Historia 9º Ano


DISCIPLINA História
ÁREA: Ciências Humanas


AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA – 1º BIMESTRE (TELETRABALHO)
PROFESSOR: Alexandre Pereira Costa

Data da Entrega: 28/05/2020

NOME: _________________________________Nº______ ANO/SÉRIE:_______

Leia o mapa mental abaixo, ele irá colaborar com você para responder as questões 1,2,3,4 e 5.


1 – Qual foi o período da República Velha?
a) 1889 - 1910
b) 1964 - 1982
c) 1889 - 1930
d) 1930 - 1999


JUSTIFICATIVA:

2- Voto do Cabresto era uma característica de que grupo da República Velha?
a) Jagunços
b) Fazendeiros
c) Governadores
d) Coronéis (grandes latifundiários)


JUSTIFICATIVA:

3- Em relação a Revolta da Vacina, qual foi a reação dos cariocas em meio a obrigatoriedade imposta pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz?
a) Aceitaram muito bem a ideia do Dr. Oswaldo Cruz.
b) Agradeceram ao doutor, pois reconheceram a importância da sua imposição.
c) Os cariocas reagiram com muita violência. Prédios e lojas foram atacados e depredados, trilhos foram retirados e bondes foram virados.
d) Atacaram a casa do Dr. Oswaldo Cruz com pedras.


JUSTIFICATIVA:

4- Sobre a República Oligárquica responda:
a) Foi um período compreendido entre a Proclamação da República, em 1889, e a eclosão da revolução de 1930.
b) Foi dividida em dois momentos: a República da Espada e a República Velha.
c) Foi um período marcado por crises econômicas e golpe de 1964.
d) Foi marcada pelo controle público exercido sobre o governo federal pela oligarquia cafeeira paulista e pela elite rural mineira, na conhecida “Política do café com leite”.


JUSTIFICATIVA:

5- O que era a “Política do café com leite” na República Oligárquica?
a) Foi o período em que o Brasil exportava em grande quantidade café e leite.
b) Foi uma política de revezamento do poder nacional pelos estados de São Paulo e Minas Gerais.
c) Foi o período em que o estado de São Paulo era o maior produtor de café e leite.
d) Foi o momento em que o poder político e econômico era concentrado nas mãos dos republicanos.

JUSTIFICATIVA:


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PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 18 a 22 de maio de 2020

PROFESSOR: Alexandre

NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais

TEMA: Processos de Urbanização e Modernização da Sociedade Brasileira

ROTEIRO
- Leitura e interpretação de imagem (Abaixo);
- Leitura caderno de classe (Material de Apoio);
- Pesquisa em sites - internet (Aprofundamento);
- Atividades baseadas na interpretação da imagem e análise crítica (Abaixo);

MATERIAL DE APOIO:
- Caderno de classe.
- Mapa mental.

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:



1 – Analise o mapa mental abaixo e responda a questão.

Você concorda com a frase: “O Processo de Urbanização e Modernização no Brasil representou transformações que beneficiaram apenas uma elite, deixando a classe baixa revoltada e na pobreza.” Explique.

2-Com o conteúdo que estudamos nessa aula - Urbanização e Modernização – podemos dizer que esse processo foi resultado de uma crescente industrialização no Brasil e no mundo? Justifique sua resposta.



Sites de pesquisa: https://www.infoescola.com/
                               https://brasilescola.uol.com.br/        


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PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 11 a 18 de maio de 2020

PROFESSORA: Alexandre

NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais

TEMA: Processos de Urbanização e Modernização da Sociedade Brasileira

ROTEIRO
- Leitura e interpretação de imagem (Abaixo);
- Leitura e interpretação do gráfico (Abaixo);
- Leitura caderno de classe (Material de Apoio);
- Pesquisa em sites - internet (Aprofundamento);
- Atividades baseadas na interpretação da imagem (Abaixo);

MATERIAL DE APOIO:
- Caderno de classe.

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:
www.brasilescola.com.br
www.infoescola.com.br



ATIVIDADES:


1 – Analise as imagens e responda as questões a e b.

a)      Qual o título podemos estabelecer para essas imagens?
b)      Você concorda com a imagem 2? Explique.

 2 – Analise o gráfico e responda:

Comparando o percentual da população urbana com a população rural, houve um aumento de quantos %? Considerando o seu conhecimento sobre a temática da aula, podemos apontar os principais motivos do aumento da população urbana? Explique.

Sites para pesquisa: www.infoescola.com.br / www.brasilescola.com.br


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PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 04 a 11 de maio de 2020

PROFESSORA: Alexandre

NÚMERO DE AULAS: 4 aulas semanais

TEMA: Processos Históricos da Primeira República

ROTEIRO

- Leitura e interpretação de charge: República Oligárquica(Abaixo);
- Leitura caderno de classe (Material de Apoio);
- Análise de vídeo (Aprofundamento);
- Atividades baseadas na interpretação da charge (Abaixo);


MATERIAL DE APOIO:
- Caderno de classe.

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:
https://www.youtu.be/FmGVa7W--mg   Resumo de História – República oligárquica (Débora Aladim)



ATIVIDADES:

Leia a charge com atenção, após, responda as questões 1 e 2.

1) A charge faz referência ao período da História Republicana do Brasil conhecido como “República Oligárquica”. Qual a expressão foi criada para identificar a República Oligárquica, usada popularmente.

2) Como você interpreta a charge? Explique.

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DISCIPLINA História e Geografia



ÁREA: Ciências Humanas

PROFESSOR(A)Alexandre e Sirlene

PERÍODO: 27/ABR A 30/ABR


TEMA: Os Indígenas no Brasil (Atividade referente à Semana do Índio – Projeto da Área de Humanas).

ROTEIRO:
- Leitura e análise dos textos: Índio ou indígena; e É índio ou não é índio? (Abaixo);
- Leitura e análise de Mapa Conceitual (Material de Apoio);
- Análise de vídeos (Aprofundamento);
- Atividades baseadas na análise dos textos (Abaixo);

MATERIAL DE APOIO:
- Mapa Conceitual.(Abaixo)

COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas (registro no caderno).

APROFUNDAMENTO:

MAPA CONCEITUAL:


Leia os textos abaixo com atenção:

Índio ou indígena?
*“(...) Índio e não é a mesma coisa? Pois é. Não, não é. Digam o que disserem, mas ser um indígena é pertencer a um povo específico; Munduruku, por exemplo. Ser “índio” é pertencer a quê? É trazer consigo todos os adjetivos não apreciados em qualquer ser humano. Ela é uma palavra preconceituosa, racista, colonialista, etnocêntrica, eurocêntrica.” (São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019.)
É índio ou não é índio? Daniel Munduruku
Certa feita tomei o metrô rumo à praça da Sé. Eram meus primeiros dias em São Paulo, e eu gostava de andar de metrô e ônibus. Tinha um gosto especial em mostrar-me para sentir a reação das pessoas quando me viam passar. Queria poder ter a certeza de que as pessoas me identificavam como índio a fim de dar minha autoimagem.
Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima abaixo quando entrei no metrô:
- Você viu aquele moço? Parece que é índio – disse a senhora A.
- É, parece. Mas eu não tenho tanta certeza assim. Não viu que ele usa calça jeans? Não é possível que ele seja índio usando roupa de branco. Acho que ele não é índio de verdade – disse a senhora B.
- É, pode ser. Mas você viu o cabelo dele? É lisinho, lisinho. Só índio tem cabelo assim, desse jeito. Acho que ele é índio sim – defendeu-me a senhora A.
- Sei não. Você viu que ele usa relógio? Índio vê a hora olhando pro tempo. O relógio do índio é o sol, a lua, as estrelas... Não é possível que ele seja índio – argumentou a senhora B.
- Mas ele tem o olho puxado – disse a senhora A.
- E também usa sapatos e camisa – ironizou a senhora B.
- Mas tem as maçãs do rosto muito salientes. Só os índios têm o rosto desse jeito. Não, ele não nega. Só pode ser índio e, parece, dos puros.
- Não acredito. Não existem mais índios puros – afirmou cheia de sabedoria a senhora B. – afinal, como um índio poderia estar andando de metrô? Índio de verdade mora na floresta, carrega arco e flechas, caça e pesca e planta mandioca. Acho que não é índio coisa nenhuma.
- Você viu o colar que ele está usando? Parece que é de dentes. Será que é dentes de gente?
- Você não disse que não achava que ele era índio? E agora parece que você está com medo?
- Por via das dúvidas...
- O que você acha de falarmos com ele?
- E se ele não gostar?
- Paciência... Ao menos nós teremos informações mais precisas, você não acha?
- É, acho, mas confesso que não tenho muita coragem de iniciar um diálogo com ele. Você pergunta? – disse a senhora B, que a esta altura já se mostrava um tanto constrangida.
- Eu pergunto.
Eu estava ouvindo a conversa de costas para as duas e de vez em quando ria com vontade. De repente senti um leve toque de dedos em meu ombro. Virei-me. Infelizmente elas demoraram a chamar-me. Meu ponto de desembarque estava chegando:
Olhei para elas sorri e disse:
- Sim!
                                                                                                          (Extraído do livro Histórias de Índio. Companhia das Letrinhas. SP, 1996. São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019. 112p)

ATIVIDADES:

1) Após a leitura dos textos e análise dos vídeos, faça um artigo de opinião sobre a questão indígena no Brasil: O povo indígena tem seus direitos garantidos?



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