Eletiva - Hora do Rush


DISCIPLINA:  ELETIVA HORA DO RUSH          

TEMA:  PLANEJANDO O FUTURO

 PROFESSORA: CARLA

DISCIPLINA:  ELETIVA HORA DO RUSH          

PERÍODO: 15/06 À 26/06

AVALIAÇÃO:
As atividades serão desenvolvidas e enviadas ao professor por e-mail ou foto da atividade pelo whatsApp, para verificação da resolução ou registradas no caderno da sala para ser vistada no retorno das aulas..
EMAIL: aespeleta@gmail.com


ROTEIRO:
 Nesta aula vamos continuar com o jogo Formas e Cores e recordar o conceito de área.
Relembrando a situação:
Um terreno retangular tem 12 metros de comprimento e 4 metros de largura. 

Você consegue determinar a medida da superfície ocupada por ele?
Você já calculou o perímetro, isto é, o contorno...para isso somou as medidas de todos os lados.
E a superfície? Sabe como calcular?
Se pensou 12 multiplicado por 4...acertou!
12m x 4m = 48 m²

A medida de uma superfície é chamada de área.
Voltando às peças do jogo formas e cores....
 1) Sabendo que a área de cada quadradinho é 1 cm² (lembre-se que cada lado mede
1cm), determine a área de cada uma das peças a seguir:

O que você observou nas suas respostas?

2) Observe o quadro formado por essas peças:



Qual é a área desse quadro?


3)  Para finalizar, vamos calcular a área e o perímetro de cada uma das figuras seguintes: 


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DISCIPLINA:  ELETIVA HORA DO RUSH          

TEMA:  PLANEJANDO O FUTURO

 PROFESSORA: CARLA

DISCIPLINA:  ELETIVA HORA DO RUSH          

PERÍODO: 18/05 À 01/06

AVALIAÇÃO:
As atividades serão desenvolvidas e enviadas ao professor por e-mail ou foto da atividade pelo whatsApp, para verificação da resolução ou registradas no caderno da sala para ser vistada no retorno das aulas..


ROTEIRO:  
Nesta aula vamos conhecer o jogo Formas e Cores e recordar o conceito de perímetro. Vamos começar:
Considere a seguinte situação:

Um terreno retangular tem 12 metros de comprimento e 4 metros de largura.  Quantos metros de extensão deve ter um muro que substituirá a cerca desse terreno?




Se você pensou 32 metros, pois devo somar todos os lados, acertou!!
Você acabou de encontrar o perímetro deste terreno.

Perímetro é o contorno da figura, isto é, a soma das medidas de todos os lados.
Então: 12m + 4m + 12m + 4 m = 32m


Agora vamos falar um pouquinho do jogo Formas e Cores....

            O jogo FORMAS E CORES é formado por um tabuleiro   quadriculado e 84 peças, 21 de cada cor (azul, amarelo, vermelho e verde), possuindo formatos diversos,  tendo por objetivo colocar uma peça por vez no tabuleiro, tocando a anterior somente pelos vértices, como mostra a imagem a seguir: 





Nesta atividade, vamos conhecer algumas dessas  peças.














Observe-as com atenção.
Supondo que cada lado de  quadradinho meça 1 cm, determine o perímetro de cada uma delas. 

























































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ELETIVA HORA DO RUSH

PROFESSORA: CARLA

TEMA: PLANEJANDO O FUTURO

PERÍODO: 04/MAIO A 15/MAIO

ROTEIRO:
            Os jogos são como metáforas que representam as mais diferentes situações da vida real. Portanto, também são repletos de Matemática!
            Vamos utilizar os jogo HORA DO RUSH como recurso para explorar diferentes habilidades relacionadas à importância do planejamento e ao valor dos métodos como ferramenta que orienta o processo investigativo: identificar os objetivos, localizar os elementos principais de uma situação-problema e como é possível solucioná-lo de “trás para a frente”.
Primeira estratégia – Método da Tentativa e Erro

            O Método da Tentativa e Erro consiste em tentar diferentes maneiras de resolver um problema até que seja encontrada a solução correta.  Realizar um movimento incorreto não é ruim, pois assim você estará mais perto da solução correta.  O Método da Tentativa e Erro é um dos métodos mais básicos e fáceis de resolução de  problemas. Quando tentamos e somo bem sucedidos, ficamos felizes com nossos resultados. Por outro lado,  quando tentamos e falhamos, compreendemos o que não devemos fazer.


Segunda estratégiaMétodo do Detetive
           
            Como um detetive de verdade, esse método usa a formulação de perguntas para dividir um problema em partes menores.
Quando fazemos perguntas, obtemos as informações necessárias para ajudar a resolver o problema.

 Primeira etapa: Definir o objetivo principal
            Primeiro devemos definir o que queremos alcançar, pois assim será mais fácil dividir o problema em problemas menores, secundários.

Segunda etapa: Identificar os obstáculos  
            Devemos identificar os obstáculos que estão  nos impedindo  de alcançar nosso objetivo.

Terceira etapa: Dividir o objetivo principal em objetivos secundários
            Na terceira e última etapa, os obstáculos que nos impedem de alcançar nosso objetivo principal tornam-se objetivos secundários e são tratados da mesma maneira que o objetivo principal.

ATIVIDADES

1) Analise o diagrama abaixo e responda as seguintes questões:



a) Escreva todos os passos necessários para retirar o carro vermelho do engarrafamento.



b) Como podemos utilizar a estratégia “Planejando o futuro” em situações do dia a dia?


c) Qual a importância de “planejar o futuro” quando estamos nos preparando para uma prova?



d) Como podemos usar a estratégia “Planejando o Futuro” para planejar nossa rotina diária?
Fonte: Mind Lab




2) Imagine que você tem um robô tartaruga e quer fazê-lo andar num corredor sem que ele bata nas paredes. Para isso, você pode acionar 3 comandos:
avançar (indicando o número de casas),
virar à direita e
virar à esquerda.
Para que você acione de forma correta o comando, imagine-se dentro do robô.



Escreva todos os comandos para que o robô vá até o final


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