Orientação de Estudos 9º Ano





PROFESSOR: Mariana Guastalli

DISCIPLINA: Orientação de estudo

TURMA: 9° ano

CONTEÚDOS: Números e operações; números naturais; múltiplos e divisores, números primos.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Conhecer as características e propriedades dos números naturais: significado dos números primos, e de múltiplos e divisores.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

-Seguir o roteiro, com texto explicativo sobre o conteúdo a ser desenvolvido;
-Registrar as respostas no caderno e tirar foto, enviar ao professor via WhatsApp.

RECURSOS:

-Materiais necessário para resolver os exercícios - material escolar;

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Através da interação, resolução das atividades no caderno e encaminhamento de fotos para o professor; visto das atividades no retorno das aulas presenciais (registro no caderno).

 Nº DE AULAS PREVISTAS: 2 aulas

PERÍODOD DE REALIZAÇÃO: 22/06/2020 a -29/06/2020

PROFESSOR: Mariana Guastalli


Múltiplos e divisores

Dizemos que 10 é divisível por 2 ou 2 é divisor de 10, pois 10 dividido por 2 é 5, uma divisão exata.

Se 12 é divisível por 3, assim 3 é divisor de 12, portanto 12 é múltiplo de 3.

Veja na imagem que ao dividirmos 12 por 3 temos uma divisão exata, ou seja, não sobra nada. 

Conseguimos dividir 12 em 4 partes iguais.










Agora veja que 12 não é divisível por 5, pois não temos uma divisão exata, ou seja, sobra dois, tem resto 2. Não conseguimos dividir 12 em partes iguais.












O conjunto dos divisores de um número é sempre finito e menor que este número.
Exemplo:

Conjuntos dos divisores de 121, 2, 3, 4, 6 e 12.
Conjuntos dos divisores de 501, 2, 5, 10, 25 e 50.
Números primos e sua relação com os múltiplos e divisores
Os números primos são números que possuem apenas dois divisores, o número 1 e ele mesmo.
Exemplo:

Divisores de 51 e 5.
Divisores de 131 e 13.
Divisores de 311 e 31.

Por outro lado, com um número primos podemos encontrar diversos divisores, que são os números que multiplicamos por ele.
Exemplo:

Múltiplos de 55, 10, 15, 20, 25, …

Para encontrar os múltiplos de um número primo devemos realizar o mesmo processo para encontrar os múltiplos de um número natural qualquer. Sem segredo!

Entender quais são os múltiplos e divisores de um número é bem simples. Assim, quando ouvi falar sobre o assunto, você já deve saber do que se trata.

Resolva os exercícios.

1- O número 60 é:

(  ) múltiplo de 8 e divisor de 120;
(  ) múltiplo de 4 e divisor de 120;
(  ) múltiplo de 5 e divisor de 100;
(  )múltiplo de 9 e divisor de 180.

2 - Uma caixa está cheia de laranjas. São mais de 50 e menos de 60.
- Se tiramos de 3 em 3, sobram 2.
- Se tiramos de 5 em 5, sobram 4.
Quantas laranjas há na caixa?

3 - Três torneiras estão com vazamento. Da primeira cai uma gota de 4 em 4 minutos da segunda, uma de 6 em 6 minutos e da terceira, uma de 10 em 10 minutos .... Exatamente as 14 horas caiu uma gota de cada torneira. A próxima vez que pingarão juntas será as:
(  ) 15 horas;
(  ) 16 horas;
(  ) 14 horas e 30 minutos;
(  )15 horas e 30 minutos.

4 - No alto da torre de uma emissora de televisão existem duas luzes que piscam. A primeira pisca a
Cada 5 segundos e a segunda, a cada 7 segundos. Se num certo instante as duas luzes piscam juntas, após quantos segundos elas voltarão a piscar ao mesmo tempo?

5 - Sônia trouxe de sua chácara uma cesta de laranjas para as irmãs Flávia e Fabiana. Flávia contou as laranjas de 6 em 6 e não sobrou nenhuma, e Fabiana as contou de 8 em 8 e também não sobrou nenhuma. Quantas laranjas continha a cesta, sabendo-se que o número delas era maior que 90 e menor que 100?



      6 - Júlio percorre os 400 metros de uma pista de atletismo em 3 minutos e Marcos, em 5 minutos. Num certo momento os dois estão juntos. Depois de quantos minutos eles voltam a se encontrar?






ORIENTAÇÃO DE ESTUDO   de LÍNGUA PORTUGUESA
9º ANO
Atenção alunos as atividades de OE desta semana podem ser respondidas  no link que foi enviado no grupo de Whatsapp da sala.Quem responder no link não precisa responder pelo blog.

Profªs: Cláudia Granata e Maria Barbieri

Período de realização: 15 a 19 de junho – 02 aulas

enviar: WhatsApp do professor

E-mail: Claugranata@hotmail.com
              barbieri.mari@gmail.com

Aluno: ____________________________________________ Nº ____________ 9º ano __












Vamos aprender a nos organizar!



Mãos a obra!



Verificar a programação da semana do CMSP e ver o horário e as disciplinas do dia.

Anotar na agenda ou (caderno) os dias da semana e a programação deste dia. Ex:

Segunda- Feira:  15 / 06 /20

07h00 às 09h40 = levantar, higiene pessoal, tomar café, arrumar o quarto, organizar o material entre outros.
09h45= Aula no CMSP de ____________________
10h30 = Aula no CMSP de ____________________
11h15 = Aula no CMSP de ____________________
12h00 às 13h30 = almoço
13h30 às 15h00 = Verificar se tem mensagens no WhatsApp; Fazer as tarefas das aulas do CMSP; Entrar no blog para fazer as atividades (quando houver)
15h00 às 15h45  = período usado para entrega das atividades aos professores.
15h45 às 16:00= Deixar o material das disciplinas do dia seguinte separado e fazer alguma anotação de tarefas a serem realizadas.

Anotações:
Tutoria: Dia____/____/ 20
Hora do plantão de dúvidas
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Você pode também com uma régua ou no computador rascunhar uma planilha de organização.

Segue abaixo um exemplo:










Obs.: Lembrando que esse é apenas um exemplo, você pode adaptá-la seguindo sua rotina, o importante é que você tenha esse espaço para assistir as aulas e realizar as atividades propostas. Lembre-se de incluir o dia e horário de sua tutoria e do plantão de dúvidas.

Você que possui o celular pode baixar uma agenda em seu celular pra fazer essas anotações, caso não haja ainda.


Você pode usar a agenda do google













Segue um Tutorial de como usar o google agenda : https://youtu.be/ZaRZD5nuqFM

Segue tutoriais de como usar o CMSP e seus recursos, aplicativos como Classroom e meet.

Tutorial aluno: CMSP, CLASSROOM, MEET

Como usar o CHAT, fazer live e navegar no CMSP - Alunos e Professores:  https://youtu.be/szeTE65GM0s






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ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA

      PROFESSORA : MARIANA E CATITA


CONTEÚDOS: Expressão Algébrica

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Ação MMR .
Resolva a situação problema apresentada .Busque uma estratégia de resolução. Registre em seu caderno o procedimento utilizado.
Leia com atenção as atividades propostas; volte ao texto sempre que necessário.

RECURSOS:
- Resolução de atividade no caderno ;
- Observe o exemplo para ajudar na resolução. 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas presenciais ( registro no caderno).


AÇÃO: MMR 

-ROTEIRO

Leia com atenção, observe as sequências, busque uma solução.
veja esse exemplo:

Descubra o padrão que relaciona a quantidade de bolinhas e o número da figura.                                                                                                Mantendo o mesmo padrão, quantas bolinhas    terá a figura 5? E a figura 8?                                                                                                          Podemos generalizar esse padrão usando palavras:
• o número de bolinhas da figura é igual a duas vezes o número da posição que ela ocupa na sequência.Também podemos utilizar a linguagem matemática.    
                                                                                                                                                          
 Como?

Representando pela letra p a posição da figura e pela letra n o número de bolinhas, escrevemos


Agora é com você:

ATIVIDADE 1:

 As figuras mostradas abaixo estão organizadas dentro de um padrão que se repete.























Mantendo essa disposição , a expressão algébrica que representa o número de pontos  N em função da ordem 
n( n= 1,2,...) é:
     (A) N = n+1
     (B) N = n2 -1
     (C) N = 2n +1
     (D) N = n2 + 1

 ATIVIDADE 2:

As variáveis n e P assumem Valores conforme mostra o quadro abaixo:

A relação entre P e n é dada pela expressão :
a) P = n +1
b) P = n + 2
c) P = 2n – 2
d) P = n -2


ATIVIDADE 3:
As figuras mostradas abaixo estão organizadas dentro de um padrão que se repete :


Mantendo essa disposição , a expressão algébrica que representa um número de bolinhas B em função da ordem n ( n = 1,2,3...) é :
a) B = 4n
b) B= 2n + 1
c) B = 3n + 1
d) B = 4n + 1 

ATIVIDADE 4:

 As figuras mostradas abaixo estão organizadas dentro de um padrão que se repete 

Mantendo essa disposição , a expressão algébrica que representa o número de palitos  P em função da ordem n ( n= 1 ,2 ,3 ...) é :
a) P= n + 1
b) P = n2 – 1
c) P = 2n + 1
d) P = 3n +1

ATIVIDADE 5:

As figuras mostradas abaixo estão organizadas dentro de um padrão que se repete
Mantendo essa disposição , a expressão algébrica que representa o número de quadradinhos  Q em função da ordem n ( n= 1 ,2 ,3 ...) é :
a) Q = n
b) Q = n2
c) Q = n2 + 1
d) Q = n 2 + 2


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Aluno: _______________________________nº______série________
    
Assunto: Meio Ambiente

Objetivo das aulas: retomar o conceito de causa e consequência por meio da relação entre as partes do texto.

Para lembrar!
causa e consequência é um relacionamento entre eventos ou coisas, em que um é o resultado do outro ou de outros. 
Esta é uma combinação de ação e reação. Um relacionamento causa-efeito é um relacionamento no qual um evento (a causa) faz com que outro evento aconteça (o efeito/consequência). 
Em outras palavras, Consequência é um termo que caracteriza o resultado, reação ou efeito produzido de um acontecimento ou uma ação.

Veja os exemplos:
Ela não quer pizza porque está de dieta.
Não podemos esperar por ele porque já estamos atrasados.
Cancelaremos a viagem visto que com o temporal é mais perigoso.

Causa
Consequência
está de dieta
não quer pizza
já estamos atrasados
Não podemos esperar
com o temporal é mais perigoso
Cancelaremos a viagem

 Observem as conjunções que usamos:


       Para entender melhor, assista ao vídeo no link abaixo.
     
https://youtu.be/u3pbYzIJvCY
   Leia o texto:
Texto 1: AQUECIMENTO GLOBAL
         Embora o clima tenha apresentado mudanças ao longo da história da Terra, em todas as escalas de tempo, percebe-se que a mudança atual apresenta alguns aspectos distintos. Por exemplo, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera observada em 2005 excedeu, e muito, a variação natural dos últimos 650 mil anos, atingindo o valor recorde de 379 partes por milhão em volume (ppmv) - isto é, um aumento de quase 100 ppmv desde a era pré-industrial.             Outro aspecto distinto da mudança atual do clima é a sua origem: ao passo que as mudanças do clima no passado decorreram de fenômenos naturais, a maior parte da atual mudança do clima, particularmente nos últimos 50 anos, é atribuída às atividades humanas.
         A principal evidência dessa mudança atual do clima é o aquecimento global, que foi detectado no aumento da temperatura média global do ar e dos oceanos, no derretimento generalizado da neve e do gelo, e na elevação do nível do mar, não podendo mais ser negada.   Atualmente, as temperaturas médias globais de superfície são as maiores dos últimos cinco séculos, pelo menos. A temperatura média global de superfície aumentou cerca de 0,74ºC, nos últimos cem anos.
         Caso não se atue neste aquecimento de forma significativa, espera-se observar, ainda neste século, um clima bastante incomum, podendo apresentar, por exemplo, um acréscimo médio da temperatura global de 2ºC a 5,8°C, segundo o 4° Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de 2007. Fragmento. Disponível em: http://www.mma.gov.br/clima/ciencia-da-mudanca-do-clima/efeito-estufa-e-aquecimento-global.

Atividade: Agora, vamos separar, como exemplificado na coluna abaixo, as causas das consequências:

   Quer praticar mais? Repita a ação: separe as causas das consequências no texto abaixo.
Texto de aprofundamento: MICRO/MACRO: A BORBOLETA E O CAOS, por Marcelo Gleiser*
         Existe uma frase que ficou famosa na descrição das propriedades caóticas do clima: o bater das asas de uma borboleta na África pode causar chuvas no Paraguai. Pelo menos, essa é uma entre milhares de versões.
         O importante não é realmente onde está a borboleta ou onde vai chover, mas o fato que o minúsculo deslocamento de ar causado pelo bater de suas asas pode causar efeitos na atmosfera turbulentos o suficiente para serem sentidos a milhares de quilômetros de distância. Conheço poucos exemplos de "globalização" melhores do que esse. Quando o assunto é clima, o mundo é mesmo unido. A atmosfera não reconhece fronteiras.
         Por trás da estranha relação entre a borboleta e o clima está uma propriedade fundamental da física, a não linearidade. Quando um sistema é linear, um estímulo é respondido na mesma intensidade, como no caso de uma criança empurrada em um balanço. Quanto mais forte o empurrão, mais alto ela vai (isso só é verdade para pequenos ângulos). Se o balanço fosse não linear, um pequeno empurrão poderia catapultar a criança em órbita. [...]       O clima é regido por equações não lineares, por isso é difícil prevê-lo por muitos dias. Vários efeitos têm de ser computados, complicando as previsões.
         Essa limitação é o grande embate das simulações feitas em computadores para estudar o efeito estufa e suas consequências climáticas. Segundo a maioria absoluta dos modelos, o aumento da concentração de gases na atmosfera já está causando o seu aquecimento gradativo.
         A década de 1990 foi a mais quente dos últimos 150 anos. A política de ambiente norte-americana é péssima, considerando-se que 25% do gás carbônico do planeta é produzido lá. Talvez seja necessária uma catástrofe nacional para que as coisas mudem. Ela possivelmente já começou, ameaçando um dos símbolos ecológicos mais importantes dos EUA, a borboleta monarca, que é uma espécie migratória.
         Centenas de milhões de borboletas escapam do inverno nos EUA e vão para o México. Uma parte vai para as montanhas Rochosas, a cordilheira que corta a América do Norte como uma espinha dorsal e outra, que está do lado leste das Rochosas, para o México. As borboletas que estão do lado oeste vão para o sul da Califórnia. [...]
         Elas sabem, todos os anos, exatamente para onde ir, sempre retornando aos mesmos lugares. [...]
         Estudos climáticos mostram que o efeito estufa está ameaçando os nichos ecológicos mexicanos para onde migram as monarcas do leste. Modelos preveem que, se nada for feito para controlar a emissão de gases durante as próximas décadas, e se a temperatura global continuar a subir, instabilidades climáticas vão causar um aumento na precipitação (chuva e até neve) nessas regiões muito além da tolerância das frágeis borboletas.
         A situação piora ainda mais com o desflorestamento que já ocorre na região. Alguns especialistas acham que as borboletas vão encontrar outros lugares para passar o inverno, talvez mais ao sul, mas isso é apostar no desconhecido. Infelizmente, nós somos uma espécie que só sabe reagir quando não tem outra saída. Só espero que não sejam as pobres borboletas a pagar pela nossa estupidez. *Marcelo Gleiser é professor de física teórica do Dartmouth College, em Hanover (EUA), e autor do livro O Fim da Terra e do Céu. Texto adaptado. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u10663.shtml.






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