AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS
NOME:_____________________________Nº____ 6º ANO_______
PROFESSORA: SANDRA 29/05/2020
1-Observe a Imagem e
classifique:
A- ( ) Mistura Heterogênea e 1 fase
B-
( ) Mistura Heterogênea e 2 fases
C-
( ) Mistura Homogênea e 1 fases
D- ( )
Mistura homogênea e 2 fases
2-A xicara abaixo é
uma mistura que pode ser :
A- ( ) Mistura Homogênea
B- ( ) Mistura Heterogênea
C- ( ) Mistura de Substâncias
D- ( ) Somente uma mistura
3-
Qual
é o nome dado a este processo de mistura heterogênea:
A - ( ) Centrifugação: a mistura gira em alta
velocidade em um centrifugação.
B- ( ) Evaporação: processo espontaneo que ocore
de maneira lenta e gradual.
C- ( )
Decantação: possibilita separar a mistura heterogenea de solido e líquido ou ainda líquido e líquido.
D- ( ) Filtração: processos que retém as
partículas sólidas, por meio de filtro, permitindo o escoamento da fase líquida.
4-
A
mãe está escolhendo o Feijão conforme você vê na imagem, este processo recebe o
nome:
A- ( ) Filtração B-
( ) Peneiração C-
( ) Catação D- ( ) Decantação
5-
Observe a imagem para responder a próxima pergunta:
O estado Físico da Matéria é encontrado em
três estado:
A -(
) Evaporação, gasoso e sólido
B- (
) Sólido, líquido e gasoso
C- (
) Gelo, pedra, água
D- (
) Líquido , gelo, pedra
__________________________________________________________________
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
PROFESSORA: SANDRA
PERÍODO: 18/MAIO A 25/MAIO
TEMA: Matéria e Energia: Transformação Química
NUMERO DE AULAS PREVISTAS: 4 AULAS
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
MMR_ Ação de Retomada no início das atividades.
Resolva a situação problema apresentada no início da atividade.
Busque uma estratégia de resolução. Registre em seu caderno o procedimento utilizado
Leia com atenção as atividades propostas; observe os experimentos realizados na atividade para responder as questões apresentadas; volte ao texto sempre que necessário.
RECURSOS:
https://www.youtube.com/watch?v=NyVxeTPhOJE
https://www.youtube.com/watch?v=-Q1bLUfRauE
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Realizar as atividades no caderno de sala, tirar foto e enviar via WhaspApp, para futuras verificação.
Praticando
Matemática
PARA ESSA ATIVIDADE VOCÊ VAI PRECISAR DE UMA RÉGUA.
COPIE OS RETÂNGULOS NO CADERNO E PINTE AS FRAÇÕES INDICADAS:
ROTEIRO
Leitura
do texto e Imagem, para responder as atividades:
Com
base na ilustração responda a atividade abaixo: Escreva o que está acontecendo
em cada situação e o nome de cada transformação.
DISCIPLINA: CiênciasÁREA: Ciências da Natureza e MatemáticaPROFESSORA: SandraPERÍODO:11/MAIO A 18/MAIO.
NUMERO DE AULAS PREVISTAS:4 AULASTEMA: Matéria e Energia- Separação de Materiais
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Resolva a situação problema apresentada no início da atividade. Busque uma estratégia de resolução. Registre em seu caderno o procedimento utilizadoMMR_ Ação de Retomada no início das atividades.
Leia com atenção as atividades propostas; observe os experimentos realizados na atividade para responder as questões apresentadas; volte ao texto sempre que necessário.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Realizar todas as atividades no caderno de classeEnviar foto após realizado no WhatsApp da professoraRegistro que serão visto ao retorno da aulas, colocar a data da realização das atividades.
PRATICANDO MATEMÁTICA: MMR
SITUAÇÃO PROBLEMA
MÉTODOS
DE SEPARAÇÃO DE MATERIAIS
Métodos de separação utilizados em misturas heterogêneas
Levigação: Utiliza a força da água para separar o componente menos denso de uma mistura formada por sólidos. Um exemplo de mistura para aplicá-la é ouro e cascalho.
Ventilação: Utiliza a força do vento para separar o componente menos denso de uma mistura formada por sólidos. Um exemplo de mistura para aplicá-la é grãos de amendoim e suas cascas.
Flotação: Método no qual um líquido, que não é capaz de dissolver nenhum dos componentes da mistura, é adicionado a uma mistura formada por dois sólidos ou um sólido e um líquido para separá-los pela diferença de densidade. Um exemplo de mistura para aplicá-la é areia e óleo.
Dissolução fracionada: Método no qual um líquido é adicionado a uma mistura formada por sólidos para dissolver um deles. Um exemplo de mistura para aplicá-la é areia e cloreto de sódio (sal de cozinha).
Separação magnética: Utiliza um ímã para separar um metal presente em uma mistura formada por sólidos. Um exemplo de mistura para aplicá-la é limalha de ferro e areia.
Decantação: Utilizada em misturas formadas por dois líquidos ou um sólido e um líquido. A mistura é deixada em repouso para que o componente mais denso desça para o fundo do recipiente, e a menos densa posicione-se sobre o outro componente. Um exemplo de mistura para aplicá-la é água e óleo.
Centrifugação: Utiliza um equipamento chamado de centrífuga para aumentar a velocidade da decantação. Um exemplo de mistura para aplicá-la é o sangue.
Filtração simples: Utilizada em misturas que apresentam um sólido não dissolvido em um líquido. Quando essa mistura é colocada em um filtro, o líquido atravessa o filtro e o sólido fica retido. Um exemplo de mistura para aplicá-la é água e areia.
Filtração a vácuo: Trata-se de uma filtração, mas sem a presença de ar. A ausência de ar favorece que a filtração ocorra de forma mais rápida.
ATIVIDADE 1:
Observem e respondam no caderno:
A)O que está ocorrendo na mistura ao lado?
B)Qual é o nome dado a esse processo?
ATIVIDADE 2:
1 As imagens a
seguir, apresentam situações do nosso cotidiano nas quais são utilizados processos de separação de misturas. Escreva em seu caderno cada procedimento
representado e sua finalidade (para que servem):
Descreva em seu caderno os tipos de processos que separam as misturas das figuras a cima?
____________________________________________________________
DISCIPLINA: CiênciasÁREA: Ciências da Natureza e MatemáticaPROFESSORA: SandraPERÍODO:04/MAIO A 08/MAIO.
TEMA:Matéria e Energia
– Mistura homogêneas e heterogêneas.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06CI01) Classificar como homogêneas ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais, a partir da observação e da comparação das características e propriedades de diferentes materiais, por meio da execução de experimentos simples como mistura de agua e sal, agua e areia , dentre outros.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Realizar as atividades no caderno e enviar foto pelo WhatsApp
RECURSOS:
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
-A avaliação acontecerá na medida que os estudantes buscarem auxílio para resolução das atividades.
-Será solicitado que enviem fotos das resoluções das atividades. Será registrado no diário de classe online ou impresso ao aproveitamento e a participação de cada estudante.
-Todo registro deve ser realizado no caderno do aluno.
ROTEIRO
Após esta
habilidade ser trabalhada em aula pelo CMSP será solicitado aos estudantes que
responda as perguntas aplicadas no caderno.
Será enviado via
blog da unidade escolar e grupo no WhatsApp atividades resolvidas contemplando
estes conteúdos;
Serão enviadas aos
estudantes atividades de múltipla escolha e de livre resposta sobre os
conteúdos e habilidades estudados;
Mapa Mental: Misturas
Atividade- 1
Título: Mistura homogêneas e heterogêneas
Material:
2- Copos de vidro
Água
Óleo
Álcool
Procedimento:
1-
Em um copo prepare a mistura de água e óleo;
2-
Em outro copo prepare a mistura de álcool e
água.
Observe as
misturas e responda:
A-
Que diferença que você percebe entre as duas
misturas?
B-
Em qual delas a aparência já mostra que se
trata de uma mistura?
C-
Foi
possível retirar da mistura 1 somente óleo ou somente água?
D-
Foi possível retirar da mistura 2 somente
álcool ou somente água?
Uma mistura é homogênea quando porções
retirada de regiões diferentes são iguais entre si.
Uma mistura é heterogênea quando porções
retiradas de regiões diferentes são diferentes entre si.
Responda:
A) A mistura 1 é homogênea ou heterogênea?
B) A mistura 2 é homogênea ou heterogênea?
C-
Para saber se uma mistura é homogênea ou
heterogênea. Usa-se como critério:
( ) a
aparência
( ) o
cheiro
( ) o
volume
_________________________________________________________________________
DISCIPLINA: Ciências
ÁREA: Ciências da
Natureza e Matemática
PROFESSORA: Sandra
PERÍODO:27/ABR A 30/ABR
TEMA: Pandemia – Covid 19 – Coronavírus
ROTEIRO:
- Leia o texto com
atenção;
-Anote seus questionamentos;
-Registre
em seu caderno as atividades.
MATERIAL DE APOIO:
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas presenciais ( registro no caderno).
A
situação global do novo Coronavírus
O Corona vírus é uma família de vírus que causam infecções
respiratórias. O novo agente da corona vírus foi descoberto em 31/12/19, após
casos registrados na China. Provoca a doença chamada de corona vírus
(COVID-19). A primeira corona vírus humanos foram isolados pela primeira vez em
1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como corona vírus, em
decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das
pessoas se infecta com a corona vírus comuns ao longo da vida, sendo as
crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do
vírus. A corona vírus mais comuns que infectam humanos são o alpha corona vírus
229E e NL63 e beta corona vírus OC43, HKU1.
O que você precisa saber e fazer. Como prevenir o contágio.
1 1- Descreva o motivo pelo qual foi estabelecido o
nome “corona vírus”?
2 2-Qual é o significado da palavra microscopia?
3-Faça uma pesquisa e descubra o significado dos
termos COVID19.
BOA NOITE...por favor deixar e-mail de vocês para encaminhar as atividades ...
ResponderEliminarsandrapernomianalve@gmail.com
Eliminar