Orientação de Estudos 8º Ano



Atividades Orientação de estudos – 8º ano B – 2º bimestre.
Profª Catarina.                                  Data de entrega: 01/7.
Nome:...................................................................................nº...     8º ano B

Frações Equivalentes

















ATIVIDADE 1:
O NÚMERO É O MESMO, MAS AS REPRESENTAÇÕES ...
a)       Pense em pelo menos cinco representações diferentes para o número 12 (essa já não vale!) e escreva-as em seu caderno.
________________________________________________________________________________________________________________________________
É possível representar o número 12 em forma de fração?
________________________________________________________________

Se sua respostas ao item anterior foi sim, como essa representação poderia ser feita? Caso você tenha respondido não, faça uma pesquisa em seu livro didático ou até mesmo na internet (se você possuir acesso) e escreva quais são as possíveis formas de escrever o número 12 em forma de fração.
­­­­­­­­­­­________________________________________________________________


b)  Agora que já pensou em uma representação fracionária para o 12, dá para pensar em infinitas. Complete as representações fracionárias para o 8:






  1. Indique as representações fracionárias para o 12 conforme o exemplo acima.
12=

As representações fracionárias para o mesmo número são chamadas de frações equivalentes.

  1. Complete as frações equivalentes de:

















Vamos ver se você aprendeu mesmo! 

ATIVIDADE 2: RESOLVA OS PROBLEMAS: 1) Observe o quadrinho abaixo e assinale a opção que conclui corretamente a discussão do casal.













A) Essa discussão é inútil, pois as quantias são iguais.

B) Ele está com a razão, pois ela quer muito mais dinheiro do que ele ofereceu.

C) Ela está com a razão, pois ele está oferecendo muito  pouco dinheiro.

D) Essa discussão é inútil, pois ela está pedindo uma quantia inferior a que ele está oferecendo.

2) Na gasolina comum são adicionados 2 litros de etanol (álcool – combustível de automóveis) para cada 10 litros de gasolina. 










Então, quantos litros de etanol são necessários para adicionar em 40 litros de gasolina para manter a proporção.

(A) 10 litros de gasolina.
(B) 8 litros de gasolina.
(C) 9 litros de gasolina.
(D) 11 litros de gasolina.

3) (PROVA BRASIL) Observe as figuras Pedrinho e José fizeram uma aposta para ver quem comia mais pedaços de pizza. Pediram duas pizzas de igual tamanho. Pedrinho dividiu a sua em oito pedaços iguais e comeu seis.









José dividiu a sua em doze pedaços iguais e comeu nove. Então,

(A) Pedrinho e José comeram a mesma quantidade de pizza.
(B) José comeu o dobro do que Pedrinho comeu.
(C) Pedrinho comeu o triplo do que José comeu.
   (D) José comeu a metade do que Pedrinho comeu.




ORIENTAÇÃO DE ESTUDO  DE MATEMÁTICA
8º ANO


Profªs: Sirlene, Catita e Val

Período de realização: 23 a 29 de junho – 02 aulas

Enviar: WhatsApp do professor

Aluno: ____________________________________ Nº ____ 8º ano __

Casos de coronavírus confirmados na região de Presidente Prudente

Novos casos confirmados de Covid-19 foram divulgados nesta segunda-feira (22), por meio das Secretarias Municipais de Saúde, na região de Presidente Prudente.

DADOS ATUALIZADOS EM 21/06/2020






ATIVIDADES:

1) Após analisar os dados da tabela responda:
a) Qual o total de casos confirmados na região de Presidente Prudente?

b) Qual o total de mortes em toda região de Prudente?


2) Compare os dados da tabela com os dados do mapa e responda. Qual a quantidade de casos suspeitos na região e na cidade de Presidente Prudente respectivamente?


3) Observe o mapa da região de Presidente Prudente, compare com a tabela anterior e responda:
a) Presidente Prudente apresenta quantos casos confirmados de Covid19? Os dados do mapa são correspondentes aos dados da tabela? 

b) Quantos casos suspeitos e quantas mortes ocorreram na cidade Presidente Prudente ocasionados pelo Coranavírus (Covid19)?

c) Você conseguiu identificar onde se localiza Presidente Prudente no mapa? Como você identificou?


3) Crie um gráfico de colunas com os dados referentes à toda região de Prudente. Utilize total de mortes, casos confirmados, casos suspeitos e casos descartados.  



- Link para apoio e pesquisa: http://tvfronteira.com.br/coronavirus/

APROFUNDAMENTO:

⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO   de LÍNGUA PORTUGUESA
8º ANO
Atenção alunos as atividades de OE desta semana podem ser respondidas  no link que foi enviado no grupo de Whatsapp da sala.Quem responder no link não precisa responder pelo blog.
Profªs: Marcia, Kátia, Suzel e Maria Barbieri

Período de realização: 15 a 19 de junho – 02 aulas

Enviar: WhatsApp do professor

E-mail: marciaronas@gmail.com
             Barbieri.mari@gmail.com
             katiamassaroti@gmail.com
             cabrerasuzel@gmail.com


Aluno: ____________________________________________ Nº ____________ 8º ano __







Vamos aprender a nos Organizar!







Mãos à obra!


Verificar a programação da semana do CMSP e ver o horário e as disciplinas do dia.

Anotar na agenda ou (caderno) os dias da semana e a programação deste dia. Ex:

_Segunda_- Feira:  15 / 06 /20

07h00 às 09h40 = levantar, higiene pessoal, tomar café, arrumar o quarto, organizar o material entre outros.
09h45= Aula no CMSP de ____________________
10h30 = Aula no CMSP de ____________________
11h15 = Aula no CMSP de ____________________
12h00 às 13h30 = almoço
13h30 às 15h00 = Verificar se tem mensagens no WhatsApp; Fazer as tarefas das aulas do CMSP; Entrar no blog para fazer as atividades (quando houver)
15h00 às 15h45  = período usado para entrega das atividades aos professores.
15h45 às 16:00= Deixar o material das disciplinas do dia seguinte separado e fazer alguma anotação de tarefas a serem realizadas.

Anotações:
Tutoria: Dia____/____/ 20
Hora do plantão de dúvidas
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Você pode também com uma régua ou no computador rascunhar uma planilha de organização.

Segue abaixo um exemplo:



Obs.: Lembrando que esse é apenas um exemplo, você pode adaptá-la seguindo sua rotina, o importante é que você tenha esse espaço para assistir as aulas e realizar as atividades propostas. Lembre-se de incluir o dia e horário de sua tutoria e do plantão de dúvidas.

Você que possui o celular pode baixar uma agenda em seu celular pra fazer essas anotações, caso não haja ainda.




Você pode usar a agenda do google


Segue um Tutorial de como usar o google agenda : https://youtu.be/ZaRZD5nuqFM

 Atividade

















Como atividade, você vai montar a programação (rotina) de sua da semana e enviar pra os seus professores.


Segue tutoriais de como usar o CMSP e seus recursos, aplicativos como Classroom e meet.

Tutorial aluno: CMSP, CLASSROOM, MEET

Como usar o CHAT, fazer live e navegar no CMSP - Alunos e Professores:  https://youtu.be/szeTE65GM0s


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA
Ação do MMR

Período de realização: 19 a 25/05/2020
Referente: 02 aulas
Professoras: Catita, Valdenice e Sirlene

FAÇA AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO
SE POSSÍVEL, TIRE FOTO E ENVIE PELO WHATSAPP
PARA SUA PROFESSORA.


Leia a notícia com atenção e analise os dados:

Brasil registra 485 novos óbitos em 24 horas e soma 16.118 mortes por covid-19                                                        ÈL PAÍS
O Brasil registrou 485 mortes em 24 horas, segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde. Já são 16.118 óbitos e 241.080 casos confirmados. Outras 94.122 pessoas se recuperaram. Devido a subnotificação é comum que os dados do final de semana não sejam fiéis à realidade. O epicentro da pandemia no país continua sendo São Paulo, com 62.345 casos e 4.782 óbitos, seguido por Ceará (24.255 casos e 1.641 mortes) e Rio de Janeiro (22.238 casos e 2.715 mortes).
Abaixo os números registrados até 19h deste domingo (17/05) e divulgados pelo Ministério da Saúde:
- 241.080 diagnosticados com a covid-19;
- 130.840 em acompanhamento (54,3%);
- 94.122 recuperados (39,0%);
- 16.118 óbitos (6,7%);
- 298 óbitos nos últimos 3 dias;
- 2.450 óbitos em investigação

ACESSE O LINK ABAIXO E VEJA A PROGRSSÃO DO COVID19 NO BRASIL E NO MUNDO:



ATIVIDADES:

1) De acordo com a notícia e análise da tabela: Situação Epidemiológica da COVID19 no Brasil, responda:
a) Qual a quantidade de casos confirmados no Brasil?
b) Quais os três Estados brasileiros que mais apresentam óbitos?
c) Calcule a quantidade de casos confirmados dos Estados de: São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Amazonas e Pernambuco.

2) Acesso o link e observe o mapa que mostra a progressão dos casos de COVID19 no mundo. Segundo os dados do mapa, são: 4.634.068 casos confirmados, 311.781 mortos e 1.693.197 curados. Escreva esses números por extenso.
a) 4.634.068:
b) 311.781:
c) 1.693.197:



 ⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰




Nome: ________________________________nº_____série:______

ConteúdoAprendendo sobre esquemas


Vantagens dos esquemas:
  • Podem receber reformulações e acréscimos constantemente;
  • Apresentam as ideias centrais a reter;
  • Definem as ideias principais e as ideias secundárias;
  • Recordam facilmente a matéria;
  • Economizam palavras;
  • São ótima base para um bom resumo;
  • Incluídos em ‘Trabalhos escritos’ organizam de forma sintética a informação exposta.
Como fazer um esquema:

  • 1) definir palavras principais do texto;
  • 2) definir ideias secundárias;
  • 3) escolher uma frase curta que transmita cada uma dessas ideias;
  • 4) escolher uma representação gráfica que mostre a relação entre essas ideias.
Assistam ao vídeo para aprender melhor:
Link: https://youtu.be/IZVf0ugVZqA
Vejam o exemplo:




Leia o texto. E com as ideias principais, organize o esquema de compreensão em seu caderno.

'Se encontrá-las, corra e nos chame!': cientistas alertam para 'vespas assassinas' vistas pela 1ª vez nos EUA
Segundo estudos, insetos liberam toxina tão potente que pode causar a morte de uma pessoa que tiver levado várias picadas.
               Elas podem medir mais de 5 cm e são tão letais que receberam de cientistas o apelido de "vespas assassinas". Nativas da Ásia, as chamadas vespas gigantes asiáticas (Vespa mandarinia) foram vistas pela primeira vez nos Estados Unidos em dezembro do ano passado, e sua presença vem provocando alarme entre apicultores e entomologistas americanos.
               Capazes de dizimar uma colmeia de abelhas em poucas horas, essas vespas são as maiores do mundo e liberam uma toxina tão potente que
pode causar a morte de uma pessoa que tiver levado várias picadas, mesmo se não for alérgica.
               "No Japão, entre 30 e 50 pessoas morrem por ano (vítimas de múltiplas picadas da vespa gigante asiática)", disse à BBC News Brasil a bióloga Jenni Cena, do Departamento de Agricultura do Estado de Washington (WSDA, na sigla em inglês).
Sua picada é descrita como extremamente dolorosa, e o ferrão é tão longo que pode penetrar até mesmo o traje de proteção usado por apicultores. Mas, segundo Cena, elas só atacam humanos caso sejam provocadas ou se sintam ameaçadas.
Para a população de abelhas, porém, sua presença pode ser devastadora, com impacto não apenas na produção de mel, mas também nas diversas culturas que dependem da polinização, como maçã, cereja, framboesa, mirtilo e amêndoas.
               Diante da ameaça, autoridades, pesquisadores e apicultores da região lançaram um esforço para tentar localizar e erradicar os ninhos dessa espécie invasora antes que ela possa se estabelecer no país e arrasar a população de abelhas, já em declínio por causa de fatores como doenças, uso de pesticidas e perda de habitat.
Mas os cientistas alertam os residentes para que não tentem matar as vespas por conta própria nem tentem remover os ninhos e que, caso encontrem os insetos, entrem em contato com as autoridades.
                    "Se encontrá-las, corra e nos chame! É realmente importante para nós saber de todas as vezes que forem observadas, se quisermos ter esperança de erradicação", disse o entomologista Chris Looney, também do WSDA.
               O objetivo é identificar as vespas e localizar e destruir os ninhos enquanto a população ainda é pequena, antes que elas se reproduzam de tal maneira que torne impossível a erradicação.
               Vários apicultores, cientistas e voluntários participam do esforço, espalhando armadilhas caseiras pela região — já que as armadilhas vendidas em lojas comerciais não puderam ser usadas, porque têm um buraco pequeno demais para a vespa gigante.
               O WSDA pede que os residentes enviem imagens, caso consigam tirar uma foto em segurança, para que seja possível confirmar se o inseto encontrado é mesmo a vespa asiática gigante. Os casos suspeitos podem ser comunicados pelo site do WSDA e também por um aplicativo lançado especialmente para isso.











Sem comentários:

Enviar um comentário