DISCIPLINA: MATEMÁTICA
ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICAPROFESSOR(A): BRUNA
PERÍODO: 18/05 a 25/05
AULAS PREVISTAS: 06 |
Essa semana está sendo disponibilizado 2 planos de aula para o aluno (família) escolher qual mais se
adequa a sua necessidade de aprendizagem.
Opção 1: Jogo Boliche da Multiplicação
Na opção 1 o aluno terá a oportunidade de aprender sobre múltiplos de forma concreta e divertida
atribuindo o valor que quiser a cada pino de boliche, ao inicio de cada nova etapa ele atribui valores
para as cores dos pinos restantes e descobre sua pontuação ao derrubá-los.
Opção 2: O aluno poderá desenvolver estratégias para resolução de situações-problema de múltiplos e divisores em contextos variados.
São essas as opções, ao escolher uma o aluno não precisa fazer a outra.
adequa a sua necessidade de aprendizagem.
Opção 1: Jogo Boliche da Multiplicação
Na opção 1 o aluno terá a oportunidade de aprender sobre múltiplos de forma concreta e divertida
atribuindo o valor que quiser a cada pino de boliche, ao inicio de cada nova etapa ele atribui valores
para as cores dos pinos restantes e descobre sua pontuação ao derrubá-los.
Opção 2: O aluno poderá desenvolver estratégias para resolução de situações-problema de múltiplos e divisores em contextos variados.
São essas as opções, ao escolher uma o aluno não precisa fazer a outra.
RECURSOS:
Caderno, lápis, caneta, borracha, se tiver acesso à internet (links disponibilizados nesse roteiro,
Whatsapp, Centro de Mídias).
Para o jogo de boliche: garrafas pet de mesmo tamanho, água, bola, papel, fita crepe, giz.
Caderno, lápis, caneta, borracha, se tiver acesso à internet (links disponibilizados nesse roteiro,
Whatsapp, Centro de Mídias).
Para o jogo de boliche: garrafas pet de mesmo tamanho, água, bola, papel, fita crepe, giz.
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
A avaliação dessa atividade será feita através do atendimento via WhatsApp no horário pré-
estabelecido. (12h30-14h). Não é necessário imprimir, nem copiar. Apenas responder de forma
organizada no Caderno de Matemática ou material que está utilizando para os estudos em casa.
Quando as aulas retornarem iremos utilizar .
Quando terminar de fazer as atividades tire uma foto e mande para o e-mail:
brunavictoriano@prof.educacao.sp.gov.br
Quem optar pelo boliche: Preciso das fotos do jogo e da ficha com os valores atribuídos.
Relembrando:
Os múltiplos de um número contêm o número por uma quantidade exata de vezes.
Os múltiplos de um número são obtidos multiplicando esse número pelos sucessivos números naturais. Por exemplo, a sequência dos múltiplos do número 2, chamamos de M (2) e escrevemos:
M (2) = {0, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, ...}
Divisores de um número
Podemos dizer que os divisores de um número são quaisquer números que divididos por ele tem resto zero, divisão exata.
Por exemplo: Dizemos que 10 é divisível por 2 ou 2 é divisor de 10, pois 10 dividido
por 2 é 5, uma divisão exata.
Números primos e sua relação com os múltiplos e divisores
Os números primos são números que possuem apenas dois divisores, o número 1 e ele
mesmo.
Exemplo: Divisores de 5: 1 e 5. Divisores de 13: 1 e 13. Divisores de 31: 1 e 31.
Para essa semana vamos pensar em algo diferente?
No contexto de isolamento que estamos vivendo é difícil ter disposição para entrar em movimento, não é mesmo?
Por isso a proposta é que façamos um Jogo!!!!!! Eba!!!!
Caso você não queira fazer a atividade do boliche, tudo bem. Vou mostrar a segunda opção:
___________________________________________________________________A avaliação dessa atividade será feita através do atendimento via WhatsApp no horário pré-
estabelecido. (12h30-14h). Não é necessário imprimir, nem copiar. Apenas responder de forma
organizada no Caderno de Matemática ou material que está utilizando para os estudos em casa.
Quando as aulas retornarem iremos utilizar .
Quando terminar de fazer as atividades tire uma foto e mande para o e-mail:
brunavictoriano@prof.educacao.sp.gov.br
Quem optar pelo boliche: Preciso das fotos do jogo e da ficha com os valores atribuídos.
Relembrando:
Múltiplos de um número
Os múltiplos de um número são obtidos multiplicando esse número pelos sucessivos números naturais. Por exemplo, a sequência dos múltiplos do número 2, chamamos de M (2) e escrevemos:
M (2) = {0, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, ...}
Divisores de um número
Podemos dizer que os divisores de um número são quaisquer números que divididos por ele tem resto zero, divisão exata.
Por exemplo: Dizemos que 10 é divisível por 2 ou 2 é divisor de 10, pois 10 dividido
por 2 é 5, uma divisão exata.
Números primos e sua relação com os múltiplos e divisores
Os números primos são números que possuem apenas dois divisores, o número 1 e ele
mesmo.
Exemplo: Divisores de 5: 1 e 5. Divisores de 13: 1 e 13. Divisores de 31: 1 e 31.
Para essa semana vamos pensar em algo diferente?
No contexto de isolamento que estamos vivendo é difícil ter disposição para entrar em movimento, não é mesmo?
Por isso a proposta é que façamos um Jogo!!!!!! Eba!!!!
Vamos aos materiais necessários para fazer o jogo.
Materiais
10 garrafas pet de mesmo formato (com tampa);
Um pouco de água ou areia para dar estabilidade as garrafas;
1 bola (qual você tiver em casa);
Pedaços de papel de 2 cores diferentes para marcar as garrafas.
1 rolo de fita crepe;
Modo de fazer:
1) lavar e retirar os rótulos das garrafas;
2) colocar um pouco de água ou areia de cada garrafa (para estabilidade);
3) Marcar as garrafas com cores diferentes de papéis. (5 de uma cor e 5 de outra cor);
4) providenciar uma tabela abaixo:
5) Delimitar a pista do jogo, usando a fita crepe, giz, tijolo, ou o material que você tiver disponível.
Objetivo do Jogo:
Derrubar o maior número de garrafas, preferencialmente as que tiverem a cor de maior valor na rodada, para garantir a maior pontuação possível na rodada.
Regras do Jogo:
O jogo será composto de 5 rodadas e antes de iniciar as equipes deverão decidir qual o valor de cada cor durante as rodadas. Em seguida inicia-se o jogo, cada jogador terá direito a um lance em cada rodada. Vencerá o jogo quem somar mais pontos ao final das 5 rodadas.
Penalidades - Se houver erro na multiplicação ou soma dos pontos o jogador será penalizado com 10 pontos por erro.
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Caso você não queira fazer a atividade do boliche, tudo bem. Vou mostrar a segunda opção:
1) Ajude João em seus cálculos.
João comprou um automóvel e irá pagá-lo em 84 prestações mensais e iguais
a) Quantos anos ele levará para quitar toda sua dívida? __________
b) Se cada prestação for de R$ 515,00, quanto ele terá pago após 38 meses?_________________
c) E ao final dos 84 meses, quanto terá pago? __________________________________________
d) Admitindo que todos os meses tenham 30 dias, João fez alguns cálculos e concluiu que deverá guardar R$ 16,00 por dia se quiser ter o suficiente para pagar a prestação no final de cada mês. Ele está correto? Por quê?________________________
2) Uma escola precisa comprar cadeiras e carteiras novas para as salas de aula. São 8 salas de aula. Cada sala tem 5 fileiras de carteiras com 4 carteiras em cada fileira. As carteiras são duplas, ou seja, em cada carteira são colocadas 2 cadeiras.
Agora responda:
a) Quantas carteiras deverão ser compradas? _________
b) Quantas cadeiras deverão ser compradas? _________
c) Se cada carteira custa R$ 98,00 e cada cadeira custa R$ 65,00, quanto a escola gastará com esses materiais?____________________
3) A distância entre as cidades Liberdade e Esperança é de 520 quilômetros.
Às 15 horas, João, com seu automóvel, saiu da cidade Liberdade em direção a cidade Esperança, percorrendo 80 quilômetros em cada hora. No mesmo horário, Alfredo também saiu, com seu automóvel, da cidade Esperança em direção a cidade Liberdade, percorrendo 100 quilômetros a cada hora. Após 4 horas, qual a distância que separa os dois automóveis?
______________________________________________________________________________
4) Um comerciante comprou 10 caixas de meias, sendo 03 caixas de meias infantis, com 38 pares em cada caixa; 04 caixas de meias femininas com 27 pares em cada caixa; 03 caixas de meias masculinas com 32 pares em cada caixa.
a) Quantos pares de meia o comerciante comprou no total? _____________
b) Quanto o comerciante faturará com a venda de todas as meias se cada par será vendido por R$ 4,00?
____________
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DISCIPLINA: MATEMÁTICA
ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMATICAPROFESSOR(A): BRUNA
PERÍODO: 11/05 a 18/05
TEMA: NÚMEROS
AULAS PREVISTAS: 06 |
ROTEIRO:
Está aula está dividida em duas etapas diferentes
1) Retomada da habilidade defasada como uma das etapas do MMR:
Para o desenvolvimento dessa etapa o aluno deverá fazer a leitura do roteiro acompanhar o exemplo
da explicação e resolver os dois primeiros problemas propostos do tema.
2) Resolver- situações problema com números racionais.
Nessa etapa o aluno efetuará a leitura da atividade e resolverá os problemas propostos.
Está aula está dividida em duas etapas diferentes
1) Retomada da habilidade defasada como uma das etapas do MMR:
Para o desenvolvimento dessa etapa o aluno deverá fazer a leitura do roteiro acompanhar o exemplo
da explicação e resolver os dois primeiros problemas propostos do tema.
2) Resolver- situações problema com números racionais.
Nessa etapa o aluno efetuará a leitura da atividade e resolverá os problemas propostos.
RECURSOS: Caderno, lápis, caneta, borracha, se tiver acesso à internet (links disponibilizados nesse roteiro,Whatsapp, Centro de Mídias).
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
A avaliação dessa atividade será feita através do atendimento via WhatsApp no horário pré-estabelecido. (12h30-14h). Não é necessário imprimir, nem copiar. Apenas responder de forma organizada no Caderno de Matemática ou material que está utilizando para os estudos em casa. Quando as aulas retornarem iremos utilizar. Quando terminar de fazer as atividades tire uma foto e mande para o e-mail: brunavictoriano@prof.educacao.sp.gov.br
A avaliação dessa atividade será feita através do atendimento via WhatsApp no horário pré-estabelecido. (12h30-14h). Não é necessário imprimir, nem copiar. Apenas responder de forma organizada no Caderno de Matemática ou material que está utilizando para os estudos em casa. Quando as aulas retornarem iremos utilizar. Quando terminar de fazer as atividades tire uma foto e mande para o e-mail: brunavictoriano@prof.educacao.sp.gov.br
PARTE 1- NÚMEROS RACIONAIS
Algumas frações podem facilmente ser escritas como números decimais, pois ambas as
Faça você:
1) Numa atividade avaliativa Amanda teve como nota 0,4 ponto. Qual fração que representa os pontos que Amanda tirou em relação ao total da atividade?
2) Daniel fez 5 dos 12 gols feitos pelo seu time de futebol no campeonato escolar. Qual é a fração que representa os gols feitos por Daniel em relação ao total de gols?
Resolução de Situações- Problema- Aula 3
“A Resolução de Problemas é uma atividade central no ensino e na aprendizagem de Matemática porque favorece não apenas que os estudantes articulem e refinem seu pensamento, mas também que percebam diferentes perspectivas para enfrentar uma dada situação. A possibilidade de enfrentar um desafio promove a reflexão e a valorização deformas pessoais de resolução, o uso da criatividade na busca de uma estratégia que modele e resolva a situação enfrentada, a convivência com diferentes pontos de vista, bem como o ajuste consciente, por cada um, de suas próprias estratégias. Isso contribui para que as soluções propostas sejam as mais eficientes e precisas, propicia persistência, capacidade de refletir, investigar, questionar e observar – elementos característicos do pensar crítico.”
Currículo Paulista, p. 313
Atividades:
1) Veja as ofertas do Supermercado “Bom de Preço” para esta semana:
Dona Ana foi ao supermercado
“Bom de Preço” e comprou uma
unidade de cada produto. Quanto
ela pagou pelos produtos comprados?
2) O Sr. Joaquim comprou 10 kg de cimento para fazer a calçada da frente de sua casa.
Quando terminou o trabalho viu que restaram 2,25 kg. Qual foi quantidade de cimento
que o Sr. Joaquim usou para fazer a calçada ?
3) Marina e Kátia resolveram produzir e vender doces. O custo dos produtos utilizados
para a produção de 50 doces foi de R$ 70,00. Elas conseguiram vender todos os doces
produzidos e arrecadaram R$ 170,00 no total da venda. Quanto elas ganharam na venda de cada doce após retirar o gasto
com os produtos?
4) Alfredo dá aulas particulares 5 dias na semana, 4 horas por dia. Normalmente gasta
R$ 17,00 por dia no seu transporte, e cobra R$ 32,00 por aula de 1 hora. Supondo que
numa semana Alfredo deu aulas em todos os dias e horários, quanto ele arrecadou
descontando o valor gasto com o transporte?
5) No mês de janeiro foi feita uma liquidação em uma loja. Um rapaz comprou duas
calças de 94 reais cada, três camisas de 65 reais cada, um tênis de 125 reais, um boné e
uma sandália de 49 reais cada um. Desse total, o rapaz pagou 156 reais à vista e o
restante dividiu em 3 vezes sem juros no cartão. Qual foi o valor pago em cada uma
dessas parcelas?
6) Em uma fábrica, 2 máquinas produzem parafusos. Sabendo que uma máquina produz
350 parafusos por dia e que a outra produz a metade desse número no mesmo tempo.
Quantos parafusos serão produzidos em 10 dias por essas duas máquinas?
(A) 525
(B) 3500
(C) 5250
(D) 10500
________________________________________________________-
DISCIPLINA: Matemática
ÁREA: Ciências da Natureza e Matemática
PROFESSORA: Bruna
PERÍODO: 04/05 A 08/O5
TEMA: NÚMEROS
HABILIDADE:
(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal como fruto de um processo histórico, percebendo semelhanças e diferenças com outros sistemas de numeração, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
ROTEIRO:
Revisão Sobre O Valor Posicional De Números Naturais
O número 7.654.321 pode ser inserido em um diagrama de valor posicional, assim:
6) Qual número é representado pelos blocos de valor posicional?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
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(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal como fruto de um processo histórico, percebendo semelhanças e diferenças com outros sistemas de numeração, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
MATERIAL DE APOIO:
DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática. São Paulo: Ática, 2008.
Revisão sobre o valor posicional de números naturais. Disponível em:
<https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-arith-prop/pre-algebra-placevalue/a/whole-number-place-value-review>. Acesso em: 29/04/2020.
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
A avaliação dessa atividade será feita através do atendimento via WhatsApp no horário préestabelecido. (10h-11h30).
Não é necessário imprimir, nem copiar. Apenas responder de forma organizada no Caderno de Matemática ou material que está utilizando para os estudos em casa.
Quando as aulas retornarem iremos utilizar!
APROFUNDAMENTO:
Composição de Números Decimais por Agrupamento até a Ordem dos Centésimos.
Disponívelem:<https://novaescola.org.br/plano-de-aula/708/composicao-de-numeros-decimais-poragrupamento-ate-a-ordem-dos-centesimos>. Acesso em: 29/04/2020.
Revisão Sobre O Valor Posicional De Números Naturais
O número 7.654.321 pode ser inserido em um diagrama de valor posicional, assim:
Milhões
|
Centenas de milhar
|
Dezenas de milhar
|
Milhares
|
Centenas
|
Dezenas
|
Unidades
|
7
|
6
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
Valor posicional de números naturais
Em um número natural, o algarismo mais à direita é sempre o da casa das unidades. O próximo algarismo mais à direita é o da casa das dezenas. Os algarismos restantes continuam preenchendo os valores posicionais até que não sobre mais nenhum algarismo.
Por exemplo:
1ª maneira: O número 459 é formado por 4 centenas, 5 dezenas e 9 unidades
2ª maneira: Também podemos escrevê-lo assim:
459 = 400 + 50 + 9
3ª maneira: Ou podemos usar o diagrama de valor posicional:
Unidade de
Milhar
|
Centenas
|
Dezenas
|
Unidades
|
4
|
5
|
9
|
Observação: quanto mais à esquerda o algarismo estiver, maior será seu valor posicional. Por exemplo, 6 centenas é maior que 6 unidades, pois a casa das centenas fica mais à esquerda
Agora é sua vez!
Resolva as atividades:
1) Qual é o valor posicional de 8 em 2.894?
a) Unidades
b) Dezenas
c) Centenas
d) Milhares
2) Em número o algarismo 1 representa um valor de 10.000?
a) 190.200
b) 71.649
c) 315.406
d) 23.145
3) Organize os algarismos 4, 9,8 e 6 para criar o menor número de quatro algarismos possível.
4) Qual valor o 5 representa no número 75.694?
___________________________________________________________________
5) Qual modelo de valor posicional representa 2.923?
6) Qual número é representado pelos blocos de valor posicional?
a) 5.229
b) 20.259
c) 2.259
d) 2.229
7) Observe o número 2,05 e responda:
a) Qual é a parte inteira e qual é a parte decimal?
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b) O que separa a parte inteira da parte decimal?
___________________________________________________________________
c) Quanto falta para completar três unidades?
___________________________________________________________________
d)O que aconteceria se colocássemos um zero após o número cinco?
___________________________________________________________________
e)O que aconteceria se colocássemos um zero depois do número dois e antes da vírgula?
___________________________________________________________________
8) Se o número 2,05 representasse um valor em Reais, como seria sua leitura?
___________________________________________________________________
9) Como você representaria o valor 2,05 em Reais usando uma nota e uma moeda?
___________________________________________________________________
10) Quantas notas de R$ 2,00 são necessária para se ter R$ 20,00?
_______________________________________________________
Desafio :Adriane queria comprar um presente para sua avó, então resolveu quebrar seu porquinho que continha suas economias. Ela só guardava moedas de R$0,01, R$0,10 e R$ 1,00. Contando todas as suas moedas, Adriane totalizou R$ 28,86. Sabendo que ela tinha a mesma quantidade de moedas de cada tipo, então qual a quantidade total de moedas de Adriane?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
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DISCIPLINA:
Matemática
ÁREA: Ciências da
Natureza e Matemática
PROFESSORA: Bruna
PERÍODO: 27/ABR A 30/ABR
TEMA:
Localização de Números Racionais na Reta Numérica.
HABILIDADE: Ler,
escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das
principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como
recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
ROTEIRO:
MATERIAL DE APOIO:
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
- Leia com
atenção as situações problema;
-Anote os
dados relevantes no caderno;
-Encontre
uma solução e justifique sua resposta.
MATERIAL DE APOIO:
DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática. São Paulo: Ática, 2008.
COMO SERÁ A AVALIAÇÃO:
Através da interação e entrega das atividades no retorno das aulas
presenciais ( registro no caderno).
ATIVIDADES
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