Atividades Orientação de estudos – 8º ano B – 2º
bimestre.
Profª Catarina. Data de entrega: 01/7.
Nome:...................................................................................nº... 8º ano B
Frações Equivalentes
ATIVIDADE 1:
O NÚMERO É O MESMO, MAS AS REPRESENTAÇÕES ...
a) Pense em pelo menos
cinco representações diferentes para o número 12 (essa já não vale!) e
escreva-as em seu caderno.
________________________________________________________________________________________________________________________________
É possível representar o número 12 em forma de fração?
________________________________________________________________
Se sua respostas ao item anterior foi sim, como essa representação
poderia ser feita? Caso você tenha respondido não, faça uma pesquisa em seu
livro didático ou até mesmo na internet (se você possuir acesso) e escreva
quais são as possíveis formas de escrever o número 12 em forma de fração.
________________________________________________________________
b) Agora que já pensou em uma representação fracionária para o 12, dá para
pensar em infinitas. Complete as representações fracionárias para o 8:
- Indique as representações fracionárias para o
12 conforme o exemplo acima.
12=
As representações
fracionárias para o mesmo número são chamadas de frações equivalentes.
- Complete as frações equivalentes de:
Vamos ver se você aprendeu mesmo!
ATIVIDADE 2: RESOLVA OS PROBLEMAS: 1) Observe o quadrinho abaixo e assinale a opção que conclui corretamente a discussão do casal.
A) Essa discussão é inútil, pois as quantias são iguais.
B) Ele está
com a razão, pois ela quer muito mais dinheiro do que ele ofereceu.
C) Ela está
com a razão, pois ele está oferecendo muito pouco dinheiro.
D) Essa discussão é inútil, pois ela está
pedindo uma quantia inferior a que ele está oferecendo.
2) Na
gasolina comum são adicionados 2
litros de etanol (álcool – combustível de automóveis)
para cada 10 litros
de gasolina.
Então, quantos litros de
etanol são necessários para adicionar em 40 litros de gasolina
para manter a proporção.
(A) 10 litros de gasolina.
(B) 8 litros de gasolina.
(C) 9 litros de gasolina.
(D) 11 litros de gasolina.
3) (PROVA BRASIL)
Observe as figuras Pedrinho e José fizeram uma aposta para ver quem comia mais
pedaços de pizza. Pediram duas pizzas de igual tamanho. Pedrinho dividiu a sua
em oito pedaços iguais e comeu seis.
José dividiu a sua em doze pedaços iguais e comeu
nove. Então,
(A) Pedrinho e
José comeram a mesma quantidade de pizza.
(B) José comeu o
dobro do que Pedrinho comeu.
(C) Pedrinho comeu
o triplo do que José comeu.
(D) José comeu a
metade do que Pedrinho comeu.
8º ANO
Profªs: Sirlene, Catita e Val
Período de realização: 23 a 29 de junho – 02 aulas
Enviar: WhatsApp do professor
Aluno: ____________________________________ Nº ____ 8º ano __
Casos de
coronavírus confirmados na região de Presidente Prudente
Novos
casos confirmados de Covid-19 foram divulgados nesta segunda-feira (22), por
meio das Secretarias Municipais de Saúde, na região de Presidente Prudente.
DADOS
ATUALIZADOS EM 21/06/2020
ATIVIDADES:
1) Após analisar os dados da tabela responda:
a) Qual o total de casos confirmados na região de
Presidente Prudente?
b) Qual o total de mortes em toda região de
Prudente?
2) Compare os dados da tabela com os dados do mapa e
responda. Qual a quantidade de casos suspeitos na região e na cidade de
Presidente Prudente respectivamente?
3) Observe o mapa da região de Presidente Prudente,
compare com a tabela anterior e responda:
a) Presidente Prudente apresenta quantos casos
confirmados de Covid19? Os dados do mapa são correspondentes aos dados da
tabela?
b) Quantos casos
suspeitos e quantas mortes
ocorreram na cidade Presidente Prudente ocasionados pelo Coranavírus
(Covid19)?
c) Você conseguiu identificar onde se localiza
Presidente Prudente no mapa? Como você identificou?
3) Crie um gráfico de colunas com os dados
referentes à toda região de Prudente. Utilize total de mortes, casos
confirmados, casos suspeitos e casos descartados.
- Link para apoio e pesquisa: http://tvfronteira.com.br/coronavirus/
APROFUNDAMENTO:
⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪
ORIENTAÇÃO DE ESTUDO de LÍNGUA PORTUGUESA
8º ANO
Atenção alunos as atividades de OE desta semana podem ser respondidas no link que foi enviado no grupo de Whatsapp da sala.Quem responder no link não precisa responder pelo blog.
Período de realização: 15 a 19 de junho – 02 aulas
Enviar: WhatsApp do professor
E-mail: marciaronas@gmail.com
Barbieri.mari@gmail.com
katiamassaroti@gmail.com
cabrerasuzel@gmail.com
Aluno: ____________________________________________ Nº ____________ 8º ano __
Vamos
aprender a nos Organizar!
Mãos à obra!
Verificar
a programação da semana do CMSP e ver o horário e as disciplinas do dia.
Anotar na agenda ou (caderno) os
dias da semana e a programação deste dia. Ex:
_Segunda_- Feira: 15 / 06 /20
07h00 às 09h40 = levantar, higiene pessoal, tomar café,
arrumar o quarto, organizar o material entre outros.
09h45= Aula no CMSP de ____________________
10h30 = Aula no CMSP de ____________________
11h15 = Aula no CMSP de ____________________
12h00 às 13h30 = almoço
13h30 às 15h00 = Verificar se tem mensagens no WhatsApp;
Fazer as tarefas das aulas do CMSP; Entrar no blog para fazer as atividades
(quando houver)
15h00 às 15h45 =
período usado para entrega das atividades aos professores.
15h45 às 16:00= Deixar o material das disciplinas do dia
seguinte separado e fazer alguma anotação de tarefas a serem realizadas.
Anotações:
Tutoria: Dia____/____/ 20
Hora do plantão de dúvidas
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Você
pode também com uma régua ou no computador rascunhar uma planilha de
organização.
Segue abaixo um exemplo:
Obs.: Lembrando que
esse é apenas um exemplo, você pode adaptá-la seguindo sua rotina, o importante
é que você tenha esse espaço para assistir as aulas e realizar as atividades
propostas. Lembre-se de incluir o dia e horário de sua tutoria e do plantão de
dúvidas.
Você
que possui o celular pode baixar uma agenda em seu celular pra fazer essas
anotações, caso não haja ainda.
Você pode
usar a agenda do google
Como atividade,
você vai montar a programação (rotina) de sua da semana e enviar pra os seus
professores.
Segue tutoriais de como usar o CMSP e seus recursos,
aplicativos como Classroom e meet.
Tutorial aluno: CMSP, CLASSROOM, MEET
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA
Ação do MMR
Período de realização: 19 a 25/05/2020
Referente: 02 aulas
Professoras: Catita, Valdenice e Sirlene
FAÇA AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO
SE POSSÍVEL, TIRE FOTO E ENVIE PELO WHATSAPP
PARA SUA PROFESSORA.
Leia
a notícia com atenção e analise os dados:
Brasil registra 485 novos óbitos
em 24 horas e soma 16.118 mortes por covid-19 ÈL PAÍS
O Brasil registrou 485 mortes em 24
horas, segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde. Já são 16.118 óbitos
e 241.080 casos confirmados. Outras 94.122 pessoas se
recuperaram. Devido a subnotificação é comum que os dados do final de
semana não sejam fiéis à realidade. O epicentro da pandemia no país continua
sendo São Paulo, com 62.345 casos e 4.782 óbitos,
seguido por Ceará (24.255 casos e 1.641 mortes) e Rio de Janeiro
(22.238 casos e 2.715 mortes).
Abaixo os números registrados até 19h
deste domingo (17/05) e divulgados pelo Ministério da Saúde:
- 241.080 diagnosticados com a
covid-19;
- 130.840 em acompanhamento (54,3%);
- 94.122 recuperados (39,0%);
- 16.118 óbitos (6,7%);
- 298 óbitos nos últimos 3 dias;
- 2.450 óbitos em investigação
ACESSE
O LINK ABAIXO E VEJA A PROGRSSÃO DO COVID19 NO BRASIL E NO MUNDO:
ATIVIDADES:
1) De acordo com a notícia e análise da tabela:
Situação Epidemiológica da COVID19 no Brasil, responda:
a) Qual a quantidade de casos confirmados no Brasil?
b) Quais os três Estados brasileiros que mais
apresentam óbitos?
c) Calcule a quantidade de casos confirmados dos
Estados de: São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Amazonas e Pernambuco.
2) Acesso o link e observe o mapa que mostra a
progressão dos casos de COVID19 no mundo. Segundo os dados do mapa, são:
4.634.068 casos confirmados, 311.781 mortos e 1.693.197 curados. Escreva esses
números por extenso.
a) 4.634.068:
b) 311.781:
c) 1.693.197:
⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰ ⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰⟰
Nome: ________________________________nº_____série:______
Conteúdo: Aprendendo
sobre esquemas
Vantagens dos esquemas:
- Podem receber reformulações e acréscimos constantemente;
- Apresentam as ideias centrais a reter;
- Definem as ideias principais e as ideias secundárias;
- Recordam facilmente a matéria;
- Economizam palavras;
- São ótima base para um bom resumo;
- Incluídos em ‘Trabalhos escritos’ organizam de forma sintética a informação exposta.
Como fazer um esquema:
- 1)
definir palavras principais do texto;
- 2)
definir ideias secundárias;
- 3)
escolher uma frase curta que transmita cada uma dessas ideias;
- 4)
escolher uma representação gráfica que mostre a relação entre essas ideias.
Assistam ao vídeo para aprender melhor:
Link: https://youtu.be/IZVf0ugVZqA
Vejam o exemplo:
|
Leia o texto. E com as ideias principais, organize o esquema de
compreensão em seu caderno.
'Se encontrá-las, corra e nos chame!': cientistas alertam
para 'vespas assassinas' vistas pela 1ª vez nos EUA
Segundo estudos, insetos
liberam toxina tão potente que pode causar a morte de uma pessoa que tiver
levado várias picadas.
Elas podem medir mais de 5 cm e
são tão letais que receberam de cientistas o apelido de "vespas
assassinas". Nativas da Ásia, as chamadas vespas gigantes asiáticas (Vespa
mandarinia) foram vistas pela primeira vez nos Estados Unidos em
dezembro do ano passado, e sua presença vem provocando alarme entre apicultores
e entomologistas americanos.
Capazes de dizimar uma colmeia de
abelhas em poucas horas, essas vespas são as maiores do mundo e liberam uma
toxina tão potente que
pode
causar a morte de uma pessoa que tiver levado várias picadas, mesmo se não for
alérgica.
"No Japão, entre 30 e 50 pessoas morrem por ano (vítimas de múltiplas
picadas da vespa gigante asiática)", disse à BBC News Brasil a bióloga
Jenni Cena, do Departamento de Agricultura do Estado de Washington (WSDA, na
sigla em inglês).
Sua
picada é descrita como extremamente dolorosa, e o ferrão é tão longo que pode
penetrar até mesmo o traje de proteção usado por apicultores. Mas, segundo
Cena, elas só atacam humanos caso sejam provocadas ou se sintam ameaçadas.
Para a população
de abelhas, porém, sua presença pode ser devastadora, com impacto não apenas na
produção de mel, mas também nas diversas culturas que dependem da polinização,
como maçã, cereja, framboesa, mirtilo e amêndoas.
Diante da ameaça, autoridades, pesquisadores e
apicultores da região lançaram um esforço para tentar localizar e erradicar os
ninhos dessa espécie invasora antes que ela possa se estabelecer no país e
arrasar a população de abelhas, já em declínio por causa de fatores como
doenças, uso de pesticidas e perda de habitat.
Mas os cientistas alertam os
residentes para que não tentem matar as vespas por conta própria nem tentem
remover os ninhos e que, caso encontrem os insetos, entrem em contato com as
autoridades.
"Se
encontrá-las, corra e nos chame! É realmente importante para nós saber de todas
as vezes que forem observadas, se quisermos ter esperança de erradicação",
disse o entomologista Chris Looney, também do WSDA.
O
objetivo é identificar as vespas e localizar e destruir os ninhos enquanto a
população ainda é pequena, antes que elas se reproduzam de tal maneira que
torne impossível a erradicação.
Vários apicultores, cientistas e
voluntários participam do esforço, espalhando armadilhas caseiras pela região —
já que as armadilhas vendidas em lojas comerciais não puderam ser usadas,
porque têm um buraco pequeno demais para a vespa gigante.
O WSDA pede que os residentes
enviem imagens, caso consigam tirar uma foto em segurança, para que seja
possível confirmar se o inseto encontrado é mesmo a vespa asiática gigante. Os
casos suspeitos podem ser comunicados pelo site do WSDA e também por um
aplicativo lançado especialmente
para isso.
Sem comentários:
Enviar um comentário