Educação Física 6º Ano


Avaliação de Educação Física
   Leia a prova com atenção e responda as questões em seu caderno. Lembre-se de justificar as suas respostas, isto é, explique o motivo que escolheu a alternativa como correta. Após, printe (fotografe) e envie para a profª Catita pelo WhattsApp ou no e-mail catarina_maheban@yahoo.com.br.
                                                           Boa prova!


Nome: ___________________________nº______série____

Data da entrega:  26/05/20      

Profª Catarina

Entenda a história da Yoga
          A Yoga é uma prática milenar indiana, originada por volta do século V a.C. (antes de Cristo). Existem alguns significados diferentes atrelados a palavra Yoga, que variam de acordo com os estudos e pesquisadores.
          Para a maioria, Yoga significa união.  Mas há significados relacionados a concentração e reintegração.
          Dentre os principais estudiosos da prática da Yoga, destacam-se Dr. Edwin Bryant e A. G. Mohan.
          A Yoga defende a relação de 4 aspectos principais para o corpo e a mente, sendo a força física, emocional, o peso e a flexibilidade.
          A força física, na Yoga, é caracterizada pelas posições de Yoga praticadas durante os treinamentos. Já a força emocional, tem como pressuposto a prática da meditação aliada às posturas.
          Sobre o alongamento, a perfeição se dá através dos movimentos e posições realizadas. Por fim, a força emocional é o conjunto dos três outros aspectos, resultando em autocontrole.


       De acordo com o texto responda:
        
       1.  Qual o significado, para a maioria, da palavra YOGA?
            a-Reunião.           
            b-  União.                
            c- Emoção.             
            d- Satisfação.

    2. Quais são os 4 aspectos principais, na yoga, para o corpo e a mente ?

      a- Velocidade, força, peso e agilidade;
      b- Força, Resistência, Peso e Flexibilidade;
      c- Força física, Emocional, Peso e a Flexibilidade.
      d- Velocidade, Emociona, Peso e a Resistência.

3. Na Yoga, o trabalho da força emocional resulta:
      a- Autoestima.         
      b- Autoavaliação.      
      c- Verificação         
      d- Autocontrole

 4. Durante as aulas de educação física na escola, os alunos vivenciam alguns esportes coletivos, entre eles o handebol e o futebol. Conhecendo as características dos esportes coletivos qual afirmação correta?
     a- Para vencer nestes esportes o individualismo é o melhor caminho.
     b- Treinar os melhores alunos faz meu time ser campeão.
     c- Para ter bons resultados é importante ter sempre muita torcida.
     d- O trabalho em equipe é o melhor caminho para obter sucesso.

5) Qual é o objetivo do jogo de handebol?
    a) Realizar cestas com as mãos.      
    b) Realizar gols com as mãos.           
    c) Realizar gols com os pés.
    d) Vencer 3 (três) sets.

☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺

Atividade Educação Física

Nome: ___________________________nº_____ série_____

Tema: Esportes de invasão e de marca.

Profª Catarina-  02 aulas.

Data de entrega: 25/05/20.   
                       
6º anos A e B.

O handebol é uma modalidade esportiva extremamente dinâmica e simples de jogar. Não necessita de muitos equipamentos, exigindo apenas uma área livre, uma bola, duas balizas e sete jogadores por equipe: um goleiro e seis jogadores de linha.
No início, era jogado por onze jogadores em campo de futebol e foram os suecos que propuseram a prática do handebol em locais fechados, por causa das baixas temperaturas do inverno europeu.
 Por volta de 1930, chegou ao Brasil e, em 1936, tornou-se modalidade olímpica. O objetivo maior é fazer gols na equipe adversária, mas nenhum jogador é permitido entrar na área do goleiro e nem tocar a bola com os pés.
Em 2013, a equipe brasileira feminina foi campeã mundial.

De acordo com o texto, responda as questões de 1 a 3.

1-     Uma equipe de handebol é formada por quantos jogadores?

2-     Como surgiu o handebol?

3-     Escreva duas regras do handebol.


4-     Desenhe no caderno o sistema tático do handebol: 6-0 e 4-2.

    O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corridas, saltos e arremesso/lançamentos.
De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância.
       
       5- Na sequência de imagens abaixo, identifique os saltos e escreva no caderno:



Avaliação: enviem fotos das resoluções das atividades, se possível. Ou enviem pelo e.mail catarina_maheban@yahoo.com.br. Registrem no caderno. 



☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺

Atividade de Educação Física – Profª Catarina 

       Data de entrega 18/5/20   - aulas previstas: 02 
         

       Nome............................................................................nº.............série......



      Tema: Corpo, movimento e saúde.

     Atividade 1: A IMPORTÂNCIA Do brincar.
                A brincadeira em grupo favorece princípios como cooperação, liderança e competição.
             O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Ás vezes os pais não tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho.                
             A ideia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes.
             Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres.        
                  Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.
               É de suma importância que a família tenha consciência das marcas que a sua postura de não disponibilizar flexibilidade para as brincadeiras pode deixar na criança. Além disto, vale lembrar também que é um direito garantido pela Constituição.      ( Equipe Escola Brasil)     

Após a leitura e reflexão do texto, responda:
  1.     Por que alguns pais não valorizam as brincadeiras ?
  2.     De acordo com o texto, cite 5 benefícios que o brincar proporciona às crianças
  3.     Quais são suas brincadeiras favoritas?

  Atividade 2:
  
    Observe a tela a óleo do artista plástico Ivan Cruz –“ Brincadeiras de criança”, e responda:

           4.  Quais  brincadeiras são retratadas na tela?
           5.  Quais você brinca?
           6.  Qual a sua preferida?

Avaliação: enviem fotos das resoluções das atividades, se possível. Ou enviem pelo e.mail catarina_maheban@yahoo.com.br. Registrem no caderno. 

☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺




     ☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺




Atividade de Educação Física – 6º ano.

Profª Catarina ( Catita).  Data da entrega: 11/5.
Nome:......................................................................................nº......série .................

Tema : Atletismo.
Você sabia que o Atletismo é o esporte mais antigo já praticado pelo ser humano?
Na Pré-história, para sobreviver, o homem já praticava diversos movimentos como correr, saltar, lançar e arremessar. Dessa maneira o ser humano desenvolveu várias habilidades ( capacidades) no decorrer da História.
O Atletismo é um esporte de marca, ou seja, faz parte do grupo de modalidades que se caracterizam por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos.
ATIVIDADE 1-
Em seu caderno, redija um curto texto sobre o que você sabe do tema Atletismo. Para auxiliá-lo nessa atividade, proponho abaixo algumas perguntas para nortear sua escrita:
·        Você já praticou alguma prova de Atletismo?
·        Você já assistiu alguma competição de Atletismo?
·        Onde podemos praticar provas de Atletismo?
·        Você sabe dizer quais são as provas realizadas no Atletismo?

Depois de responder essas perguntas faça o texto.

ATIVIDADE 2-
No Atletismo existe vários tipos de corridas: longas, curtas (velocidade), com obstáculos, com barreiras e o revezamento 4x100m.

Vamos pesquisar?
Escolha um tipo de corrida e descubra 10  benefícios para a saúde que essa prática proporciona


ATIVIDADE 3-  QUE TAL IR BRINCAR?

Se você tiver um espaço disponível na sua casa, experimente brincar de pega-pega com alguém da família; pula carniça, saltar a maior distância que conseguir , faça uma atividade física de maneira mais divertida .Registre por escrito ou vídeo você brincando e me mande. Estamos passando por um período diferente, mas tenha calma, foco nos estudos, divirta , curta sua família, logo estaremos juntos. Bom estudo.



1 comentário: