Educação Física 9º Ano



Avaliação de Educação Física
   Leia a prova com atenção e responda as questões em seu caderno. Lembre-se de justificar as suas respostas, isto é, explique o motivo que escolheu a alternativa como correta. Após, printe (fotografe) e envie para a profª Catita pelo WhattsApp ou no e-mail catarina_maheban@yahoo.com.br.
                                                           Boa prova!

Nome:________________________________nº___série____

Data de entrega: 26/05/20
 9º anos A e B.      
Profª Catarina.
                   Texto1


Foi realizada uma pesquisa com os alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais de São Sebastião, onde foi verificado o peso e altura dos alunos, os mesmos responderam a um questionário sobre hábitos alimentares e atividade física.
          O resultado dessa pesquisa aponta para alguns dados preocupantes, pois em cada 10 alunos, dois estão acima do peso ou obesos. Outro fato curioso é que em cada 10 alunos, quase quatro passa 5 horas ou mais em frente a um computador, TV ou vídeo game.

     1. Com base no texto, analise se as afirmações são falsas ou verdadeiras:
I- A prática regular de atividade física associada a uma alimentação equilibrada são fatores determinantes para uma boa saúde.
II- Os alunos que passam 5 horas ou mais em frente ao computador, TV ou vídeo game, se não se preocuparem com a alimentação e a atividade física, poderão ter problemas com sobrepeso ou obesidade.
III- Uma vida saudável requer disciplina, é possível dividir o tempo com divertimento como TV, computador e vídeo game com atividades esportivas.
IV- Existem doenças como diabetes e pressão alta que estão associadas ao sedentarismo e a obesidade.
V- As aulas de Educação Física não tem nenhuma relação com os cuidados com o corpo para uma vida saudável.

a) Os itens I, II, III e IV estão corretos.
b) Todos os itens estão errados.
c) Apenas o item V está correto.
d) Os itens I, II e V estão corretos.


Texto 2
“ As danças exploram o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias. As danças podem ser realizadas de forma individual, em duplas ou em grupos, sendo essas duas últimas as formas mais comuns. Diferentes de outras práticas corporais ritmo-expressivas, elas se desenvolvem em condições particulares, historicamente constituídas, que permitem identificar movimentos e ritmos musicais peculiares associados a cada uma delas.” Brasil,2017

    2. Todas as danças possuem seus ritmos, características e 
    benefícios.
      Qual a principal característica da dança de salão?
       a-  Dançar em grupos;           
       b- Dançar aos pares;        
       c- Ritmos iguais;     
       d- Dança individual.

      3. Assinale a dança de salão:
       a- Hip-Hop       
       b- Frevo     
       c- Forró.       
       d- Street Dance      

  Texto 3
    As atividades de aventura na natureza estão sendo compreendidas, aqui, como as diversas práticas esportivas manifestadas, privilegiadamente, nos momentos de lazer, com características inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais, pois as condições de prática, os objetivos, a própria motivação e os meios utilizados para o seu desenvolvimento são outros e, além disso, há também a presença de inovadores equipamentos tecnológicos permitindo uma fluidez entre o praticante e o espaço destinado a essas práticas.

     4- Quais as Prática Corporal de Aventura da Natureza?
       a- Natação;          
       b- Voleibol.          
       c- skate           
       d- montanhismo.

     5. O Downhill é uma prática esportiva que utiliza:
          a- Bicicleta             
          b- moto;             
          c- carro;             
          d- patim.



◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘

Atividade Educação Física

Nome: ______________________nº___ série___

      
Profª Catarina  -  aulas previstas: 02 aulas  - Série: 9 anos A e B.

Data de entrega: 25/05. 

Tema: Dança de salão.

                                    Dança de salão: Forró.


      Pode-se dizer que dança de salão é toda  dança social, ou seja, que se dança a dois. Os mais variados ritmos são englobados pela dança de salão, desenvolvendo a sociabilidade, a autoestima e é uma atividade física prazerosa.
    Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero e salsa.
Conheça a história do Forró, o ritmo vindo do Nordeste que encantou todo país.

     O Forró é um ritmo contagiante. A paixão dos brasileiros por esse estilo musical pode ser explicado por dois motivos. Primeiro, porque ele é capaz de animar qualquer festa.              Além disso, o Forró também é muito bom para a saúde, pois reduz calorias e fortalece os músculos das pernas, do abdômen e dos glúteos. Geralmente uma hora de Forró é capaz de queimar 200 calorias ou mais.

Etimologia da palavra
       Atualmente, existem três versões para a origem histórica do termo “Forró”. Entre elas, a mais conhecida afirma que o termo apareceu, pela primeira vez, no fim do século XIX. Ele surgiu nas construções das estradas de ferro no Nordeste, onde alguns ingleses moravam.
   Naquela época, os ingleses faziam várias festas, porém poucas eram abertas à população. Quando o acesso era liberado para o público geral, na entrada havia um cartaz com a seguinte frase: “For All”, ou seja, “para todos”. Acredita-se que o termo Forró surgiu como variação da pronúncia dessa expressão.
    A segunda versão é muito semelhante a primeira. No entanto, a principal diferença é em relação aos responsáveis pela festa que, nesse caso, eram os soldados norte americanos. Os eventos ocorriam durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).
  A terceira versão é a mais antiga. Nela, o termo forrobodó, de origem africana, ficou conhecido. Acredita-se que este termo significa “algazarra”, “festa para a ralé” e “arrasta-pé”.

Tipos de forró:
Forró pé de serra – representante: Luis Gonzaga;
Forró universitário- banda Fala Mansa.
Forró eletrônico- representantes: Frank Aguiar, Calcinha preta e Calypso.
Após a leitura e análise do texto responda:
1. Por que o forró é considerado uma dança de salão?
2. Qual é a importância da ética e do respeito ao parceiro de dança de salão? Justifique.
     3.  Existe ainda preconceito com a prática da dança de salão. Na sua opinião, como isso poderia ser sanado?    
    
  Avaliação: enviem fotos das resoluções das atividades, se possível. Ou enviem pelo e.mail catarina_maheban@yahoo.com.br. Registrem no caderno. 


◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘

Atividade de Educação Física 


 Profª Catarina 
 Data da entrega:18/05/20              
 Aulas previstas: 02
 Nome:..................................................................................nº......série............

 Tema: Práticas Corporais de Aventura na Natureza.

 Texto 1: O que é o Downhill?


                O Downhill é uma modalidade do BTT que consiste em descer o mais rápido possível um determinado percurso com diversas irregularidades ou obstáculos de uma dada montanha. É um desporto que permite estar em contacto direto com a natureza e gozar da máxima adrenalina que uma descida vertiginosa proporciona.
             Os trajetos têm a distância de aproximadamente 4 km e são efetuados em cima de uma Mountain Bike ou Bicicleta de Montanha que pode alcançar uma velocidade de 80 km/h.
          Ao longo de uma prova de Downhill, o ciclista enfrenta uma série de obstáculos, naturais ou artificiais, desde curvas muito apertadas a rampas que são estrategicamente colocadas de forma a testar a velocidade de reação e capacidade de concentração de um rider.
       As provas são realizadas individualmente e em duas mangas (cada downhiller desce duas vezes), das quais se apura o melhor tempo e, consequentemente, o vencedor.
Dentro do Downhill, o Downtown começa a ganhar forma e a ter cada vez mais popularidade, pois é uma adaptação para o asfalto das provas de Mountain Bike, é o considerado Downhill urbano.
          Para que o sucesso deste desporto radical esteja assegurado e para que os riscos da sua prática sejam os menores possíveis, todos os praticantes devem adquirir a bicicleta que melhores condições oferece para a prática segura do Downhill.

Atividade 1.

Baseado no texto responda as questões 1,2 e 3.

          1. Quais os benefícios desse desporto para seus praticantes? 

          2. Comente as dificuldades que o downtown enfrenta nesse esporte.

          3. Como funciona uma prova de downhill?


Atividade 2.

Pesquise : (referência para a pesquisa: Referência para pesquisa: www.google.com)

- Qual o significado da sigla BBT ,nos esportes, que aparece no texto ?

- Quais outros atividades esportivas pertencem a BBT?


Avaliação: enviem fotos das resoluções das atividades, se possível. Ou enviem pelo e.mail catarina_maheban@yahoo.com.br. Registrem no caderno.


◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘◘



https://youtu.be/HoDD1kW_5QU


Atividade de Educação Física- 9ºs anos                  Profª Catarina (Catita)    

 Entrega: 11/05/2020.

Nome:.......................................................................................nº....série.........

Tema:
Práticas Corporais de Aventura na Natureza.

A prática de esportes e o contato com a natureza são, sem dúvidas, duas das melhores maneiras de relaxar e esquecer a correria do dia a dia. Quando unimos as duas coisas, então, não há estresse que resista! Existem diversos tipos de esporte de aventura na natureza, e cada vez mais aumenta a procura por essa modalidade.
Alguns exemplos dessa prática:
Acquaride, Alpinismo; Arborismo; Asa-delta; BMX; Bungee Jumping; Motocross ou MX; Parapente; Parkour; Rapel; Snowboard; Surfe e Wingsuit ou Bird-man.

Atividade 1:
Escolha duas práticas e faça uma  pesquisa . Para auxiliá-lo, sugiro um roteiro para a busca de algumas informações importantes:
- Onde e quando surgiu essa prática?
- Quando e como essa prática chegou ao Brasil?
- Quais são as principais características e?
- Cite os principais equipamentos e instrumentos utilizados.
- Quais os benefícios da prática dessa modalidade? 
                                                                                                                    Site:pt.wikipedia.org/wiki/esporte_de_aventura.

Atividade 2:
Você já praticou ou pratica algum esporte de aventura?
Seria capaz de fazer algumas adaptações e praticar com sua família a corrida de orientação?
Essa corrida nós fizemos na escola seguindo o sol. É só relembrar e mãos à obra.
Faça um relatório ou vídeo de vocês praticando uma atividade diferente.
                                                                                         
                                                                                                                   Bom trabalho!   

Sem comentários:

Enviar um comentário