DISCIPLINA: ELETIVA HORA DO RUSH
TEMA: PLANEJANDO O FUTURO
PROFESSORA: CARLA
DISCIPLINA: ELETIVA HORA DO RUSH
PERÍODO: 15/06 À 26/06
AVALIAÇÃO:
As atividades serão desenvolvidas e enviadas ao professor por e-mail ou foto da atividade pelo whatsApp, para verificação da resolução ou registradas no caderno da sala para ser vistada no retorno das aulas..
EMAIL: aespeleta@gmail.com
AVALIAÇÃO:
As atividades serão desenvolvidas e enviadas ao professor por e-mail ou foto da atividade pelo whatsApp, para verificação da resolução ou registradas no caderno da sala para ser vistada no retorno das aulas..
EMAIL: aespeleta@gmail.com
ROTEIRO:
Nesta
aula vamos continuar com o jogo Formas e Cores e recordar o conceito de área.
Relembrando a situação:
Um terreno
retangular tem 12 metros de comprimento e 4 metros de largura.
Você consegue
determinar a medida da superfície
ocupada por ele?
Você já calculou o perímetro, isto é, o
contorno...para isso somou as medidas de todos os lados.
E a superfície? Sabe como calcular?
Se pensou 12 multiplicado por 4...acertou!
12m x 4m = 48 m²
A medida de uma superfície é chamada
de área.
Voltando às peças do jogo formas e
cores....
1) Sabendo que a área de cada quadradinho é 1
cm² (lembre-se que cada lado mede
1cm), determine a
área de cada uma das peças a seguir:
O que você observou nas suas respostas?
2) Observe
o quadro formado por essas peças:
Qual é a área desse quadro?
3) Para
finalizar, vamos calcular a área e o perímetro de cada uma das figuras
seguintes:
DISCIPLINA: ELETIVA
HORA DO RUSH
TEMA: PLANEJANDO O FUTURO
PROFESSORA: CARLA
DISCIPLINA: ELETIVA HORA DO
RUSH
PERÍODO: 18/05 À 01/06
AVALIAÇÃO:
As atividades serão desenvolvidas e enviadas ao professor por e-mail ou foto da atividade pelo whatsApp, para verificação da resolução ou registradas no caderno da sala para ser vistada no retorno das aulas..
AVALIAÇÃO:
As atividades serão desenvolvidas e enviadas ao professor por e-mail ou foto da atividade pelo whatsApp, para verificação da resolução ou registradas no caderno da sala para ser vistada no retorno das aulas..
ROTEIRO:
Nesta
aula vamos conhecer o jogo Formas e Cores e recordar o conceito de perímetro.
Vamos começar:
Considere
a seguinte situação:
Um
terreno retangular tem 12 metros de comprimento e 4 metros de largura. Quantos metros de extensão deve ter um muro
que substituirá a cerca desse terreno?
Se
você pensou 32 metros, pois devo somar todos os lados, acertou!!
Você
acabou de encontrar o perímetro deste terreno.
Perímetro é o contorno da figura, isto é, a soma das
medidas de todos os lados.
Então:
12m + 4m + 12m + 4 m = 32m
Agora
vamos falar um pouquinho do jogo Formas e Cores....
Nesta atividade,
vamos conhecer algumas dessas peças.
Observe-as com atenção.
Supondo que cada lado de quadradinho meça 1 cm, determine o perímetro de cada uma delas.
______________________________________________________________
ELETIVA HORA DO RUSH
PROFESSORA: CARLA
TEMA:
PLANEJANDO O FUTURO
PERÍODO: 04/MAIO A 15/MAIO
PERÍODO: 04/MAIO A 15/MAIO
ROTEIRO:
Os jogos são como metáforas que representam as mais
diferentes situações da vida real. Portanto, também são repletos de Matemática!
Vamos utilizar os jogo HORA DO RUSH como recurso para
explorar diferentes habilidades relacionadas à importância do planejamento e ao
valor dos métodos como ferramenta que orienta o processo investigativo:
identificar os objetivos, localizar os elementos principais de uma situação-problema
e como é possível solucioná-lo de “trás para a frente”.
Primeira estratégia – Método da Tentativa e Erro
O
Método da Tentativa e Erro consiste em tentar diferentes maneiras de resolver
um problema até que seja encontrada a solução correta. Realizar um movimento incorreto não é ruim,
pois assim você estará mais perto da solução correta. O Método da Tentativa e Erro é um dos métodos
mais básicos e fáceis de resolução de
problemas. Quando tentamos e somo bem sucedidos, ficamos felizes com nossos
resultados. Por outro lado, quando tentamos
e falhamos, compreendemos o que não devemos fazer.
Segunda estratégia – Método do Detetive
Como um detetive de verdade, esse
método usa a formulação de perguntas para dividir um problema em partes menores.
Quando
fazemos perguntas, obtemos as informações necessárias para ajudar a resolver o
problema.
Primeira etapa: Definir o objetivo principal
Primeiro devemos definir o que
queremos alcançar, pois assim será mais fácil dividir o problema em problemas
menores, secundários.
Segunda etapa: Identificar
os obstáculos
Devemos identificar os obstáculos
que estão nos impedindo de alcançar nosso objetivo.
Terceira etapa: Dividir o
objetivo principal em objetivos secundários
Na
terceira e última etapa, os obstáculos que nos impedem de alcançar nosso
objetivo principal tornam-se objetivos secundários e são tratados da mesma
maneira que o objetivo principal.
ATIVIDADES
1)
Analise o diagrama abaixo e responda as seguintes questões:
a) Escreva
todos os passos necessários para retirar o carro vermelho do engarrafamento.
b)
Como podemos utilizar a estratégia “Planejando o futuro” em situações do dia a
dia?
c)
Qual a importância de “planejar o futuro” quando estamos nos preparando para
uma prova?
d)
Como podemos usar a estratégia “Planejando o Futuro” para planejar nossa rotina
diária?
Fonte:
Mind Lab
2)
Imagine que você tem um robô
tartaruga e quer fazê-lo andar num corredor sem que ele bata nas paredes. Para
isso, você pode acionar 3 comandos:
avançar (indicando o número de casas),
virar à direita e
virar à esquerda.
Para que você acione de forma correta o comando,
imagine-se dentro do robô.
Escreva todos os comandos para que o robô vá até o
final
Sem comentários:
Enviar um comentário