Avaliação de Educação Física
Leia a prova com atenção
e responda as questões em seu caderno. Lembre-se de justificar as suas
respostas, isto é, explique o motivo que escolheu a alternativa como correta.
Após, printe (fotografe) e envie para a profª Catita pelo WhattsApp ou no
e-mail catarina_maheban@yahoo.com.br.
Boa prova!
Nome:
___________________________nº______série____
Data da entrega: 26/05/20
Profª Catarina
Entenda a história
da Yoga
A
Yoga é uma prática milenar indiana, originada por volta do século V a.C. (antes
de Cristo). Existem alguns significados diferentes atrelados a palavra Yoga,
que variam de acordo com os estudos e pesquisadores.
Para
a maioria, Yoga significa união. Mas há
significados relacionados a concentração e reintegração.
Dentre
os principais estudiosos da prática da Yoga, destacam-se Dr. Edwin Bryant e A. G.
Mohan.
A
Yoga defende a relação de 4 aspectos principais para o corpo e a mente, sendo a
força física, emocional, o peso e a flexibilidade.
A
força física, na Yoga, é caracterizada pelas posições de Yoga praticadas
durante os treinamentos. Já a força emocional, tem como pressuposto a prática
da meditação aliada às posturas.
Sobre
o alongamento, a perfeição se dá através dos movimentos e posições realizadas.
Por fim, a força emocional é o conjunto dos três outros aspectos, resultando em
autocontrole.
De acordo
com o texto responda:
1. Qual o significado, para
a maioria, da palavra YOGA?
a-Reunião.
b- União.
c- Emoção.
d- Satisfação.
b- União.
c- Emoção.
d- Satisfação.
2. Quais são os 4 aspectos
principais, na yoga, para o corpo e a mente ?
a- Velocidade, força, peso
e agilidade;
b- Força, Resistência, Peso
e Flexibilidade;
c- Força física, Emocional,
Peso e a Flexibilidade.
d- Velocidade, Emociona,
Peso e a Resistência.
3. Na Yoga, o trabalho da
força emocional resulta:
a- Autoestima.
b- Autoavaliação.
c- Verificação
d- Autocontrole
b- Autoavaliação.
c- Verificação
d- Autocontrole
4. Durante as aulas de educação física na escola,
os alunos vivenciam alguns esportes coletivos, entre eles o handebol e o
futebol. Conhecendo as características dos esportes coletivos qual afirmação
correta?
a- Para
vencer nestes esportes o individualismo é o melhor caminho.
b- Treinar
os melhores alunos faz meu time ser campeão.
c- Para
ter bons resultados é importante ter sempre muita torcida.
d- O trabalho em equipe é o melhor caminho para
obter sucesso.
5)
Qual é o objetivo do jogo de handebol?
a)
Realizar cestas com as mãos.
b) Realizar gols com as
mãos.
c) Realizar gols com os pés.
d) Vencer 3 (três) sets.
d) Vencer 3 (três) sets.
☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺
Atividade
Educação Física
Nome: ___________________________nº_____ série_____
Tema: Esportes de invasão e de marca.
Profª Catarina- 02 aulas.
Data
de entrega: 25/05/20.
O
handebol é uma modalidade esportiva extremamente dinâmica e simples de jogar.
Não necessita de muitos equipamentos, exigindo apenas uma área livre, uma bola,
duas balizas e sete jogadores por equipe: um goleiro e seis jogadores de linha.
No
início, era jogado por onze jogadores em campo de futebol e foram os suecos que
propuseram a prática do handebol em locais fechados, por causa das baixas
temperaturas do inverno europeu.
Por volta de 1930, chegou ao Brasil e, em
1936, tornou-se modalidade olímpica. O objetivo maior é fazer gols na equipe
adversária, mas nenhum jogador é permitido entrar na área do goleiro e nem
tocar a bola com os pés.
Em 2013, a equipe brasileira feminina foi campeã
mundial.
De
acordo com o texto, responda as questões de 1 a 3.
1-
Uma
equipe de handebol é formada por quantos jogadores?
2-
Como
surgiu o handebol?
3-
Escreva
duas regras do handebol.
4-
Desenhe no caderno o sistema tático do handebol: 6-0 e 4-2.
O
Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corridas,
saltos e arremesso/lançamentos.
De
modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas
corridas de longa distância.
Avaliação: enviem
fotos das resoluções das atividades, se possível. Ou enviem pelo e.mail catarina_maheban@yahoo.com.br. Registrem
no caderno.
☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺
Atividade de Educação Física – Profª Catarina
Data de entrega 18/5/20 - aulas previstas: 02
Nome............................................................................nº.............série......
Tema: Corpo, movimento e saúde.
Atividade 1: A IMPORTÂNCIA Do brincar.
A
brincadeira em grupo favorece princípios como cooperação, liderança e
competição.
O
momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança.
Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações
sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Ás vezes os pais não
tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho.
A ideia muitas vezes divulgada é
a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras
utilidades mais importantes.
Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres.
Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres.
Assim,
o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.
É
de suma importância que a família tenha consciência das marcas que a sua
postura de não disponibilizar flexibilidade para as brincadeiras pode deixar na
criança. Além disto, vale lembrar também que é um direito garantido pela Constituição. ( Equipe Escola Brasil)
Após a leitura e reflexão do texto, responda:
- Por que alguns pais não valorizam as brincadeiras ?
- De acordo com o texto, cite 5 benefícios que o brincar proporciona às crianças
- Quais são suas brincadeiras favoritas?
Atividade 2:
Observe a tela a óleo do artista plástico Ivan Cruz –“
Brincadeiras de criança”, e responda:
4. Quais brincadeiras são retratadas na tela?
5. Quais
você brinca?
6. Qual
a sua preferida?
Avaliação: enviem fotos das resoluções das
atividades, se possível. Ou enviem pelo e.mail catarina_maheban@yahoo.com.br.
Registrem no caderno.
☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺
☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺
Atividade de Educação
Física – 6º ano.
Profª Catarina ( Catita).
Data da entrega: 11/5.
Nome:......................................................................................nº......série
.................
Tema : Atletismo.
Você sabia que o Atletismo é o esporte mais antigo já
praticado pelo ser humano?
Na Pré-história, para sobreviver, o homem já praticava
diversos movimentos como correr, saltar, lançar e arremessar. Dessa maneira o
ser humano desenvolveu várias habilidades ( capacidades) no decorrer da
História.
O Atletismo é um esporte de marca, ou seja, faz parte do
grupo de modalidades que se caracterizam por comparar os resultados registrados
em segundos, metros ou quilos.
ATIVIDADE 1-
Em seu caderno, redija um curto texto sobre o que você sabe do tema Atletismo. Para
auxiliá-lo nessa atividade, proponho abaixo algumas perguntas para nortear sua
escrita:
·
Você já praticou alguma prova de Atletismo?
·
Você já assistiu alguma competição de Atletismo?
·
Onde podemos praticar provas de Atletismo?
·
Você sabe dizer quais são as provas realizadas
no Atletismo?
Depois de responder
essas perguntas faça o texto.
ATIVIDADE 2-
No Atletismo existe vários tipos de corridas: longas, curtas
(velocidade), com obstáculos, com barreiras e o revezamento 4x100m.
Vamos pesquisar?
Escolha
um tipo de corrida e descubra 10 benefícios para a saúde que essa prática
proporciona
ATIVIDADE 3- QUE TAL
IR BRINCAR?
Se você tiver um espaço disponível na sua casa, experimente
brincar de pega-pega com alguém da família; pula carniça, saltar a maior distância
que conseguir , faça uma atividade física de maneira mais divertida .Registre
por escrito ou vídeo você brincando e me mande. Estamos passando por um período
diferente, mas tenha calma, foco nos estudos, divirta , curta sua família, logo
estaremos juntos. Bom estudo.
Gostei muito DO trabalho que vc deu
ResponderEliminar