucas eram
abertas à população. Quando o acesso era liberado para o público geral, na
entrada havia um cartaz com a seguinte frase: “For All”, ou seja, “para todos”.
Acredita-se que o termo Forró surgiu como variação da pronúncia dessa
expressão.
A segunda versão é muito semelhante a primeira. No entanto, a principal diferença
é em relação aos responsáveis pela festa que, nesse caso, eram os soldados
norte americanos. Os eventos ocorriam durante a Segunda Guerra Mundial (1939 –
1945).
A terceira versão é a mais antiga. Nela, o termo forrobodó, de origem
africana, ficou conhecido. Acredita-se que este termo significa “algazarra”,
“festa para a ralé” e “arrasta-pé”.
Tipos de forró:
Forró pé de serra – representante: Luis Gonzaga;
Forró universitário- banda Fala Mansa.
Forró eletrônico- representantes: Frank Aguiar, Calcinha preta e
Calypso.
Após a leitura e análise
do texto responda:
1. Por que o forró é
considerado uma dança de salão?
2. Qual é a importância da
ética e do respeito ao parceiro de dança de salão? Justifique.
3. Existe ainda preconceito com a prática da
dança de salão. Na sua opinião, como isso poderia ser sanado?
Avaliação: enviem
fotos das resoluções das atividades, se possível. Ou enviem pelo e.mail catarina_maheban@yahoo.com.br. Registrem
no caderno.
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Atividade de Educação Física
Profª Catarina
Data da entrega:18/05/20
Aulas previstas: 02
Nome:..................................................................................nº......série............
Tema: Práticas Corporais de Aventura na Natureza.
Texto 1: O que é o
Downhill?
O Downhill é uma modalidade do BTT que consiste em descer o mais
rápido possível um determinado percurso com diversas irregularidades ou
obstáculos de uma dada montanha. É um desporto que permite estar em contacto
direto com a natureza e gozar da máxima adrenalina que uma descida vertiginosa proporciona.
Os
trajetos têm a distância de aproximadamente 4 km e são efetuados em cima de
uma Mountain Bike ou Bicicleta de Montanha que pode alcançar uma velocidade de 80 km/h.
Ao longo de uma prova de
Downhill, o ciclista enfrenta uma série de obstáculos, naturais ou artificiais,
desde curvas muito apertadas a rampas que são estrategicamente colocadas de
forma a testar a velocidade de reação e capacidade de concentração de um rider.
As provas são realizadas
individualmente e em duas mangas (cada downhiller desce duas vezes), das quais
se apura o melhor tempo e, consequentemente, o vencedor.
Dentro do Downhill, o Downtown começa a ganhar forma e a ter cada vez
mais popularidade, pois é uma adaptação para o asfalto das provas de Mountain Bike,
é o considerado Downhill urbano.
Para que o sucesso
deste desporto radical esteja assegurado e para que os riscos da sua prática
sejam os menores possíveis, todos os praticantes devem adquirir a bicicleta que
melhores condições oferece para a prática segura do Downhill.
Atividade 1.
Baseado no texto
responda as questões 1,2 e 3.
1. Quais os benefícios desse desporto
para seus praticantes?
2. Comente
as dificuldades que o downtown enfrenta nesse esporte.
3. Como funciona uma prova de downhill?
Atividade
2.
Pesquise : (referência para a pesquisa: Referência para pesquisa: www.google.com)
- Qual o significado da sigla BBT
,nos esportes, que aparece no
texto ?
Avaliação: enviem fotos das resoluções das atividades,
se possível. Ou enviem pelo e.mail catarina_maheban@yahoo.com.br.
Registrem no caderno.
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https://youtu.be/HoDD1kW_5QU
Atividade
de Educação Física- 9ºs anos
Profª Catarina (Catita)
Entrega: 11/05/2020.
Nome:.......................................................................................nº....série.........
Tema:
A prática
de esportes e o contato com a natureza são, sem dúvidas, duas das melhores
maneiras de relaxar e esquecer a correria do dia a dia. Quando unimos as duas
coisas, então, não há estresse que
resista! Existem diversos tipos de esporte de aventura na
natureza, e cada vez mais aumenta a procura por essa modalidade.
Alguns
exemplos dessa prática:
Acquaride,
Alpinismo; Arborismo; Asa-delta; BMX; Bungee Jumping; Motocross ou MX;
Parapente; Parkour; Rapel; Snowboard; Surfe e Wingsuit ou Bird-man.
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Atividade
1:
Escolha duas práticas e faça uma pesquisa . Para auxiliá-lo, sugiro um roteiro
para a busca de algumas informações importantes:
- Onde e quando surgiu essa prática?
- Quando e como essa prática chegou ao
Brasil?
- Quais são as principais
características e?
- Cite os principais equipamentos e
instrumentos utilizados.
- Quais os benefícios da prática dessa
modalidade?
Site:pt.wikipedia.org/wiki/esporte_de_aventura.
Atividade
2:
Você já praticou ou pratica algum
esporte de aventura?
Seria capaz de fazer algumas
adaptações e praticar com sua família a corrida de orientação?
Essa corrida nós fizemos na escola
seguindo o sol. É só relembrar e mãos à obra.
Faça um relatório ou vídeo de vocês
praticando uma atividade diferente.
Bom
trabalho!
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