Nome:
____________________________________ ANO/SÉRIE: ______________
Período de 29/06 à 13/07/2020
Olá!
A proposta de atividade desta semana é um desafio!
Sim,
o desafio de aquecer os corações que necessitam do calor de belas palavras para
se alegrar neste momento tão frágil de muitas angústias e incertezas em que
vivemos devido ao distanciamento por causa da pandemia que aflige o mundo todo,
estamos longe da escola, dos amigos, dos parentes, mas podemos estarmos
próximos espiritualmente e por que não levar uma mensagem de carinho, amor,
sonho, esperança às pessoas através do encantamento das palavras materializadas
em lindas poesias e poemas.
Lembre-se
que “Quando
recitamos um poema é nossa alma que canta ao mundo seus mais profundos
sentimentos”.
Existem
muitos poetas famosos que deixaram sua marca em nossa história: Carlos Drummond de
Andrade; João Cabral de Melo Neto; Manuel Bandeira; Ferreira Gullar; Vinicius de Moraes; Clarice Lispector; Cora Coralina; Cecília
Meireles; entre outros. Foram pessoas de alma
simples que conseguiam ver o que os outros não conseguiam enxergar, conseguiam
despertar os mais profundos sentimentos com suas poesias, desde lágrimas a
sorrisos, sonhos e fantasias. Foram homens e mulheres que carregavam o dom de
transportar para uma simples folha de papel palavras transformadoras para
nossas vidas.
Para
inspirá-los, vamos assistir aos vídeos:
O amor bate na aorta - Drica Moraes (Carlos Drummond de Andrade)
Poema
O Teu Riso de Pablo Neruda recitado por Luma Carvalho
Vale
citar também as Poesias Concretas
Poesia concreta é um tipo de poesia vanguardista, de
carácter experimental, basicamente visual, que procura estruturar o texto
poético escrito a partir do espaço do seu suporte, sendo ele a página de um
livro ou não, buscando a superação do verso como unidade rítmico-formal.
Principais
características são: Uso da linguagem verbal e não-verbal; Experimentalismo
poético; Poesia visual; Efeitos gráficos, sonoros e semânticos; Aspectos
geométricos; Supressão do verso e estrofe; Desaparecimento do eu-lírico; Eliminação
da poesia intimista e
Racionalismo.
Exemplos
Como
Escrever um Poema da Escola da Poesia Concreta:
Então! Agora é sua vez de despertar o
poeta que existe em você!
Vocês
vão criar um vídeo recitando um poema do poeta de sua escolha e recitá-lo como
no exemplo dos vídeos dos atores acima, ou que tal brincar com as palavras
criando uma poesia concreta, para isso você vai usar o link: https://pt.wikihow.com/Escrever-um-Poema-da-Escola-da-Poesia-Concreta
- Como Escrever um Poema da Escola da Poesia Concreta, que mostrará o passo a
passo.
Os
vídeos e as poesias concretas criadas serão apresentados para os alunos dos 6º
e 7º anos como motivação e incentivo à leitura e escrita de poemas e poesias e
postados no facebook da escola.
Lembre-se
de concentração na hora da leitura, treine várias vezes em voz alta dando vida,
entonação e sentimento as palavras para que elas realmente possam atingir o
coração de quem as ouve. Escolha um cenário de fundo que irá colaborar com o
momento.
Bom trabalho!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
PROFESSORA: MÁRCIA R. NASCIMENTO
PERÍODO: 15 de junho a 19 de junho
Atividades: 8º ano
Você sabe o que é um PODCAST?
Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações. ... Diferente dos feeds de texto, os podcasts são feeds de áudio, ou seja, "textos para ouvir".
https://www.youtube.com/watch?v=
https://mundopodcast.com.br/artigos/o-que-e-podcast/
Vamos participar
Agora é a sua vez!!
Em seu caderno, escreva um texto curto incentivando seus familiares, amigos, colegas a participarem deste ato de solidariedade. Atenção: Seu texto deverá constar o período de arrecadação e o local. Em seguida, grave um podcast (áudio) pelo celular. Não se esqueça do cuidado com o uso da linguagem.
Período de arrecadação: 15 de junho a 15 de julho
Local: E E. Profª Maria Helena Basso Antunes
Envie seu podcast pelo WhatsApp a sua professora.
Participe.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DISCIPLINA: TECNOLOGIA
PROFESSORA: MÁRCIA R. NASCIMENTO
PERÍODO: 06/MAIO A 13/MAIO
TEMA: Comportamento Ético nas Redes
Sociais
ROTEIRO:
Assista ao vídeo e responda:
1)
Apesar
de qualquer assunto poder ser postado nas Redes Sociais, o que você deve fazer
antes de postá-lo?
- Acessar a link na atividade
MATERIAL DE APOIO: Vídeo no
canal do YOUTUBE e página na internet BIT.LY/INFOBULLYNG
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
A avaliação dessa atividade será feita através do
atendimento via WhatsApp no horário pré-estabelecido.
É necessário tirar uma foto do texto produzido e
enviar para o e-mail: marciaronasc@gmail.com
APROFUNDAMENTO: O
aprofundamento das aulas do aplicativo CMSP com ajuda dos vídeos e do endereço
da internet https://new.safernet.org.br/content/infografico-bullying
Validação: 05/05/2020
Vídeo: Comportamento Ético nas Redes Sociais - Parte 1 - O que não fazer
Assista ao vídeo e responda:
2 )
Apesar
de qualquer assunto poder ser postado nas Redes Sociais, o que você deve fazer
antes de postá-lo?
Imagine
que uma colega de sua sala fale para você que viu uma foto , com palavrões e
ofensas, dizendo que a recebeu por meio de um aplicativo de whatsApp. Ela conta
que está sendo vítima de cyberbullying praticado por alguns estudantes da
escola, também sofre maus-tratos em casa, está muito deprimida e até praticando
automutilação.
3) Qual seria sua atitude com essa colega diante desse caso?
Quais conselhos você daria à ela?
Acesse a página acima e responda
1) Você sabe o que é bullying? Como saber se a ofensa feita a minha pessoa é bullying ou não?
Sem comentários:
Enviar um comentário